FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Catarata: Correção pode ser feita com lentes diferentes em cada olho

Avanços tecnológicos e qualificação médica permitem mais conforto, segurança e liberdade para quem tem catarata. A correção é cirúrgica e há casos em que o implante de uma lente monofocal e uma multifocal podem ser a solução para ficar livre dos óculos após os 60 anos de idade. Neste sábado(10), considerado o Dia Mundial da Saúde Visual, essa conquista é um dos motivos de comemoração.

A cada ano, cerca de 600 mil brasileiros, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), recebem um diagnóstico de catarata e com ele o risco de cegueira. Mas trata-se de uma cegueira reversível a partir de uma cirurgia de implante de lente intraocular, a qual permite ao portador voltar a enxergar, ter autonomia - a depender da lente implantada - e até, livrar-se dos óculos. Isto porque a evolução tecnológica para a produção de lentes intraoculares tem se mostrado tão acelerada que já permite a personalização total do tratamento com procedimentos específicos considerando as características únicas de cada olho.

A catarata é a opacificação do cristalino, lente natural dos olhos e que ao amarelar, em consequência do envelhecimento, impede a passagem da luz para a formação nítida das imagens na retina e conseque ntemente no cérebro. "O único tratamento existente é cirúrgico", esclarece o oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Rodrigo Vaz, ao comentar que os diferentes tipos de lentes existentes podem ser combinados e oferecer a situação ideal com as vantagens de cada uma.

Escolha - Após a realização do exame oftalmológico completo, onde o diagnóstico de catarata é feito, o paciente e o médico em conjunto poderão decidir pela substituição do cristalino opaco por uma lente artificial com capacidade monofocal ou multifocal.

Há pacientes que gostam de usar óculos e optam pela monofocal, a qual, de acordo com Vaz, "é indicada para proporcionar uma visão de qualidade para longe".

A lente monofocal também tem capacidade de corrigir o astigmatismo. Trata-se de uma evolução recente das lentes intraoculares monofocais. "Até pouco tempo corrigiam somente a miopia e a hipermetropia", lembra o médico.

Lentes que corrigem o astigmatismo, denominadas tóricas, trouxeram um avanço tecnológico com a modificação da sua estrutura. O oftalmologista salienta que "a correção do astigmatismo com as lentes tóricas representa mais um ganho na qualidade de visão e liberdade os óculos".

Já as lentes chamadas acomodativas trazem outras vantagens ao portador de catarata. Devido a sua capacidade de movimentação e ajuste, para frente e para trás, melhoram a visão para longe e trazem benefícios também para perto.

Na avaliação de Rodrigo Vaz, as acomodativas oferecem ao paciente a oportunidade de melhora na visão para perto nos casos em que uma multifocal estiver contra-indicada.

Entre as impossibilidades de implante de multifocal estão, por exemplo, a detecção de algum defeito no fundo do olho. Segundo Vaz, são considerados impeditivos para a multifocal a presença de uma Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), cicatrizes ou opacidades na região central da visão.

Combinando lentes - Há ainda situações em que a combinação ideal pode ser uma mescla de lentes, com propriedades diferentes, uma para cada olho. Chama-se Mix and Match a indicação de implante de uma monofocal em um olho e uma multifocal no outro, ou uma lente acomodativa e uma multifocal. "Há casos em que este mix, personaliza a cirurgia e leva o paciente de catarata a uma satisfação superior com sua nova condição visual", destaca Vaz.

Outro aspecto assinalado pelo oftalmologista do HOB são os avanços tecnológicos que fizeram a cirurgia de catarata mais confortável e segura. Ele destaca que "anestesia tópica, incisões pequenas, livres de pontos e tempo reduzido de cirurgia estão entre os fatores-chave para maior segurança, recuperação visual mais rápida e alto índice de satisfação manifestado pelos pacientes no pós-operatório".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.