FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Kassab faz visita técnica ao Oceanário e ao Parque das Nações em Lisboa

Kassab faz visita técnica ao Oceanário e ao Parque das Nações em Lisboa
Ele vai analisar experiências bem sucedidas em obras de restauração da capital portuguesa
Foto: Oceanário de Lisboa

O prefeito Gilberto Kassab, que está afastado do cargo por motivos de férias, visita nesta segunda-feira, dia 12, o Oceanário e o Parque das Nações, em Lisboa. O roteiro foi incluído na agenda de Kassab por se tratar de um marco na recuperação e revitalização de áreas urbanas degradadas, como o era a área portuária da capital portuguesa, e porque está sendo avaliada a possibilidade de se incluir algo semelhante ao museu marinho na reforma do Parque D. Pedro II, que prevê a revitalização e a criação de novas áreas da região, integrando o Mercado Municipal ao Museu Catavento (Palácio das Indústrias) e à Casa das Retortas, que vai abrigar o Museu da Cidade.

Além de conhecer pessoalmente o conceito e a infraestrutura do Parque das Nações, o prefeito afastado visitará os equipamentos culturais e de lazer que integram o projeto, que contribuíram para projetar ainda mais Lisboa no cenário internacional e são responsáveis pela atração de turistas do mundo todo, entre os quais o Oceanário da cidade - museu de biologia marinha que figura entre os maiores do planeta.

Inaugurado em 1998 durante a última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os Oceanos, um Patrimônio para o Futuro", o Oceanário tornou-se um dos principais equipamentos de lazer, cultura e espaço de educação ambiental de Portugal. Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas percorrem as suas exposições. Na visita técnica, o prefeito pretende, também, obter subsídios para a formatação do projeto que prevê um centro internacional de convenções e eventos em Pirituba, zona norte da cidade, e para a candidatura de São Paulo a sede da Expo 2020.

O Parque das Nações, que sediou a Expo 98, foi inspirado num conceito urbano cujo objetivo era recuperar o ambiente e a paisagem, reconverter o seu uso e assegurar a integração desse espaço no tecido da cidade. O resultado tornou possível gerar uma nova centralidade na área metropolitana de Lisboa, na qual foram incluídas também habitação, áreas verdes, serviços, cultura, lazer e toda a infraestrutura necessária, além de ser um pólo internacional de eventos.

EXPO 2020

Vários passos já foram dados para preparar a cidade de São Paulo para receber esse que é um dos principais eventos mundiais. No dia 27 de maio, o prefeito licenciado de São Paulo assinou um termo de cooperação técnica para estudos de viabilidade da candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2020. O acordo foi firmado com a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib).

O pacto assinado pelo prefeito e pelo presidente da Abdib, Paulo Roberto Godoy, serviu para que a associação prepare estudos sobre impacto econômico, ambiental, físico e planejamento estratégico no sentido de fortalecer a campanha paulista. A definição da sede do evento acontecerá em 2013. Além de São Paulo, a cidade de Nova York demonstra interesse em receber a Expo em 2020.

A cidade de São Paulo está participando da Expo Xangai 2010, cujo tema é "Better City, Better Life" (Cidade Melhor, Vida Melhor). Esta é a primeira vez que cidades participam da exposição mundial. Das 188 cidades candidatas à concessão de um espaço, São Paulo ficou em quarto lugar com o Projeto Cidade Limpa. A receptividade aos projetos de São Paulo tem sido muito grande no evento e a visitação tem batido recordes de público. No mês junho foram mais de 227 mil visitantes, mais que o dobro de maio, quando foram registradas 111.246 pessoas no local. Os meses de julho e agosto devem atrair um número ainda maior de visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.