FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Agenda de Eventos da Prefeitura - 9 a 12 de julho de 2010

Agenda da Prefeitura

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO PERCORRERÁ 13 SUBPREFEITURAS NESTE SÁBADO
Data: 10 de julho
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295

Neste sábado (10/7), a partir das 7h, 13 subprefeituras de São Paulo realizarão operação cata-bagulho para a remoção de objetos que não têm mais utilidade ou de difícil descarte pelos moradores do Butantã, Ermelino Matarazzo, Freguesia/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Lapa, M' Boi Mirim, Perus, Pinheiros, Pirituba, São Mateus, São Miguel, Sé e Vila Maria/ Vila Guilherme,, como móveis e colchões velhos, pneus, madeiras e eletrodomésticos danificados, entre outros. Confirma os horários e roteiros das operações deste sábado.

Butantã: das 9h às 15h
Onde: nas ruas Junta Mizumoto, Júlio Rebolo Perez, Doutor Ulpiano da Costa Manso, Plínio Salgado, Balbino de Miranda, João Guerra, Antonino Cintra, Luciano Marrano, Maritoto Albertinelli, Salvador Risoléu, Agenor de Lima Franco, Moacir Miguel da Silva, Sebastião Martins, Nitemar Vasconcelos, Augusto Farinha, Doutor Levindo de Paiva Duque, Geraldo Amorim, Aldo Bonadei, Claudionor Alves Bastos, Ari dos Santos, Paulo Lício Rizzo, Roberto Valentim de Camargo, Tsutomi Suzuki e Keisuke Kosa.

Ermelino Matarazzo: das 7h às 10h
Onde: a operação acontece no Jardim Popular e Jardim Três Marias.

Freguesia/Brasilândia: das 8h às 14h
Onde: nos Jardins Magali, Maracanã e Alvorada, Vila Dulcina, Parques São Luís e Hollywood e Favelas do Pó e do Impressionismo.

Jaçanã/Tremembé: das 8h às 15h
Onde: na Vila Nova Galvão, Chácara São João, Vila Nilo e Conjunto Habitacional Jova Rural.

Lapa: das 10h às 17h
Onde: no perímetro formado entre as avenidas Escola Politécnica, Corifeu de Azevedo Marques, Doutor Francisco de Paula Vicente de Azevedo, Presidente Altino e Engenheiro Billings (Marginal Pinheiros).

M' Boi Mirim: das 7h às 10h
Onde: nas ruas Tiquira, Lagoa Palhal, Castela Nova, Francisco G. Moraes, Custódia M. de Jesus, Colônia Nova, Serafim Álvares, Chaguaramas, Sanabani, Bojador, Minesota, Tijuapé, Cipotuba, Muira, Vasco de Quevedo, Campos, Borges, Vidigal, Juniperos, Raul Lino, Gaspar Fróis Machado, Costa do Marfim, Fernão de Castanheda, Tobias Stimmer, Diego Rivera, Doutor Nesralla Rubenz, Leonor Leles e Sulina.

Perus: das 8h às 12h
Onde: no Jardim Rosinha, Jardim Monte Belo, Sítio Itaberaba II, Jardim Clei, Conjunto Residencial Parque Esperança, Loteamento Vila dos Palmares e Morada do Sol, todos no Distrito Anhanguera.

Pinheiros: das 7h às 15h
Onde: no perímetro formado entre as avenidas Santo Amaro, das Nações Unidas, dos Bandeirantes (distrito Itaim Bibi) e ruas Michigan e Carlos Rega.

Pirituba: das 7h às 12h
Onde: no perímetro formado entre as avenidas Paula Ferreira, Edgar Facó, Benedito de Andrade e rua Manoel Barbosa.

São Mateus: das 7h às 11h
Onde: no bairro Jardim da Conquista.

São Miguel: das 7h às 15h
Onde: Jardim Maia e Jardim São Martinho.

Sé: das 12h às 18h
Onde: a operação acontece no distrito da Liberdade.

Vila Maria/ Vila Guilherme: das 8h às 13h
Onde: na região da Vile Ede, por trechos da avenida Júlio Buono, do cruzamento com a rua Luciano Broinizzi até a rua Ida Boschetti, rua Crispim Duarte até a avenida Conceição e rua Tupiraí.

GCM PARTICIPA DO DESFILE DE NOVE DE JULHO NO IBIRAPUERA
Data: 9 de julho
Secretaria de Segurança Urbana
3396-5842 / 5865

Nesta sexta-feira (9/7), às 9 horas, será comemorado no Parque Ibirapuera, o 78º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Na ocasião, a Guarda Civil Metropolitana, órgão vinculado a Secretaria de Segurança Urbana, estará participando com efetivo de 75 guardas, integrantes dos Comandos Operacionais Oeste-Centro, Sul, Norte e Leste. Também estarão presentes a guarda bandeira (Inspetora Pimentel) e a banda musical da corporação. Em 23 anos de história, a GCM sempre marcou presença nessa solenidade.

CINEMA NOS CEUS É OPÇÃO PARA FIM DE SEMANA PROLONGADO
Data: 9 a 11 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

As sessões de cinema nos CEUs terão programação variada a partir deste feriado de sexta-feira (9/7) e prossegue até domingo (11/7). Nesta sexta-feira (9/7), às 10h, o CEU Inácio Monteiro (Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº, COHAB Inácio Monteiro) apresenta o filme O amigo invisível. Ás 16h, no CEU Guarapiranga (Estrada da Baronesa, 1.120, Jardim Ângela) tem sessão de Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada. Neste sábado (10/7), às 14h, o CEU Alto Alegre (Rua Bento Guelfi, 1.802, Jardim Laranjeira) exibe Um homem de família. Às 15h, o CEU Paz (Rua Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná) traz a animação Valiant - Um herói que vale a pena. No domingo (11/7), às 15h, o CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena, s/nº, Vila Malvina) promete muita ação com Alta Velocidade. A seguir, às 17h, o CEU Feitiço da Vila (Rua Feitiço da Vila, 399, Chácara Santa Maria) mostra o filme A face oculta da lei.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO TEM SHOW COM BANDA DE MARIO BORTOLOTTO
Data: 9 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nesta sexta-feira (9/7), às 12h30, o Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso) apresenta o show da banda Saco de Ratos, dentro do projeto Show ao meio-dia, com entrada franca. Trazendo um rock and roll visceral e letras cruas do dramaturgo e vocalista Mário Bortolotto, a banda é formada ainda por Fábio Brum e Marcelo Watanabe (guitarras), Fábio Pagotto (baixo) e Rick Vecchione (bateria). O grupo lança na ocasião seu primeiro CD, intitulado Velhos bêbados barrigudos tocadores de blues.

PARQUES DA GUARAPIRANGA OFERECEM PROGRAMAÇÃO GRÁTIS NAS FÉRIAS
Data: 9 a 26 de julho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

Os parques da represa da Guarapiranga oferecem uma excelente opção de lazer gratuito durante o mês de julho, com programação especial para garantir diversão para a garotada que estará em férias. Nesta sexta-feira (9/7), o Parque da Barragem (Av. Robert Kennedy esquina com Av. João de Barros) terá uma oficina de futebol, além aula de capoeira de Angola, musicalização infantil e curso de recicláveis e jogos dinâmicos. Parque São José (Av. Frederico René de Jaeger, s/nº, Parque Real) , nos dias 25 e 26 de julho, terá atividades como jogos cooperativos e vivência em horta. Já o Parque Praia do Sol (Av. Robert Kennedy, 3.000, Socorro) tem atividades no período de sábado (10/7) até o dia 24, às 15h.

ANIMAÇÃO DOSSIÊ RÊ BORDOSA GANHA EXPOSIÇÃO NO CCJ
Data: 9 de julho a 15 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

A partir de sexta-feira (9/7) e até o dia 15 de agosto, a área de convivência do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) recebe gratuitamente a mostra com objetos presentes no premiado curta-metragem Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral. A exposição traz bonecos, cenários e making of do filme vencedor nas categorias melhor roteiro e montagem, no 36º Festival Internacional de Gramado, e melhor filme e animação brasileira, no 16ª Festival AnimaMundi, entre outros. Durante o período da exposição, a animação Dossiê Rê Borbosa será exibida na área de convivência e na HQteca do CCJ. De terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 18h.

NESTE SÁBADO TEM ENCONTRO DE CHORÕES NO JABAQUARA
Data: 10 de julho
Subprefeitura de Jabaquara
3397-3200

Neste sábado (10/7), das 15h às 18h, o Centro Cultural Jabaquara (Rua Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara) recebe o programa Encontro de Chorões, promovido em homenagem aos 50 anos de carreira de Luizinho Sete Cordas e ao Dia Estadual do Choro. Organizado em parceria com o SESC Santo Amaro, o Encontro de Chorões reunirá os grupos Conjunto Retratos, Duo Gallízia e Regional do Venâncio. Haverá participação especial do compositor, instrumentista e arranjador Luizinho Sete Cordas, que recebe homenagem na oportunidade. Será uma tarde de música instrumental realizada pela primeira vez na região do Jabaquara e com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO GRÁTIS NA CASA DE CULTURA SALVADOR LIGABUE
Data: 10 de julho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Neste sábado (10/7), a Casa de Cultura Salvador Ligabue (Largo da Matriz, 215, Freguesia do Ó) tem entre as atrações gratuitas a banda Cassino Rock, que apresenta clássicos do rock. No próximo domingo (18/7), quem gosta de música sertaneja de raiz pode dançar ao som do músico Jorlando. As oficinas de dança de salão, balé clássico, capoeira, flauta, teatro e expressão corporal para deficientes físicos estão em pleno funcionamento. Mais informações pelo telefone 3931-8266.

CATS REABREM NESTE SÁBADO, APÓS FERIADO DE 9 DE JULHO
Data: 10 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Nesta sexta-feira (9/7), em virtude do feriado da "Revolução Constitucionalista de 1932", comemorado nessa data, os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, como CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, CAT Móvel e São Paulo Confia, permanecerão fechados. O expediente dos postos fixos do CATs será retomado normalmente neste sábado (10/7), das 7 às 13h. O CAT Móvel e o São Paulo Confia retornarão suas atividades na segunda-feira (12/7), das 8 às 17h e das 9 às 18h, respectivamente. Confira os endereços dos CATs.

CIRCUITO DE CORRIDA DE RUA TERÁ ETAPA NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS
Data: 10 de julho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

Neste sábado (10/7), às 17h30, será realizada a Etapa Capela do Socorro do Circuito de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo. A prova acontecerá na pista do Autódromo de Interlagos (Av. Senador Teotônio Vilela, 261, Interlagos), com acesso pelo portão 7. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Capela do Socorro. A partir do dia 7 de julho, podem ser realizadas inscrições por meio do site www.ativo.com. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 5667-8039 e 3397-2816. O Circuito de Corrida de Rua tem objetivo de difundir a prática do esporte e da atividade física entre os moradores da cidade e para facilitar o acesso acontece em diversos bairros.

PARQUE ANHANGÜERA OFERECE CURSOS DE JARDINAGEM, HORTA E CULTIVO
Data: 10 de julho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Até sábado (10/7) podem ser feitas as inscrições para os cursos gratuitos de jardinagem, horta, cultivo de ervas aromáticas em jardineiras, entre outros. Serão oferecidas 40 vagas e todos os cursos são realizados no Parque Anhanguera (Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus). O minicurso de jardinagem acontecerá aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de julho e 7 de agosto, das 8h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3917-2406 ou na administração do parque.

FESTA JUNINA DA LAPA AGITA O CLUBE ESCOLA PELEZÃO
Data: 10 e 11 de julho
Subprefeitura da Lapa
3396-7500

Neste sábado (10/7) e domingo (11/7) acontecerá gratuitamente o 11º Arraiá da Lapa, no Clube Escola Pelezão (Rua Belmonte, 957, Lapa), das 10h às 22h. O evento conta com apoio da Subprefeitura da Lapa e terá shows musicais, danças e brincadeiras, além de um telão especial que irá mostrar a partida final da Copa da Fifa na África do Sul. Está prevista ainda uma apresentação do músico Tinoco, integrante da conhecida dupla Tonico e Tinoco.

PROJETO ESCRITOS NEGROS LEVA LITERATURA NEGRA PARA O CCJ
Data: 10 e 18 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Neste sábado (10/7) e no próximo domingo (18/7), a partir das 18h, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) apresenta gratuitamente o projeto Escritos negros: a literatura rap negra, contemplado pelo edital de ocupação, reunindo os escritores Márcio Barbosa, neste sábado, e Akins Kinte e Patota d'Firmino no domingo, no espaço sarau e no anfiteatro. No encontro, artistas que dialogam com a literatura e o rap compartilham experiências, além de apresentarem criações de autoria própria sobre essas duas linguagens artísticas.

NO MÊS DO ROCK, SHOWS EM TRIBUTO A MANITO, GRANDE ROQUEIRO BRASILEIRO
Data: 10, 18 e 25 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Em comemoração do mês do rock, a Biblioteca Pública Temática em Música Cassiano Ricardo (Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé) presta homenagem a Manito, um dos precursores do rock nacional e apresenta O incrível Manito: tributo a um grande roqueiro brasileiro. A programação deste sábado (10/7), às 20h, conta com show Manito & The Jordans, banda em que Manito foi baterista no final dos anos 1950. Espetáculo marca lançamento do CD Aplauso! No próximo dia 18, às 18h, será a vez de Manito & Som Nosso de Cada Dia, grupo que teve Manito como um dos fundadores nos 70. No dia 25, às 18h, apresentação de Manito & Mind Priority‏, um dos trabalhos atuais de Manito fora do rock, no estilo "Brazilian Jazz Fusion", com repertório que une gêneros como baião, xote, samba e samba funk.

SEMANA PAULISTANA DO CURTA-METRAGEM 2010 NO CCSP
Data: 11 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até domingo (11/7), Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso) exibe gratuitamente a mostra Semana Paulistana do Curta-metragem 2010, patrocinada pela Secretaria de Cultura e que apresenta os 25 curtas-metragens selecionados entre mais de 100 inscritos em território nacional. O festival é produzido pelo Centro Cultural São Paulo e pelo Ecine - Escritório de Cinema da Cidade de São Paulo. Terá quatro programas de diferentes produções de estados brasileiros e três premiações de curtas, além de outros quatro filmes que serão laureados com uma menção honrosa e um prêmio de distribuição cedido pela Distribuidora Curta o Curta. A retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes de cada sessão.

GALERIA OLIDO REALIZA 5ª EDIÇÃO DO PROJETO ABC DANÇA
Data: 11 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

O projeto ABC Dança, da Companhia de Danças de Diadema, realiza gratuitamente a 5ª edição até domingo (11/7), na Galeria Olido (Av São João, 473, Centro), reunindo projetos das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, além de São Paulo. O objetivo do projeto é fomentar grupos, companhias, artistas da dança e platéia, provocando maior circulação da dança, levando qualidade aos espaços culturais nas cidades envolvidas. Serão apresentadas as coreografias La Vie en Rose; Ritmos e danças e Arena, além de três oficinas. Retirar ingresso uma hora antes do espetáculo. Confira a programação completa.

TEATRO CACILDA BECKER MOSTRA LENDA ROMANA EM VERSÃO TEATRO INFANTIL
Data: 11 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até domingo (11/7), o Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) será palco para a encenação da peça infantil A incrível batalha pelo tesouro do Laduê, de Ivan Ribeiro. Com direção de Marcelo Gianini, a montagem uniu as companhias Estrela D'Alva e Lona de Retalhos. Trata-se de uma história contada por diversas mãos, vozes e idéias, sobre a trajetória de Horácio, o herói que venceu seus inimigos por meio da astúcia e fez Roma reinar sobre Alba. As apresentações ocorrem aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 3864-4513.

FUTEBOL É TEMA DE GINCANA CULTURAL DE TELECENTROS
Data: 11 e 12 de julho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Até domingo (11/7), a Secretaria de Participação e Parceria, por meio do programa Telecentro, da Coordenadoria de Inclusão Digital, em parceria com o Canal Kids, irá promover gratuitamente uma gincana cultural envolvendo as unidades dos Telecentros. O tema da competição é País do Futebol, visando oferecer informação e cultura. Serão disponibilizadas aos participantes perguntas diárias e perguntas-bônus lançadas aleatoriamente, que correspondem a pontos conquistados. Os vencedores serão aqueles que acumularem a maior quantidade de pontos. O resultado será publicado no site da gincana www.teleclubesaopaulo.com.br na próxima segunda-feira (12/7).

PAULISTANO VOTA ATÉ DOMINGO NO "MELHOR PASTEL DE FEIRA DE SÃO PAULO"
Data: 11 de julho e 23 de agosto
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295/3106-4531

A população de São Paulo terá tempo até domingo (11/7) de participar da votação para escolher o "Melhor Pastel de Feira de São Paulo", durante a fase da votação popular. Nessa etapa, os critérios de avaliação dos moradores do pastel são recheio e massa, além do sabor. Em relação à barraca de feira, será avaliado atendimento, higiene das instalações e se manipuladores usam uniforme, luvas e como manipulam dinheiro. Mais de 230 feiras estão no concurso que distribuirá R$ 11 mil em prêmios aos três primeiros colocados. A final da disputa acontecerá na praça Charles Miller, em 23 de agosto. Mais informações pelo telefone 3313-2444, ramal 232.

CCSP ABRE ESPAÇO PARA CRIAÇÕES ESPECÍFICAS EM DANÇA
Data: 12 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até segunda-feira (12/7) estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific. Trata-se de iniciativa que vai selecionar propostas de criação em dança especialmente concebidas para os espaços do Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso). Serão premiadas até 8 propostas inéditas. Outra novidade é que o processo de seleção envolverá as fases de avaliação de projetos e entrevista para os pré-selecionados. As inscrições estão abertas no site www.centrocultural.sp.gov.br/ccsp_editais.asp.

PROFISSIONAIS DA REDE DE ENSINO PODEM CURSAR PROJETO DE EXTENSÃO
Data: 12 a 13 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

A Secretaria de Educação realiza sorteio público para distribuição de vagas do projeto de extensão que professores da rede de ensino poderão cursar na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. As matriculas serão realizadas no dias 12 e 13, das 9h às 16h. O sorteio e divulgação dos professores serão realizados no auditório da Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária). Os interessados não podem estar matriculados em cursos da USP e poderão cursar apenas uma disciplina por semestre e até duas disciplinas de licenciatura ao longo do projeto.

CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS NO JABAQUARA
Data: 12 a 13 e 16 a 18 de julho
Subprefeitura do Jabaquara
3397-3200

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de julho, moradores da região do Jabaquara receberão o serviço gratuito de castração de cães e gatos, para machos e fêmeas. As vagas são limitadas e é necessária inscrição antecipada, que será feita nesta segunda (12/7) e terça-feira (13/7), das 8h30 às 16h, mediante apresentação do RG, CPF e comprovante de residência. Somente adultos poderão inscrever e levar os animais no dia da castração. No dia da inscrição não é necessário levar o animal. A inscrição e a castração serão realizadas na EMEF Almirante Ary Parreiras (Rua Ipaobi, 142, Vila Babilônia). Informações pelo telefone 5083-5241, na Supervisão de Vigilância Ambiental.

MUTIRÃO GRATUITO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS EM AMERICANÓPOLIS
Data: 12 a 14 de julho
Secretaria da Saúde
3397-2372/2373

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, promove mutirão gratuito de castração de cães e gatos na EMEF Maria Lucia dos Santos (Rua Estampa Esportiva, 55, Americanópolis), em parceria com a Supervisão de Vigilância em Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar, nesta segunda (12/7), terça (13/7) e quarta-feira (14/7). Cada inscrito poderá solicitar a castração de até dez animais. A expectativa é que sejam castrados 500 animais, nos três dias do mutirão. O trabalho gratuito de castração integra o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Os animais castrados sairão com o Registro Geral de Animais e vacinados contra a raiva.

AGENTES ESCOLARES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE DEFICIÊNCIA FÍSICA
Data: 12 a 15 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

Entre segunda-feira (12/7) e quinta (15/7), agentes escolares que atuam na rede poderão participar do curso Auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais da Rede de Ensino para Agentes Escolares - módulo Deficiência Física. Promovido pela Diretoria de Orientação Técnica, a formação é destinada a profissionais que atuam em escolas com deficientes físicos matriculados, permitindo que ampliem conhecimento sobre necessidades dos estudantes. O curso terá duração de 20 horas e será realizado no anfiteatro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (Av. Professor Ascendino Reis, 724, Ibirapuera). São oferecidas 79 vagas.

CAT MÓVEL ESTARÁ NA REGIÃO DE ARICANDUVA/FORMOSA/CARRÃO
Data: 12 a 16 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

No período de segunda (12/7) a sexta-feira (16/7), das 8h às 17h, uma unidade móvel do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho estará estacionada junto à sede da Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão (Rua Eponina, 82, Vila Carrão). No CAT Móvel, entre outros serviços oferecidos gratuitamente ao cidadão dessa região está o cadastramento para participar da seleção de emprego, retirada de Carteira de Trabalho, habilitação ao seguro desemprego e inscrição para cursos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Com criação das unidades móveis do CAT foi possível ampliar o atendimento para regiões mais afastadas, onde não existe posto fixo desse serviço.

CURSO SOBRE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Data: 12 a 16 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

A Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - Laramara, realiza entre segunda (12/7) e sexta-feira (16/7) a formação Especificidades do atendimento do aluno com deficiência visual. Os encontros acontecerão na sede da Laramara (Rua Conselheiro Brotero, 338, Barra Funda). Haverá turmas de educadores de Português e de Matemática. São 30 vagas para cada uma das disciplinas e os interessados devem ser professores do Ensino Fundamental II e Médio. As orientações são fornecidas pela Diretoria de Orientação Técnica (DOT) - Educação Especial -, das 8h às 16h, na rua Dr. Diogo de Faria, 1.247, Vila Clementino. Mais informações pelo telefone 3396-0653.

CATS SELECIONAM 2.073 PROFISSIONAIS PARA ÁREAS COM OFERTA DE EMPREGOS
Data: 12 a 17 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Entre segunda-feira (12/7) e sábado (17/7), as unidades do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, terão 2.073 oportunidades de emprego em setores que mais oferecem vagas. Haverá seleção para setor como comercial, alimentício, telemática, serviços, informática e administrativo. Os salários variam entre R$ 510 e R$ 1.000, conforme o ramo de atividade, função e empresa contratante. Para participar é necessário fazer o cadastro na unidade do CAT mais próximo da casa do candidato. No ato de inscrição, o trabalhador deve apresentar Carteira de Trabalho, RG e CPF. Quem possuir certificado de cursos profissionalizantes também deve apresentá-los.

TELECENTRO BIBLIOTECA MALBA TAHAN OFERECE CURSOS GRATUITOS
Data: 12 a 17 e 19 a 30 de julho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

Entre segunda-feira (12/7) e sábado (17/7), das 9h às 17h, o Telecentro Biblioteca Malba Tahan (Rua Brás Pires Meira, 100, Jardim Suzana), região de Interlagos, estará com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de informática, como introdução, word avançado, excel e internet e uso de e-mail. As oficinas serão ministradas entre os próximos dias 19 a 30 de julho, nos períodos da manhã e tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5521-0940.

CIRCUITO POPULAR DE CORRIDA DE RUA CHEGA A VILA PRUDENTE
Data: 12 e 18 de julho
Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba
3397-0800

No próximo dia 18 de julho, a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, irá realizar a 14ª prova do Circuito Popular de Corrida de Rua e Caminhada da Cidade de São Paulo 2010. A prova terá como ponto de partida o Clube Escola Vila Alpina (Av. Jacinto Menezes Palhares, 148, Vila Alpina) e será realizada no entorno do clube, num percurso de 5 km. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Ativo.com, a partir de segunda-feira (12/7).

SUBPREFEITURA DE ERMELINO MATARAZZO PROMOVE ELEIÇÃO DO CADES
Data: 12 a 23 e 31 de julho
Subprefeitura de Ermelino Matarazzo
2048-6585

No próximo dia 31 de julho, das 9h às 16h, será realizada a eleição de conselheiros representantes da sociedade civil para integrar o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo para a gestão 2010 a 2012. Os munícipes moradores ou trabalhadores da região administrativa da subprefeitura estão sendo convocados para se inscrever e participar dessa eleição, será realizada na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, s/nº. Os munícipes com 18 anos ou mais que desejarem ser candidatos ao Cades em Ermelino Matarazzo deverão inscrever-se pessoalmente no período de 12 a 23 de julho, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo (Av. São Miguel, 5.550, Ermelino Matarazzo), com documento de identificação com foto, comprovante de endereço ou de trabalho e apresentação de carta de intenções e propostas.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CLÍNICAS ESPORTIVAS
Data: 12 a 31 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

A partir de segunda-feira (12/7), a Secretaria de Educação, em parceria com o Esporte Clube Pinheiros, realiza diversas clínicas de capacitação nas modalidades esportivas. Podem participar diretores, coordenadores pedagógicos, professores de Ensino Fundamental II e Médio, especialistas em informações técnicas, culturais e desportivas, coordenadores de núcleos e projetos e gestores dos CEUs. Entre as modalidades esportivas oferecidas estão atletismo, basquete, esgrima, ginástica artística, handebol, natação, pólo aquático e voleibol. Para participar, é obrigatória a entrega de atestado médico no dia da clínica. Os cursos acontecerão no Clube Pinheiros (Rua Angelina Mafei Vita, 500, Jardim Europa) em diversas datas. Confira o cronograma completo.

PARCERIA NO TRABALHO FORMA NOVA TURMA EM CURSO DE CAPACITAÇÃO
Data: 13 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Nesta terça-feira (13/7), acontece a formatura de nova turma dos cursos de Escrita Fiscal e de Departamento Pessoal promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon). A formatura da turma atual, com de cerca de 80 alunos, será realizada na sede da entidade (Av. Tiradentes, 960, Luz), a partir das 19h.

SUBPREFEITURA DE SANTANA/TUCURUVI PROMOVE SUBPREFEITURA NA SUA CASA
Data: 13 de julho
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844 ramal 121

Nesta terça-feira (13/7), o distrito de Santana recebe o programa Subprefeitura na sua casa, um mutirão gratuito de serviços de zeladoria e manutenção. A região beneficiada envolve as ruas existentes entre a Av. Imirim, Av. Eng. Caetano Álvares, R. Nova dos Portugueses, R. Alfredo Pujol, R. Maria Curupaiti, R. Waldomiro da Silveira, R. Ana Ribeiro. Essa iniciativa da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi é um conjunto de serviços centralizados numa determinada região, para atender demandas locais. Após a delimitação da área de atuação, de forma que todas as ruas sejam agraciadas com as ações, é feito um levantamento das solicitações para a região, e a subprefeitura inicia os trabalhos de manutenção, zeladoria e fiscalização.

PARTICIPAÇÃO E PARCERIA LANÇA LIVRO SOBRE AGENTES DE PASTORAL NEGROS
Data: 13 de julho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Nesta terça-feira (13/7), a Secretaria de Participação e Parceria promove o lançamento do livro Caminho dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil: Para além da história, escrito por Nuno Coelho de Alcântara e João Pio de Souza. O evento realizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra ocorre no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Rua Genebra, 46, Centro), às 19h30, e é aberto ao público. A obra trata do resgate histórico de 27 anos de luta dos Agentes de Pastoral Negros em defesa da democratização do país, na denúncia de racismo e da discriminação racial, na busca por relações raciais equilibradas e busca de valores culturais e religiosos da população negra.

CURSOS GRATUITOS DE CAPACITAÇÃO ESTÃO COM INSCRIÇÕES PRORROGADAS
Data: 13 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho prorrogou para a próxima terça-feira (13/7) o prazo de inscrições em cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelo Plano Territorial de Capacitação Profissional (Planteq). São 5 mil vagas de qualificação para operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista e atendente de lanchonete. As inscrições podem ser realizadas nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, além das subprefeituras de Santo Amaro, Freguesia do Ó, Penha, Cidade Ademar, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo. O interessado deve ser residente em São Paulo e estar desempregado. Exige-se Carteira de Trabalho, RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovantes de escolaridade e residência.

BIBLIOTECA TERÁ CURSO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS
Data: 13 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até a próxima terça-feira (13/7), a Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé) estará apresentando os trabalhos do curso básico de formação para contadores de histórias. As atividades são desenvolvidas sempre aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 2295-3447.

TERÇA DE SAMBA AGITA A GALERIA OLIDO NESTE MÊS
Data: 13, 20 e 27 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Na próxima terça-feira (13/7), às 19h, o espaço Vitrine da Dança, da Galeria Olido (Av São João, 473, Centro), apresentará gratuitamente um espetáculo com o Quinteto em Preto e Branco, dentro do projeto Terça de Samba. Formado por jovens músicos da periferia e indicado ao Prêmio de Música Brasileira 2009, o quinteto interpreta canções como Patrimônio da humanidade, Chega de saudade e Novo viver. O espetáculo será reapresentado no mesmo local às terças-feiras deste mês, nos dias 20 e 27. Não é necessário retirar ingresso para participar.

CCSP EXIBE FILMES QUE INFLUENCIARAM CARREIRA DE QUENTIN TARANTINO
Data: 13 a 31 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

A partir de terça-feira (13/7) e até o próximo dia 31 de julho, o Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso) apresentará gratuitamente um programa dedicado ao cinema intitulado Rock Tarantino, exibindo os principais filmes que influenciaram o diretor, ator e roteirista norte-americano Quentin Tarantino, criador dos filmes Kill Bill. A programação prevê a apresentação de três filmes por dia, nos horários das 16h, 18h e 20h. Na terça (13/7), às 20h, haverá pré-estréia do novo filme de Quentin Tarantino, À prova de morte (Death Proof, EUA, 2007, cor, 95min - 18 anos), com Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson e Vanessa Ferlito. A história gira em torno de Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, que pode enfim se divertir com suas melhores amigas. As três atraem a atenção de todos os homens, mas nem toda a atenção é inocente: Stuntman Mike se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível e as vigia de perto.

DIREITOS HUMANOS PROMOVERÁ CURSO A DISTÂNCIA PARA SERVIDORES
Data: 13 de julho e 9 de agosto
Comissão de Direitos Humanos
3397-1400

A partir de terça-feira (13/7), estarão abertas as inscrições para servidores públicos municipais interessados em participar da segunda edição de um curso de formação de conselheiros em direitos humanos, promovido pela Comissão Municipal de Direitos Humanos. A oficina terá início no próximo dia 9 de agosto, com duração de quatro meses, feito a distância pela internet. As vagas são limitadas. Os participantes terão noções de fundamentos e história dos direitos humanos, conselhos e seus papéis de atuação. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/cmdh.

ESPAÇO DA CULTURA DEBATE CONSUMO RESPONSÁVEL NA LAPA
Data: 14 de julho
Subprefeitura da Lapa
3396-7500

A Supervisão de Cultura da Subprefeitura da Lapa, junto com a Rede Semeanda, realiza todas as quartas-feiras, das 9h às 13h, o Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1.000, Lapa) com exposição de produtos agroecológicos, eventos de incentivo à economia solidária e oficinas. Nesta quarta-feira (14/7), o tema do encontro é Mude o Consumo de Carnes para não mudar o Clima, com Adriana Charoux, Ana Flávia Badue e Cesar Pegoraro.

MICRO EMPREENDEDOR TERÁ ATENDIMENTO NAS REGIÕES DA MOOCA E PARI
Data: 14 a 16 de julho
Subprefeitura da Mooca
2292-2122

Com o apoio da Subprefeitura da Mooca, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza entre quarta (14/7) e sexta-feira (16/7) atendimentos voltados aos comerciantes informais na região do Brás e Pari. A ação será voltada para aqueles que buscam regularização e resolveram aderir ao MEI (Micro Empreendedor Individual), já que o Sebrae irá fornecer as informações necessárias sobre o projeto. Os atendimentos serão realizados pelo Sebrae Móvel no Brás (Largo da Concórdia, s/nº, Brás) e na região do Pari (Praça Padre Bueno, s/nº, Pari). Entre os benefícios estão cobertura previdenciária; isenção de taxas para registro da empresa; acesso a serviços bancários; redução da carga tributária; controles simplificados, além de outras iniciativas.

GALERIA OLIDO RESGATA CLIMA DAS GAFIEIRAS TODA QUARTA-FEIRA DE JULHO
Data: 14, 21 e 28 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

O projeto musical Quarta da Gafieira prosseguirá na quarta-feira (14/7) com a apresentação grátis do conjunto Gafieira na Casa, a partir das 19h, na Vitrine da Dança da Galeria Olido (Av São João, 473, Centro). A banda resgata a alegria dos salões de gafieira, preservando suas tradições e costumes. No repertório do espetáculo estão canções de compositores como Ary Barroso, Ataulfo Alves, Donga, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa. O projeto terá reapresentação sempre às quartas-feiras, nos próximos dias 21 e 28 de julho. Para esse evento não há necessidade de retirada de ingresso.

DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA É TEMA DE SEMINÁRIO
Data: 15 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

A Secretaria de Educação, em parceria com a Sociedade Pestalozzi de São Paulo, realiza no dia 15 de julho o seminário Desenvolvimento Global na Primeira Infância. O encontro é direcionado a professores que atuam nas escolas de Educação Infantil das Diretorias Regionais de Educação Itaquera, Penha, Jaçanã e Freguesia do Ó. São oferecidas 80 vagas, sendo 20 para cada DRE participante. O evento será realizado na Sociedade Pestalozzi de São Paulo (Rua Morvan Dias de Figueiredo, 2.801, Vila Guilherme).

EXPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS CHEGA AO RIO
Data: 15 de julho e 28 de agosto
Secretaria da Habitação
3397-3400 / 3397-3401

O Rio de Janeiro recebe até o dia 15 de julho a exposição "A Cidade Informal no Século 21", integrante da mostra de projetos de urbanizações de favelas da Secretaria de Habitação, que ocorre na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo). O evento, que pode ser visto de segunda a sexta, das 10h às 20h, terá ainda outros temas envolvendo a Habitação Popular. Com curadoria da arquiteta Marisa Barda, a exposição apresenta estudos de pós-graduandos de universidades americanas Harvard e Columbia e da Escola da Cidade de São Paulo. "A Cidade Informal no Século 21" terá dimensão internacional com a apresentação na Bienal de Veneza, no próximo dia 28 de agosto.

FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS ABRE INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA EDIÇÃO
Data: 15 de julho e 12 e 19 de setembro
Comissão de Direitos Humanos
3397-1400

A terceira edição do Festival de Curtas-Metragens Entretodos, promovida pela Comissão de Direitos Humanos, será realizada entre os dias 12 e 19 de setembro, quando haverá projeção dos filmes selecionados e premiação dos melhores trabalhos. Uma parte importante do concurso são as mostras itinerantes, que ampliam o alcance dos curtas e da discussão sobre os direitos humanos. Para participar, os trabalhos deverão ser remetidos até o dia 15 de julho para a Secretaria Especial de Direitos Humanos (Pateo do Collegio, 5, Centro). Confira detalhes do festival.

RECREIO NAS FÉRIAS: MAIS DE MIL PASSEIOS E 162 ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
Data: 16 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

Até 16 de julho, a Secretaria de Educação oferece opções gratuitas de lazer e cultura a crianças e jovens de 4 a 16 anos. No recesso escolar, a diversão fica por conta da 20ª edição do Recreio nas Férias, que contará com 143 pólos, das 9h30 às 16h30. Estão previstos passeios a museus, teatros, circos, cinemas, parques, Espaço Cultural Catavento, Estação Ciência e unidades do SESC. Aberto a crianças e jovens, que estudam ou não na Rede de Ensino, o Recreio nas Férias contará com 162 atrações artísticas e mais de mil passeios. Nas Diretorias Regionais de Educação da Capela do Socorro, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, Penha, Santo Amaro, São Mateus, a programação vai até 9 de julho. De 12 a 16 de julho, será a vez das Diretorias do Butantã, Campo Limpo, Freguesia do Ó, Guaianases, Ipiranga, Pirituba e São Miguel. Participação das secretarias de Esportes, Cultura, Meio Ambiente e Saúde.

LAPA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETO ZELADORES DE PRAÇAS
Data: 16 de julho
Subprefeitura da Lapa
3396-7502

Até o próximo dia 16 de julho, a Subprefeitura da Lapa estará com inscrições abertas para o projeto Zeladores de Praça. São 50 vagas para pessoas que vão atuar nas áreas verdes da região. Todos os zeladores receberão bolsa auxílio mensal total de R$ 535,50 e curso de capacitação em jardinagem promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Os interessados podem preencher a ficha de cadastramento na Praça de Atendimento da Subprefeitura da Lapa (Rua Guaicurus, 1.000, Lapa) ou no CAT LAPA (Rua Monteiro de Melo, 342, Lapa). Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 10 de agosto e o curso de capacitação começará em 30 de agosto.

AUDITÓRIO IBIRAPUERA PROMOVE BATUKA! BRASIL - INTERNATIONAL DRUM FEST
Data: 16, 17 e 18 de julho
Auditório Ibirapuera
3629-1075

O Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera) irá promover a 12ª edição do projeto do Batuka! Brasil, que segue o modelo de um festival internacional de bateristas, mas que vai além disso, pois cumpre papel de difusor da cultura brasileira e de intercâmbio cultural, reunindo programação de shows, workshops e performances. Destaque para o Concurso Nacional de Bateristas, que faz parte do festival e nasceu para revelar novos talentos da música. O evento está previsto para os próximos dias 16, 17 e 18 de julho, na sexta-feira, às 20h, sábado e domingo, às 17h. Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e o espetáculo é livre para todos os públicos.

ABERTAS 350 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS DE CULINÁRIA NO MERCADÃO
Data: 16 e 20 a 24 de julho
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295/3106-4531

Até o próximo sábado (16/7) estarão abertas as inscrições para cursos gratuitos de culinária do "Festival de Inverno do Mercadão" (Rua da Cantareira, 306, Parque Dom Pedro II), com aulas dadas por chefes renomados, que acontecem entre os dias 20 e 24 de julho. A iniciativa é da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que oferece 350 vagas. Entre os cursos oferecidos estão os de crepes doces e salgadas, fondues, sopas, cremes, drinks, e pratos típicos da estação mais fria do ano. Cada aula tem duração de 2 horas e meia e o limite é de 50 alunos por turma. O evento contará ainda com a participação de sommeliers, profissionais especialistas em vinho, que vão dar dicas e informações sobre a bebida. Para participar é necessária inscrição grátis pelo telefone 3228-6363. A iniciativa tem apoio da Federação Italiana de Chefes e do SENAC.

NESTE MÊS, PET OFERECE MINI CURSOS E OFICINAS GRÁTIS DE JARDINAGEM
Data: 17 de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

O Parque Esportivo dos Trabalhadores (Rua Canuto de Abreu, s/nº, Tatuapé), em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, oferece cursos gratuitos de jardinagem, com três oficinas e um mini curso, com vagas limitadas para 40 alunos. Com maior carga horária, das 8h às 12h, o Mini curso de jardinagem começa no próximo dia 17 de julho e prossegue aos sábados até o dia 7 de agosto. Exige-se que inscritos levem para as aulas um vaso de 16 cm de altura por 14 cm de diâmetro, e um saco de argila expandida. O mesmo material é pedido de quem participar da Oficina de Como cuidar de plantas dentro de Casa, com aula no dia 21 de agosto, das 9h às 12h. Mais informações pelos telefones 2268-0744 ou 2076-1059.

CASA DE CULTURA M' BOI TEM PROGRAMAÇÃO GRÁTIS PARA FÉRIAS DE JULHO
Data: 17 de julho
Subprefeitura de M' Boi Mirim
3396-8400 / 5897-2203

A Casa de Cultura M' Boi (Av. Inácio Dias da Silva, s/nº, Piraporinha) terá diversas atividades gratuitas reservadas para o período de férias de julho. Voltada para o público infantil, a peça A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê poderá ser vista no próximo dia 17. A história gira em torno dos palhaços Enga, Lalenga e Laduxa que fazem uma viagem à península de Laduê. Lá descobrem que terão de tomar parte de uma batalha que tem como objetivo, a conquista de um tesouro.

ERMELINO MATARAZZO PROMOVE 19ª FESTA DAS NAÇÕES
Data: 17 e 18 de julho
Subprefeitura de Ermelino Matarazzo
2048-6585

A comunidade de Ermelino Matarazzo realizará nos dias 17 e 18 de julho a 19ª edição da Festa das Nações, que faz parte do calendário oficial de eventos de São Paulo. A festa reúne no centro de Ermelino Matarazzo (Largo 1º de Maio, s/nº, Ermelino Matarazzo) danças, músicas, comidas e bebidas típicas de países como Brasil, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Itália e Portugal, entre outros. A renda será destinada à manutenção e projetos do "Centro de Promoção Humana Lar Vicentino", que abriga idosos carentes. O evento conta com apoio da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, SPTuris e CET. Abertura oficial será no sábado (17/7) e, no domingo (18/7), haverá missa campal às 10h e encerramento dos festejos às 21h.

SUPER FÉRIAS AGITAM CLUBES ESCOLA NA FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Data: 18 de julho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Até o próximo dia 18 de julho, freqüentadores do Clube Escola Aurélio de Campos (Rua Jacutiba, 167, Freguesia do Ó) e do CEE Oswaldo Brandão - Espaço Criança Esperança Oswaldo Brandão (Av. Michihisa Murata, 120, Jardim Maristela) estão participando da edição de inverno do Programa Super Férias, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. As atividades gratuitas são de terça-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, e cada unidade tem programação especial própria. A participação nas atividades não exige inscrição prévia. É preciso que interessado seja cadastrado no Clube Escola. Para se cadastrar, é necessário comparecer à unidade com RG, comprovante de residência e foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do pai ou do responsável.

CEU TRÊS LAGOS COMEMORA DIA MUNDIAL DO ROCK NA ZONA SUL
Data: 18 de julho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

No próximo dia 18 de julho, a partir das 14h, em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o CEU Três Lagos (Estrada do Barro Branco, s/nº, Grajaú) promove evento que reunirá as bandas Conteúdo Zero, DaisyRockers, Murundu e Castellado no palco do teatro da unidade de ensino. A entrada será gratuita e o show comemorará também o encerramento da participação da Banda Conteúdo Zero na organização do projeto Domingo Rock, que acontece em várias unidades dos CEUS na zona sul da cidade. O Dia Mundial do Rock é comemorado todos os anos em 13 de julho, mas no Grajaú, para facilitar a participação do público, a comemoração oficial acontecerá no domingo (18/7).

PROGRAMA SUPER FÉRIAS VAI AGITAR 36 CLUBES ESCOLA NESTE MÊS
Data: 18 de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

O programa Super Férias de Inverno prossegue até o próximo dia 18 de julho em 36 Clubes Escola, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Serão oferecidos aos usuários opções de atividades de lazer, de recreação, oficinas e brincadeiras nos equipamentos esportivos da cidade, transformados em ambientes de convivência e de apropriação dos espaços públicos pela população. O programa propõe a integração das diversas formas de expressão do lazer, seja esportiva, recreativa ou cultural. As novidades são as oficinas de skate e de game cultura.

CLUBES ESCOLA DE ERMELINO MATARAZZO PARTICIPAM DO SUPER FÉRIAS
Data: 18 de julho
Subprefeitura de Ermelino Matarazzo
2048-6585

Os Clubes Escola da região de Ermelino Matarazzo estão com programação gratuita e especial para crianças e adolescentes, durante as férias escolares de meio de ano, no período até 18 de julho, das 9h às 16h. Os Clubes da Comunidade Délio de Carvalho (Rua Antônio Pedro Ceara, 18, Vila São Francisco), Vinte e Nove de Junho (Rua Saul de Camargo Neves, 49, Vila Constância) e Danúbio Jardim Matarazzo (Travessa Lírio da Paz ,s/nº, Jardim Matarazzo) vão promover uma variada programação esportiva, recreativa e cultural. As atividades serão realizadas de terça a domingo e cada unidade terá uma programação própria, como oficinas de skate e game-cultura, além de passeios monitorados a atrações turísticas e culturais.

EXPOSIÇÃO 'MUNDO DAS CORES' PODE SER VISTA EM CIDADE ADEMAR
Data: 18 de julho
Subprefeitura de Cidade Ademar
5670-7000

Até o próximo dia 18 de julho, de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, o Espaço Cultural da Subprefeitura de Cidade Ademar (Av. Yervant Kissajikian, 416, Vila Constância) apresenta gratuitamente a exposição de quadros 'Mundo das Cores', que será a segunda do tipo a passar pelo local esse ano. Essa mostra apresenta 20 quadros pintados a óleo de paisagens, flores e outras ilustrações que destacam a natureza.

CAT MÓVEL RETORNARÁ À REGIÃO DA FREGUESIA DO Ó
Data: 19 a 23 de julho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Entre os próximos dias 19 e 23 de julho, uma unidade móvel do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, que estará na região da Freguesia do Ó, permanecendo a disposição do cidadão no estacionamento do Sacolão da Freguesia do Ó (Av. João Paulo, 2.107, Freguesia do Ó). O objetivo do CAT é intermediar o contato entre trabalhadores desempregados e empresas que tenham vagas disponíveis. O funcionamento do CAT Móvel será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados até 13h.

TEATRO ZANONI FERRITE MOSTRA ESPETÁCULO GRÁTIS DE DANÇA
Data: 20 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

No próximo dia 20 de julho, o Teatro Zanoni Ferrite (Av. Renata, 163, Vila Formosa) apresentará gratuitamente o espetáculo dedicado à dança Adeus corpo gentil, morada do meu desejo, contemplado pela 4ª edição do Programa do Fomento à Dança. A Cia. Danças mostra coreografia que busca uma atmosfera de energia criada a partir da somatória dos pensamentos e qualidades vibratórias dos intérpretes, gerando um ambiente de transformação. O público, com faixa etária para maiores de 16 anos, deve retirar senha uma hora antes da apresentação. O Teatro Zanoni Ferrite apresenta programação cultural focado em atividades voltadas ao público infanto-juvenil e adulto, além de shows intimistas.

BIBLIOTECAS CREDENCIAM PROFISSIONAIS PARA ATIVIDADES NA REDE MUNICIPAL
Data: 20 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

A coordenadoria do Sistema de Bibliotecas recebe até o próximo dia 20 de julho as inscrições para seleção de interessados em apresentar propostas de oficinas, contação de histórias e RPG para a programação cultural desses equipamentos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações de promoção de leitura, difusão e formação cultural. O cadastramento será feito nas modalidades de oficinas livres; oficinas do projeto "a hora e a vez do vestibular; projeto "fanzines nas zonas de sampa"; contação de histórias; e RPG, entre outras. Cada proponente poderá inscrever até três projetos diferentes. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br.

CURSO GRATUITO PREPARA JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO
Data: 20 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

Está prevista para o próximo dia 20 de julho a realização do curso gratuito de formação do Programa Educação para o Trabalho, que a Secretaria de Educação, em parceria com o SENAC São Paulo, no CEU Parelheiros (Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros). Os participantes selecionados devem ter entre 15 e 21 anos e cursar o Ensino Fundamental ou Médio. O curso está sendo preparado para ocorrer ao longo do próximo semestre e serão formadas turmas, nos períodos da manhã e da noite. O objetivo do Programa Educação para o Trabalho é preparar jovens para o mercado profissional. Mais informações pelo telefone 5926-0509.

TEATRO ZANONI FERRITE APRESENTA TRIBUTO A CLARA NUNES
Data: 22 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

No próximo dia 22 de julho, às 21h, o Teatro Zanoni Ferrite (Av. Renata, 163, Vila Formosa) será palco para um espetáculo grátis de música popular brasileira, com a cantora Carolina Soares prestando Tributo a Clara Nunes. No homenagem à sambista mineira, Carolina interpreta sucessos como Morena de Angola, Você passa eu acho graça, Conto de areia e Canto das três raças. Acompanhamento musical terá Mélvim Douglas (violão elétrico), Luis Antonio da Silva "Toninho" (cavaquinho), Edilson dos Santos (contrabaixo), Alisson Pereira e Alessandro Souza (percussão) e Fábio Garcia (bateria). O ingresso deve ser retirado uma hora antes do show.

ORQUESTRA BACHIANA JOVEM SEGUE SE APRESENTANDO NOS CEUS
Data: 22 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

No próximo dia 22 de julho, a Orquestra Bachiana Jovem, sob regência do maestro João Carlos Martins, fará apresentações para alunos de novas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Resultado de parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Bachiana, a iniciativa levará música erudita aos alunos dos CEUs Água Azul (Av. dos Metalúrgicos, 1.300, Cidade Tiradentes) e São Mateus (Rua Curumatim, 201, Parque Boa Esperança). Durante a apresentação nos CEUs, a parceria buscará identificar novos talentos musicais, com a seleção de 20 estudantes, entre 10 e 17 anos, que participarão de formação com profissionais da orquestra.

TEATRO CACILDA BECKER EXIBE PEÇA COM TEXTO DE CLARICE LISPECTOR
Data: 25 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 25 de julho, o Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) apresenta a peça Um dia a Menos, com texto de Clarice Lispector e direção de Marcio Mehiel. As atrizes Carol Scavone e Maria Stella Tobar vivem a história de duas mulheres idênticas, mas sem se conhecer, que convivem com o mesmo inimigo invencível: o dia-a-dia. Com humor e leveza, as personagens descobrem as respostas para suas inquietações a partir do momento em que finalmente se encontram. As apresentações ocorrem de sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. O ingresso custa R$ 10.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO E OFICINA NO CCJ
Data: 25 de julho
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
3984-2466

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) abre inscrições até o próximo dia 25, para oficina e curso gratuitos relacionados a filmagem e animação, com início previsto para agosto. A oficina Técnicas de iluminação para registro audiovisual tem 10 vagas e ocorrerá de 5 a 26 de agosto, as quintas-feiras, das 15h às 18h. O curso Workshop Coletivo P.A 8 terá seis turmas, com três participantes, e ensinará a criação de animação, de 12 a 26 de agosto.

CLARICE LISPECTOR INSPIRA PEÇA TEATRAL NA LAPA
Data: 25 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

O Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) apresenta a peça Um dia a menos, da Cia. de Artes e Ofícios, que prossegue em temporada até o dia 25 de julho, com ingresso ao preço de R$10. Trata-se espetáculo adaptado da obra de Clarice Lispector, entre contos, romances e a própria vida da escritora. O projeto presta uma homenagem à escritora, que, nascida na Ucrânia veio criança para o Brasil, onde construiu uma carreira na literatura contemporânea. Apresentações ocorrem às sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.

BIBLIOTECA CASTRO ALVES ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE QUADRINHOS
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3613

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Quadrinhos, com o cartunista e ilustrador Edson Pelicer, na Biblioteca Castro Alves (Rua Abraão Mussa, s/nº, Jardim Patente). O curso gratuito terá duração de 4 meses e faz parte do projeto "Fanzines nas Zonas de Sampa", dirigido a jovens e adultos, a partir de 12 anos.A oficina vai ensinar técnicas para se fazer Histórias em Quadrinhos, utilizando linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura. As aulas são realizadas às sextas-feiras, das 14h às 17h. Até junho, serão ensinadas técnicas de desenho e redação e, em agosto, haverá a produção de histórias em quadrinhos.Mais informações pelo telefone 2946-4562.

LAPA INCENTIVA EXPOSIÇÃO E VENDA DE ARTESANATO INDÍGENA
Data: 27 de julho
Subprefeitura da Lapa
3396-7500

Com apoio da Subprefeitura da Lapa, através da Supervisão de Cultura, representantes da aldeia indígena "Perero", do município de Ibimirim, em Pernambuco, estão expondo seu artesanato em frente à Estação Lapa, na Praça Miguel Dell´Erba (Rua Guaicurus, s/nº, Lapa). No local é possível comprar objetos típicos do artesanato indígena e plantas medicinais, até o próximo dia 27 de julho, das 8h às 19:30h.

CAPELA DO MORUMBI RECEBE INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
Data: 27 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 27 de julho será possível visitar, na Capela do Morumbi (Av. Morumbi, 5.387, Morumbi), a instalação Contra.céu, de Marcelo Moscheta. No projeto, ele construiu uma grande peça de 3,5 metros de altura por 5 metros de largura, montada em ferro, PVC, madeira e placas de aço inox polidas. A instalação representa um pedaço do céu que se projeta acima do espectador. O artista plástico explica que o nome da obra remete ao termo contrapiso (parte do solo antes de receber o acabamento final). Em razão desse conceito, o espaço da capela se torna fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois é possível criar esse diálogo "celestial" entre o motivo e o ambiente. Moscheta conta que a paisagem funciona como ponto contrário, o qual dá abertura a uma análise de si mesmo.

PAVILHÃO DO ANHEMBI RECEBE FEIRA DO SETOR DE MÓVEIS 2010
Data: 27 a 30 de julho
São Paulo Turismo
2226-0400

A 4ª edição da Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis (Formóbile) acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). A mostra permite o relacionamento de fornecedores, marcenarias, fábricas de móveis, arquitetos e designers, com produtos e serviços específicos. Com 80 mil m2, a Formóbile abrigará cerca de 750 empresas, nacionais e internacionais. O evento tem objetivo mostrar o que há de mais moderno na área e trazer tudo sobre a cadeia de móveis.

PROJETO FÉRIAS NA INCUBADORA REALIZA DIVERSAS OFICINAS NESTE MÊS
Data: 30 de julho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

A Secretaria de Participação e Parceria promove o projeto Férias na Incubadora até o dia 30 de julho, período em que a Incubadora de Projetos Sociais (Rua Otto de Alencar, 270, Cambuci) organiza atividades gratuitas para a população, com programação especial durante as férias de meio de ano. Entre as iniciativas destacam-se a oficina de manutenção de computadores, de vídeo de bolso, de costura e a de cinema. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 3208-2399/2020 ou pessoalmente na incubadora.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO À DANÇA
Data: 30 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 30 de julho, o Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura recebe inscrições para a 9ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança. Serão destinados R$ 2 milhões para os projetos selecionados, sendo que o valor máximo a ser concedido a cada projeto é R$ 250 mil. O objetivo é selecionar projetos de trabalho continuado de dança contemporânea e de difusão da produção artística de dança independente, a fim de apoiar a manutenção e desenvolvimento de projetos em dança contemporânea. Os interessados devem inscrever os projetos na sede da Secretaria de Cultura (Av. São João, 473, Centro), das 10h às 12h e das 14h às 17h.

PERÍODO DE FÉRIAS COM DIVERSOS TIPOS DE ESPORTE GRÁTIS NOS CEUS
Data: 30 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

Durante as férias de julho, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) contam com programação diversificada e gratuita de atividades esportivas. O CEU Sapopemba (Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba) oferece aulas de lian gong, esporte que une exercícios terapêuticos à medicina chinesa. No CEU Casa Blanca (Rua João Damaceno, 85, Vila das Belezas), crianças e jovens podem participar de danças infantis e aprender balé e jazz. Nas quartas e sextas-feiras, crianças a partir de 10 anos podem praticar taekwondo, arte marcial de defesa pessoal. O CEU Paz (Rua Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná) oferece aulas de pilates, com técnicas que ajudam a aumentar a flexibilidade, corrigir postura e prevenir lesões. Crianças e jovens podem fazer aulas de tênis de campo no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena, s/nº, Vila Malvina).

CEU BUTANTÃ TEM VAGAS PARA AULAS GRATUITAS DE ESPORTE
Data: 30 de julho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

Até o dia 30 de julho, aproveitando o período das férias escolares de meio de ano, o CEU Butantã (Rua Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1.870, Jardim Esmeralda) oferece aulas gratuitas de vôlei, futebol, caratê, judô, dança contemporânea e dança étnica. Alguns cursos estão lotados e é preciso entrar na lista de espera. Mas ainda há vagas disponíveis em muitas atividades, como o curso de vôlei, que acontece as terças e quintas-feiras, das 18 às 19h. O grupo é para meninos e meninas de 12 a 14 anos. Mais informações pelo telefone 3732-4550.

CLUBES DA COMUNIDADE RECEBEM MELHORIAS ANTES DAS FÉRIAS ESCOLARES
Data: 30 de julho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Preparando-se para o período de férias escolares de meio de ano, até 30 de julho, os Clubes da Comunidade da região da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia estão prontos para receber atividades gratuitas. No CDC Augustinho Vieira (Av. Michihisa Murata, 40, Jardim Maristela) foi construída nova arquibancada. O CDC Vila Penteado (Rua Reverendo Carlos Wesly, s/nº, Vila Penteado) recebeu novos alambrados. No CDC 31 de Março (Av. Ministro Petrônio Portela, 767, Vila Amélia) são construídos vestiário e depósito. As atividades serão realizadas de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e cada unidade terá uma programação especial própria.

PREFEITURA LANÇA "ARTE NA CIDADE" INCENTIVANDO ARTES VISUAIS AO AR LIVRE
Data: 30 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 30 de julho, a Secretaria de Cultura (Av. São João, 473, Centro) estará com inscrições abertas para interessados em participar do edital "Arte na cidade", focado em artes visuais ao ar livre. A proposta é transformar espaços livres da cidade em cenário de intervenções artísticas. O objetivo do edital "Arte na cidade" é estimular artistas e curadores a promover intervenções criativas no espaço urbano. Trata-se de estimular a percepção da cidade pelos seus habitantes, assim como ampliar a noção de espaço público. Serão aceitos projetos de artistas, coletivos, curadores, brasileiros ou estrangeiros residentes no país O investimento total é de R$ 1,2 milhão, com limite de R$ 200 mil por projeto. Confira os termos do edital.

PROJOVEM ABRE 10 MIL VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS DE CAPACITAÇÃO
Data: 31 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Até o dia 31 de julho os CATs receberão inscrições de jovens de 18 e 29 anos interessados nos cursos de capacitação. São 10 mil vagas, sendo 5 mil em telemática, 3 mil em administração e 2 mil no setor de alimentação. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com o governo federal, por meio do Ministério do Trabalho, para cursos gratuitos de qualificação através do Projovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens. As inscrições podem ser feitas nas unidades Luz, Interlagos, Lapa, Itaquera e Santana do Centro de Apoio ao Trabalho. As aulas terão início em 2 de agosto e término em 10 de fevereiro de 2011. Os cursos terão duração de seis meses, com carga horária de 350 horas, sendo parte delas destinadas à qualificação social e parte à qualificação profissional. Confira o endereço dos CATs.

BIBLIOTECAS OFERECEM OFICINAS GRATUITAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Data: 31 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Programação gratuita de oficinas de contação de histórias ocorre das 9h às 13h, até o próximo dia 31 de julho, em bibliotecas, onde criatividade e imaginação se destacam. A Biblioteca Érico Veríssimo (Rua Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada de Taipas) apresenta Contando e Criando Histórias com Bonecos e Fantoches, com Alzira Pelais. O curso utiliza bonecos e fantoches para reproduzir contos e contar histórias. A Biblioteca Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé) destaca a oficina Formação para Contadores de Histórias: Contando Histórias com Objetos, direcionada a contadores de histórias e professores. O curso Os Sons das Histórias será apresentada nas bibliotecas Narbal Fontes (Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170, Santana) e Prestes Maia (Av. João Dias, 822, Santo Amaro), explorando a criação de novos equipamentos de sons e possibilidades sonoras com o corpo.

CLUBE ESCOLA DE IATISMO OFERECE CURSOS GRATUITOS EM JULHO
Data: 31 de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Para crianças que gostam de atividades na água, o Clube Escola de Iatismo (Av. Robert Kennedy, 5.300, Interlagos) oferece aulas gratuitas de noções básicas para manejar um pequeno veleiro. O curso de férias é realizado até o próximo dia 31 de julho, na Represa de Guarapiranga, e reúne cerca de 40 crianças a cada semana. As aulas são ministradas por professores especializados em dois horários, das 8h às 11h, e das 14h às17h.

PRAÇAS DO CENTRO GANHAM ZELADORES NO PRÓXIMO MÊS
Data: 31 de julho
Subprefeitura da Sé
3397-1200

Um grupo de 25 pessoas está recebendo um curso capacitação em jardinagem até o dia 31 de julho para se tornarem os primeiros zeladores de praça da região central, na área da Subprefeitura da Sé. O curso acontece no Parque da Luz, a partir das 14 horas. Para essa turma, além da inclusão das pessoas mais carentes no mercado de trabalho, foram selecionados participantes entre os catadores de papel da região. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias das Subprefeituras, do Verde e do Trabalho, que desenvolvem o projeto Zeladoria de Praças, promovendo o cuidado com áreas verdes e gerando empregos. Os zeladores frequentam o curso de jardinagem e recebem auxílio mensal de R$ 535. Os cadastrados ficam no programa por um período de até dois anos. Em agosto, os zeladores começam o trabalho em praças do centro.

XILOGRAFIAS E TELAS SÃO ATRAÇÕES DA PASSAGEM LITERÁRIA DA CONSOLAÇÃO
Data: 31 de julho
Subprefeitura da Sé
3397-1200

Até o próximo dia 31 de julho, a Passagem Literária da Consolação (Rua da Consolação esquina com Avenida Paulista) apresentará gratuitamente as exposições simultâneas de xilogravuras e pinturas, que representam a natureza e a dinâmica da cidade. Na vitrine, o artista Paulo Camillo Penna apresenta série de imagens reproduzidas em xilogravuras. O espaço recebe ainda cinco pinturas sobre telas, de Caio Moraes, combinando orgânico e eletrônico para mostrar a velocidade de informações da cidade. As mostras são organizadas pela Associação Via Libris de Livreiros, com apoio da Subprefeitura da Sé, e podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

TUDO PRONTO PARA ELEIÇÃO DE MEMBRO DO CADES JABAQUARA
Data: 31 de julho
Subprefeitura de Jabaquara
3397-3200

A eleição para concorrer a uma vaga no Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz - CADES, da Subprefeitura de Jabaquara para a gestão 2010/12, será no dia 31 de julho, na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Jabaquara (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314, Jabaquara). O CADES é órgão consultivo e deliberativo, da sociedade civil, na busca de ações e atividades visando, receber propostas e denúncias sobre questões relativas à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente.

TEATRO JOÃO CAETANO RECEBE MONTAGEM INFANTIL DA CONFRARIA DO BECO
Data: 1º de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Cia. Confraria do Beco apresenta a peça infantil Beterrabas, segredos e patacoadas, que faz curta temporada até dia 1º de agosto no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino). O espetáculo conta a história de um jovem casal apaixonado que pede ajuda a um criado para pedir ao pai da moça permissão para se casar, utilizando técnicas da 'commedia dell'arte'. A trilha sonora é feita ao vivo pelos atores, que tocam algum tipo de instrumento durante a encenação. A direção musical é de Tânia Marillis. A peça é exibida aos sábados e domingos, às 16h, com ingresso a R$ 10.

PROJETO LEVARÁ ESTUDANTES AO ZOOLÓGICO DA CIDADE
Data: 2 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0345

A partir do dia 2 de agosto, a Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, colocará em pratica o projeto Zooescola. Direcionado a alunos da rede municipal entre 9 e 12 anos, o projeto proporcionará aos estudantes visitas monitoradas ao Zoológico (Av. Miguel Estefano, 4.241, Zoológico), com o objetivo de incentivar a discussão sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. Na sala de aula, o projeto pretende estimular os alunos a pensarem e produzirem trabalhos sobre questões como extinção de animais, biodiversidade e respeito à vida e assimilem diversos valores, entre eles responsabilidade e respeito. No mês de novembro haverá premiação dos melhores trabalhos no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar. Participam do projeto escolas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Santo Amaro, Campo Limpo e Ipiranga.

BIBLIOTECA LENYRA FRACCAROLI TERÁ OFICINA DE QUADRINHOS
Data: 5 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 5 de agosto, das 9h30 às 12h30, a Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Nova Manchester) vai desenvolver, sempre as quintas-feiras, o projeto Fanzines nas zonas de Sampa. A oficina gratuita será ministrada pelo artista Ezê, dentro do projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, escrita e para a leitura. A aula será oferecida para interessados com idade superior a 12 anos. As inscrições e maiores informações podem ser obtidas na biblioteca.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CIRCUITO ESPORTIVO CLUBE ESCOLA DE HANDEBOL
Data: 6 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação estará com inscrições abertas até o próximo dia 6 de agosto para competições de handebol do Circuito Esportivo Clube Escola. O objetivo da disputa é utilizar a modalidade como instrumento de formação e de inclusão social, além de criar oportunidade para revelar novos valores para o esporte. Poderão participar atletas de ambos os sexos, divididos em categorias sub11 até sub16, sendo que cada equipe poderá inscrever até 20 jovens. Mais informações pelos telefones 3396-6463 e 3396-6489. Os interessados deverão se inscrever através dos e-mails cgpeesportes@prefeitura.sp.gov.br e karaujo@prefeitura.sp.gov.br.

TAÇA CIDADE DE SÃO PAULO DE FUTEBOL FEMININO TEM INSCRIÇÃO ABERTA
Data: 6 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação promoverá a 3ª edição da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino. A inscrição das meninas está aberta até o próximo dia 6 de agosto. Cada equipe poderá inscrever de 14 a 25 atletas para disputar o torneio. A competição é voltada para a categoria sub-17, de atletas nascidas de 1993 a 1997. O objetivo do torneio é divulgar, incentivar e revelar novos talentos no futebol feminino. Poderão participar unidades de Clubes Escola, associações, academias e grupos organizados, além de clubes que desenvolvam o futebol de campo feminino. As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail cgpeesportes@prefeitura.sp.gov.br. Mais informações pelos telefones 3396-6489 ou 3396-6463.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS ÁRVORES DA CIDADE DE SÃO PAULO
Data: 6 de agosto
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Está em andamento o V Concurso de Fotografia "Árvores da Cidade de São Paulo", promovido gratuitamente pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 16 anos. Poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de São Paulo. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, três fotos digitais. O destaque da competição é a categoria especial "biodiversidade", já que este ano foi declarado pela ONU o Ano Internacional da biodiversidade. Haverá premiação para as três melhores fotos. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo Correio até o dia 6 de agosto e não serão aceitas fotos entregues pessoalmente. Confira o regulamento do concurso.

FÉRIAS INTERROMPEM CIRCUITO ESPORTIVO CLUBE ESCOLA DE FUTSAL
Data: 7 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

O Circuito Esportivo Clube Escola de Futsal retornará com suas atividades no próximo dia 7 de agosto, após a parada para as férias escolares de meio do ano. O campeonato é disputado por 72 entidades inscritas nas categorias sub10, sub12, sub14 e sub16. Algumas equipes já estão classificadas para a próxima fase, como os clubes escola Pacaembu, na categoria sub10, Guaianases, na categoria sub12, Tatuapé, na categoria sub14, e Vila Manchester, na categoria sub16.
TEATRO ZANONI FERRITE ESTRÉIA PEÇA INFANTO-JUVENIL
Data: 8 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 8 de agosto, o Teatro Zanoni Ferrite (Av. Renata, 163, Vila Formosa) apresenta a peça destinada ao público infanto-juvenil Compartilhágua, com criação, concepção e direção de Camilo Tostes. Nesse espetáculo musical, o detetive defensor da natureza, Sr. Água, descobre de onde vem a poluição e enfrenta os personagens Cocô, Indústria Poluidora e Lixão. A peça trata da questão do compartilhamento das águas pelos povos e é exibida aos sábados e domingos, às 16h. O ingresso custa R$ 10.

ABERTA INSCRIÇÃO PARA CORRIDA DE RUA NA FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Data: 8 de agosto
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

No próximo dia 8 de agosto, a região da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia receberá mais uma edição do Circuito de Corrida de Rua, organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A corrida terá percurso de 5 quilômetros e terá a largada na avenida Inajar de Souza, próximo ao nº 6.700, às 8h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia (Av. João Marcelino Branco, 95, Vila Nova Cachoeirinha). Os primeiros colocados nas categorias masculina e feminina receberão troféus e os atletas que cruzarem a linha de chegada serão premiados com medalhas. Entrega dos kits será das 6h30 às 7h30 no dia e no local da corrida.

CONPARES REALIZA OFICINA SOCIAL FRUTOS DA TERRA
Data: 10 de agosto
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), segue realizando mais uma oficina social "Frutos da Terra, por uma cidade sustentável". As aulas, que têm duração até 10 de agosto, serão ministradas três vezes por semana na Unidade Parelheiros (Avenida Sadamu Inoue, 5.252, Jardim dos Álamos) e na Unidade Casa Verde (Avenida Brás Leme, 1.200, esquina com a Rua Tibães, Casa Verde), das 9h às 11h. O principal objetivo do curso é qualificar profissionalmente os alunos e difundir os conhecimentos de tecnologias do manejo e cultivo de hortaliças, plantas aromáticas e nativas.

BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO TERÁ ENTRADA GRATUITA PARA ESCOLAS
Data: 12 a 22 de agosto
São Paulo Turismo
2226-0400

São Paulo vai realizar a edição 2010 da Bienal do Livro no período entre os dias 12 a 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Esse evento pretende receber muitos estudantes, entre crianças e adolescentes para aproveitarem a feira, por meio do programa gratuito de visitação escolar programada. Os grupos contarão com a ajuda de orientadores para fazer a visita. Para receber esse público específico a Bienal do Livro buscou atrações e atividades de diversas áreas como, cultura e educação. Um dos pontos fortes é a união entre entretenimento e leitura.

SECRETARIA OFERECE FORMAÇÃO PARA PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Data: 19 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0600

A Secretaria da Educação coloca à disposição da Rede de Ensino, até o próximo dia 19 de agosto, o curso Formação de Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita nas esferas Jornalística e Literária. Podem participar um professor de português do Ensino Fundamental II de cada Emef e Emefm. O curso tem carga horária de 12 horas e dá direito a um certificado de acordo com a freqüência de cada professor. O objetivo é aproximar o educador das dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas. As inscrições serão feitas nas Diretorias Regionais de Educação até um dia antes do curso. Confira o cronograma de encontros por DRE.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO PROFESSOR ARTISTA
Data: 20 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0345

Até o dia 20 de agosto, profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo poderão se inscrever para participar da 2ª edição do concurso Professor Artista, nas categorias pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. A iniciativa integra o evento Valeu, Professor 2010, realizado pela Secretaria de Educação para os dias 22, 23 e 24 de outubro. Para participar, o interessado deve entregar a obra e ficha de inscrição no Memorial do Ensino Municipal (Rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino), das 9h às 18h. Todas as produções devem conter o nome da obra, do autor, da unidade de lotação e exercício e da Diretoria Regional de Educação. Mais informações pelo site www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br.

PROFESSORES DE MATEMÁTICA TERÃO CURSO ESPECIAL
Data: 23 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0352/ 0353

A Secretaria de Educação (Rua Borges Lagoa, 1.230, Vila Clementino) promove até o próximo dia 23 de agosto o curso Discutindo a Resolução de Problemas em Diferentes Campos Numéricos. A formação é direcionada a professores de Matemática do Fundamental II, com prioridade para regentes de classe. Entre os conteúdos estão as teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática, procedimentos envolvidos nas avaliações, intervenções pedagógicas necessárias para o avanço dos alunos e análise das seqüências didáticas. Serão 12 horas de formação e cada grupo terá até 45 participantes. Confira o cronograma de encontros por Diretoria Regional de Educação.

CONPARES REALIZA WORKSHOP DA HORTA À MESA
Data: 25 de agosto
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social - Conpares, realizará o workshop Da Horta à Mesa, no próximo dia 25 de agosto, das 9h às 13h, no auditório da secretaria (Rua Líbero Badaró, 119, Centro). São oferecidas 60 vagas para servidores e entidades cadastradas no Programa Ofício Social. O principal objetivo é mostrar a importância da alimentação saudável. Os alunos entenderão mais sobre assuntos como diabetes, obesidade, segurança alimentar e aproveitamento total dos alimentos. As inscrições devem ser feitas pelos telefones 3113-9710/9908.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA REÚNE ARTISTAS DA AMÉRICA LATINA E EUROPA
Data: 29 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 29 de agosto, no Piso Flávio de Carvalho do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso) acontecerá a exposição E.CO - Coletivos fotográficos latino-americanos e europeus, com curadoria do artista espanhol Claudi Carreras. A mostra gratuita reúne a produção fotográfica de 20 grupos de artistas da América Latina e da Europa. A mostra terá visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

TABELA DOS JOGOS DA CIDADE NA INTERNET
Data: 29 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação,
3396-6400

As disputas do futebol de campo e do futsal dos Jogos da Cidade vão até 29 de agosto. Trata-se da competição que é considerada o maior torneio esportivo amador de São Paulo, e vai reunir neste ano 4.168 equipes distribuídas em nove modalidades. Os jogos envolvem as 31 subprefeituras da cidade que disputam entre si a fase regional da competição. As demais modalidades terão início em junho. O campeão de cada subprefeitura representará seu bairro na disputa municipal, que terá início em 11 de setembro e vai até 12 de dezembro. Os participantes podem acessar a tabela completa das partidas por meio do site www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br.

PACET ESTENDE ATENDIMENTO PARA MAIS UNIDADES DO CAT
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet) será implantado em todas as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho até o final do ano. Até agora o trabalhador pode realizar consulta no SCPC e o agendamento das conciliações na Luz e Lapa. O serviço é gratuito e auxilia os trabalhadores com restrições cadastrais a limpar o nome, facilitando acesso a crédito e emprego. No dia 7 de abril, a unidade de Santana começou a fazer o agendamento das conciliações. O Pacet é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Governo do Estado de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura e Associação Comercial de São Paulo.

PAVILHÃO DO IBIRAPUERA RECEBE A EXPOSIÇÃO PURAS MISTURAS
Data: até 12 de setembro
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 12 de setembro, o Pavilhão das Culturas Brasileiras (Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Nova Conceição) recebe a exposição "Puras Misturas". A exposição celebrará a riqueza e diversidade da cultura do Brasil, apresentando um diálogo entre variadas formas de criação artística produzidas em diferentes tempos e lugares. Ocupando uma área de cerca de 2.500 m² contínuos, sem divisórias, a exposição se desdobrará em quatro módulos. A entrada franca.

PROFESSORES RECEBEM CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Data: 21 de setembro
Secretaria de Educação
3396-0600

A Secretaria de Educação promove até o próximo dia 21 de setembro o curso Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem - Ciências Naturais, voltado aos professores de Ciências do Ensino Fundamental II. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 13h , com uma carga horária final de 12h.A metodologia do curso pretende incentivar a reflexão diária dos professores com as práticas que são ensinadas aos alunos. Durante o curso, os professores vão analisar as práticas desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de mostrar que a ciência é um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana. Confira o cronograma de encontros.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÕES DO MAMULENGO
Secretaria de Educação
3396-0600

As escolas da Rede Municipal de Ensino já podem se inscrever para as apresentações da peça "A Bela e a Fera", que serão realizadas pelo grupo de Teatro de Bonecos "Mamulengo" no teatro do CEU Jaçanã (Rua Antonio Cezar Neto, 105, Jardim Guapira). As unidades interessadas deverão fazer a inscrição na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, pelo telefone 3396-5677, das 9h às 17h. Serão duas apresentações por dia, às 10h e 13h, totalizando 2.500 vagas. Cada grupo deve ser formado por 40 alunos e acompanhado de, no mínimo, um educador e um representante da escola/comunidade. O transporte até o CEU Jaçanã ficará a cargo das escolas interessadas.

PARQUE DO TROTE TEM OFICINA GRATUITA DE ARTESANATO
Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
2967-8100

Para os amantes de artesanato, estão abertas as inscrições para a Oficina de Cestaria, promovida pelo Centro de Convivência e Cooperativa do Parque do Trote. As aulas são gratuitas e acontecerão todas as terças-feiras, às 9h, no Parque do Trote (Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/nº, Vila Guilherme). Antes de participar é preciso inscrever-se através do e-mail ceccovmariavguilherme.trote@gmail.com. O processo recicla jornais e revistas que, após passarem pelas técnicas adequadas, se transformam em bolsas, sacolas, cestas para pães e frutas, revisteiros, caixas, chapéus, badejas, guirlandas e uma infinidade de objetos que são desenvolvidos a partir da criatividade do artesão.

CCM GRAJAÚ DÁ ORIENTAÇÃO JURÍDICA PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Subprefeitura da Capela do Socorro
3397-2700

Todas as quintas e sextas-feiras no Centro de Cidadania da Mulher (CCM) do Grajaú (Avenida Professor Oscar Barreto Filho, 350, Parque América), no período da manhã, um advogado da Defensoria Pública dá consultas e orientações gratuitas a mulheres que sofreram violência doméstica. O objetivo é fazer com que estas mulheres levem à diante as ocorrências registradas destes casos, abrindo processos que garantam a preservação de seus direitos. No CCM ela é orientada sobre a legislação vigente, com destaque para a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres vitimadas por seus parceiros e também tomam conhecimento de outras historias semelhantes à dela e que redundaram em tragédias, porque a vítima não levou adiante as denuncias contra estes parceiros.

CEE OSWALDO BRANDÃO OFERECE CURSO DE PRODUÇÃO MUSICAL
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5000

Será realizado nos meses maio e junho, no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança (Rua Michihisa Murata, 120, na Vila Brasilândia) um curso de Produção Musical voltado a jovens, de 16 a 24 anos, da comunidade da Brasilândia interessados em aprender como gravar, mixar e editar suas músicas. Um dos atrativos do curso são os convidados, Slim Rimografia, Edi Rock, Dj Nato Pk e Devasto Prod, todos produtores musicais atuantes no universo da música. Para participar do curso, basta fazer a inscrição no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança. As vagas são limitadas e o curso é gratuito, assim como todas as atividades desenvolvidas no clube.

CEUS OFERECEM PRÁTICA DE IOGA À COMUNIDADE
Secretaria de Educação
3396-0600

Os Centros Educacionais Unificados Azul da Cor do Mar, Casa Blanca, Parque Anhanguera, Perus, Rosa da China e Vila Atlântica oferecem, gratuitamente, aulas de ioga, que melhoram a saúde física e emocional e rejuvenesce. Cada aula tem em média 45 minutos de duração. Confira os locais e horários das aulas.

CDM CECÍLIA MEIRELLES PASSARÁ POR REFORMAS
Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
2967-8100

Nos próximos 90 dias, o Clube Desportivo Municipal (CDM) Cecília Meirelles (Rua Soldado Anésio Antão Ferreira, 31, Jardim Japão) passará por reformas que devem garantir a segurança e a diversão dos usuários do espaço. O entorno do campo receberá um alambrado totalmente novo. Além disso, será colocada a grama sintética, que também contará com um sistema de drenagem que impedirá alagamentos. Para aqueles que vão além do futebol, será instalada uma pista de atletismo. Estima-se que todas as intervenções fiquem prontas no mês de julho.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRAÇA VICTOR CIVITA
Subprefeitura de Pinheiros
3095-9595

Todos os domingos, às 17h, na Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580), com muita criatividade e interação, a atriz Kiara Terra transporta os espectadores para o mundo da literatura, narrando o conteúdo das obras que divertem crianças e adultos.. A atividade é gratuita e aberta ao público. Confira a programação para o mês de maio.

OPERAÇÃO BAIXAS TEMPERATURAS ATENDE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA NO FRIO
Data: 31 de outubro
Secretaria de Assistência Social
3291-9758

Até o próximo dia 31 de outubro, a Secretaria de Assistência Social (Rua Líbero Badaró, 561, Centro) dará continuidade aos trabalhos da Operação Baixas Temperaturas, que visa proteger e abrigar os moradores em situação de rua durante o período de inverno na cidade. A iniciativa coloca à disposição dessa população carente os 41 Centros de Acolhida e os 15 Centros de Referência da Criança e do Adolescente. A população também pode ajudar moradores em situação de rua pela Central de Atendimento Telefônico Ininterrupto ao Munícipe (3228-5668/3228-5554); Cape (3397-8864/3228-2092); Defesa Civil (199); SAMU (192); GCM (153); e Serviço de Atendimento ao Cidadão (156).

"OLHAR JOVEM" CAPACITA JOVENS NO SETOR AUDIOVISUAL
Data: até 6 de dezembro
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a organização social Aldeia do Futuro, deu início ao curso "Olhar Jovem", que objetiva a formação de jovens empreendedores em Produção de Vídeo e Fotografia, utilizando a linguagem audiovisual e a comunicação como meio de transformação social. O curso ocorre de segunda a sexta no prédio da Aldeia do Futuro (Rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, 228, Americanópolis), durante um período de 6 meses, se encerrando no dia 6 de dezembro. Contará com 40 alunos do bairro de Americanópolis e o processo de formação é dividido em operação de câmera, produção audiovisual, iluminação, edição, roteiro, computação gráfica, entre outros.

CURSOS GRATUITOS DE GASTRONOMIA NOS MERCADOS DA CANTAREIRA E DA LAPA
Data: 4 de dezembro
Secretaria das Subprefeituras
3105-6295

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com o Senac São Paulo, vai promover cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, lazer e eventos. Durante os próximos seis meses, até o próximo dia 4 de dezembro, serão oferecidas 700 vagas para pessoas inscritas previamente, em oficinas que ocorrerão no espaço gourmet do Mercado da Cantareira (Rua da Cantareira, 306, Parque Dom Pedro II) e na cozinha pedagógica do Mercado da Lapa (Rua Herbart, 47, Lapa). O objetivo é promover a interação da população com esses locais que integram os roteiros gastronômicos da cidade. Os interessados devem fazer inscrição pessoalmente antes de cada oficina. Entre os cursos previstos estão Culinária Japonesa e Cozinha Italiana, além de Sopas e Cremes, Harmonização de Queijos e Vinhos, entre outros. Confira a programação.







Trânsito

CET IMPLANTA "OPERAÇÃO ESTRADA" PARA FERIADO DE 9 DE JULHO
Data: 9, 11 e 12 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta esquema especial de trânsito "Operação Estrada" para o período até segunda-feira (12/7), em razão do feriado da Revolução Constitucionalista, quando estima-se que mais de um milhão e duzentos mil veículos deixem a capital em direção ao litoral e ao interior. A operação saída será realizada na quinta-feira (8/7), no período da tarde, e na sexta-feira (9/7), nos períodos da manhã e da tarde. A operação retorno à cidade será implantada no domingo (11/7), no período da tarde, e na segunda-feira (12/7), no período da manhã. Os agentes e técnicos da CET estarão monitorando e operacionalizando o trânsito no entorno dos terminais rodoviários do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara para garantir maior fluidez do tráfego e acessibilidade aos usuários e passageiros.

CET INTERDITA VIAS NO IBIRAPUERA PARA COMEMORAÇÃO DE 9 DE JULHO
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o trânsito na região do Ibirapuera, das 7h às 13h desta sexta-feira (9/7), para a comemoração do "78º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932". A Avenida Pedro Álvares Cabral, sentido Vila Mariana, será interditada entre a Praça Armando de Salles Oliveira e o Portão 3 do Parque do Ibirapuera. A Rua Padre Manoel da Nóbrega, sentido Ibirapuera, será interditada entre as praças Dia do Senhor e Armando Salles de Oliveira. Os motoristas originários da Avenida República do Líbano devem seguir pela Praça Dia do Senhor, avenidas Brigadeiro Luís Antônio, Marechal Estênio Albuquerque Lima, ruas Abílio Soares e Tutóia e Viaduto Tutóia. Os motoristas originários da Avenida República do Líbano devem seguir pela Praça Dia do Senhor, avenidas Brigadeiro Luís Antônio, Marechal Estênio Albuquerque Lima, ruas Abílio Soares e Tutóia, Viaduto Tutóia e acessar a Avenida 23 de Maio no sentido Centro.

CET ALTERA CIRCULAÇÃO DE VIAS NA VILA MARIANA
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai alterar a circulação de vias na região da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, na Vila Mariana, a partir desta sexta feira (9/7), visando proporcionar maior fluidez aos motoristas e melhorar a segurança da travessia dos pedestres. A Rua Cubatão terá sentido único de direção, no trecho e sentido da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves para a Rua José Antônio Coelho. A Rua Humberto I passa a ter sentido único de direção, trecho e sentido da Rua Remanso para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves. A Avenida Conselheiro Rodrigues Alves passa a ter sentido único de direção trecho e sentido da Rua Ambrosina de Macedo para a Rua Cubatão, e proibição de conversão à direita da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves para a Rua Vergueiro.

CET INTERDITA TÚNEL AYRTON SENNA I
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Ayrton Senna I, no sentido Bairro, até 5h desta sexta-feira (9/7), para serviço de limpeza e manutenção no sistema de iluminação. O Túnel Ayrton Senna I localiza-se entre as avenidas 23 de Maio e Antônio Joaquim de Moura Andrade. Como alternativa, veículos deverão seguir pela Avenida Pedro Álvares Cabral (sentido Pinheiros), Praça Armando de Salles Oliveira, ruas Manoel da Nóbrega, Bento de Andrade e Cândido do Nascimento e Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade.

EVENTO RELIGIOSO ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NA ZONA LESTE NESTA SEXTA
Data: 9 de julho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude do evento de cunho social e religioso, que será realizado nesta sexta-feira (9/7), das 6h às 21h, na Rua Capitão Avelino Carneiro, entre as ruas Henrique de Souza Queiróz e Capitão João Cesário, na zona leste da cidade, a SPTrans alterará o itinerário de 17 linhas de ônibus que trafegam na região. Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

CET INTERDITA TÚNEL NOVE DE JULHO PARA OBRAS
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Nove de Julho, no sentido Centro, até 5h desta sexta-feira (9/7), para instalação de ventiladores. O Túnel Nove de Julho está localizado na Avenida Nove de Julho, sob a Avenida Paulista. Os motoristas que trafegam no sentido Centro deverão seguir, como desvio, pelas Rua Convenção de Itu, alamedas Jaú e Casa Branca, ruas Professor Otávio Mendes e Professor Picarolo e a Avenida Nove de Julho (sentido Centro).

JOGO ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NA ZONA OESTE NESTA SEXTA-FEIRA
Data: 9 de julho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude da partida válida pelo amistoso internacional entre Palmeiras e Club Atlético Boca Junior, no estádio Palestra Itália (Parque Antártica, zona oeste da cidade), nesta sexta-feira (9/7), às 18h30, a SPTrans alterará os itinerários de 15 linhas de ônibus que trafegam pela região.

CET MONITORA TRÂNSITO NO PARQUE ANTÁRTICA PARA JOGO
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Estádio Palestra Itália, no Parque Antártica, das 6h às 21h30 desta sexta-feira (9/7), para a realização do jogo de futebol amistoso entre Palmeiras x Boca Juniors da Argentina. O jogo terá início às 18h30. O Estádio Palestra Itália localiza-se na Rua Turiassu, sendo circundado pelas avenidas Francisco Matarazzo e Antártica, pela Rua Padre Antônio Tomás e pela Praça Marrey Júnior.

CET INTERDITA RUAS EM ARTHUR ALVIM PARA OBRAS
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Waldemar Tietz e a Rua Cesar Diaz, no sentido Centro, em Arthur Alvim, a partir das 7h30 desta sexta-feira (9/7), para continuidade da obra de expansão da rede adutora Itaquera/Arthur Alvim. A interdição tem duração prevista de três meses.

CET INTERDITA CANTEIRO CENTRAL DA AV. ROQUE PETRONI JÚNIOR PARA OBRAS
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o canteiro central da Avenida Roque Petroni Júnior, altura do número 1.089, em frente à saída do Shopping Morumbi, até o próximo dia 9 de julho, para dar continuidade às obras do Corredor Diadema - Morumbi. A previsão é de que a interdição dure 12 dias. Os veículos que saem do Shopping Morumbi com destino à Marginal Pinheiros deverão entrar à direita na Avenida Roque Petroni Júnior e efetuar o retorno existente a 250 metros, pela faixa da esquerda, altura da Rua Jaceru.

SERVIÇO ATENDE PARTICIPA DE NOVE EVENTOS NESTE FERIADO PROLONGADO
Data: 9, 10 e 11 de julho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

A SPTrans colocará à disposição 43 veículos do serviço Atende para serem utilizados em nove eventos neste fim de semana prolongado, entre sexta (9/7), sábado (10/7) e domingo (11/7). O Atende é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito, destinado às pessoas portadoras de deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público. Para mais informações sobre o serviço acesse www.sptrans.com.br.

EVENTO ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NA REGIÃO DA LUZ
Data: 9, 10 e 11 de julho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude da realização do evento "Nosso Show", que será realizado na Avenida Tiradentes, entre a Avenida Tiradentes e a Rua Prates, das 12h desta sexta-feira (9/7) às 4h de domingo (11/7), sendo que o show será no sábado (10/7), a partir das 15h, a SPTrans informa que seis linhas de ônibus que atendem às imediações terão os seus itinerários alterados durante sua realização. Juntas, as linhas transportam, em média, 14.287 passageiros aos sábados. Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

CONFIRA FUNCIONAMENTO DE LINHAS E POSTOS DA SPTRANS NO FIM DE SEMANA
Data: 9 a 11 de julho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

A SPTrans informa como será o funcionamento dos postos e lojas de atendimento e o percentual da frota de ônibus municipais nas ruas durante o feriado da Revolução Constitucionalista, nesta sexta-feira (9/7). No feriado, a frota de ônibus da cidade será equivalente à de um domingo, com 50% do total em operação. No sábado (10/7), o número de coletivos nas ruas será de 60% do total de um dia útil. No domingo (11/7), o número de coletivos nas ruas será de 50% da frota. Nesta sexta-feira (9/7), sábado (10/7) e domingo (11/7), os postos de venda e atendimento em terminais e estações do Expresso Tiradentes terá funcionamento normal, permanecendo fechados os demais locais da SPTrans.

CET MONITORA TRÂNSITO NA ZONA NORTE PARA EVENTO ANIMA FRIENDS
Data: 9 a 18 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Pavilhão de Exposições do Mart Center entre sábado (9/7) até o próximo domingo (18/7), das 10h às 21h, para a realização do evento Anima Friends. Estima-se a presença de cerca de três mil pessoas por dia durante o evento. O Pavilhão do Mart Center localiza-se na Rua Chico Pontes, 1.500, na Vila Guilherme.

CET MONITORA TRÂNSITO NA ZONA NORTE PARA CORRIDA DE RUA SESC SANTANA
Data: 11 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na Avenida Luis Dumont Villares, no bairro de Santana, neste domingo (11/7), das 6h às 12h40, para a realização da "Corrida de Rua SESC Santana". A prova terá início às 8h, com previsão de término entre 11h e 11h30 e participação de 2.500 pessoas. Largada na Avenida Luis Dumont Villares, altura da Rua Viri, seguindo pela avenida Leôncio de Magalhães, Rua Nogueira Aciolli, Parque Domingos Luís, Rua Pedro Cacunda e Avenida Luís Dumont Villares. Os motoristas poderão utilizar como alternativa a Avenida Leôncio de Magalhães, ruas Castro Maia e Almirante Noronha, Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra e a Rua Pedro Cacunda.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ENTORNO DO JÓQUEI CLUBE PARA PARQUE DA COPA
Data: 11 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito no entorno do Jóquei Clube de São Paulo, até o término da Copa do Mundo em 11 de julho, das 9h às 22h nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa, para a realização do Parque da Copa 2010. O evento acontecerá na área interna do Jóquei, no acesso junto à Rua Doutor José Augusto de Queiroz, 55, e tem a presença estimada de 9 mil pessoas. As intervenções da CET ocorrerão por ocasião dos jogos Brasil na Copa.

CET INTERDITA TÚNEL FERNANDO VIEIRA DE MELLO
Data: 11 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Fernando Vieira de Mello, em ambos os sentidos, neste domingo (11/7), das 7h às 13h, para a realização de serviço de limpeza no túnel. O Túnel Fernando Vieira de Mello, no sentido Centro, tem entrada na Rua Ibiapinópolis e saída na Rua Maria Carolina; e, no sentido bairro, tem entrada na Avenida Pedroso de Moraes e saída na Rua Diogo Moreira. Quem trafega no sentido centro deve seguir pelas avenidas Eusébio Matoso e Brigadeiro Faria Lima, Rua Sampaio Vidal, e Avenida Rebouças. Os motoristas que trafegam no sentido bairro deverão seguir pelas as avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima Rua Diogo Moreira, e acessar a Avenida Eusébio Matoso.

CET INTERDITA RUA NA REGIÃO DA VILA MARIANA PARA OBRAS
Data: 12 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Rua Carmilópolis de Minas, entre a Rua Felipe de Orleans e Rua Amambaí, na região da Vila Mariana, a partir das 9h desta segunda-feira (12/7), para obras de recuperação da rede de águas pluviais e recapeamento da via. A interdição tem duração prevista de 20 dias e será realizada em três fases, entre as ruas Dom Felipe de Orleans e Diamantina; entre as ruas Diamantina e Antônio Fonseca; e entre as ruas Alcântara e Amanbaí.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ENTORNO DO JÓQUEI CLUBE PARA CASA COR 2010
Data: 13 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito no entorno do Jóquei Clube, até o próximo dia 13 de julho, das 12h às 22h, para a realização da Casa Cor 2010. O evento acontecerá na área interna do Jóquei, no acesso junto ao número 1.075 da Avenida Lineu de Paula Machado. Estima-se a presença de 3.000 pessoas no evento. Para evitar transtornos e melhorar a utilização das vias envolvidas pelos demais usuários, durante a realização do evento, a CET vai manter uma equipe operacional nos dias de maior contração e monitorar a região ao longo de todo o período de realização.

SPTRANS INFORMA COMO CHEGAR AO EVENTO FEIRA DO CIRCUITO DAS MALHAS
Data: 18 de julho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

A SPTrans informa que 29 linhas de ônibus vão atender às imediações do Centro de Evento São Luís (Rua Luís Coelho, 323, Consolação), local em que será realizado o evento Feira do Circuito das Malhas - 4ª Edição Grande Liquidação, que prosseguirá até o próximo dia 18 de julho, das 12h às 21h. Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

CET INTERDITA RUA NO IPIRANGA PARA OBRAS DO METRÔ
Data: 15 de agosto
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Rua Álvaro do Vale, entre as ruas Do Grito e Aída, até o dia 15 de agosto, para obras do metrô - linha 2, com duração prevista por um período de dois meses. A interdição é necessária para possibilitar a retirada do pontilhão provisório da Rua Álvaro do Vale. Em razão da interdição, os veículos que trafegam pela Rua Álvaro do Vale, serão deslocados para uma pista auxiliar à direita e retornarão ao seu trajeto normal após a Rua Aída.

OBRAS NA ZONA LESTE ALTERAM ITINERÁRIO DE ÔNIBUS
Data: 15 de agosto
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em consequência da continuidade das obras da ligação Jacú-Pêssego, no acesso entre a Av. Nova Conquista com a rua Pêra-Mirim, na zona leste, com duração prevista de 45 dias, a SPTrans informa que a linha de ônibus 4033/10 Jardim Guairacá-Nova Conquista terá seu itinerário alterado por motivos de bloqueios das vias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.