FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 16 de março de 2009

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA COMEMORA 20 ANOS COM SHOW DE ELBA RAMALHO


O Memorial da América Latina – presidido por Fernando Leça - ocupa uma área de 84.480 m2, no bairro da Barra Funda. Inaugurado em 18 de março de 1989 com conceito e projeto cultural de Darcy Ribeiro e conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

O Memorial fomenta a pesquisa e divulga seus resultados. Apóia a expressão da identidade latino-americana e incentiva seu desenvolvimento criativo. Coordena iniciativas de instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos. E difunde a história dos povos latino-americanos às novas gerações de estudantes.

Com seus vários espaços para as mais diversas manifestações artísticas (música, teatro, artes plásticas, dança, literatura, circo etc.) o Memorial é um convite permanente ao lazer e cultura. A Diretoria de Atividades Culturais, sob responsabilidade de Fernando Calvozo, coordena eventos com destaque para aqueles que expressam a identidade latino-americana, como o Festival Ibero Americano de Teatro de S. Paulo e as séries Projeto Adoniran, Música do Meio-dia e Conexão Latina. Tudo é parte de um projeto maior de recuperação da programação da instituição, além da dinamização dos espaços externos do Memorial e da temporada de projetos da Galeria Marta Traba.

No campo artístico, já recebeu o Balé Nacional de Cuba por duas vezes, grandes orquestras como a Filarmônica de Israel, regida por Zubin Mehta, e tem sido palco de conjuntos orquestrais brasileiros, a exemplo da Jazz Sinfônica, e de grandes nomes da música popular como Mercedes Sosa, Astor Piazzola, Libertad Lamarque, Paquito D'Rivera, Caetano Veloso, Tom Jobim, Gilberto Gil, entre muitos outros. Em sua galeria de artes plásticas foram organizadas mostras antológicas como as de Rugendas, Fernando Botero, Juan Rulfo e Oswaldo Guayasamín.
Este ano o Memorial da América Latina comemora os 20 anos de sua fundação em grande estilo. E nesta festa de aniversário quem ganha o presente é o público: show com a estrela da MPB Elba Ramalho, no dia 18 de março, no Auditório Simon Bolívar, às 21 horas. Os ingressos serão distribuídos somente no dia do show, a partir da 14 horas.

Elba Ramalho - acompanhada por César Silveira (acordeon), Elder Caldas (percussão) e Marcos Arcanjo (guitarra e violão) – promete um espetáculo vibrante, à altura da comemoração, interpretando grandes sucessos de sua carreira.

O cardápio musical é formado por “Anunciação” e “Espumas ao Vento” (Alceu Valença), “Gostoso Demais” (Dominguinhos), “Saudade D’Ocê” (Vital Farias), “Dia Branco” (Geraldo Azevedo), “Frevo Mulher” e “Chão de Giz” (Zé Ramalho), “Banho de Chero” (Carlos Fernando), “De Volta Pro Aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Vida de Viajante” (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil), “Xodó” (Luiz Gonzaga), “Na Base da Chinela” (Jackson do Pandeiro) e tantas outras.
No palco: Elba Ramalho (voz e violão), César Silveira (acordeon), Elder Caldas (Percussão) e Marcos Arcanjo (guitarra e violão).
Dona de um timbre inconfundível e de uma energia eletrizante, Elba Ramalho ganhou o Grammy Latino 2008 na categoria Regional Contemporâneo com o CD Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa; mesmo ano em que gravou o DVD Raízes e Antenas. Em 2009, a cantora lançará o CD Balaio de Amor que abre as comemorações de seus 30 anos de carreira, iniciada no final da década de 70. O álbum a leva de volta ao nordeste com canções da nova safra de compositores nordestinos. Elba iniciou na música tocando bateria no conjunto feminino As Brasas, em 1968, que se tornou grupo teatral. Mas ela continuava a cantar, participando de diversos festivais pelo nordeste. Em 1974, trocou a Paraíba pelo Rio de Janeiro, onde se estabeleceu como atriz de musicais. Logo depois, atuou no filme Morte e Vida Severina, inspirado na obra de Guimarães Rosa, integrou o elenco da peça A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e surpreendeu o país com o LP Ave de Prata. Os discos se seguiram a cada ano, juntamente com shows que cada vez marcavam mais o seu domínio dos palcos. Desde então, são 29 álbuns lançados e seis coletâneas. Sua voz já foi ovacionada nos grandes palcos internacionais como Olympiá (Paris), Blue Note (Nova York), Brixton Academy (Londres) e Festival de Montreaux (Suíça). Elba Ramalho também cantou na África, Israel, Portugal, Japão, Cuba, Argentina, Venezuela, Itália, Alemanha, China e em vários outros países.



Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP -
Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis (apenas 1 par por pessoa, distribuição no dia 18/03, a partir das 14h) - Duração: 1 hora - Classificação etária: Livre - Capacidade: 800 lugares – Acesso universal. Ar condicionado. Não faz reservas. Estacionamento (Portão 15) sem manobrista: R$ 10,00.
Entrada/pedestres: Portão 13. Site: www.memorial.sp.gov.br
Realização: Fundação Memorial da América Latina

*Do Memorial da América Latina*
*
*
*
Assista Elba Ramalho - Canção da Despedida:


*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.