FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 26 de março de 2009

CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS DA COLUNA VERTEBRAL

* Anuloplastia lombar percutânea
O uso das novas tecnologias de informação , assim como novos biomateriais, recursos de vídeo e eletrônica digital vêm trazendo grandes inovações em todos os campos da medicina . Na cirurgia ortopédica esse desenvolvimento tem sido muito veloz , e traz sempre um grande impulso no aparecimento de novas opções de tratamento para diversas patologias .
Com a capacidade de tratar dados estatísticos e obter informações proporcionados pela vasta aplicação da informática, as condutas e tratamentos passaram a ter bases sólidas . Isso caracteriza a Medicina Baseada em Evidências, que consegue ter mais objetividade e diminuir a interpretação pessoal na decisão das melhores indicações de terapias.
Recursos diagnósticos evoluem na mesma velocidade, trazendo melhor entendimento e reconhecimento das estruturas doentes. Isso possibilita a criação de novas técnicas cirúrgicas que abordam de forma específica os tecidos doentes.
Novos desenhos de instrumentais e implantes permitem incisões menores e ainda possibilitam a associação de recursos eletrônicos como radiofrequência em instrumentos de pequenas dimensões.
Atualmente estão disponíveis no mercado diferentes tipos de ponteiras específicas para tratamento de estruturas discais ou nervosas. Podem ser introduzidas através de agulhas ou cânulas muito finas, e podem ser feitos com anestesias mais superficiais e rápidas. Também o uso de tecnologia a Laser e Jato D'agua são novas possibilidades de tratar essas estruturas com menos agressão.
Mesmo quando é necessária a implantação de parafusos e hastes, em situações de instabilidade entre as vértebras, o que produz sobrecarga mecânica nos discos , ligamentos e articulações envolvidos no problema, existem soluções de menor agressão, usando incisões menores. O uso de estruturas móveis em lugar de hastes rígidas, que possibilitam a preservação de algum movimento nas articulações doentes, ao mesmo tempo que as livram de dor, é uma tendência moderna que vem sendo usada cada vez mais em pacientes jovens.
A escolha do melhor método de tratamento deve considerar vários fatores como a idade do paciente, seu tipo físico, atividades profissionais e físicas, perfil emocional, características da dor, estrutura acometida, entre outros. Também é relevante a acessibilidade aos equipamentos e implantes, disponibilidade de estrutura hospitalar e até mesmo a experiência do cirurgião com esses diferentes métodos.
A impressão inicial de que essas novas tecnologias aumentaram o custo do tratamento logo é modificada quando consideramos as vantagens de todo o tratamento. Com a diminuição do período de internação, das complicações, a simplificação do procedimento anestésico e o retorno precoce às atividades, a compensação é inquestionável.
Importante ainda é lembrar que essas doenças acometem pacientes adultos e idosos. Com o aumento da longevidade e consequente envelhecimento da população, tornam-se alternativa de tratamento atraente tanto para o paciente como para o sistema pagador. Esse é o panorama do que a modernidade na Medicina nos apresenta, abrindo um leque de possibilidades inovadoras para tratamento de várias doenças.

No Brasil muitos centros já usam essas alternativas de tratamento há alguns anos. A experiência acumulada e o olhar crítico que traz amadurecimento e precisão na indicação são o assunto principal a ser abordado no VI SIMINCO - Simpósio Internacional de Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral do Hospital Abreu Sodré da AACD . Em sua VIa edição trará palestrantes brasileiros e estrangeiros com reconhecida experiência nessa área para apresentação de cirurgias ao vivo e discussões técnicas.
O Hospital Abreu Sodré atende pacientes deficientes carentes em tratamento nos centros de reabilitação da AACD. Também é um hospital aberto, em que médicos especialistas cadastrados podem trazer seus pacientes do consultório e clínica para usufruir do alto grau de especialização e segurança.
Em face de sua importância no cenário científico, o Hospital sente-se responsável em divulgar e compartilhar essas experiências e tecnologias anualmente através desse evento , organizado por seu Grupo de Estudos de Técnicas Minimamente Invasivas .
*Wilson Dratcu
Coordenador médico do Hospital Abreu Sodré, pertencente a AACD
(Associação de Assistência à Criança Deficiente)
*A4 Comunicações*
*
*
*
*

Mural:

Educação a Distância

Assista o Programa Balada da Fada:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.