Nossos Vídeos

terça-feira, 6 de julho de 2010

Médico dá dicas para prevenir gripe em crianças nas férias de inverno

Época é importante para repor energias e garantir bom desempenho escolar no segundo semestre

Prevenir a gripe nas férias escolares de inverno é fundamental para garantir a energia necessária durante o restante do ano. É o que recomenda o médico pediatra e homeopata Dr. Yechiel Moises Chencinski. Se esse período for utilizado para recuperação da saúde, o corpo não conseguirá repor a capacidade necessária para o desempenho mental e físico no segundo semestre.

"É durante as férias que as crianças recarregam as energias para aproveitar, no resto do trajeto, as informações que aprenderam na escola", explica o médico. Ele alerta que a gripe costuma impedir o individuo de exercer suas atividades normais e, por isso, ela afeta o bom desempenho do organismo.

De acordo com o Dr. Chencinski, essa época de clima mais frio dificulta as defesas do corpo e favorece a disseminação dos vírus causadores de quadros respiratórios. A gripe afeta as vias aéreas superiores - nariz, garganta, ouvido - e pode chegar, de forma grave e até fatal, aos pulmões. Por isso, é importante que seja prevenida com atenção.

Apesar de todos serem suscetíveis à gripe, as crianças, principalmente as com menos de dois anos de idade, fazem parte de um grupo de risco - que também inclui os idosos e portadores de problemas crônicos. "O fato de estarem com seu sistema imunológico em formação faz delas um grupo de risco a ser protegido", comenta.

Homeopatia é alternativa eficaz para prevenção e tratamento

"Sempre é mais importante promover a saúde, antes até de prevenir doenças. E essa deve ser uma atitude constante", alerta o médico. Ele ressalta que, apesar disso, existem tratamentos recomendados e bastante utilizados que são eficazes para auxiliar nos estados gripais.

"Como médico, posso afirmar que pessoas que fazem tratamento homeopático conseguem que a reação do organismo contra a gripe ocorra de forma mais rápida, suave, duradoura e eficaz, tanto na menor possibilidade de adoecimento quanto na recuperação mais rápida", salienta.

Para o Dr. Chencinski, os medicamentos homeopáticos, para pacientes de qualquer idade, têm ótimos resultados, seja para quadros crônicos ou para quadros agudos. "No caso das crianças, o tratamento homeopático é de grande utilidade, tanto para gripes e resfriados, quanto para qualquer outro tipo de patologia, pois não possuem efeitos colaterais".

Gripes e resfriados não são a mesma coisa

"A gripe é uma doença causada apenas pelos vírus Influenza e Parainfluenza", aponta o Dr. Chencinski. Ele cita como principais sintomas febre alta e abrupta - de 39º a 40º por três a quatro dias -, mal estar geral e sensação de cabeça pesada. "Nos pacientes mais debilitados ou com outras doenças - cardiopatias, por exemplo - a gripe pode levar a complicações bem graves, de maior extensão e intensidade, chegando até a morte", atenta.

O médico esclarece que o resfriado também é provocado por vírus - mais de 200 tipos diferentes, como arbovírus, coronavírus, rinovírus, entre outros -, mas é uma doença essencialmente de vias aéreas superiores, que raramente atinge os brônquios e pulmões. "A febre é rara e, se ocorre, é sempre baixa. Também apresenta leve dor de garganta, desconforto pela obstrução nasal e coriza com espirros. O mal estar é pequeno e vai cedendo aos poucos", cita.

Sobre o Oscillococcinum

O Oscillococcinum é um medicamento homeopático da Boiron recomendado para prevenção e tratamento de estados gripais. É também indicado para tratamento dos sintomas relacionados, como cefaleia, calafrios, hipertermia e dores no corpo. O medicamento não possui contraindicações e pode ser utilizado, sob prescrição médica, inclusive por idosos e crianças. Além de prevenir, o Oscillococcinum pode ser administrado em qualquer fase, tanto nas iniciais quanto nas mais avançadas da gripe tradicional.

Sobre a Boiron

A Boiron é o maior laboratório mundial de medicamentos homeopáticos, presente atualmente em mais de 80 países. O laboratório foi criado em 1932 pelos irmãos Jean e Henri Boiron e atualmente está na Bolsa de Paris. Em 2009, faturou 526 milhões de euros, um crescimento 12,7% em relação ao ano anterior. Com fortes investimentos em pesquisa nos últimos anos, possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas na França e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. A missão da Boiron é que cada médico integre a homeopatia na sua pratica cotidiana. O tratamento homeopático deve ser uma opção terapêutica à escolha de médicos e pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.