FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de março de 2009

VENDE-SE UMA CASA! Muito cuidado!

Sonhar com uma casa ou apartamento próprios, deveria ser o direito de toda a população mundial. O mercado imobiliário, super aquecido com a venda de novos e usados, oferece também muitos riscos para os novos proprietários.
Alguns cuidados ao comprar um imóvel, devem ser primordiais.
Antes de fechar o negócio, o comprador deve ter conhecimento da origem do imóvel, e se não possui nenhuma dívida pendente. Dona Maria, da zona leste de São Paulo, comprou uma casa, mudou-se e dois meses depois, recebeu um documento oficial da Eletropaulo, cobrando R$5 mil reais da multa deixada pelo antigo proprietário.
Para evitar problemas desse tipo, os compradores devem ter a certeza de que os imóveis não possuem pendências, através de certidões de matricula atualizada do imóvel no cartório de registro de imóveis onde se encontra registrado o imóvel.
Para saber se o imóvel não possui pendências de impostos, uma certidão negativa de tributos imobiliários, pode ser solicitada junto à Prefeitura local.
No caso de apartamentos, também é muito importante ter em mãos uma declaração de inexistência de débitos condominiais, que deve ser fornecida pelo síndico ou administradora do condomínio. Os últimos comprovantes de quitação de taxa do lixo e IPTU, também são necessárias.
Para ter certeza que até o fechamento do negócio, a propriedade estará livre de bloqueios judiciais, se faz necessário as certidões pessoais dos vendedores, como Certidões Cíveis e Executivos Fiscais, certidões da Justiça Federal, do cartório de protesto e trabalhista (caso seja pessoa jurídica).
Porque estas certidões são tão importantes? Em alguns casos, os vendedores podem estar com pendências jurídicas (processos trabalhistas e criminais), em que estes bens poderão ser tomados como garantia de pagamento pela justiça, por isso, é bom ter certeza de que você não terá surpresas desagradáveis depois da compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.