FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de março de 2009

A queda dos cabelos e o Laser de baixa potência

* Dr. Ademir Jr - Dermatologista especialista em medicina Capilar


O laser de baixa potência realmente ajuda a tratar a queda de cabelos?
Quando comecei a estudar os tratamentos com laser de baixa potência (LBP) para aplicá-los em pacientes com queda capilar, percebi que a grande maioria dos artigos que se referiam a este tipo de procedimento estavam relacionados ao tratamento de problemas ortopédicos e de dor. Voltados para a pele, o pouco que tive a oportunidade de ver estava voltado para os cuidados com a cicatrização de úlceras.

Em nenhum momento encontrei a publicação de artigos sérios voltados para a área capilar, apenas comentários de outros profissionais que alardeiam o uso deste equipamento como um excelente método para a redução da queda e a melhora dos cabelos.
Em 2007, tive a oportunidade de conversar com um médico americano que estuda e desenvolve novas tecnologias em laser para a área médica, o Dr Rox Anderson, que comentou comigo que realmente existem grandes possibilidades para este equipamento para os problemas dos cabelos. Ainda assim, Dr Anderson ressaltou a falta de estudos sérios e de publicações que fossem mais consistentes, mostrando realmente os resultados.

É de conhecimento geral que grande maioria dos equipamentos presentes no mercado são em formato de escova, e preparados para uso domiciliar. Como são de uso não profissional, estes equipamentos apresentam configurações extremamente seguras, mas para que possam ser seguras para os usuários acabam sendo menos competentes em termos de resultados, o que frustra a maioria das pessoas que se decide por adquirir um equipamento como este que no Brasil chega a custar até 4 mil reais.

Boa parte das clínicas que usa o laser como opção de tratamento utiliza estes mesmos equipamentos não profissionais, o que acaba sendo um problema pois, mesmo associado a outros procedimentos realizados em clínicas médicas, ainda sim os resultados do laser mesmo acabam sendo muito inferiores aos que poderíamos conseguir.

Há cerca de 3 anos comecei a trabalhar em nossa clínica com equipamento profissional de laser de baixa potencia, cujas configurações sugerem uma maior quantidade de energia para a área tratada. Para minha surpresa a qualidade da pele do couro cabeludo, e a melhora considerável da qualidade e quantidade dos cabelos me surpreenderam. Não que seja o tipo de tratamento que resolve o problema do paciente de uma hora para outra, mas à medida que os pacientes se submetem às sessões a melhora se mostra no dia-a-dia.

Apesar de ainda não termos publicado nenhum trabalho relacionado aos nossos resultados com o LBP, estamos finalizando as avaliações que fizemos de nossos pacientes nos 2 primeiros anos de estudo (2006 e 2007), para redigir um material muito interessante e promissor.
Realmente tivemos resultados consistentes, que hoje sabemos estarem relacionados ao fato do LBP não permitir com que as células das raízes dos cabelos entrem na fase de queda capilar, protegendo o paciente da perda de cabelos e permitindo que este paciente melhore o seu volume de cabelos por acelerar a recuperação nas raízes que perderam seus fios recentemente.

Acredito que o tempo tem sido nosso perceiro, pois quanto mais trabalhamos com este equipamento mais aprendemos sobre ele e mais ficamos satisfeitos. Creio que em breve, o laser de baixa potência será parte integrante da grande maioria dos tratamentos capilares, principalmente por conta da resposta mais rápida que podemos conseguir quando este procedimento está relacionado aos tratamentos convencionais, medicamentosos, da perda capilar.
* Dr Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos - GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP. Autor dos Livros: “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus.

Dr Ademir Júnior – Tricologia (Medicina Capilar)
www.ademirjr.com.br – Tel (11) 3864-3967 / (11) 9495-4159
*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.