FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Falta de desejo sexual afeta 70% das atendidas na ginecologia do HC

Não existe nenhum medicamento, comprovado cientificamente, que aumente a libido feminina. Uso de antidepressivos pode prejudicar ainda mais.


Maior vítima da falta de desejo sexual, a mulher tem recorrido a medicamentos para tentar recuperar a libido. Entretanto, a ginecologista Elsa Gay, do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, alerta que em 90% dos casos o problema é psicológico e não orgânico. “Drogas como antidepressivos podem até inibir o desejo sexual”, informa a especialista, acrescentando que não existe nenhuma medicação para aumentar a libido feminina que tenha sua eficácia comprovada cientificamente.

No setor de Ginecologia do Hospital das Clínicas, 70% das mulheres atendidas no ambulatório perderam a libido. “Quando o sexo deixa de proporcionar prazer, é sinal de que algo está errado”, observa a ginecologista, lembrando que muitas vezes a mulher moderna deixa as preocupações diárias interferirem no relacionamento afetivo. “A correria, o estresse do trabalho e a preocupação com os filhos e com a casa são grandes vilões da sexualidade. Quando há crises no relacionamento, a mulher se fecha para a vida sexual”, aponta.

Ter um bom conhecimento do corpo também é essencial para uma vida sexual satisfatória. De acordo com Elsa Gay, muitas mulheres não conhecem seu próprio corpo e os pontos que mais lhe dão prazer. “Ela precisa dialogar com o parceiro e se descobrir”, afirma, acrescentando que a auto-estima é outro fator diretamente ligado à satisfação, pois em muitos casos a mulher que se queixa de falta de libido é aquela que está insatisfeita com o corpo.

Para finalizar, Elsa Gay destaca que aos primeiros sinais de que algo vai mal, a mulher não deve demorar a procurar ajuda médica. “A maior incidência de mulheres que sofrem com a falta de desejo sexual está entre as que já passaram pela menopausa. Mas este é um problema que atinge a mulher em qualquer idade, seja aos 20 ou mesmo aos 70 anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.