FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tempo seco e frio aumentam internações respiratórias em até 60%

Secretaria de Estado da Saúde recomenda cuidados à população

Com o tempo seco e a temperatura variando entre baixa e amena no Estado de São Paulo, o período do inverno contribui para aumentar os problemas ligados ao sistema respiratório. Alergia, resfriado, asma e gripe são apenas algumas das doenças que se intensificam neste período do ano. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que em 2008 houve, no período de maio a agosto, 60% mais internações por doenças respiratórias nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista do que nos quatro meses anteriores (janeiro a abril). No ano passado, o crescimento foi de 45%. Pneumonia e doenças crônicas das vias aéreas inferiores são os problemas que aparecem com mais freqüência.
A Secretaria está alertando sobre os cuidados necessários para que a população evite se expor aos riscos das doenças tão comuns nesta época. Para diminuir os problemas causados pelo frio e pelo tempo seco, é fundamental manter a higiene doméstica, evitar o acúmulo de poeira e banhos com água muito quente. Ingerir líquidos quentes ao longo do dia, como chás, café e chocolate quente, ajuda a manter o corpo aquecido, mas deve-se evitar o exagero no consumo desses produtos.
As variações de temperatura são outro fator que merecem atenção: em casa, no trabalho e em outros locais fechados costuma-se sentir calor, porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Por isso agasalhar-se é fundamental.
A inversão térmica é outro fenômeno a ser observado. Em metrópoles como São Paulo o ar quente localizado nas altitudes impede que o ar frio suba. Com isso, a poluição se concentra em maior quantidade, causando diversos males ao sistema respiratório. Por isso, evite, sempre que possível, horários de picos no trânsito, assim como praticar esportes (caminhar, correr) próximo ao tráfego.
Fazer inalação também ajuda o sistema respiratório a remover a “sujeira” acumulada em dias frios e secos. Recomenda-se, ainda, o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos.
"Medidas como essas colaboram para melhorar a qualidade de vida nos dias frios e secos. Assim como no verão, o inverno também exige alguns cuidados. São medidas simples, mas que fazem toda a diferença.", afirma o médico pneumologista e coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.