FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 6 de julho de 2010

Faceta de porcelana é o segredo de sorrisos famosos

Método usado para plástica dental transforma sorrisos em até sete dias. O tratamento é rápido, indolor e definitivo

Dentes brancos e um novo sorriso em até sete dias já é uma realidade disponível em muitos consultórios de odontologia graças às novas técnicas desenvolvidas a cada dia. A plástica dental vem se tornando uma grande aliada dos tratamentos estéticos, mas também pode ser usada para a correção de alguns problemas dentais. Métodos como as facetas de porcelana garantem um novo sorriso ou até mesmo um sorriso parecido com o do artista predileto.

O cirurgião dentista Juliano Reis, especialista em plástica dental e rejuvenescimento odontológico, afirma que, menos invasivo do que os demais métodos, as facetas são capas de porcelana personalizadas que são fixadas na parte frontal dos dentes. Para realizar o procedimento, é retirada uma fina camada do dente do paciente para que o encaixe da prótese seja perfeito. "Estudos comprovam que a durabilidade do material é, em média, de até dez anos", diz.

As facetas são a melhor alternativa para quem deseja agilidade no tratamento. Clareamento de dentes manchados, correção de imperfeições ou de sorriso torto e preenchimento de espaços entre os dentes são alguns dos resultados alcançados em até uma semana após o início do tratamento. “É o segredo por trás de muitos sorrisos que vemos na televisão, como no caso da atriz Giovanna Ewbank e da cantora Patrícia Lissah”, revela.

O método também é um dos procedimentos utilizados pelo visagismo, que é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética). O tratamento é combinado com a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Muitos pacientes também procuram os consultórios para deixar o seu sorriso parecido com os de alguns artistas. “Com a possibilidade de ver o sorriso totalmente transformado pela técnica das facetas, recebo muitos casos de pessoas que querem deixar o sorriso parecido com algum famoso. Lembro de um caso de uma mulher que quis seu sorriso parecido com o da atriz Eliane Giardini”, relembra o cirurgião dentista.

Mas cada caso deve ser analisado e levado em consideração a estrutura do rosto para saber se o resultado será um sorriso harmonioso. Juliano explica que, para definir o novo sorriso, é usada a técnica da proporção áurea, muito usada na arte como referência de estética. O procedimento pode ser usado para restaurar um dente, resolvendo um problema localizado, ou mesmo em vários dentes simultaneamente, quando o objetivo é a transformação total de um sorriso.


Tratamento definitivo

As facetas de porcelana apresentam uma característica que é a resistência e durabilidade. “Uma vez colocada, a porcelana pura não precisa ser trocada com o tempo, uma vez que sua cor nunca sofre alteração”, explica o cirurgião dentista. A prótese não exige recomendações especiais para sua manutenção. “Nesse caso, o que vale é o bom senso”, lembra. Os incríveis resultados têm um preço. Cada faceta de porcelana tem um valor que vai de R$ 700 a R$ 4 mil. “É um investimento que melhora a qualidade de vida e a auto-estima do paciente”, esclarece Juliano.

JULIANO REIS é cirurgião dentista, especializado em Plástica Dental- Rejuvenescimento Odontológico e Clínica Geral.

6 comentários:

  1. Não entendo. Em vários lugares eu leio a mesma coisa. Primeiro falam que as facetas são definitivas, que não precisam de manutenção. Mas também falam que duram de 10 a 15 anos. Se elas são definitivas e não têm a capacidade de manchar, então o que acontece depois dois 10...15 anos??

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o comentário do leitor anterior.

    será que essas facetas de porcelana são duráveis mesmos ou só o preço que é uma beleza.

    ResponderExcluir
  3. Meu marico fez esse tratamento e o resultado foi ótimo. Quanto a durabilidade segundo o dentista, disse que é pra sempre, mais com resalva. Tem que fazer manutenção sim. Independente do tratamento devemos ir ao dentista fazer revisão de uma a duas vezes por ano. É o correto para manter uma boca limpa e saudável.

    ResponderExcluir
  4. QUEM TEM BRUXISMO PODE FAZER ESSE TRATAMENTO,MESMO USANDO A PLACA INDICADA PARA MINIMIZAR ESSE PROBLEMA???

    ResponderExcluir
  5. Quem tem erosão dentária pode fazer? Isso ajuda ou piora?

    ResponderExcluir
  6. Quem tem erosão dentária pode fazer? Isso ajuda ou piora?

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.