FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 26 de março de 2009

Corrida e caminhada do Batom em Guarulhos

* Fotos: Silvio Siqueira/ PMG



Dona de casa de 67 anos supera perda familiar com treinos e vitórias nas pistas

Diva Pazos perdeu o marido e começou a correr. Hoje ela coleciona 30 medalhas e se prepara para disputar a corrida do Batom, no próximo domingo, em Guarulhos.

Duas gerações da mesma família se encontram neste domingo na Corrida e Caminhada do Batom, prova exclusivamente dedicada às mulheres e disputada em Guarulhos (Grande São Paulo). Diva Belisse Pazos, 67 anos, e sua filha caçula Marcilene, 32 anos, participam da prova e devem percorrer juntas os 5km. Diva é uma das competidoras mais idosas da edição 2009 da Corrida e Caminhada do Batom.
A dona de casa começou a competir há dois anos e hoje já é dona de uma respeitável coleção de medalhas, guardadas com zelo em sua casa, no bairro paulistano do Tucuruvi. “Gosto muito de correr e nem me canso mais quando termino as provas”, conta ela.
Diva iniciou a prática regular de atividades físicas em 2006 ao lado do marido, que era cardiopata. “Até então, eu só havia feito hidroginástica. Meu marido foi orientado pelos médicos a caminhar e eu passei a acompanhá-lo diariamente”, recorda.
Ela só não esperava que uma tragédia atrapalhasse sua rotina. “Alguns meses depois, meu marido foi assassinado na rua da minha casa”, conta Diva. O sofrimento pela perda acabou se transformando em estímulo para que ela continuasse a praticar exercícios.
Incentivada pela filha caçula Marcilene, que já era praticante de corridas, a dona de casa aumentou seu nível de esforço. Deixou a caminhada e passou a arriscar as primeiras passadas antes de se inscrever nas primeiras competições. Uma vez na disputa, não parou mais e conquistou 30 medalhas.
Em seu treinamento, Diva percorre cinco quilômetros, duas vezes por semana. No ano passado, ela ficou em quarto lugar em sua categoria, num ranking elaborado pela Corpore, o maior clube de corredores amadores da América Latina. “Fiquei muito contente. Sinal de que meu esforço valeu a pena”, afirma a dona de casa.
Ela também conta com orgulho que já percorreu um percurso de 12km na Trilha da Serra do Mar e que já é comum terminar as provas de sua faixa etária nas primeiras colocações. Em sua última prova, há um mês, ela chegou em primeiro lugar numa competição que reuniu 16 participantes.


A Corrida do Batom está marcada para as 9hs de domingo, no portão principal do Bosque Maia, localizado à avenida Papa João XXIII. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no mesmo dia, até uma hora antes da largada, no local do evento.


*Ex libris Comunicação Integrada*
*
*
*
Mural:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.