FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nove CEUs recebem a Orquestra Bachiana Jovem no mês de julho

Até o mês de agosto, a orquestra terá se apresentado em 15 centros educacionais;

Vinte jovens serão escolhidos para uma formação musical gratuita


Durante o mês de julho, a Orquestra Bachiana Jovem, sob regência do maestro João Carlos Martins, continua se apresentando nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Serão mais nove concertos especiais realizados para alunos de escolas municipais. Até o mês de agosto, a parceria entre a pasta e Fundação Bachiana terá levado a música erudita a 15 CEUs em diferentes pontos da capital.

Em cada um dos CEUs, alunos matriculados em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da região participarão de um workshop - com uma hora de duração - no qual o maestro explica os diversos sons, o funcionamento de uma orquestra e seus instrumentos. Em seguida, os estudantes assistem a uma apresentação de músicas clássicas da Bachiana Jovem. Os CEUs Paz (zona Norte) e Três Lagos (zona Sul) foram as primeiras unidades a receber a orquestra, em encontros ocorridos em junho.

Novos talentos - Durante as visitas aos CEUs, a Secretaria e a Fundação Bachiana desenvolvem um trabalho para identificar novos talentos musicais. Ao todo serão selecionados 20 estudantes da rede - na faixa etária entre 10 e 17 anos - que participarão de uma formação com profissionais da Fundação. Para o maestro, isso pode transformar a vida de vários jovens. "Muitos farão parte do futuro de uma platéia, outros poderão ter a música como hobby, mas sempre temos a chance de encontrar um 'diamante a ser lapidado'", revela.

As aulas serão individuais ou em grupo e a definição do local de estudo será feita após a seleção dos estudantes. O deslocamento sempre é do instrutor, que vai ao endereço indicado, evitando, assim, que o aluno perca a oportunidade de participar do projeto por não ter condições financeiras ou alguém para levá-lo para estudar. A formação durará seis meses e cada aluno participará de 24 aulas individuais e 12 em grupo.

Orquestra Bachiana Jovem - Com um trabalho de inclusão social por meio da música, a "Bachianinha" - como também é chamada - se apresenta por todo o Brasil, visitando tanto a periferia das grandes cidades como os principais teatros do país, divulgando e valorizando a música clássica. Os 40 jovens que integram a orquestra foram selecionados nas principais universidades e escolas de música do País.

Confira o cronograma de julho:

Data CEU
22 de julho ÁGUA AZUL

SÃO MATEUS
26 de julho SÃO RAFAEL

SAPOPEMBA
27 de julho CANTOS DO AMANHECER

CASA BLANCA
28 de julho VILA CURUÇÁ
30 de julho ARICANDUVA

TIQUATIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.