FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de março de 2009

ESTUDE NA EUROPA

A Comissão Europeia quer atrair os jovens brasileiros às renomadas universidades europeias. Neste ano, o Brasil é o foco do programa educacional Study in Europe, que promove as universidades europeias em outros continentes. Com base nessas informações, produzimos um Podcast (arquivo de áudio transmitido via internet) que está disponível às rádios brasileiras.

Transcrição da entrevista
Uma boa notícia. As oportunidades dos jovens brasileiros estudarem na Europa aumentaram em 2009. Os estudantes do Brasil estão entre os focos do programa Study in Europe no ano, iniciativa promovida pela Comissão Europeia. Os interessados nos cursos podem conferir as novidades na mais tradicional feira de educação internacional do Brasil, a Expobelta, que ocorre de 27 a 29 de março, em São Paulo. O Study in Europe será o principal expositor da feira.

A Europa tem muitas oportunidades. Os brasileiros podem estudar nas mais renomadas instituições de ensino superior distribuídas em 32 países. Há desde os destinos mais tradicionais, como Reino Unido, França e Portugal, até os mais exóticos, como República Checa, Polônia e Lituânia.

Quem deseja estudar na Europa, mas ainda não tem recursos para viver no Velho Continente, não fique desanimado. A Comissão Europeia oferece programa de bolsas de estudo, como por exemplo o Erasmus Mundus.

Acompanhe agora o depoimento da brasileira Aliandra Barlete, que foi bolsista do Erasmus Mundus e atualmente realiza pesquisa na Universidade de Alicante, na Espanha.

“Eu me formei em Comunicação Social na UFSM, no Rio Grande do Sul, e estava procurando por oportunidade de fazer uma pós-graduação na Europa. Foi quando eu encontrei o Programa Erasmus Mundus. Me inscrevi no programa e fui aceita. Acabei cursando mestrado europeu em educação superior. O mestrado durou dois anos e durante esses dois anos eu estudei e morei na Noroega, Finlândia e Portugal.

Cada mestrado do Erasmus Mundus tem seus pré-requisitos. Geralmente os pré-requisitos em comum: você tem de ter um diploma (uma graduação), saber uma língua estrangeira (que no meu caso foi o inglês - a maneira que a gente conseguiu se comunicar com toda a turma de estrangeiros) e uma carta de motivação explicando porque você gostaria de cursar esse mestrado e claro a tradução juramentada de todos os documentos, históricos escolares, notas e seu diploma.

Hoje trabalho na Universidade de Alicante, na Espanha, com pesquisa em projetos internacionais relacionados com a América Latina. Acho que a experiência do Erasmus Mundus foi algo tão engrandecedor para mim que eu espero que muitos brasileiros tenham audácia, coragem e muita motivação para se inscrever no programa e ter a mesma experiência que eu tive.”

A ExpoBelta será realizada no Pavilhão da Bienal em São Paulo, de 27 a 29 de março. Para informações sobre cursos, universidades e processo de seleção, acesse o website http://www.study-in-europe.org/. As informações estão em português.

*Imagem Coorporativa*

*
*
*
Mural:


Educação a Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.