FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Problemas bucais causam baixa auto estima


Segundo o escritor Sebastian Chamford "O mais perdido de todos os dias é aquele em que não se riu”. Ter um sorriso cativante e bonito é motivo de auto-estima elevada. Contribui para rejuvenescer as feições e encantar o interlocutor, afinal de contas quem sorri pouco é logo intitulado de sério. Mas para uma grande parcela da população brasileira, o hábito de não exibir os dentes pode ter por trás problemas bucais como cáries, diastemas (dentes separados) ou dentes separados, mau hálito, escurecimento dentário e até mesmo perda da dentição.
De acordo com o cirurgião dentista Flávio Luposeli, manter os dentes e a boca bem cuidados é o primeiro passo para garantir um sorriso saudável, aumentando a auto-estima e também provocando uma melhora fonética. Para isso, a higienização bucal após as refeições é tão importante quanto a visita semestral ao dentista. Além disso, o paciente deve ter cuidado durante a escovação.
"Não podemos ter pressa em escovar os dentes para que a higiene seja completa, deve-se toda a superfície dos dentes e limpar a gengiva e a língua", afirma Luposeli.
Muitos dos casos deu mau hálito estão diretamente relacionados ao cuidado com a boca. “O mínimo para manter um bom hálito é escovar os dentes, a língua e usar fio dental”, acrescenta Flávio. O dentista lembra que pessoas que sofrem de mau hálito acabam sofrendo críticas em casa e nos locais de trabalho, comprometendo o rendimento e a qualidade de vida. Há ainda aqueles que não sabem que sofrem de halitose. É necessário averiguar as causas com muito critério para se oferecer uma solução pontual e eficiente”. Existem outros problemas que podem estar associados à halitose, que não somente a correta higienização da boca. Entre eles, o uso de determinadas medicações, estresse, diabetes, problemas digestivos, dentre outros. Por isso, é tão importante uma consulta com um especialista.
Outros problemas podem causar o mau hálito como os estomacais, mas o odontólogo é o especialista indicado para orientar o paciente em relação a tratamentos ou até mesmo ao redirecionamento para outro profissional de saúde. Também comum são as cáries, que quando não são contornadas a tempo ou com o mínimo cuidado estético pode ocasionar uma boca com muitas restaurações, tornando o aspecto desagradável.
Seguindo as tendências das estrelas hollywoodianas, é grande a procura nos consultórios pelas técnicas de clareamento dentário a laser. "Como nos filmes e nos comerciais, as pessoas querem ter dentes brancos e acreditam que assim se sentirão mais belas. Daí a crescente busca pelo clareamento. Hoje, são pelo menos cem pessoas por ano procurando este serviço na clínica." Entre os fatores que ocasionam o escurecimento dentário está a alimentação rica em corantes e o café. O fumo também está fortemente relacionado. Dentes com canais tratados, podem apresentar escurecimento e a própria evolução da idade pode causar um maior escurecimento. "O dente manchado ou escuro pode deixar o paciente mais introspectivo e fragilizado diante de desafios", sugere Flávio Luposeli. Um sorriso bonito transmite saúde, esmero, vitalidade. É claro que um sorriso bonito não transforma a vida de ninguém, mas ajuda a melhorar sua auto estima e a imagem que se passa para as outras pessoas.
Por fim, a perda de dentição também afeta a auto-estima dos adultos, especialmente aqueles em idade avançada. "A perda dos dentes ainda é muito relacionada à velhice, porém, tem implicações sérias para a vida social e até mesmo para o bem-estar psicológico, além da manutenção da saúde propriamente dita", finaliza Flavio.
Serviço:
Flávio Luposeli
Cirurgião dentista- Reabilitação oral estética.
11- 3846 3859
www.luposeli.com.br
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.