FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dentes saudáveis e sorriso contagiante está ao alcance de todos

Estética Bucal melhora a aparência física


A beleza hoje em dia, não é mais privilégio de alguns. Uma boca bonita, dentes perfeitos e um sorriso contagiante, atualmente está ao alcance de todos.

Muitas pessoas com dentes escurecidos e problemas na arcada dentária perdem a auto-estima e até podem ficar com vergonha de sorrir e ter problemas de relacionamento interpessoal por causa disso. Com a evolução das técnicas, a estética dental está cada vez mais popular e acessível a um público maior.

Quando, por uma causa isolada ou por vários fatores, o sorriso clarinho não está acontecendo, entra em cena o Dr. Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista, especialista em Periodontia, que trata da estética bucal. “A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a auto-estima dos pacientes e contribuir para o seu sucesso”, afirma Dr. Marques.

Através do sorriso se conquista amigos, pode-se acabar com uma discussão, conseguir um emprego e até melhorar o dia de alguém. Mas, como sorrir quando os dentes são tortos, desiguais, quebrados ou separados? A odontologia estética possui a solução para todos esses problemas, pois através de técnicas modernas permite que qualquer um tenha dentes perfeitos.

A correção dos dentes pode ser feita a qualquer época, mas o ideal seria desde pequeno ter o hábito de ir ao dentista e cuidar dos dentes, mas caso isso não tenha acontecido, é possível corrigir os dentes quando já adulto. Felizmente, hoje em dia, a Medicina Dentária pode transformar sorrisos degradados em sorrisos brilhantes corrigindo problemas como: dentes com forma ou posição alterada, dentes descolorados, espaços entre dentes e dentes fraturados, entre outros. O clareamento dos dentes também é importante, bebidas, café, cigarro contribuem para o escurecimento dos dentes, e os mesmos podem ser clareados através do uso de molduras ou laser.

Existem vários tipos de tratamentos dentários com o objetivo de melhorar as funções mastigatórias e respiratórias, como tratamentos que visam melhorar a estética bucal, que são aplicados de acordo com a necessidade do paciente, como:

 Clareamento Dentário

Além das manchas desaparecerem, o processo elimina bactérias e promove a desinflamação da gengiva, já que o gel clareador contém substâncias que também desinfetam, limpam e descontaminam os dentes.

As principais técnicas de clareamento existentes são o doméstico assistido, o com luz - que pode ser o laser - e a mista. O clareamento doméstico é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. No laboratório é feita uma moldeira personalizada de silicone que serve para colocar o gel, e todos os dias o paciente passa um tempo que varia de 30 minutos a 8 horas, determinado pelo dentista, com o gel em contato com os dentes.

O procedimento a laser é feito no consultório e o gel utilizado tem a concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio, assim o resultado é mais rápido. Geralmente, esse procedimento é usado para quem tem pressa com o resultado.
Já, na técnica mista, primeiro é aplicado o gel de concentração alta no consultório e depois sob a supervisão do dentista complementa-se com o uso da moldeira em casa com o gel de baixa concentração, até obter o branco desejado. “Essa técnica de moldeira no consultório é para evitar o uso por tempo indevido de gel de alta concentração, que pode acarretar queimaduras nas gengivas e sensibilidade. O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente”, declara o Dr. Marques.

 Aparelhos Ortodônticos
No caso de pessoas com dentes tortos ou proeminentes os aparelhos ortodônticos já não são mais sinônimo de constrangimento. Cada vez mais discretos, eles estão ainda menores. Entre os aparelhos da nova geração, os de porcelana e os transparentes são os mais procurados, principalmente por aqueles que já passaram da adolescência.

 Facetas de Resina
Os dentes desalinhados, curtos, lascados ou manchados também podem ser rapidamente arrumados com perfeição, sem dor e com excelentes resultados.

Segundo o Dr. Ismael Marques Novo, resina é um material branco que pode ser colorido, de acordo com os dentes naturais do paciente. Esse material é aplicado no dente e esculpido para cobrir ou substituir a área com problema. O material é então endurecido com um aparelho fotopolimerizador.

É recomendada para pacientes com forte manchamento dentário, em que o clareamento não alcançou um bom resultado, fechamento de diastemas e na correção de mal posicionamento dentário.

As facetas em resina não desgastam o dente natural, possuem uma alta qualidade estética e podem ser realizadas na mesma sessão. “As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis, quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas, que podem ter a cor dos dentes originais. Materiais restauradores de porcelana, implantes ósseo-integrados, podem devolver ao paciente um ou mais dentes perdidos”, explica o Dr. Marques.

 Fechamento de Diastemas
Diastemas são espaços existentes entre dois dentes vizinhos, que muitas vezes acabam sendo maiorres que o normal, e nesse caso é realizado o seu fechamento. O fechamento de diastemas pode ser feito através de facetas em resina ou porcelana, tratamento ortodôntico ou implante dentário.
Está comprovado que bom humor e otimismo faz bem à saúde. O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita, principalmente quando os dentes são bonitos e saudáveis.

Clínica Odontológica - Dr. Ismael Marques Novo
Cirurgião-dentista especialista em Periodontia
Endereços: Rua Horácio Scrosoppi, 211 - São Paulo - SP
Rua Itapeva, 240, cj. 608, Bela Vista - São Paulo - SP

Tel.: (11) 2281-8787
Email: dentist@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.