FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Hipertenso ignora perigo

Estudo aponta que 93% dos pacientes em tratamento no hospital estadual Dante Pazzanese desconhecem diferença entre sal e sódio

Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde promovido com pacientes hipertensos atendidos no hospital estadual Dante Pazzanese, referência nacional em cardiologia, aponta que 93% deles simplesmente desconhecem a diferença entre sal e sódio.
O estudo, realizado em março deste ano, ouviu 1.294 pacientes. Desse total, 75% disseram que não costumam ler os rótulos dos alimentos, que informam a quantidade de sódio do produto.
Entre os que lêem os rótulos dos alimentos, 19% consomem alimentos embutidos, como lingüiças e salsichas (com altos teores de sódio) pelo menos uma vez por semana. Outros 18% consomem alimentos enlatados ou envidrados e 17% consomem queijos salgados uma vez por semana, no mínimo.
Ainda segundo o estudo, 10% dos pacientes que sabem a diferença entre sal e sódio utilizam saleiro na mesa durante as refeições.
O sal de cozinha é constituído por dois componentes, sódio e cloreto. Mas é o sódio presente no sal que pode ocasionar problemas de saúde quando consumido em excesso.
“Se há um número grande de pacientes hipertensos que deveriam ter essa preocupação e não têm, o desconhecimento será pior ainda no restante da população”, afirma o médico nutrólogo Daniel Magnoni, do Ambulatório de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese.
“Os pacientes que não controlam o consumo de sódio possuem mais chances de sofrer derrames e problemas cardíacos, têm que fazer uso de mais medicamentos e apresentam dificuldade para controlar a hipertensão”, observa o médico.
O consumo ideal diário de sal de cozinha é de até 6g, que representa 2,4g de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.