FIQUE POR DENTRO

domingo, 4 de julho de 2010

Exposição itinerante sobre câncer visita 6 bairros da Capital

O Hospital A.C.Camargo e o CEPID/Fapesp levam a exposição de paineis “Câncer: conhecer para Prevenir” aos Parque do Carmo, em Itaquera; Trianon, na avenida Paulista; do Povo, no Itaim Bibi; Vila do Rodeio, no Tiradentes; Parque da Independência, Ipiranga e Parque do Guarapiranga. Largada será dada no Parque do Carmo de 2 de julho a 5 de agosto

Link para download de imagens de paineis - http://www.sendspace.com/file/9azgef  

Biologia molecular, diferenças entre tumor benigno e maligno, síndromes hereditárias, metástase, como evitar fatores de risco e outras questões relacionadas ao câncer fazem parte do vocabulário diário de cientistas e médicos, mas nem sempre são compreendidas com clareza pela população. Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o Hospital A.C.Camargo leva aos parques públicos dos bairros de Itaquera, Cerqueira César, Itaim Bibi, Tiradentes, Ipiranga e Guarapiranga a mostra Câncer: Conhecer para Prevenir, reunindo vinte e dois painéis que apresentam o câncer unindo conceitos lúdicos e didáticos.

O trabalho, itinerante, começa a caminhada deste segundo semestre pelo Parque do Carmo, que abrigará os painéis entre 2 de julho e 5 de agosto, período de férias escolares. Na sequência, os painéis poderão ser vistos no Parque do Trianon (6 de agosto a 2 de setembro), do Povo (3 de setembro a 7 de outubro), Vila do Rodeio (8 de outubro a 4 de novembro), da Independência (5 de novembro a 2 de dezembro) e Parque do Guarapiranga (3 de dezembro a 10 de janeiro). A mostra criada em 2006 foi remodelada e conta agora com dois painéis inéditos: sobre síndromes hereditárias e a importância do banco de tumores.

A mostra é promovida pelo Hospital A.C.Camargo, CEPID - Centro de Excelência em Pesquisa, Inovação e Difusão do A.C.Camargo – um programa financiado pela Fapesp com a proposta de promover a aproximação entre a pesquisa na área de câncer e a sociedade e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO), também do A.C.Camargo. O projeto tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Os paineis apresentam de formam lúdica e educativa, como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.

“Essa exposição reflete nosso compromisso de fazer difusão científica, e ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer”, afirma Dirce Maria Carraro, Pesquisadora e coordenadora de transferência tecnológica e difusão do Cepid/A.C.Camargo.

“Além disso, nosso propósito é trazer a essência de toda a ampla produção científica de nossos pesquisadores - mais de uma centena de artigos anuais de alto impacto – e transformar em informação simples e acessível para toda a sociedade”, destaca o CEO do A.C.Camargo, Irlau Machado Filho.

SERVIÇO
Exposição – “Câncer: Conhecer para Prevenir”
Realização: Hospital A.C.Camargo
Local: Parque do Carmo
Data: 2 de julho a 5 de agosto
Horário: segunda a domingo das 6 às 18 horas
Endereço: Avenida Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera
Demais locais e datas: Trianon (de 6 de agosto a 2 de setembro); do Povo (3 de setembro a 7 de outubro); Vila do Rodeio (de 8 de outubro a 4 de novembro); Independência (de 5 de novembro a 2 de dezembro); Guarapiranga (de 3 de dezembro a 10 de janeiro).
Entrada gratuita
Informações: http://www.accamargo.org.br/cepid/index.php

Sobre o Hospital A.C.Camargo - O Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades, sempre baseado na assistência multidisciplinar. Realiza anualmente mais de 950 mil atendimentos anuais (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem) sendo responsável hoje, por uma das maiores casuísticas no tratamento do câncer do país.

Sua pós-graduação, criada em 1996, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina.

Uma instituição filantrópica que atua, desde sua criação por Antônio e Carmen Prudente em 1953, no atendimento especializado a pacientes com câncer. Seu corpo clínico é fechado e composto por uma equipe de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A interação desses profissionais em atividades multidisciplinares resulta em índices de sucesso de contra o câncer semelhantes aos observados nos melhores centros de oncologia internacionais.

Na área de ensino e pesquisa, o A.C.Camargo criou a 1ª residência oncológica, em 1953, e é responsável pela formação de 1/3 dos oncologistas em atividade no Brasil. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações: www.accamargo.org.br
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/haccamargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.