Nossos Vídeos

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Unip abre vagas para o curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal




(O programa inclui yoga, meditação, técnicas de relaxamento, práticas artísticas, técnicas de aconselhamento, entre outros temas)


Com a coordenação da Profa. Dra. Marcia Tabone estão abertas na Unip, Campus Paraíso, as matrículas para a pós-graduação em Psicologia Transpessoal. O curso conta com a participação de profissionais mestres e doutores, assim como especialistas que compõe uma formação integral de conhecimentos científicos e de espiritualidade.

A primeira turma foi iniciada em 2004 iniciativa pioneira da Dra Márcia Tabone. O curso é realizado na UNIP desde 2014.

Direcionado a profissionais de todas as áreas que buscam aplicar a interface entre psicologia e espiritualidade na atuação profissional: na prática do aconselhamento individual e em grupo, coaching e treinamentos. As aplicações vão desde a área da saúde, passando pela educação e ambiente corporativo empresarial.

O programa inclui; yoga, meditação, técnicas de relaxamento, práticas artísticas, técnicas de aconselhamento, arte entre outros temas. “ Neste momento de transformação planetária investir em tornar-se um profissional de vanguarda, com formação holística será primordial. Conhecer as motivações psicológicas e espirituais da humanidade levará esses profissionais a patamares mais elevados de desenvolvimento pessoal, social e de carreira” Marcia Tabone – Coordenadora do Curso

A Psicologia Transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "Quarta Força da Psicologia", sendo a primeira força a Psicanálise, seguida da Psicologia comportamental, e a terceira a Psicologia humanista. A profissional Marcia Tabone é Mestre e Doutora em Psicologia Clínica PUC/SP, supervisora e apta em atendimento clínico com especialização em Psicologia Transpessoal e Analítica de C.G Jung.
A Dra. Marcia, é também palestrante, professora e coordenadora de cursos de extensão, formação e pós-graduação. Pioneira na introdução da Psicologia Transpessoal no Brasil, realizou o primeiro trabalho acadêmico na Universidade PUC/SP. Há mais de duas décadas, forma profissionais e é
autora do livro Psicologia Transpessoal: nova visão da consciência em psicologia e educação. Cultrix/SP.


Formato e duração do Curso:

O curso está estruturado em 20 módulos (360 horas/aula) com 60 horas para prática e supervisão voltadas para aplicações da psicologia Transpessoal na prática profissional.
As aulas acontecerão 1 final de semana por mês (sábado das 09h00 às 18h00 e domingo das 09h00 às 17h00).
O curso será ministrado inicialmente on-line, e deverá migrar para o modelo híbrido (ao vivo e on-line) no decorrer dos próximos meses. O aluno poderá optar por continuar assistindo as aulas somente on-line.

 Mais informações

Data de início: 19/10/2020

Site Unip

Tel Unip: (11) 2166- 1066

Fale com a coordenação: WhatsApp 11 994328089



***

Capacitação gratuita em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes está com inscrições abertas


Capacitação gratuita em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes está com inscrições abertas


Seminário internacional começa na próxima quarta-feira (09/09) e terá quatro encontros por videoconferência


No mundo, a crise migratória é sem precedentes e os municípios brasileiros são cada vez mais procurados por pessoas que precisam recomeçar suas vidas e que desejam se desenvolver junto com as comunidades locais.

Para fortalecer as redes entre municípios, sociedade civil e Estado, acontece, entre os dias 9 e 18 de setembro, uma edição on-line e gratuita do Seminário de Capacitação em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes.

A formação é uma iniciativa do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). As vagas são limitadas e as inscrições sem custos podem ser feitas no link (abaixo) da UCS: Aqui

Na programação, realizada por videoconferência - em duas quartas e sextas consecutivas, nos dias 09, 11, 16 e 18 de setembro, sempre pela manhã - serão apresentadas as principais portarias brasileiras em matéria de regularização migratória, exemplos de canais de atenção ao migrante e de ferramentas e instrumentos que facilitem a assistência ao migrante nos municípios.

Trazendo a experiência realizada em Caxias do Sul desde 1984, os dois representantes do CAM/AESC, Adriano Pistorelo, advogado para imigrações, e Vanessa Moojen, assistente social, irão apresentar casos de atendimentos envolvendo refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas de diferentes nacionalidades, entre outros, e detalhar os fluxos migratórios para municípios da região serrana do Rio Grande do Sul, tendo por base o relatório de atendimentos do ano de 2019.

Para Pistorello, “a busca de inclusão social do migrante passa por trabalharmos pelo fortalecimento de políticas públicas e de redes locais, como forma de garantir os direitos previstos na Constituição Federal”. E, Vanessa Moolen completa: “Vemos em Caxias que o trabalho que realizamos no CAM traz aprendizados constantes, troca cultural e diferentes saberes, tudo que é muito benéfico para o desenvolvimento da cidade como um todo”.

Complementando o quadro em Caxias do Sul, a representante da Prefeitura Alessandra Pereira, titular da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), irá apresentar as atividades do Centro de Informações ao Imigrante (CIAI Caxias do Sul). Para a gerente, muitas questões que serão debatidas “podem ser comuns em outros municípios, o que torna a iniciativa da capacitação muito importante para a troca de experiências e fortalecimento das nossas políticas públicas e práticas”. No âmbito local, o Seminário conta também com a parceria do Centro de Integração e Desenvolvimento Nossa Senhora das Graças (CEIDEC).

O Seminário trará também uma visão internacional das redes de atuação em políticas migratórias, com capacitação para a formalização do pedido de refúgio, além de apresentação das ações da ACNUR (agência da ONU para refugiados) e de programas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Para o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU), William Laureano, “precisamos lembrar que milhões de pessoas estão deslocadas de seus países de origem porque são perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política ou enfrentam graves violações dos direitos humanos. Ter uma visão ampla da crise migratória e da atuação de redes é muito importante para que possamos oferecer a essas pessoas uma oportunidade de reconstruírem suas vidas e de ajudar também os municípios que as acolhem”.

O Seminário tem apoio do Projeto “OPORTUNIDADES Integração no Brasil”, uma parceria da OIM com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Iurqui Pinheiro, coordenador de projetos da OIM, indica que “serão reforçados novos programas de formação profissional, cursos de idiomas e preparatórios para colocação no mercado de trabalho e empreendedorismo”.

A aposta na mobilização comunitária reforça a necessidade de capacitação e de sensibilização da sociedade para as questões da imigração. Para Ana Maria Paim Camardelo, professora do Programa de Pós-graduação em Direito e pesquisadora líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS, “além da formações técnica para profissionais de instituições públicas ou privadas que trabalham com os imigrantes, nosso objetivo é acessar sempre a sociedade e sensibilizar a todos para uma população que merece ser olhada, cuidada e acima de tudo respeitada”.

Todos os envolvidos no Seminário apontam que sem regularização migratória e um bom atendimento assistencial a situação dos imigrantes é de insegurança, adoecimento e exclusão, sem perspectivas de médio e longo prazo.

Serviço:

Seminário de Capacitação em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes

Período: 09 a 18 de setembro (carga horária total: 12 horas)

Horário: 8h30min – 11h30min

Local: Aulas simultâneas (ao vivo) – via Google Meet.

Inscrição: Inscrição gratuita no link abaixo.
https://sou.ucs.br/inscricoes/formulario/ext024938-seminario-de-capacitacao-em-regularizacao-migratoria-e-atendimento-assistencial-a-imigrantes-ext024938/



 ***


UFSCar abre inscrições para Dupla Diplomação com a França



Inscrições vão até 11/09. Podem se candidatar estudantes das Engenharias Elétrica, da Computação e Mecânica.



Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, da Computação e Mecânica podem se candidatar para o Programa de Intercâmbio de Duplo Diploma da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto a Instituições ligadas ao Institut Polytechnique de Paris (IP Paris) - a TÉLÉCOM Paris e a ENSTA Paris. As inscrições estão abertas até 11 de setembro de 2020.

Participantes desta modalidade de intercâmbio finalizam sua graduação diplomados pelas Universidades dos dois países. Para concorrer, o estudante deve ter integralizado no máximo 70% da carga horária do curso, apresentar bom desempenho acadêmico e possuir domínio da Língua Inglesa ou Francesa no momento da prova escrita. Caso aprovado, ao final da seleção o estudante deverá comprovar proficiência na Língua Francesa. Todos os requisitos estão disponíveis no Edital - https://www.diariodareitoria.ufscar.br/wp-content/uploads/edital-ufscar-paristech-ipp-2020.pdf

Marília Rosato, estudante de Engenharia de Materiais da UFSCar, acabou de retornar da França. Seus dois últimos anos de estudo foram na École Polytechnique de L'Université Grenoble-Alpes. "Posso dizer, com tranquilidade, que as expectativas eram grandes, mas eu definitivamente não podia imaginar a que ponto essa experiência seria engrandecedora, mudando meus planos e o curso que quero dar à minha carreira. Ao final de dois anos me vi muito envolvida, integrada à cultura francesa e espero poder retornar em breve para outra experiência", conta a futura engenheira.

Juntamente com o diploma francês, o nível alcançado no Duplo Diploma corresponde ao grau de Mestre, na Europa, o que permite o ingresso em um Doutorado. Também é possível realizar estágios durante o período na França. "Realizei dois estágios: Um por 3 meses, ao final do meu primeiro ano de intercâmbio; o outro foi de 'fim de estudos', com duração de 6 meses. Este segundo também foi validado como estágio obrigatório do meu curso na UFSCar", explica Marília Rosato.

Duplo Diploma na UFSCar - "Em 2019, foram assinados termos aditivos ao convênio de cooperação acadêmica entre a UFSCar e a ParisTech para estabelecimento de intercâmbio em duplo diploma com a TELECOM Paris e a ENSTA Paris no interesse dos cursos de graduação das Engenharias Mecânica, Elétrica e da Computação. Atualmente essas duas instituições fazem parte do Institut Polytechnique de Paris", explica Maria Estela Pisani Canevarolo, Secretária-Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar.

O início da Dupla Diplomação, na UFSCar, ocorreu no ano de 2011. O atual Vice-Reitor da UFSCar, Walter Libardi, é Professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e foi o primeiro coordenador do Programa para Dupla Diplomação UFSCar - Grénoble (França). "É gratificante ver que este projeto foi mantido, ampliado e que cada vez mais estudantes podem abraçar a oportunidade do Duplo Diploma. Na Reitoria, trabalhamos junto a diversas pessoas para fortalecer e ampliar esta possibilidade para mais cursos", conta Walter Libardi.

Esta ação de internacionalização também se reflete nas publicações científicas. "Ampliamos a quantidade de publicações em parceria com pesquisadores da França e de outros países. Isto resulta de um esforço coletivo: são estudantes, famílias e servidores da Universidade empenhados em transformar a nossa realidade social por meio do conhecimento", finaliza a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.

***


google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0