Nossos Vídeos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cirurgia Plástica: Mitos, cuidados e a escolha de um bom profissional

A procura por cirurgias plásticas no Brasil cresce a cada ano. Enquanto nos Estados Unidos foram realizadas 1,5 milhões de operações em 2009, 9% a menos do que o ano anterior, no Brasil o crescimento foi de mais de 2%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope.

Embora visível o aumento no número de operações, que hoje é estimado em mais de 640 mil cirurgias plásticas no País, isto é, mais de 1.700 procedimentos por dia, os cuidados pós-operatórios com a alimentação e os curativos e a escolha de um bom profissional ainda não são tão claros.

Segundo o cirurgião plástico Guilherme Lapin, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, hoje os pacientes têm grandes dificuldades em escolher um bom cirurgião plástico devido à propaganda maciça da mídia. “A exposição excessiva atrapalha a visão correta do que é a cirurgia plástica e o que ela pode fazer pelo paciente. Hoje, as pessoas vêem como um comércio, onde o produto final é um corpo bonito e livre de imperfeições”.

Para ajudar na escolha de um bom profissional, redobrar a atenção com os cuidados pré e pós-operatório e desmistificar tabus que ainda cercam a cirurgia plástica, o especialista dá dicas de como diminuir os riscos de complicações e obter o resultado almejado.

Mitos:

Quem nunca ouviu falar que após uma cirurgia é preciso ficar sem banho ou que a lipoaspiração faz o paciente engordar depois? Vários mitos ainda rondam a cirurgia plástica, mas será que eles realmente acontecem na prática? Abaixo, o especialista Guilherme Lapin levantou os mais famosos. Confira:

1-Após uma cirurgia plástica o paciente deve ficar alguns dias sem tomar banho?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. Qualquer procedimento cirúrgico prima pela higiene, de forma a não resultar em problemas como infecção. Hoje, o banho é recomendado tanto como boa prática de cuidados pós-operatórios como para promover o bem-estar e higiene da paciente.

2-A lipoaspiração faz o paciente engordar depois?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. Apenas a ingestão de calorias em excesso faz o ser humano engordar. Se o paciente mantiver uma dieta equilibrada após a lipoaspiração, certamente irá manter o seu peso e os resultados da cirurgia indefinidamente. Pacientes que praticam atividades físicas regularmente no pré-operatório (gastam e ingerem muitas calorias) e precisam parar tudo para se recuperarem de uma lipoaspiração, é necessário que vigiem ainda mais a dieta, uma vez que o gasto calórico no pós-operatório será menor devido ao período de repouso.

3- Lipoaspiração corrige celulite?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. A celulite tem origem na má irrigação e baixo metabolismo das camadas mais espessas de gordura, que causa retrações em toda sua espessura até a superfície. A lipoaspiração não tem ação direta nesse problema, sendo apenas indicada para remover gordura localizada. Eventualmente é possível observar uma melhora na celulite por conta da remoção dessas camadas de gordura problemáticas, mas isso é um efeito indireto que não justifica uma lipoaspiração. No entanto, uma celulite mais intensa, com depressões profundas, pode ser tratada caso a caso através de enxertos de gordura (retirada pela lipoaspiração) que deixem a pele mais regular.

4- A lipoaspiração é uma cirurgia mais perigosa que as outras?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. A lipoaspiração é uma cirurgia que, como tantas outras, também apresenta riscos. A morbidade e mortalidade da lipoaspiração são baixas e similares a outras cirurgias realizadas no meio médico, portanto não é mais perigosa. No entanto, para ser segura, ela deve ser realizada por um cirurgião plástico capacitado a seguir as normas técnicas necessárias e reconhecido pela sociedade de cirurgia plástica.

5-A colocação de próteses de silicone nas mamas prejudica a amamentação?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. A prótese de mama é sempre colocada em planos mais profundos que a glândula mamária, preservando assim o tecido que produz o leite materno. As incisões para inserção da prótese são realizadas de modo a não haver cortes nem através do tecido glandular, nem nos canais que transportam o leite até o bico da mama (papila). Portanto a amamentação não é afetada tampouco reduzida.

6-As próteses de mamas devem ser trocadas de 10 em 10 anos?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. As próteses de mama devem ser trocadas apenas nos casos em que ocorrer contratura ou ruptura. A tecnologia evoluiu bastante nos últimos tempos. Por conta disso é possível dizer que as próteses colocadas hoje podem durar mais que 10 anos para serem revistas.

7-Há alguma correlação entre prótese de silicone e câncer de mama?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. Apesar de inúmeros estudos publicados sobre prótese de mama, nenhum detectou uma relação com o aparecimento de câncer de mama. E é importante ressaltar que hoje em dia a presença da prótese não altera a detecção precoce do câncer.

8-É melhor fazer cirurgia plástica no frio?
Justificativa Dr. Guilherme Lapin: Mito. Essa idéia vem do fato de que algumas cirurgias plásticas exigem o uso de malhas compressivas em toda região operada. Certamente no verão essa roupa extra irá esquentar e será mais incômoda do que no inverno, mas apenas isso. Não há nenhuma diferença de cicatrização ou de resultado quando se faz a cirurgia no inverno ou no verão. Operações que não exigem malha (como pálpebras, nariz, prótese de mama, etc) não mostram nenhum incômodo adicional no pós-operatório durante o verão.

Alimentação:

Do ponto de vista da cirurgia plástica, todos os nutrientes relacionados à cicatrização são muito importantes. Quando se fala em cicatrização, refere-se a todo um processo complexo onde o corpo produz diversas substâncias que buscam reparar o dano ao organismo, mesmo que seja um dano programado intencionalmente por uma cirurgia.

Para Guilherme Lapin, em geral, uma nutrição bem equilibrada tem tudo o que é necessário para a recuperação do corpo, o que dispensaria o uso de suplementos alimentares. “No pós-operatório o paciente não faz uma dieta restritiva. Pelo contrário, a alimentação deve ser rica o suficiente para repor os nutrientes perdidos durante a cirurgia e auxiliar no processo de cicatrização. Obviamente isso não significa uma dieta hipercalórica ou rica em gordura, que pode fazer com que o paciente engorde, uma vez que terá de passar um tempo longe das atividades físicas”.

Entre os principais nutrientes a serem considerados para a boa cicatrização, encontram-se:

Proteínas: considerados os tijolos do organismo. É preciso uma quantidade adequada no corpo para que o mesmo possa se reconstruir depois de uma operação. É possível dosá-las no sangue no pré-operatório, sobretudo a albumina que, juntamente com o colágeno, é uma das proteínas mais abundantes no corpo. Suplementos protéicos de todos os tipos estão disponíveis no mercado. Os mais comuns são a própria albumina, derivada da clara do ovo e a whey protein, derivada do soro do leite.

Ferro: é um dos principais responsáveis por carregar o oxigênio no sangue. O oxigênio é essencial na produção de colágeno e na cicatrização, porém, ele não consegue chegar às células sem a ajuda do ferro. As melhores fontes naturais desse nutriente são os alimentos de origem animal – fígado, miúdos e carnes. Entre os de origem vegetal, destacam-se os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.

Vitamina A: outro componente importante na cicatrização e reprodução das células basais da pele. Sem ela a pele fica fina, quebradiça, enrugada e fácil de sofrer lesões. Alimentos: fígado, cenoura, leite e derivados, gema de ovos, espinafre, sardinha, óleo de fígado de bacalhau.

Vitamina C: um dos mais importantes componentes na produção de colágeno. Sem ela, a produção de colágeno diminuiu causando o escorbuto. O organismo humano é um dos poucos que não produz vitamina C, por isso precisamos consumi-lo de forma externa, mas sem excessos. Fonte: Laranja, morango, Grapefruit, brócolis, couve, pimentão verde ou vermelho.

Zinco e selênio: ambos participam do processo de cicatrização e produção de colágeno. Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite, cereais integrais, feijões e nozes. Já a castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.

Cuidados no pós-operatório:

Durante o período de cicatrização, os cuidados dos pacientes devem ser redobrados. No caso da pele, é preciso abusar dos hidratantes para não haver ressecamento. Os curativos também precisam de atenção e devem ser trocados semanalmente pelo especialista na própria clínica.

Os banhos dos pacientes são normais desde o primeiro dia. “É indicado também drenagem linfática manual e ultrassom, que auxiliam na diminuição dos inchaços. E o mais importante, deve-se seguir à risca as limitações de esforços físicos e exercícios indicados pelo médico para que não haja alargamento das cicatrizes nem dores e inchaços”, alerta Guilherme Lapin.

Dependendo sempre do porte da cirurgia, os primeiros dias podem exigir um repouso maior do paciente. Depois disso, em geral ele pode retornar as suas atividades rotineiras, exceto exercícios físicos e esforços maiores. O momento certo de voltar a dirigir, retomar a academia e outras atividades que requer um esforço físico maior depende de cada cirurgia e do acompanhamento do cirurgião plástico.

Como encontrar um bom cirurgião plástico:

A escolha do médico é crucial para o bom resultado do procedimento. Por conta disso, o cirurgião plástico Guilherme Lapin reuniu algumas dicas de como identificar um bom profissional.

Antes da Consulta:

- Busque um cirurgião que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Existe o Membro associado e o Membro titular, mas ambos têm a qualificação para um bom atendimento do paciente e o conhecimento das normas de segurança recomendadas pela sociedade.
- Levante referências desse cirurgião através de pessoas que já operaram com ele. Propagandas em sites, jornais e revistas não contam!
-Observe quais hospitais ele frequenta. Bons cirurgiões geralmente passaram ou continuam trabalhando em bons hospitais.
-Sites da clínica ajudam a visualizar o ambiente e a sua facilidade de acesso.

Durante a consulta:

-Observe a facilidade do atendimento da equipe que organiza as consultas. Consultórios desorganizados oferecem atendimento precário no pós-operatório.
-Observe a atenção do cirurgião dada a você. Mesmo que o pré-atendimento seja feito por um auxiliar do cirurgião, a consulta tem que ser feita por quem você escolheu para realizar a cirurgia!
-Observe se há facilidade em se contatar o cirurgião diretamente, via celular ou pager, mesmo em horários não comerciais.
-Verifique se o cirurgião é atualizado. A frequência em congressos e jornadas científicas é importante para a atualização constante das técnicas. Ter mestrado ou doutorado também são boas referências para saber se o profissional contribui para o crescimento de sua especialidade.
- O cirurgião domina perfeitamente a cirurgia que você quer fazer? Pergunte sobre a técnica que ele usará e como será feito. Mesmo que isso pareça um pouco assustador, encare friamente a resposta, pois é o seu corpo e sua satisfação pelo resto da vida que estão em jogo!
-O cirurgião é ético? A infração de pequenas regras do Código de Ética Médico pressupõe que não há respeito também por regras maiores. Um exemplo é o profissional mostrar durante a consulta algumas fotos de pacientes já operados. Isso é completamente proibido pelo Código de Ética, mesmo com o rosto preservado e com a autorização dos pacientes. Você quer ser o próximo na vitrine desse cirurgião?

Sobre o especialista:

Dr. Guilherme Lapin: formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial e do Colégio Brasileiro dos Cirurgiões. É especialista em Cirurgia Plástica Estética, cosmiatria e reconstrução mamária pelo Hospital Pérola Byington e em reconstrução de orelha pela UNICAMP.

Devedor de pensão alimentícia terá nome incluso no SPC/ Serasa

Defensoria de SP obtém decisão que determina que pai devedor de pensão alimentícia tenha nome incluso no SPC/ Serasa

No início de julho, um acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a inscrição no SPC/Serasa (Serviço de Proteção ao Crédito) do nome de um pai inadimplente com sua obrigação de pensão alimentícia aos filhos. A retirada do nome só é possível após o pagamento da dívida.

A decisão foi a primeira obtida pela Defensora Pública Claudia Tannuri em segunda instância, em processo que corre sob segredo de justiça. Cerca de 40 decisões liminares de primeiro grau com o mesmo teor foram obtidas desde o início de 2010, quando Cláudia começou a incluir o pedido de restrição ao crédito em processos de execução de dívidas alimentícias. “Pais que atrasem a pensão de alimentos em um mês já podem ter seu nome inscrito”, afirmou.

Para a Defensora, a medida contribui em casos nos quais o pai recebe sua renda pela economia informal (o que impede o desconto em folha) ou naqueles em que a inadimplência não gera recolhimento à prisão – seja porque o pai está foragido, seja porque o prazo de prisão já foi cumprido.

Cláudia explica que as decisões demonstram que os juízes podem determinar medidas não expressamente previstas em lei. “Temos mais um meio para forçar esses devedores a pagar. E nada disso impede que o pai seja preso ou tenha seus bens penhorados”, diz.

Semana Jurídica reflete sobre avanços da legislação

Durante os dias 9 e 13 de agosto, será realizado a 7ª Semana Jurídica da Metodista. Com palestras realizadas por membros da advocacia e do Ministério Público, o evento abordará “Os 20 anos dos Direitos Difusos e Coletivos do Brasil” e acontecerá no Salão Nobre do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.

Direcionado para estudantes de Direito, advogados, promotores de Justiça e magistrados, o evento tem como objetivo das palestras, a partir da promulgação de leis coletivas como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor, refletir sobre os avanços neste ramo da legislação, além de traçar rumos para os desafios existentes.

“Na 6ª edição da Semana Jurídica da Metodista, nós tivemos cerca de 1.600 participantes nos três dias de palestras. Nesta edição, esperamos um público maior, visto que serão cinco dias de palestras”, afirmou a coordenadora do Curso de Direito da Universidade, professora Débora Vanessa Caús Brandão.

Este ano, a Semana Jurídica da Metodista conta com uma novidade. É a projeção de filmes relacionados ao tema, que tem por objetivo fazer os alunos visualizarem a interdisciplinaridade e contextualizar os conceitos jurídicos para a vida cotidiana. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de agosto pelo Portal da Metodista. Mais informações pelo telefone: (11) 4366-5576

Serviço:
Evento: 7ª Semana Jurídica da Metodista
Data: De 09 a 13 de agosto
Local: Salão Nobre do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo – Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo- SP
Informações sobre programação e inscrições: www.metodista.br

Rede Metodista de Educação - Criada oficialmente em 2006, a Rede Metodista de Educação é um sistema integrado entre instituições de Ensino Metodistas de todo o País. São escolas centenárias, pioneiras na aplicação de inovações pedagógicas, e também as mais novas, todas comprometidas com princípios e valores cristãos e com a busca de qualidade em todos os níveis. Atualmente, são mais de 50 instituições educacionais em dez estados brasileiros, chegando a mais de 60 mil alunos na educação básica, ensino técnico e educação superior, no ensino presencial e a distância. Mundialmente, a educação metodista está presente em mais de 60 países.

Endometriose e perda da produtividade laboral das mulheres

A perda da produtividade no trabalho entre as mulheres com endometriose representa, em média, dez horas por semana, contra sete horas por semana, em comparação a outras mulheres, que participaram do estudo e apresentavam outras doenças


O primeiro estudo mundial sobre o impacto social da endometriose revelou uma significativa perda de produtividade no trabalho entre as mulheres que sofrem com a doença. Os resultados da pesquisa foram apresentados por Kelechi Nnoaham, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford, Reino Unido, durante a 26 ª reunião anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, realizada em Roma, entre 27 e 30 de junho.

Nnoaham e seu grupo recrutaram 1.459 mulheres, com idades entre 18-45, de dez países, nos cinco continentes, para participarem do Estudo Global de Saúde da Mulher (GSWH). Todas as mulheres fizeram uma laparoscopia, devido aos sintomas sugestivos de endometriose. Além do exame, as participantes preencheram um questionário detalhado sobre os sintomas que sentiam e o impacto que estes provocavam em suas vidas.

Segundo o pesquisador britânico, os ginecologistas já sabem há muito tempo que as mulheres com dores pélvicas crônicas apresentam uma menor qualidade de vida. “Mas o GSWH é o primeiro estudo a avaliar como as mulheres com endometriose são impactadas pela doença. A perda da produtividade no trabalho entre as mulheres com endometriose representa, em média, dez horas por semana, contra sete horas por semana, em comparação a outras mulheres, que participaram do estudo e apresentavam outras doenças. Outras atividades não relacionadas ao trabalho, tais como serviços domésticos, exercícios, estudos, fazer compras e o cuidar de crianças também foram significativamente afetadas pelos sintomas dolorosos da doença”, diz Nnoaham.

Os pesquisadores também observaram um atraso no diagnóstico da doença de pelo menos sete anos, período em que as mulheres relataram pela primeira vez aos seus médicos os sintomas, até que eles confirmassem o diagnóstico da doença. Este período representa uma média de 6,7 consultas antes do encaminhamento para um especialista em endometriose.

Endometriose e fertilidade

Os dados resultantes do GSWH servirão como base para estudos em curso e futuros, bem como para investigações biológicas sobre a origem da endometriose e para marcadores de diagnóstico da doença. “A compreensão do estudo reforça a necessidade de uma maior sensibilização da classe médica em relação a doença, reduzindo o tempo de diagnóstico, melhorando o atendimento a estas mulheres e até mesmo aumentando o financiamento para a investigação de melhores tratamentos para a endometriose”, defende o Prof° Dr. Joji Ueno, ginecologista, diretor da Clínica GERA.

A doença é recorrente entre as mulheres porque além de causar dor durante a relação sexual, alterações intestinais durante a menstruação - como diarréia ou dor para evacuar - também está associada às dificuldades para engravidar após um ano de tentativas sem sucesso. “Como as cólicas menstruais são ocorrências habituais na vida da mulher, é recomendado que a investigação das causas das dores deve ser feita quando estas apresentarem resistência a melhorar com remédios ou quando elas incapacitam a mulher de exercer suas atividades normalmente, pois cólica intensa é o principal sintoma de endometriose e leva à suspeita de que a doença esteja instalada”, explica o ginecologista.

Segundo o médico, a relação entre a endometriose e a infertilidade feminina pode manifestar-se em alguns casos. Pacientes em estágio avançado da doença e obstrução na tuba uterina que impeça o óvulo de chegar ao espermatozóide têm um fator anatômico que justifica a infertilidade. Além disso, algumas questões hormonais e imunológicas podem ser a causa para algumas mulheres com quadros mais leves de endometriose não conseguirem engravidar.

“Com o tratamento e, geralmente, após a realização da laparoscopia, uma boa parcela das pacientes consegue engravidar, principalmente as mulheres em que as tubas não tiverem sofrido obstrução. É por isso que no final da laparoscopia, costuma-se injetar contraste pelo canal do colo uterino para ver se ele sai pelas tubas. A caracterização dessa permeabilidade tubária é um ponto a favor de uma gravidez que depende, entretanto, de outros fatores como a função ovariana ou a não formação de aderências depois da cirurgia”, informa o Prof° Dr. Joji Ueno.

CONTATO:
www.clinicagera.com.br
atendimento@clinicagera.com.br
http://medicinareprodutiva.wordpress.com
http://twitter.com/jojiueno

Mister Finanças: A importância da educação financeira

A educação financeira nas escolas e empresas é uma das maneiras de desenvolver o futuro econômico de um país. Através do exemplo do controle financeiro e do consumo consciente, é possível modificar a cultura das família e até mesmo do país. Ricardo Pereira explica no novo artigo do blog Mister Finanças quais as atitudes que podem fazer a diferença para transformar hábitos e assim, promover a educação financeira. O Mister Finanças é parte do Programa Consumidor Consciente da MasterCard, que promove a gestão inteligente das finanças pessoais e familiares. Confira orientações financeiras nesses e em outros artigos e podcasts no Mister Finanças.
Para acessar outras orientações sobre consumo consciente, visite o site Consumidor Consciente.

Sobre o Consumidor Consciente

O Consumidor Consciente é o programa educacional para consumidores da MasterCard da América Latina e do Caribe. Trata-se de uma plataforma educacional robusta, que oferece ferramentas amigáveis para ajudar o consumidor a entender os princípios de finanças pessoais, desenvolver hábitos de consumo responsáveis e aprender como melhor administrar suas finanças pessoais. Com presença no Brasil, México, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico e toda a região da América Latina e Caribe, por meio dos recursos e ferramentas on-line e off-line, o programa oferece orientação financeira para portadores de cartões e consumidores de todas as idades. A plataforma inclui um site em três idiomas: inglês, espanhol e português. Dispõe de blogs e podcasts locais e regionais e de outras ferramentas que oferecem conteúdo educacional para ajudar o consumidor a desenvolver costumes positivos na hora de gastar e poupar, além de orientar o uso responsável de meios eletrônicos de pagamento. O programa também pode ser adotado por instituições financeiras, comerciantes e outras entidades que queiram educar seus consumidores em questões financeiras. Visite o Consumidor Consciente em www.consumidorconsciente.org

Sobre a MasterCard Worldwide

A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando aproximadamente 22 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. Impulsionada pela rede global e através de sua família de marcas, que inclui MasterCard®, Maestro® , Cirrus® e Redeshop®, a MasterCard atende a consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios. Para mais informações, visite http://www.mastercard.com/

INCOTERM TEM O PRIMEIRO TERMÔMETRO EM FORMATO DE CHUPETA

APROVADO PELO INMETRO E REGISTRADO PELA ANVISA


Enquanto acalma a criança, a temperatura pode ser medida com precisão, mas atenção o termômetro não deve substituir a chupeta de uso comum...A empresa confirma liderança na América Latina no mercado de termômetros para a área da saúde !


Pensando na saúde e no bem estar do bebê, a Incoterm inova em sua linha Kids lançando no mercado o único termômetro em formato de chupeta completamente dentro das normas de qualidade e segurança exigidas pelo Inmetro e registrado pela Anvisa, que mede a temperatura com precisão e praticidade, dando alívio aos pais e segurança aos bebês.

Segundo Gremano Scherer, presidente da Incoterm, o Baby Confort, como é chamado, foi cuidadosamente projetado pensando em promover maior conforto no momento em que é a medição da temperatura dos pequenos. Além de anatômico, seu bico é de silicone, possui sensor de medidor a prova dágua, memoriza a última medição, tem alarme de febre emitindo um sinal sonoro se a temperatura estiver alta, além de ser atóxico e anatômico. Sua pilha tem durabilidade para até 250 horas.

O produto não deve substituir a chupeta de uso comum do bebê. Chega ao mercado com preço aproximado de R$ 25,00.

O Registro ANVISA: nº 10343200022
Portaria INMETRO: nº 219 de 30/07/2008


SOBRE A INCOTERM

Com mais de 35 anos de experiência, a Incoterm é líder absoluta na produção de termômetros e densímetros. A empresa dispõe de mais de 3.000 itens em sua linha de produtos, oferecidos em diversos setores como saúde, área clínica, alimentação, jardinagem, agropecuária, área petrolífera e álcool combustível, além de estações meteorológicas. Além da matriz, em Porto Alegre, cuja estrutura ocupa uma área de mais de 15.000m², das quais 13.000 m são destinados ao setor fabril, a Incoterm tem ainda unidade comercial em São Paulo. A indústria emprega em suas duas unidades mais de 200 profissionais, operando em um ambiente de alta tecnologia.

No Dia dos Pais, dê uma massagem de presente

Que tal surpreender o seu pai ou marido com um presente diferente, que promova saúde e bem-estar? A clínica A Essencialle está oferecendo o cartão vale-massagem para o Dia dos Pais, que dá direito a uma sessão, durante o mês de agosto.
Segundo Alex Firmino, terapeuta em estética de A Essencialle, a massagem anti-stress ajuda a promover relaxamento das fibras musculares, que tendem a ficar contraídas com as tensões do dia-a-dia, diminuindo e até eliminando dores localizadas. Seus movimentos suaves ajudam a estimular a circulação e a oxigenação do corpo, reestabelecendo o equillíbrio das funções orgânicas e com isso a disposição.
O cartão-presente garante uma sessão de 1h15 de massagem revigorante e custa R$ 58,00.

Adquira o seu em uma das unidades de A Essencialle:
Unidade 1 – Rua Gonçalo Fernandes, 118 – Santo André
Tel.: (11) 4427-9341 / 4427-9342
Unidade 2 – Rua Vergueiro, 2045/Sala 701 – São Paulo
Tel.: (11) 5082-2192 / 5082-2633

www.aessencialle.com.br

Paisagismo traz mais saúde para quem vive nas grandes cidades

A decoração com plantas deixa o ambiente mais leve, bonito e agradável.

Fumaça, carros, concreto, buzina… hoje, é só o que se vê nas ruas das grandes cidades. A correria do dia a dia, a ausência do natural, do verde, faz com que as pessoas se estressem com mais facilidade. Uma boa maneira para estar mais próximo da natureza em meio a isso tudo, é decorar residências e escritórios com plantas ou, se houver espaço, investir em um belo jardim.

“Principalmente em cidades grandes, como São Paulo, as pessoas sentem muita necessidade de ver mais o verde, de estar em um lugar mais arejado, mais agradável, sem tanto cimento, tanto concreto. A decoração com plantas deixa o ambiente mais leve, bonito e agradável.”, afirma a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.

Em ambiente de empresas ou escritórios, que são geralmente mais sérios, um vaso de planta ou um pequeno jardim podem dar outro astral ao espaço. “As pessoas sentem que o ambiente está melhor e conseguem aproveitar mais o dia-a-dia no trabalho. Olhar para uma planta, levantar de vez em quando para regar a plantinha, ver nascer uma flor, as pessoas realmente interagem com a vegetação e se sentem bem com isso.”, conta Daniela.

A arquiteta paisagista ainda afirma que no caso de apartamentos, utilizar a varanda, cantinhos pela casa, como em baixo da escada, ou fazer um jardim de inverno pode ser uma boa escolha para integrar a natureza a casa. “Em varandas de apartamentos, o paisagismo deixa a varanda convidativa, harmoniosa, bonita, além de dar mais privacidade às pessoas que moram em prédios que são muito próximos uns dos outros.”.

No entanto, é necessário consultar um especialista para que ele indique a espécie ideal de planta. “A escolha de espécies depende de vários fatores, entre eles, o tipo de solo, o local, a disponibilidade da pessoa em cuidar das plantas. De acordo com esses parâmetros é que são definidas as espécies. Sempre levando em consideração os gostos do cliente.”, finaliza Daniela Sedo, que além de fazer projetos de arquitetura externa e paisagismo para empresas e residências, também oferece o serviço de manutenção de jardins e vasos em áreas comerciais, residenciais e para aqueles que não tem tempo de cuidar de suas plantas.

Para conferir mais acesse www.danielasedo.com.br.

CIEE LANÇA GUIA PARA AJUDAR JOVENS A ESCOLHER A CARREIRA CORRETA

Interessados podem baixar gratuitamente versão digital do livro, acessando o site http://www.ciee.org.br/portal/institucional/livroprofissoes.asp

O surgimento de novas carreiras, somadas às que já existem, aumenta o leque de opções do estudante no momento de escolha da profissão. Só a Universidade de São Paulo (USP) oferece 100 diferentes graduações. Para auxiliar os jovens nesse difícil momento, quando muitas dúvidas passam por sua cabeça, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lança a terceira edição do livro Profissões 2010 – Guia para ajudar jovens estudantes na escolha da carreira, que informa sobre as 31 profissões em alta, detalha as 22 áreas promissoras e oferece orientações sobre como conquistar vagas de estágio, que poderá ser baixado gratuitamente pelos estudantes, no site do CIEE.
Escrito por Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, o Guia indica também carreiras que crescerão nos próximos anos. “Para levantar essas informações tivemos o cuidado de fazer uma exaustiva pesquisa, para não nos arriscarmos a cair em futurologia”, ressalta Bertelli.

O livro tem um formato jovem, dinâmico e conta com ilustrações, o que torna sua leitura bastante agradável. São 210 páginas divididas em 72 capítulos. “Não queremos esgotar o assunto, mas a obra pretende ser quase um mapa da mina para o jovem encontrar seu caminho e ter sucesso profissional”, finaliza o presidente executivo do CIEE.

Sobre o CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

Hospice: Por dentro de uma filosofia de atendimento que valoriza o ser humano

Qualidade de vida do paciente deve ser observada em todos os aspectos

A última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada ano passado, sobre a expectativa de vida revela que o brasileiro está vivendo mais: 73 anos em média. Há 10 anos este número estava na casa dos 69 anos. Há 100 anos, a expectativa de vida era de apenas 30 anos. O aumento significativo destes números mostra o desenvolvimento do país em quesitos como educação, habitação e saúde. Os avanços da medicina - formação dos profissionais e evolução dos fármacos e dos equipamentos - contribuíram significativamente para o 'prolongamento da vida'.
Dois fatores devem ser observados neste sentido. O ser humano vive mais e, consequentemente, desenvolve mais doenças crônico-degenerativas e o exercício da medicina tornou-se essencialmente técnico. 'Muitos médicos se especializaram a tal ponto que deixaram de cuidar do paciente como um todo. É preciso olhar o paciente sob a tríade do ser humano, ou seja: corpo, mente e espírito', explica o médico Ademir Torres Abrão, diretor da clínica Sainte-Marie Hospice e Cuidados Paliativos e da unidade São Paulo do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC).
Esta explicação tem relação direta com o esforço médico atual em prolongar a vida a qualquer custo. Esta prática tornou-se uma obsessão científica. Dr. Abrão comenta que 'é preciso muito cuidado em determinar quando o paciente pode ser encaminhado a uma equipe de cuidados paliativos. Quando todos os recursos terapêuticos estiverem esgotados, é momento de controlar os sintomas e promover o alívio da dor. '
A qualidade de vida do paciente deve ser observada em todos os aspectos e, quando não existem possibilidades terapêuticas de cura, o paciente deve ser encaminhado para um centro especializado em cuidados paliativos.
O hospice é o ambiente ideal para a prática de cuidados paliativos em um momento específico do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. O conceito de atendimento chegou ao Brasil há pouco mais de uma década. Para se ter uma ideia da amplitude deste conceito, existem mais de 5 mil hospices nos Estados Unidos. Hospice não é apenas um local de atendimento. É uma filosofia que valoriza o ser humano em situações em que não é possível promover a cura. Neste ambiente, o paciente tem todos os cuidados necessários, sem a necessidade de uma internação hospitalar. 'A Clínica Sainte-Marie foi a primeira a oferecer um atendimento multiprofissional de atendimento em hospice no Brasil. Esta equipe de atendimento é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos', conclui Dr. Ademir Torres Abrão.
Vera Anita Bifulco, coordenadora do setor de psicologia do IPC São Paulo e da Clinica Sainte-Marie, enfatiza que 'esta equipe trata integralmente de todos os aspectos que norteiam o paciente, sejam eles de caráter físico, social, emocional e espiritual. É importante lembrar que paciente e família representam uma mesma unidade de atendimento na Clínica Sainte-Marie'.

Bayer e Nações Unidas selecionam jovens para programa internacional de meio ambiente na Alemanha

Estudantes engajados em projetos ambientais podem se inscrever on-line até 27 de agosto

A Bayer acaba de abrir as inscrições para a 7ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, uma parceria mundial entre a Empresa alemã e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Para se inscrever, o jovem deve acessar o site bayer.com.br/bayerjovens e descrever o projeto ambiental do qual participa, incluindo quais atividades realiza, os benefícios da iniciativa e quais resultados já alcançados.

Os vencedores dos quatro melhores projetos irão representar o Brasil no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais na Alemanha, em novembro deste ano. O programa possibilitará o intercâmbio com os vencedores de outros 18 países da América Latina, Ásia, África e Europa, além de palestras e visitas a instituições com as melhores práticas ambientais da Alemanha. Todas as despesas da viagem serão pagas pela Bayer.

Para participar do programa, os jovens devem ter entre 18 e 24 anos de idade, falar inglês e participar ativamente de projetos que atuem em defesa do meio ambiente. O projeto pode ser uma iniciativa própria ou conduzida por intermédio da iniciativa privada, de associações, entidades e/ou Organizações Não Governamentais (ONGs). Também é necessário que o jovem esteja regularmente matriculado no ensino médio, cursos universitários ou de pós-graduação reconhecidos pelo MEC.

“Nosso programa tem como objetivo para reunir e incentivar jovens engajados em causas socioambientais, permitindo um intercâmbio internacional e o conhecimento das melhores práticas. Os projetos podem ser desde atividades realizadas no bairro, em pequenas comunidades, até iniciativas maiores, presente em várias cidades”, conta Leandro Conti, diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer e principal responsável pelo Programa no Brasil.

A escolha dos vencedores será feita por uma comissão formada por profissionais com conhecimentos em projetos socioambientais. Os critérios de avaliação são: contribuição do projeto para a preservação do meio ambiente, nível de participação do estudante, resultados obtidos ou esperados e a possibilidade de sua replicação em maior escala. Os oito projetos com as notas mais altas serão classificados para fase final. Eles serão visitados por profissionais da Bayer e os jovens, entrevistados. A análise seguirá o mesmo critério, e quatro projetos serão os vencedores.

O Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é realizado desde 1998, e já premiou quase 400 jovens de 19 países. A Bayer foi a primeira empresa a fazer uma parceria mundial de longo prazo com a PNUMA, na área da juventude e do meio ambiente. Anualmente, a Bayer destina ao PNUMA cerca de 1,2 milhão de euros


Bayer: Ciência para uma Vida Melhor
A Bayer é uma empresa global com competências nas áreas da saúde, ciências agrícolas e materiais inovadores. Os produtos e serviços da Empresa são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, a Bayer agrega valor pela inovação, crescimento e uma elevada rentabilidade. O Grupo é comprometido com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável. Economia, ecologia e responsabilidade social compõem os objetivos da política corporativa e são igualmente importantes para a Empresa. No ano fiscal de 2009, a Bayer contou com 108.400 colaboradores e registrou vendas de € 31,2 bilhões. As despesas de capital totalizaram € 1,7 bilhão e os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento somaram € 2,7 bilhões. Para mais informações acesse www.bayer.com.br.

Brasil Game Show

Sony é a nova patrocinadora da Brasil Game Show

Linha PlayStation será destaque na maior Feira de Games da América do Sul. Grandiosidade do Stand, com cerca de 500m2, marca uma nova etapa da empresa no país.

Os fãs da plataforma PlayStation já podem comemorar, a Sony confirmou sua participação na Feira Brasil Game Show(BGS). A empresa promete trazer para o evento, grande parte da experiência proporcionada aos visitantes do seu stand na E3, realizada no mês de Junho em Los Angeles(EUA). A BGS será a primeira Feira a receber o selo de evento oficial da Sony em território nacional. Além de novidades para a linha PlayStation, a plataforma com maior número de usuários no país, a empresa pretende mostrar a sua linha de televisores 3D, entre outros lançamentos. "O patrocínio da Sony fortalece ainda mais a BGS, é a primeira vez que a empresa entra oficialmente com uma estrutura de grande porte em uma Feira de Games no país. Os aficcionados por games em geral devem celebrar esta notícia, estamos empenhados na realização de um evento de alto nível.", comenta Marcelo Tavares, organizad or da Brasil Game Show.

O mercado mundial de jogos eletrônicos continua em franca expansão com uma expectativa de faturamento de US$ 73,5 bilhões em 2013. Atualmente, os games superam o mercado fonográfico e até mesmo Hollywood em faturamento. De acordo com a Entertainment Software Association (ESA), 68% dos lares americanos possuem um videogame ou computador voltado para games e 37% das famílias jogam também em dispositivos móveis como celulares, iPhone, iPod e PDA. E agora todas as atenções se voltam para o Brasil, que desponta como um dos mercados mais promissores em todo o mundo.

Segundo Anderson Gracias, gerente geral da divisão PlayStation no Brasil, a participação da empresa na BGS será marcante: "É importante para as empresas de games ter eventos cada vez mais profissionais e deste porte para fortalecer a categoria no mercado brasileiro", afirma o executivo.

A 3ª edição da BGS será realizada nos dias 20 e 21 de novembro no moderno Centro de Convenções SulAmérica - RJ. Em 2009, a antiga Rio Game Show, recebeu 12.000 visitantes em duas edições, o evento cresceu e agora a expectativa é para um público de 20.000 pessoas. Desta vez o espaço ocupado totaliza cerca de 8.000 metros quadrados, o triplo da área utilizada na edição anterior e receberá 60 expositores com as mais recentes novidades do mercado de games.

O novo site oficial também está no ar a partir de hoje e pode ser conferido em www.brasilgameshow.com.br. Na página, o visitante pode obter maiores informações sobre as atrações da Feira. Os ingressos já começaram a ser vendidos com um valor promocional de R$15 para a meia entrada antecipada. A meia entrada é válida para estudantes, usuários com cartão do Metrô Rio e também para todos que doarem 1kg de alimento não perecível para a Casa Ronald McDonald, instituição que apoia e humaniza o tratamento de câncer infanto-juvenil. Quem comprar o passaporte com ingressos para os dois dias de evento, ganha uma camisa oficial da BGS. São cerca de 100 pontos de venda da rede Ingresso Rápido em todo o país, além do call center e do site www.ingressorapido.com.br

Saiba mais sobre a Feira em www.brasilgameshow.com.br

Sobre a Brasil Game Show

A Brasil Game Show é a maior Feira de Games da América do Sul. Em sua terceira edição, o evento tem a expectativa de reunir cerca de 20 mil visitantes entre os dias 20 e 21 de novembro no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro. Serão 60 stands em 8 mil metros quadrados de área. Entre as empresas participantes confirmadas estão a Sony, Warner Bros., Eletronic Arts, Codemasters, Seven Computação Gráfica, Smart - fabricante de acessórios, e Casa Ronald McDonald, para citar apenas algumas participações importantes. Site oficial: www.brasilgameshow.com.br

Aparelhos auditivos coloridos e high tech chegam ao Brasil

Assim como o mercado de óculos que apresenta modelos com cores e detalhes variados, os fabricantes de soluções auditivas também resolveram investir em aparelhos coloridos, para que o usuário possa combinar o equipamento com sua personalidade e visual, tornando-o um acessório fashion.
Pensando neste público e seguindo uma tendência internacional, o Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas em soluções auditivas, comercializa no País o aparelho 360™ em diferentes tons: roxo, azul, cinza claro e escuro e preto, além da tradicional cor da pele. “Nos Estados Unidos, no Canadá e em alguns países da Europa, é muito comum ver jovens usando aparelhos auditivos coloridos e assumindo a deficiência auditiva. Com base nesta tendência, decidimos apostar na novidade e trazer esta moda ao Brasil”, diz a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
Além de investir na parte estética, os fabricantes aplicaram tecnologias diferenciadas no aparelho auditivo, que se destaca pela resistência à umidade e a impactos e permitem, ainda, que o paciente identifique melhor consoantes e vogais, mantendo, ao mesmo tempo, a percepção dos sons do ambiente. O 360™ passou por rigorosos testes de laboratórios e foi constatado que suas funções permanecem as mesmas após se expor a níveis significativos de umidade, pó e detritos, além de variações extremas de temperatura. Estas vantagens devem-se ao fato de o aparelho ter sido desenvolvido a partir de tecnologias inovadoras e eficientes como a técnica de vedação usada pela indústria marítima.
“Além de estar disponível em cores diferenciadas, verificamos que o novo aparelho que lançamos no mercado, o 360™, é durável o bastante para aguentar quedas, impactos em superfícies rígidas e uso continuado e repetido de seus controles. Por isso, são bastante indicados para crianças, atletas e pessoas muito ativas, com grau de deficiência auditiva profunda”, explica a especialista.
Apesar dos avanços tecnológicos e da modernização da sociedade, ainda hoje muitas pessoas têm receio em usar o aparelho auditivo. “Apostamos na novidade dos aparelhos coloridos para que os deficientes auditivos encarem o equipamento como um acessório comum e não tenham receio de encarar e vencer o preconceito, assim como acontece com a população de outros países”, diz Maria do Carmo.
Segundo o Censo 2000 do IBGE, aproximadamente 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total do Brasil, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. Deste total, mais de 5 milhões apresentaram deficiência auditiva, sendo cerca de 3 milhões de homens e quase 2,8 milhões de mulheres. Entre todos os brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 42 milhões de pessoas acima de três anos de idade são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. Ainda segundo números da OMS (1994) e do Censo 2000, a deficiência auditiva no Brasil ocupa o terceiro lugar entre todas as deficiências do País, representando 16,7% do total da população que tem algum tipo de deficiência.

Sobre o Grupo Microsom
O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos e de gagueira.
Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Connect. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.
Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.
Acesse o canal de vídeos do Grupo Microsom no Youtube: http://www.youtube.com/user/GrupoMicrosom.

Aprendizado da língua espanhola exige dedicação e atenção

Similaridade com o português pode atrapalhar a assimilação do vocabulário

Ele é o terceiro idioma mais falado no mundo, perde apenas para o mandarim, idioma da China, e para o Híndi, falado na Índia. Ao contrário do que muitos pensam, o espanhol é mais falado que o inglês por ser a língua materna de, aproximadamente, 330 milhões de pessoas e a segunda língua de outros 100 milhões ao redor do mundo, segundo o livro "The Ethnologue: languages of the world".

O espanhol também é o idioma estrangeiro mais estudado na Europa e nos Estados Unidos, e um dos seis idiomas oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas). No Brasil, único País do Mercosul cujo idioma oficial não é o espanhol, aqueles que dominam a língua podem se sobressair até mesmo diante de quem tem inglês fluente. Por isso, especialistas recomendam começar a se dedicar ao aprendizado do idioma ainda na pré-adolescência.

De acordo com Vera Bianchini, coordenadora pedagógica do Fisk - Centro de Ensino, entender a língua espanhola para um brasileiro é relativamente fácil, principalmente a leitura e nas situações em que o nativo fala devagar. Mas a coordenadora ressalta que o contrário nem sempre ocorre. "Ainda que na escrita, certas palavras sejam iguais ou muito parecidas, a pronúncia do brasileiro é muito diferente e possui sons que não são conhecidos pelo nativo hispano-americano", comenta.

Além disso, a semelhança com o português favorece o entendimento da língua estrangeira por um brasileiro, porém, é justamente isso que pode atrapalhar o aprendizado do espanhol. "Algumas pessoas costumam pensar que já conhecem o suficiente e não se dão conta de que estão falando em portunhol". Segundo Vera, dedicação é fundamental para aqueles que desejam aprender um idioma. "Além do curso, o ideal é utilizar o tempo fora da escola para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala aula."

Dificuldades nas conjugações verbais e na pronúncia são as mais comuns. A coordenadora pedagógica dá algumas dicas que podem diminuir essas barreiras:
• É fundamental estar atento e conhecer bem os verbos, principalmente os irregulares;
• Cuidado com as diferenças entre um tratamento formal e um informal. Em português, conjugamos o verbo em 3ª pessoa, tanto quando falamos utilizando o "você", como quando utilizamos "o Sr. / a Srª.". Em espanhol o verbo muda.
• Preste atenção no emprego de "falsos amigos". Essas palavras são comuns e geram certa confusão, pois parecem significar a mesma coisa em ambas as línguas, mas têm denotações distintas. Por exemplo, se um hispano-americano lhe disser que a comida está "exquisita", ele estará elogiando a comida, e não o contrário;
• Quanto à pronúncia, alguns sons são difíceis para o brasileiro produzir, como os das letras "t" e "d" seguidas das vocais "e" ou "i". Outros, não existem em espanhol, como os sons nasais e o das letras "z" ou "s" (quando está entre vogais).
Vocabulário: dominar o vocabulário exige memorização. No caso do espanhol, há palavras parecidas, mas com significado ou grafia bem diferentes. É fundamental que o estudo do conteúdo seja gradativo para garantir a assimilação das palavras. Estude o vocabulário de 5 a 10 minutos por vez, mas faça 3 ou 4 vezes por dia. Uma boa maneira é preparar "post-its" (dez no máximo) com uma palavra em espanhol de um lado e sua tradução do outro e carregá-los no bolso ou na bolsa para ler em momentos ociosos (no trânsito, na fila do supermercado etc). Substitua as palavras memorizadas, mas retorne-as ao "monte" de vez em quando para ter certeza de que não as esqueceu. Não deixe para tentar memorizar 200 palavras de uma vez antes de um teste.

Gramática: As conjugações dos verbos irregulares causam muita confusão aos brasileiros. Assim como acontece com vocabulário, para usá-los com naturalidade, a repetição é essencial e, com relação à gramática, escrever é igualmente importante. Escreva as conjugações várias vezes e faça os exercícios do livro. Uma dica é consultar testes e exercícios disponíveis na internet, as tarefas online podem se tornar mais atraente.

Leitura e Compreensão Auditiva: Use e abuse da internet para ler em espanhol, notícias, piadas, textos técnicos ou de ficção, enfim, o que você se interessar. Observe como tempos verbais, preposições ou expressões são empregados e associe àquilo que você aprendeu no curso. Entender o espanhol escrito e falado (desde que devagar) não é tão difícil para um brasileiro e é por isso que o aluno deve desenvolver o hábito de ler e ouvir o idioma regularmente para que as habilidades de escrita e de conversação, a pronúncia e a memorização de vocabulário sejam fortalecidas e expandidas.

Ao assistir a um DVD, selecione o áudio, ou pelo menos a legenda, para espanhol e associe o que está ouvindo ao que está lendo. Tome nota de algumas palavras ou expressões e procure utilizá-las nas próximas produções escritas ou orais. Também selecione o idioma espanhol ao assistir a programas na TV a cabo e preste bastante atenção à pronúncia e à entonação dos falantes nativos.

Conversação: Falar em espanhol fora da sala de aula não é uma prática comum a muitos brasileiros. O ideal é se forçar a essa pratica, mesmo que "artificialmente". Uma ideia é fazer ligações diárias a um colega de curso e utilizar somente o idioma no diálogo. Pense em espanhol e fale consigo mesmo no idioma, pode parecer estranho, mas é uma prática extremamente útil. Por fim, procure frequentar salas de bate-papo com falantes nativos do idioma.

Quem é a Fisk
O Centro de Ensino Fisk possui 500 mil alunos distribuídos em mil escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, 105 no exterior e 864 franqueadas. O grupo opera em seis países: Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai. Há mais de 50 anos a instituição vem aprimorando e inovando o ensino de idiomas, com cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima dos 13 anos. Desde julho de 2008, oferece cursos de português para brasileiros e informática, operando como um centro de ensino e não apenas uma escola focada no aprendizado de línguas estrangeiras.

Instituto CEMA recebe alunos do ensino fundamental no próximo sábado > 07/08

Volta às Aulas com Visão do Futuro

Em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, o Instituto CEMA recebe alunos do ensino fundamental no próximo sábado 07/08


Não é só o uniforme e o material que precisam estar em dia para recomeçar as aulas e garantir boas notas. Desde o início do ano, as Secretarias de Educação do Estado e Município estão empenhadas em identificar problemas de visão que podem dificultar o aprendizado dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental.

As próprias professoras receberam treinamento para identificar as dificuldades dos alunos. Afinal, são elas que acompanham as crianças no dia a dia. Se há qualquer suspeita com relação à visão, as crianças são encaminhadas para uma consulta pré-agendada com o oftalmologista.

O Instituto CEMA participa da campanha oferecendo até 300 consultas por etapa deste grande projeto de saúde escolar. A primeita etapa aconteceu sábado passado, e a próximas será no próximo sábado, 7 de agosto. Mais uma chance para as crianças examinarem a visão e voltar às aulas em condições de aproveitar tudo o que a escola pode ensinar.

Neste dia, das 7h30 às 14 h, a equipe de oftalmologistas do Instituto CEMA irá diagnosticar hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia, utilizando aparelhos como autorrefrator (examina a miopia, astigmatismo e hipermetropia) e tonômetro (para medir a pressão intraocular). Se for necessário tratamento mais prolongado, será realizado no próprio Instituto CEMA, conveniado ao SUS,e sem nenhum custo para as famílias.

Segundo o oftalmologista e diretor-técnico do CEMA, Pedro José Monteiro Cardoso, a visita periódica ao oftalmologista é a melhor maneira de prevenir doenças oculares – por isso, todos os alunos devem participar. “É aconselhável consultar sempre o seu médico. O indicado é visitá-lo uma vez ao ano para fazer os exames de rotina, mesmo sendo criança”, aconselha o especialista.

O Instituto CEMA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública no âmbito federal, estadual e municipal, destinada ao atendimento de pessoas de baixa renda. A instituição fica na Rua Paschoal Moreira, 450, na Mooca. Para mais informações, acesse http://www.cemahospital.com.br

SERVIÇO:
Evento Visão do Futuro
Dia 7 de Agosto, das 8 h às 14 h
Instituto CEMA – Rua Paschoal Moreira, 450 – Mooca – São Paulo, SP

Escola Municipal de Jardinagem promove cursos e oficinas em 11 parques da Cidade

Neste mês de agosto, a Escola de Jardinagem descentraliza suas atividades e promove minicursos e oficinas em diversos parques da Cidade. Os temas são variados e incluem noções básicas de compostagem doméstica e minhocário, cultivo de hortaliças, plantas dentro de casa e ervas aromáticas, seleção e preparo de mudas.
Além disso, em alguns parques haverá o minicurso de jardinagem, uma versão condensada do curso municipal de jardinagem. Para este minicurso, o participante deverá trazer um vaso pequeno.
A idade mínima para participar das atividades é de 10 anos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas nos próprios parques. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa das atividades nos parques.

Centro

PARQUE DA ACLIMAÇÃO
Oficina: Compostagem doméstica e minhocário
Dia 14/8, das 14h às 17h
Endereço: Rua Muniz de Souza, 1.119 - Aclimação - Tel.: 3208-4042

Zona Oeste

PARQUE VILA DOS REMÉDIOS
Oficina: Minicurso de horta
Dias 21 e 28/8, das 8h às 12h
Endereço: Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413 - Vila dos Remédios - Tel.: 3625-1419

Zona Leste

PARQUE ESPORTIVO DOS TRABALHADORES (CERET)
Oficina: Como cuidar de plantas dentro de casa
Dia 21/8, das 9h às 12h
Cultivo de ervas aromáticas em jardineiras
Dia 28/8, das 9h às 12h
Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/nº - Vila Formosa - Tel.: 2268-0744/2076-1059

PARQUE VILA DO RODEIO
Oficina: Compostagem doméstica e minhocário
Dia 14/8, das 9h às 12h
Endereço: Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Cidade Tiradentes - Tel.: 2555-4655

PARQUE PIQUERI
Oficina: Minicurso de Jardinagem
Dias 6, 13, 20 e 27/8, das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé - Tel.: 2097-2213


Zona Norte

PARQUE JACINTHO ALBERTO
Oficina: Minicurso de Jardinagem
Dias 8, 15, 22 e 29/8, das 8h às 12h
Endereço: Rua Talófitos, 16 - Pirituba - Tel.: 3994-0947

PARQUE LIONS CLUB TUCURUVI
Oficina: Minicurso de Jardinagem
Dias 1º, 8, 15 e 22/8, das 8h às 12h
Endereço: Rua Alcindo Bueno de Assis, altura do nº 500 - Tucuruvi - Tel.: 2203-5837


PARQUE TEN. BRIGADEIRO FARIA LIMA
Oficina: Minicurso de Horta
Dias 21 e 28/8, das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Heróis da FEB, 322 - Parque Novo Mundo - Tel.: 2207-1426

PARQUE SÃO DOMINGOS
Oficina: Minicurso de Jardinagem
Dias 8, 15, 22 e 29/8, das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque São Domingos - Tel.: 3831-7083

Zona Sul

PARQUE LINA E PAULO RAIA
Oficina: Minicurso de Jardinagem
Dias 29/8, 12, 19 e 26/9, das 8h às 12h
Oficina - Como cuidar de plantas dentro de casa
Dia 21/8, das 14h às 17h
Oficina - Cultivo de ervas aromáticas em jardineiras
Dia 28/8, das 14h às 17h
Endereço: Rua Volkswagen s/nº - Jabaquara - Tel.: 5017-6522

PARQUE SHANGRILÁ
Oficina - Compostagem doméstica e minhocário
Dia 29/8, das 14h às 17h
Endereço: Rua Irmã Maria Lourença, 250 - Jd. Shangrilá/Grajaú - Tel.: 5933-3015

O MAIOR CENTRO DE INSPEÇÃO VEICULAR DO MUNDO ESTÁ NO TATUAPÉ

CIVA Tatuapé possui 32 linhas de operação - Fotos: Luiz Guadagnoli / Secom

Na manhã deste sábado (31), o prefeito Gilberto Kassab, acompanhado do secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e a Controlar entregaram o Centro de Inspeção Veicular Ambiental - CIVA Tatuapé, na Zona Leste. Com 32 linhas de operações e capacidade para realizar 4.608 inspeções por dia e 115.200 por mês, o novo CIVA é o maior do mundo e está habilitado para atender veículos do ciclo Otto, motocicletas e diesel leve.

"Para a cidade de São Paulo é importante avançarmos cada vez mais em políticas públicas para monitorarmos o meio ambiente e recuperarmos suas condições, e felizmente em São Paulo, as ações vão muito bem, principalmente aquelas que combatem a poluição do ar, da água, sonora e visual. E ao entregarmos o CIVA Tatuapé, nós ratificamos nossas convicções do quanto é importante para uma cidade como São Paulo, que possui quase 100 milhões de veículos, realizar esta ação em combate à poluição do ar", afirmou Kassab.

Prefeito Gilberto Kassab acompanha inspeção veicular

O prefeito ainda ressaltou que a Prefeitura procura oferecer as melhores condições para que esta inspeção seja feita da melhor maneira possível, fazendo com que a concessionária implante um número necessário de pátios e que ofereça aos usuários todas as condições de conforto e agilidade para realizar a inspeção veicular.

O novo espaço aumentará a capacidade total de inspeções mensais dos CIVAS para 752.400. Com o CIVA Tatuapé serão 27 Centros de Inspeção Veicular distribuídos em 16 endereços. O espaço onde está instalado o novo CIVA é de 28.464 m2, com uma área construída de 3.108,61 m2, onde estarão trabalhando 120 funcionários.

O Programa de Inspeção Veicular Ambiental vem sendo implantado pela Prefeitura gradativamente: em 2008, toda a frota a diesel teve que passar pela inspeção. Em 2009 foi a vez dos veículos diesel, todas as motos e também os carros movidos a álcool, gás ou gasolina registrados no Detran entre 2003 e 2008.

Desde o começo de 2010, todos os carros, motos, ônibus e caminhões com placa da cidade de São Paulo, inclusive os que optaram pelo licenciamento antecipado, são obrigados a passar pela inspeção Ambiental veicular.

O horário de funcionamento do CIVA Tatuapé será de 2º a sábado, das 7h às 19h e todas as inspeções devem ser previamente agendadas através do site: www.controlar.com.br ou através do Serviço de Atendimento Controlar (SAC) pelo telefone (11) 3545-6868. Os veículos com placa final 8 já podem fazer a inspeção na próxima semana, a partir de 3 de agosto em qualquer CIVA. Proprietários de veículos com placa 9 já podem começar a agendar a inspeção a partir do dia 1 de agosto.

I ESCOLA MÓVEL DE PANIFICAÇAO E CONFEITARIA DO SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP

Com o intuito de qualificar a mão-de-obra do setor de panificação e confeitaria, a diretoria do SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP – Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria, inaugurou dia 2 de agosto, os primeiros cursos rápidos e básicos, na periferia de São Paulo
“É um sonho antigo da nossa diretoria. A nossa Escola Móvel de Panificação e Confeitaria foi apresentada ao público e à imprensa durante a FIPAN 2010, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de julho e agora, como prometido, as aulas já começaram. Nossa escola nasceu da necessidade de qualificar a mão-de-obra da periferia que não tem condições de vir até o centro da cidade para participar dos cursos técnicos do IDPC”, disse Antero José Pereira, presidente das entidades.
Os primeiros cursos que serão ministrados serão cursos rápidos como Produção de Pão Francês com Qualidade, Reaproveitamento de Sobras (pães, bolos e frios), Pães Especiais, Pães Integrais, Higiene e Manipulação de Alimentos, Confeitaria Seca, Tábua de Frios, entre outros.
“Nossa Escola Móvel de Panificação e Confeitaria estacionada na Zona Leste, no Mercado Municipal Teotônio Vilela, na Av. Arquiteto Vila Nova Artigas, número 1234, no Jardim Sapobemba e permanecerá lá até o dia 20 de agosto, com aulas ministradas por nutricionistas, gastrônomos, técnicos em panificação, engenheiro de alimentos, das 8 às 18 horas. Na última semana de agosto, irá para a Zona Sul da cidade”, continua o presidente.
Projetada pela Truckvan, a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria possui 60 m2, foi montada sobre o chassi de uma carreta e possui todos os recursos para ministrar aulas teóricas e práticas a 25 alunos, por turma. “É equipada com batedeira industrial, fogão industrial, forno de microondas, resfriadora/dosadora; fatiadora e massadeira industrial, balanças, entre outros. Temos certeza que, com nossos cursos, o mercado paulistano que hoje possui cerca de 10 mil vagas no setor, diminuirá muito esse quadro”, finaliza Antero Pereira.

O SINDIPAN-AIPAN-IDPC fica na Rua Santo Amaro, 313, Bela Vista, São Paulo e maiores informações sobre a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria e seus cursos podem ser obtidos pelo telefone 11 3113.0166.

CDHU faz plantão para atender inadimplentes em Vila Prudente, Jardim Colorado e Fazenda Itaim‏

São Paulo, 5 de agosto de 2010 CDHU faz plantão para atender inadimplentes em Vila Prudente, JardimColorado e Fazenda Itaim Expectativa é retomar a arrecadação de 120 mil contratos em todo o Estado; Companhia dará condições especiais para negociação dos débitos.

Dias 7 e 8 de agosto, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) faz plantão nos bairros de Vila Prudente, Jardim Colorado e Fazenda Itaim, zona leste da Capital, para renegociar dívidas de mutuários inadimplentes e regularizar contratos. Os interessados de Vila Prudente e Jardim Colorado devem comparecer ao Centro Comunitário, na Rua dos Banqueiros, nº 177, munidos de RG, CPF e a última prestação paga ou comprovante de propriedade do imóvel. Sábado das 9h30 às 13h30. A inadimplência nos dois bairros chega a 36 % dos 693 contratos em cobrança.

Domingo, 8 de agosto, das 9h30 às 12h30, na Avenida Marechal Tito, nº 4.187, o plantão atenderá os inadimplentes de conjuntos da Fazenda Itaim. O índice de inadimplência dos 1.050 contratos ativos no bairro é de 26%. A CDHU oferecerá alternativas aos devedores para a regularização dos débitos, como o parcelamento da dívida mediante amortização mínima de 10% e a ampliação do prazo de financiamento, que resultaria na diminuição do valor das prestações. Os mutuários poderão, ainda, utilizar até 80% do FGTS como parte do pagamento das prestações a vencer. Pessoas que adquiriram imóveis de mutuários originais por meio de "contratos de gaveta" também poderão resolver essa situação irregular. Para isso, é necessário que o morador se enquadre no perfil de atendimento da CDHU. Se for o caso, o imóvel poderá ser transferido para o seu nome.

Até o final do ano, serão promovidos, aproximadamente, 670 plantões de atendimento na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a Capital, e nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Para facilitar o deslocamento das pessoas, o atendimento será realizado em locais próximos aos conjuntos habitacionais.

A CDHU prevê regularizar 120 mil contratos, aumentar a receita em 10% e receber mensalmente R$ 6 milhões. Pela Internet (www.habitacao.sp.gov.br ou www.cdhu.sp.gov.br), o mutuário pode se informar sobre o financiamento e emitir boletos de pagamento, calcular o débito, parcelar dívida, fazer propostas de renegociação, entre outros serviços.

Projovem prorroga prazo de inscrição até 10 de agosto

O Projovem Trabalhador – Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que oferece, gratuitamente, 10 mil vagas para cursos de qualificação profissional, tem três novidades. As inscrições foram prorrogadas para até o dia 10 de agosto e podem ser feitas também pela internet, no site www.projovemsp.com.br. Além disso, os alunos contarão com mais um incentivo: poderão sair da capacitação com emprego garantido. São cinco mil vagas de emprego na área de telemática (ligada à computação e telecomunicação), três mil em administração e dois mil no setor de alimentação. O início das aulas está programado para dia 23 de agosto.

O Projovem é uma parceria entre a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho. O objetivo é preparar e inserir jovens no mercado de trabalho, contribuir para o reconhecimento e a valorização dos direitos humanos, reduzir desigualdades e ampliar atendimento aos excluídos da escola e da formação profissional.

Na área de telemática, os cursos darão formação de operador de telemarketing, operador de microcomputador, assistente de vendas e helpdesk. Em administração, a capacitação será para auxiliar de escritório, arquivista, office boy/girl e almoxarife. E no setor de alimentação, para atendente de lanchonete/chapista, cozinheiro auxiliar e repositor de mercadorias.

Os cursos terão duração de seis meses, com uma carga horária total de 350 horas, sendo parte delas destinadas à qualificação social e parte à qualificação profissional. As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite e terão início no dia 23 de agosto.

O aluno ainda contará com alguns benefícios durante o curso como: auxílio transporte, auxílio financeiro de R$ 600 divididos em seis parcelas de R$ 100, lanche, material didático (apostilas), kit escolar (mochila, cadernos, lápis e borracha) e duas camisetas.
O programa é destinado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que estejam em situação de desemprego, residentes no município de São Paulo, sejam membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa e que estejam cursando ou tenham concluído ensino fundamental ou médio. As listas dos alunos selecionados serão publicadas nos sites da Semdet (WWW.prefeitura.sp.gov.br) e do Projovem Trabalhador (WWW.projovemsp.com.br), sendo a primeira no dia 18 de agosto, e a segunda, no dia 27 do mesmo mês. Os interessados ainda podem se cadastrar nos CATs – Centros de Apoio ao Trabalho, nas unidades Luz, Interlagos, Lapa, Itaquera e Santana.

Endereços:
- Zona Central / CAT Luz
Av. Prestes Maia, 913
Horário de atendimento das 7h às 18h

Sábado das 7h às 13h

- Zona Sul / CAT Interlagos
Av. Interlagos, 6.122
Horário de atendimento das 7h às 18h

Sábado das 7h às 13h

- Zona Oeste / CAT Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento das 7h às 18h

Sábado das 7h às 13h

- Zona Oeste / CAT Lapa
Rua Afonso Sardinha, 201
Horário de funcionamento 8h às 17h

Sábado das 7h às 13h

- Zona Norte / CAT Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1553
Horário de atendimento das 7h às 18h

Sábado das 7h às 13h

- Zona Leste / Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento das 7h às 18h
Sábado das 7h às 13h

Célula-tronco de embrião será testada em humanos

O teste será feito apenas em pacientes com lesões recentes

Cientistas americanos usarão pela primeira vez células-tronco embrionárias para reconstituir a medula espinhal de pessoas paralisadas por lesões recentes na coluna. Os primeiros testes serão feitos em pacientes paraplégicos, que tenham sofrido a paralisia a menos de 15 dias antes do teste clínico.

Porém, o teste com as células-tronco servirá para analisar sua segurança e não a eficácia para este caso. As células-tronco serão transformadas em precursores de oligodendrócitos (células que ajudam na restauração das fibras nervosas).

Essas células envolvem os neurônios do sistema nervoso central. Quando um paciente paraplégico pensa em mover as pernas, mas não consegue fazê-lo, é porque os oligodendrócitos que encapavam seus nervos desapareceram. A informação é interrompida no meio do caminho, pois a transmissão do impulso nervoso entre cérebro e músculos através da medula não é mais possível.

“Acredito que esta experiência trará resultados surpreendentes para nós. As células-tronco são a aposta da medicina para vários tipos de tratamento”, diz o diretor do Centro de Criogênia Brasil, doutor Carlos Alexandre Ayoub.

Há esperança de que vários fatores produzidos pelas células injetadas possam ajudar a regeneração de tecidos danificados. A expectativa é que se obtenham resultados melhores em uma lesão ainda não cicatrizada.

Apesar da experiência acontecer em pacientes que ficaram paraplégicos em apenas duas semanas antes da aplicação, os resultados geram expectativas em muitos pacientes.

“É por isso que cada vez mais casais buscam coletar e armazenar as células-tronco do cordão umbilical de seus bebês. É um seguro para o tratamento de várias doenças em qualquer momento da vida. Além disso, a compatibilidade é total e a disponibilidade é imediata”, explica Ayoub.

Em São Roque, interior de São Paulo, uma família viu esperanças no nascimento de Luiz Henrique Sebben para tentar ajudar o irmão Lucas de 20 anos, que sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Para isso, armazenaram as células-tronco do cordão umbilical do bebê.

“Após o acidente do meu filho Lucas estamos tentando de tudo para que ele volte a ter os movimentos. Vimos no nascimento de Luiz Henrique essa oportunidade. Tenho certeza que ele veio ao mundo para ser a esperança do meu filho mais velho”, disse emocionado Miguel Ângelo Sebben, pai dos meninos.

Guardas Ambientais de São Miguel flagram desmanche de veículo em área de preservação

GCMs em patrulhamento no perímetro do Jardim São Martinho, em São Miguel Paulista, Zona Leste, avistaram numa casa abandonada, localizada na rua das Crianças, 93, três veículos, sendo dois totalmente desmanchados e um Fiat Uno, ano 98 (ainda completo).

Por se tratar de área de preservação ambiental, os GCMs acionaram a Subprefeitura de São Miguel para a operação de desfazimento desta e de outras duas construções irregulares. O caso foi encaminhado para o 59º DP, bem como as peças dos veículos desmontados e o Fiat Uno, que havia sido roubado há algumas semanas. O carro foi devolvido, pelo delegado, à proprietária.

Participaram da operação, dez Guardas Ambientais, quatro viaturas, dois caminhões, um trator e quinze agentes da Subprefeitura. A população também pode contribuir com a Guarda Ambiental na coibição deste tipo de crime. Basta ligar para o telefone 153.

Reprodução Assistida é tema de palestra gratuita em São Paulo

Especialistas do Grupo Huntington discutem as novas técnicas para os casais que querem ter filhos e tem dificuldade para engravidar


No dia 10 de agosto, às 20h00, o Grupo Huntington, com o apoio do Programa Acesso, apresentará a palestra Fertilidade: um compromisso do Casal para futuros pais e mães que querem ter filhos, mas não conseguem engravidar. O objetivo do encontro é divulgar os avanços médicos na área e oferecer informações de qualidade. Na ocasião, as médicas Claudia Gomes e Thais Domingues, e o urulogista Mauro Bibancos, do grupo Huntington, abordarão de forma didática as novas técnicas de Reprodução Assistida. O encontro será no Teatro Silvio Romero, localizado na Rua Coelho Lisboa, 334 – Bairro Tatuapé. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

Atualmente a infertilidade, atinge cerca de 20% do total de casais brasileiros que tentam a gravidez. As causas são variadas e podem estar relacionadas tanto a problemas femininos quanto masculinos”, explica o dra. Claudia Gomes.

Além disso, a palestra terá a presença de um urologista porque o papel do homem no casal infértil é tão importante como o da mulher, sendo ele portador de alterações que levam a infertilidade em até metade dos casais que procuram tratamento. “A investigação no homem é tão necessária quanto à da mulher e deve ser realizada ao mesmo tempo, pois eles podem apresentar quadros que incluem desde infecções testiculares e prostáticas à ausência de espermatozóides no sêmen”, informa o especialista Mauro Bibancos.

Outros fatores também contribuem para estes índices, como a idade e a endometriose – presença de tecido endometrial (o mesmo tecido que reveste o interior do útero e que é expelido durante a menstruação) fora da cavidade uterina. Os avanços da Medicina Reprodutiva permitem que muitos casais encontrem na Reprodução Assistida a possibilidade de realização de uma gravidez saudável. Os recursos científicos incluem diferentes técnicas, dentre elas a Estimulação dos Ovários, a Inseminação Artificial, a Fertilização in Vitro (FIV), além de tratamentos e técnicas complementares.

Serviço

Palestra: Fertilidade: um compromisso do casal
Data: 10 de agosto
Horário: 19h30
Local: Teatro Silvio Romero – Rua Coelho Lisboa, 334 – Bairro Tatuapé
Telefone: (11) 2091-7888

Sobre a Huntington

Criada em 1995, a Huntington Medicina Reprodutiva é um dos maiores grupos do Brasil, com seis unidades instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sob a direção de Paulo Serafini e Eduardo Motta, em São Paulo, e Isaac Yadid e Marcio Coslovsky, no Rio de Janeiro, renomados especialistas na área, o grupo é referência nacional em tratamentos para fertilidade. A Huntington possui corpo médico e técnico-científico altamente capacitado, que se destaca na prática clínica, cirúrgica e tecnológica. Os principais tratamentos utilizados atualmente são: Inseminação Artificial, Fertilização in Vitro, além de técnicas de reversão de vasectomia e de laqueadura, entre outras.

Acabe com as cicatrizes deixadas pela acne

Um rosto bonito, sem marcas de acne, pode ser o diferencial para sua autoestima. O Smartxide Dot, por exemplo, é o mais recente laser de CO2 fracionado que promove a renovação da pele e estimula o colágeno que, por conseqüência, elimina manchas e cicatrizes deixadas pela acne. No entanto, afirma especialista, a lesão deve estar totalmente curada antes de realizar o tratamento.

Quem não tem ou nunca teve espinhas? Possivelmente, muitas mulheres e homens, independente da idade, já se depararam com elas ao olhar no espelho. Não é um problema desesperador, pois há muitos tratamentos e cosméticos para eliminá-las. Em alguns casos, porém, elas deixam lembranças: as temidas cicatrizes, que podem marcar um rosto para sempre.

Muitas pessoas tornam-se extremamente retraídas no convívio social por causa das cicatrizes de espinhas, que assumem a forma de depressões e às vezes cavidades (pequenos buracos). Outras vezes, essas cicatrizes aumentam de volume, assumindo um aspecto de cordão (queloides). Uma rápida alternativa para amenizar o problema é a maquiagem que, entretanto, não serve para todos, principalmente para os homens, que raramente se dispõem a usá-la. Para a médica e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Fabiana Pietro, a melhor solução é, de fato, procurar um tratamento definitivo e seguro, pois o brasileiro também já pode usufruir de tecnologias consagradas na Europa e nos Estados Unidos como, por exemplo, o Smartxide Dot (considerado o tratamento "gold standard" para cicatrizes).

O aparelho, explica a professora, utiliza a tecnologia fracionada, ou seja, é como se passasse um feixe de luz por uma peneira, fazendo com que só chegue à pele milhares de minúsculos disparos do laser. “Isto possibilita escolher a quantidade de furinhos, quer dizer, posso atingir 30% da pele, 70%, ou 90%, e, desta forma, realiza-se uma remoção mais leve ou mais radical, dependo da profundidade da cicatriz. É possível realizar o procedimento várias vezes – dentro de um intervalo de 30 dias - e com a sequência de sessões, pode-se atingir a totalidade da pele, obtendo resultados semelhantes a um laser total, porém, de forma "fracionada", sem um pós-operatório grave e desconfortável para o paciente. A pele fica com micro-casquinhas microscópicas, que se parece com um bronzeado, mas o paciente pode continuar sua rotina normalmente”, observa a médica.

Outra grande vantagem da tecnologia fracionada, lembra a professora, é a possibilidade de utilização em áreas não-faciais para tratamento de flacidez de pele (principalmente em interno de coxas e braços, locais bastante difíceis de serem tratados com tecnologia habitual), estrias e celulite, quando esta é mais flácida, já que é totalmente proibido utilizar qualquer procedimento que simule peeling profundo em pescoço, colo, braços, pernas, dentre outras partes do corpo. Isto acontece porque a face tem 40 vezes mais unidades pilo-sebáceas que relação a outra região corporal. “Com a tecnologia fracionada, contudo, podemos fazê-lo em qualquer parte do corpo, com excelentes resultados”, diz ela. A médica também lembra que o procedimento pode ser feito na pele negra e que os resultados podem ser observados a partir da primeira sessão.

O Smartxide Dot é um aparelho que promove um peeling a laser fracionado, ou seja, ele pode remover as cicatrizes de acne por estimular a renovação da pele e de colágeno, atuando somente na área escolhida, como se fosse um feixe de luz.

Fonte: Dra. Fabiana Pietro - Professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e responsável pelo Ambulatório de Peelings da SBME.

Rejuvenesça esfoliando a pele

Uma boa esfoliação pode ser a alternativa mais fácil e rápida para recuperar a pele e deixá-la bonita e jovem. Pesquisas comprovam que o procedimento, quando realizado com o complexo enzimático PROZYMEX® HBT, pode proporcionar hidratação duradoura e acelerar a produção celular, mesmo durante o inverno.

A sensação é ótima. A pele fica macia, perfumada e com aspecto jovial. Quem já fez esfoliação de pele, principalmente na clínica estética, onde o profissional possui produtos mais específicos aliados ao conhecimento técnico, sabe o quanto é gostoso e rejuvenescedor o procedimento, também conhecido como peeling. Por esta razão, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, por meio de estudos e testes, concluiu que as Enzimas Proteolíticas Imobilizadas são altamente eficazes para esse tipo de procedimento, isto é, elas podem “quebrar” as células mortas e promover a renovação celular mais rapidamente, até mesmo durante o inverno, quando a pele fica mais sensível.
De origem natural e biotecnológica, este complexo enzimático também promove a esfoliação profunda na pele, reforçando a resistência das células contra a desidratação, além de estimular a produção de células novas. “Quando associadas a grânulos esfoliativos, a esfoliação é potencializada, além de deixar a pele pronta para receber outros procedimentos estéticos em cabine, como tratamentos anti-idade”, comenta o professor de cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da MEZZO, Paschoal Rossetti Filho.
As enzimas são proteínas que aceleram ou regulam reações bioquímicas no metabolismo humano. Na pele jovem e saudável, existe um equilíbrio interativo entre elas. Entretanto, se excessivamente estimuladas ou inibidas, pode haver um desequilíbrio enzimático que, por consequência, traz prejuízos à pele: oleosidade, ressecamento e irritabilidade, além de ativar alguns processos de envelhecimento epidérmico. A esfoliação, por esta razão, é considerada imprescindível antes de qualquer procedimento estético, pois ela prepara a pele para receber outros ativos.
Em função dessa necessidade, o Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, além da esfoliação com o complexo enzimático, investiu na criação de um kit de produtos a fim de facilitar o trabalho dos esteticistas e potencializar os tratamentos. Trata-se de uma máscara de gommage cuja função é manter a integridade da pele, sem causar irritações e com imediata melhora na textura e na iluminação natural da pele. Essa máscara foi formulada a partir de um blend de silicone em conjunto com o complexo enzimático e enriquecida com água ativa de cupuaçu, rica em silício e outros oligoelementos.
“Os três componentes juntos são fundamentais para atingir os resultados aspirados. O blend de silicones proporciona um sensorial diferenciado capaz de melhorar a textura da pele. A água ativa de cupuaçu possui ação remineralizante, nutritiva, hidratante e antioxidante, além de ser rica em silício, mineral essencial na síntese do colágeno”, comenta o professor. Ele também lembra que a equipe de pesquisa buscou a seleção de agentes esfoliantes compatíveis com cada tipo de pele a serem associados à esfoliação como, por exemplo, grânulos de tâmaras, nozes, areia vulcânica de Tahiti, areia de Bora Bora, bambu e apricot, além da associação do óleo essencial de palma rosa.

A esfoliação cutânea é um procedimento usado há muito tempo para recuperar a luminosidade da pele, proporcionar a renovação celular, e prepará-la para receber outros tratamentos estéticos na clínica. Por esta razão, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética desenvolveu o PROZYMEX® HBT. Trata-se do mais moderno complexo enzimático que, quando associados a grânulos específicos, potencializa e otimiza os resultados da esfoliação.

Fonte: Paschoal Rossetti Filho - Professor de Cosmetologia e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética.

SIMONINHA E MAX DE CASTRO HOMENAGEIAM O PAI WILSON SIMONAL NO SHOPPING METRÔ TATUAPÉ

A edição do Domingo Musical que acontecerá no dia dos pais reunirá hits de Wilson Simonal

No mês dos pais, o Shopping Metrô Tatuapé, em parceria com a rádio Alpha FM, traz ao palco do Domingo Musical o show “Baile do Simonal”, apresentado pelos cantores Wilson Simoninha e Max de Castro. O projeto é uma homenagem dos filhos ao pai, Wilson Simonal – ídolo consagrado nas décadas de 60 e 70. O evento gratuito, que irá relembrar grandes sucessos do músico, acontece no dia 8 de agosto, às 13h, na Praça de Eventos do Shopping.
Na ocasião, Wilson Simoninha e Max de Castro mostrarão ao público o talento que herdaram do pai. O evento promete animar os fãs com sucessos como"Sá Marina" e "Nem Vem Que Não Tem". Desde que foi gravado até agora, o show “Baile do Simonal” contou com a participação de grandes intérpretes da música popular brasileira, que se reuniram para celebrar o cancioneiro deste grande artista.

Músico, cantor, compositor e apresentador de televisão, Wilson Simonal tinha um poder de comunicação único, sua voz percorreu os quatro cantos do mundo. O primeiro pop star negro brasileiro foi um dos poucos artistas há dividir o palco com grandes estrelas como Sarah Vaughan e Stevie Wonder. Simonal lançou moda, encantou platéias com seu talento e carisma.

Sobre Domingo Musical

Em 2010, o projeto Domingo Musical, realizado em parceria com a Rádio Alpha FM, chega ao seu quarto ano consecutivo. O evento acontece um domingo por mês e tem como objetivo principal promover a cultura, proporcionando aos visitantes do Shopping Metrô Tatuapé o melhor da música brasileira. As apresentações são gratuitas e ocorrem na Praça de Eventos, no piso Tatuapé. A estrutura conta com uma área VIP que possui 250 assentos, mas é possível assistir aos espetáculos dos outros andares do Shopping. Para ter acesso a esta área, é necessário retirar uma senha antecipadamente no SAC do Shopping. As senhas são limitadas e distribuídas por ordem de procura. No dia do show não será distribuída nenhuma senha. Maiores informações através do telefone: 2090-7420.

Serviço:
Data: dia 08 de agosto de 2010 (domingo)
Horário: às 13h
Local: Praça de eventos do Shopping Metrô Tatuapé, localizado na Radial Leste com a Rua Tuiuti, integrado à estação Tatuapé do Metrô
Entrada gratuita