FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Trabalhadores de TI passam a ter jornada de 40 horas semanais

Conquista histórica do Sindpd entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2011

Todos os profissionais do setor da Tecnologia da Informação (TI) do estado de São Paulo começaram o ano de 2011 com diminuição de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários. A convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação) e o sindicato patronal, estabelece que a partir do dia 1º de janeiro todas as empresas de TI - públicas e privadas - devem aplicar a redução de carga horária. "A luta pelas 40 horas semanais entre o Sindpd e o sindicato patronal foi extremamente complicada, mas nossa mobilização e a participação ativa de toda categoria foi determinante para o sucesso da negociação", afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd e da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).

Com a conquista, o Sindpd se destaca no cenário sindical, uma vez que a categoria de Tecnologia da Informação é a única a conseguir colocar a redução de jornada de trabalho, sem diminuição de salários, em sua convenção coletiva. "Sem dúvida seremos um exemplo para outros sindicatos e categorias que tentarão obter o mesmo que conseguimos", ainda segundo Neto.

A mudança de carga horária afeta um dos setores mais importantes da economia brasileira e melhora diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores de TI, que muitas vezes cumprem turnos de trabalho excessivos e desenvolvem doenças causadas pela atividade exercida no emprego como Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

* Claudio Ahrens
Av. Angélica, 35 - Santa Cecília - São Paulo/SP
CEP:01227-000
http://www.sindpd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.