FIQUE POR DENTRO

domingo, 4 de julho de 2010

Subprefeitura Itaquera coleta e dá destinação adequada aos pneus inservíveis

Após atingir seu desgaste completo, um pneu se torna inservível. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem de ser recolhido e processado de forma adequada para que não provoque danos ambientais. A Subprefeitura Itaquera tem consciência disso e vem recolhendo cerca de 200 pneus mensalmente pelas ruas e córregos da região. Em 2010, mais de mil pneus já foram reciclados.
Os moradores de Itaquera que procuram preservar o meio ambiente e não sabiam onde descartar pneus sabem agora aonde levá-los: a sede da Coordenadoria de Obras da Subprefeitura Itaquera (rua Blecaute 303, Parque do Carmo), onde são estocados os pneus, que posteriormente são recolhidos por uma cooperativa.
Depois de coletados, os pneus são triturados e podem ser reaproveitados de diversas formas: como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, como solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A iniciativa deixa claro que reciclar é planejar um futuro com mais recursos naturais para as próximas gerações.
Para o engenheiro Fábio Pagani, supervisor de limpeza da Subprefeitura Itaquera, o descarte correto dos pneus é um passo para a limpeza e também para a saúde pública. "Quando você recolhe o lixo numa operação de cata-bagulho, também retira os focos de ratos e outros vetores de doença. Dessa forma, deixa-se a região mais agradável visualmente e também mais saudável, aumenta a qualidade de vida", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.