FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cartórios emitem certificado digital

Assinatura eletrônica, que comprova a autenticidade de documentos digitais, é cada vez mais exigida

Quando se fala em assinatura, uma das primeiras associações que fazemos é com cartórios. Afinal, são os notários, ou tabeliães de notas, que reconhecem a assinatura, atestando que ela é verdadeira. Agora, com a certificação digital, não será diferente. Os cartórios de notas do estado de São Paulo estão preparados para emitir certificados digitais. Pelo menos 20 cartórios já estão cadastrados para atender a população e dezenas estão sendo credenciados. "A validação dos certificados digitais está inserida na competência dos notários e os cartórios de notas estão preparados para emitir a certificação", explica Ubiratan Guimarães, presidente do Colégio Notarial do Brasil seção São Paulo (CNB-SP).

A partir deste mês, a Prefeitura de São Paulo passará a exigir assinatura eletrônica na emissão de nota fiscal de serviço para contribuintes cadastrados, com exceção para as empresas do Simples Nacional. A demanda, portanto, será grande. Por isso, alerta o CNB-SP, quanto antes as pessoas jurídicas procurarem o cartório, melhor.

Para comprovar a autenticidade de documentos, expressar concordância com alguns procedimentos, declarar responsabilidade, entre outros, há muito tempo são usadas assinaturas, carimbos e selos. Atualmente, porém, muitas dessas atividades passaram a ser realizadas por meio da internet. É aí que entra a certificação digital.

A certificação digital é uma tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos tenham avaliadas a sua integridade, autenticidade e confidencialidade, evitando adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.