FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Trabalhador poderá "limpar o nome" também nos CATs em Itaquera e Interlagos

A partir do dia 23 de julho o Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, será implantado nos CATs - Centros de Apoio ao Trabalho - das unidades de Itaquera e Interlagos, assim o trabalhador dessas regiões poderá limpar o nome da lista de devedores de forma ágil e gratuita. Desde sua implantação em 2008, o Pacet já realizou 23.561 atendimentos, sendo 8.157 só este ano, além de ter agendado 11.885 conciliações e firmado 4.444 acordos.

O serviço é uma parceria da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Governo do Estado de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura e Associação Comercial de São Paulo. Seu objetivo é facilitar, ao trabalhador que tem seu nome inscrito na lista de inadimplentes do SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, a renegociação de suas dívidas e, consequentemente, permtir o acesso ao crédito e ao emprego.

O atendimento no Pacet, que já funciona nos CATs Luz, Lapa e Santana, é dividido em três etapas: A primeira é a consulta ao banco de dados do SCPC - sistema usado para ver se o nome do trabalhador está restrito. Caso seja constatada a existência, é feito o agendamento da conciliação - que tem um prazo médio de 25 dias para acontecer, e, por fim, a própria conciliação, que conta com a presença do trabalhador, além de um representante da empresa credora e um conciliador do Pacet para se chegar a um acordo.

Nesses novos postos que irão começar a funcionar no dia 23 de julho, poderão ser feitos a consulta ao SCPC e o agendamento de conciliação. Somente no dia 23 de agosto que terão início as audiências de conciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.