FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 31 de março de 2009

Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera comemora 3º aniversário

O Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera comemorou, na manhã desta terça-feira (31/3), três anos de funcionamento e de conquistas.
A festa aconteceu na sede da instituição e contou com as presenças do Subprefeito Laert de Lima Teixeira e da Chefe de Gabinete Alice Coutinho Magro, além de várias lideranças femininas da região.

Para animar a festa, os convidados contaram com várias atividades culturais, como a apresentação do grupo de Tai-Chi-Chuan; exposição de artesanato, fruto das oficinas realizadas no Centro; música e dança clássica; sorteio de brindes e a distribuição do tradicional bolo de aniversário.

O CCMI, que fica localizado na rua Ibiajara, nº 495, no bairro XV de Novembro, faz parte de uma iniciativa do programa URB-AL (Urbanismo na América Latina), criado em 1995, pela União Européia, com o objetivo de integrar as diversas cidades no estímulo à discussão, elaboração e aplicação de práticas sociais que diminuam diferenças entre a sociedade.

O projeto garantiu a criação de seis centros, sendo cinco deles em São Paulo e um em Montevidéu, no Uruguai. O Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera foi a terceira unidade implantada. As demais unidades funcionam em Parelheiros, Perus, Capela do Socorro e Santo Amaro. Nesses locais, são desenvolvidas atividades para o exercício da cidadania, com a realização de cursos de formação, atendimento, orientação e encaminhamento dos problemas que colocam a mulher em situação de desigualdade na sociedade.

Em cada uma das unidades, são organizados fóruns de debates junto às lideranças da comunidade para elaborar propostas para a formação de políticas públicas com respeito à abordagem de gênero. As primeiras ações são oficinas de sensibilização, cursos de capacitação para geração de renda para as mulheres, levantamento e monitoramento de dados qualificativos na região. Também são realizados encaminhamentos para a rede assistencial.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, Marilene Batista, a Tia Lena, os serviços prestados ampliam e complementam os trabalhos realizados em equipamentos públicos voltados à integração social, como os Centros de Referência, as Casas Abrigo e as Casas Conveniadas.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

quinta-feira, 26 de março de 2009

Corrida e caminhada do Batom em Guarulhos

* Fotos: Silvio Siqueira/ PMG



Dona de casa de 67 anos supera perda familiar com treinos e vitórias nas pistas

Diva Pazos perdeu o marido e começou a correr. Hoje ela coleciona 30 medalhas e se prepara para disputar a corrida do Batom, no próximo domingo, em Guarulhos.

Duas gerações da mesma família se encontram neste domingo na Corrida e Caminhada do Batom, prova exclusivamente dedicada às mulheres e disputada em Guarulhos (Grande São Paulo). Diva Belisse Pazos, 67 anos, e sua filha caçula Marcilene, 32 anos, participam da prova e devem percorrer juntas os 5km. Diva é uma das competidoras mais idosas da edição 2009 da Corrida e Caminhada do Batom.
A dona de casa começou a competir há dois anos e hoje já é dona de uma respeitável coleção de medalhas, guardadas com zelo em sua casa, no bairro paulistano do Tucuruvi. “Gosto muito de correr e nem me canso mais quando termino as provas”, conta ela.
Diva iniciou a prática regular de atividades físicas em 2006 ao lado do marido, que era cardiopata. “Até então, eu só havia feito hidroginástica. Meu marido foi orientado pelos médicos a caminhar e eu passei a acompanhá-lo diariamente”, recorda.
Ela só não esperava que uma tragédia atrapalhasse sua rotina. “Alguns meses depois, meu marido foi assassinado na rua da minha casa”, conta Diva. O sofrimento pela perda acabou se transformando em estímulo para que ela continuasse a praticar exercícios.
Incentivada pela filha caçula Marcilene, que já era praticante de corridas, a dona de casa aumentou seu nível de esforço. Deixou a caminhada e passou a arriscar as primeiras passadas antes de se inscrever nas primeiras competições. Uma vez na disputa, não parou mais e conquistou 30 medalhas.
Em seu treinamento, Diva percorre cinco quilômetros, duas vezes por semana. No ano passado, ela ficou em quarto lugar em sua categoria, num ranking elaborado pela Corpore, o maior clube de corredores amadores da América Latina. “Fiquei muito contente. Sinal de que meu esforço valeu a pena”, afirma a dona de casa.
Ela também conta com orgulho que já percorreu um percurso de 12km na Trilha da Serra do Mar e que já é comum terminar as provas de sua faixa etária nas primeiras colocações. Em sua última prova, há um mês, ela chegou em primeiro lugar numa competição que reuniu 16 participantes.


A Corrida do Batom está marcada para as 9hs de domingo, no portão principal do Bosque Maia, localizado à avenida Papa João XXIII. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no mesmo dia, até uma hora antes da largada, no local do evento.


*Ex libris Comunicação Integrada*
*
*
*
Mural:

Executivo Eficaz não deve ter Vocação Sacerdotal

* João Alfredo Biscaia
Consultor Sênior do Instituto MVC


Fato e dado da realidade
O fato da realidade é que o livro “O Monge e o Executivo”, classificado na Revista Veja na categoria de auto-ajuda e esoterismo, ocupa por mais de três ou até quatro anos consecutivos a relação dos mais vendidos.

Impressiona-me a quantidade de pessoas com quem convivo nos eventos que coordeno sobre “Gestão de Pessoas e Liderança”, que mencionam os conceitos transmitidos pelo seu autor James Hunter.

O dado da realidade comprova que realmente além de continuar relacionado entre os mais vendidos, as lições têm trazido grandes repercussões e impactos nos profissionais das empresas brasileiras.

No entanto, sinto-me extremamente constrangido e consternado com as ilações e interpretações que a grande maioria dos leitores fazem dos ensinamentos transmitidas nas 139 páginas deste livro.

Já ouvi, ninguém me contou, afirmações que induzem nivelar as responsabilidades do verdadeiro líder com as de um sacerdote, monge, bispo ou assemelhado.

Observações sobre realidade

Prestando muito cuidado, atenção e zelo com o conteúdo e o tom de minhas palavras, para não desrespeitar ou ofender os valores privilegiados pelos treinandos, não devo me furtar o direito de fazer algumas observações sobre a realidade objetiva e concreta do nosso dia-a-dia como profissional que trabalha para as mais diferentes organizações.

· As diferenças entre executivo e sacerdote não existem apenas no plano conceitual/teórico, mas notadamente nas concepções, princípios, valores e, principalmente, nas motivações.
· Um dos principais compromissos das instituições religiosas e seus líderes são com a vida depois da morte.
· Um dos principais compromissos das empresas e de seus executivos são com resultados positivos (lucro) enquanto vivos e, simultaneamente, desenvolver o talento das pessoas que lideram, criando um ambiente de trabalho descontraído, alegre e produtivo.
· As atribuições de um verdadeiro líder gestor de pessoa parecem ser incompatíveis com a de um sacerdote.
· Os objetivos sacerdotais são o pregar e catequizar as “verdades inquestionáveis”, contidas na Torá (Livro sagrado da Lei. A tábua eterna do Sinai, pergaminho imenso e venerável) no Corão ou na Bíblia.
· Os verdadeiros líderes têm dúvidas suficientes para questionar, desafiar, colocar em cheque e testar novas idéias e posições (Warren Bennis).
· O tempo para o sacerdote é elástico, pois suas missões não têm necessariamente prazo nem custo para serem cumpridas.
· O dinheiro é arrecadado de seus devotos, praticantes e crentes.
· O tempo para o executivo é inelástico, é de reposição impossível, pois suas missões têm sempre prazos e custos envolvidos.
· O dinheiro das Empresas é captado através dos acionistas que precisam ter retorno, pois se trata de uma responsabilidade social, que é a única maneira de promover o desenvolvimento da sociedade, gerando novos empregos na busca incessante de diminuir a miséria gerando riqueza e bem estar social ao mesmo tempo.
· Para as principais religiões o “sofrimento” é purificador. Exemplo: “Chorai e gemei neste vale de lágrimas, porque o vosso reino será dos céus”, não é o que pregam?
· Hoje as empresas estão investindo muito dinheiro com pesquisas de clima organizacional para garantir a criação de uma cultura em que seus colaboradores não “sofram” com comportamentos inadequados e autoritários de seus lideres.
· Os executivos estão cada vez mais buscando a diversidade de opiniões, valorizando as diferenças e não as semelhanças.
· Os sacerdotes convivem com o silêncio e a obediência de seus seguidores.
· A única resposta que os verdadeiros líderes devem se negar a receber de seus colaboradores é o silencio, não a divergência. (Warren Bennis).

Obediência Não, Disciplina Sempre.

Obediente, segundo Aurélio, significa: submisso, vassalo, dócil e humilde. Dócil e humilde, quando apresentados como sinônimos de submisso e vassalo, adquire significado diferente. É extremamente agradável e gratificante conviver com pessoas dóceis e humildes, ao contrário de agressivas e arrogantes. Submissão e obediência significam aceitar, passivamente, verdades inquestionáveis.

Confesso ter enorme dificuldade em aceitar repartir o mundo entre as pessoas com base em princípios que exigem obediência. A visão maniqueísta do mundo não deve existir na realidade das organizações de sucesso. A “tirania do ou”, (viva a “genialidade do e”), conforme consta nas páginas 74, 75 e 76 do livro “FEITAS PARA DURAR”, de James Collins e Jerry Porras. Eles comprovam cientificamente esta minha afirmação.

Se você, como gestor e líder de pessoas, estiver em busca apenas da obediência, recomendo que mude de profissão, pois ainda a tempo suficiente para se tornar um Sacerdote.

Há uma enorme diferença entre pessoas “obedientes” e “disciplinadas”. Defendo e admiro, ardorosamente, os disciplinados e desobedientes / questionadores, jamais os indisciplinados e obedientes / vassalos.

Os simplesmente obedientes merecem minha indiferença, que é um sentimento difícil de brotar no meu coração, mas não posso negar que sinto.

Indivíduos que cumprem ordens sem saber porque as estão cumprindo são absolutamente dependentes não merecendo, no meu entender, estar na folha de pagamento da sua empresa. Nem mesmo o líder deles. Nos momentos de crise, que nunca na história da humanidade foram eternas e permanentes, podemos admitir a “obediência consciente”, lúcida, em benefício do bem comum.

Quem é excessivamente obediente, sempre faz tudo sem saber o que está fazendo. São verdadeiros “paus mandados”, na maioria das vezes adoradas e idolatrados pelos seus “chefetes”, não líderes, pois não lhe estimulam o pensamento divergente na busca de sufocar qualquer situação de conflito, que, no meu entendimento, é algo inerente na vida de qualquer ser vivo e em crescimento.

Questionamento final
Qual é, no fundo mesmo, a sua vocação: Executivo ou Sacerdote?

Finalizando:

Danuza Leão, em seu artigo na Folha de S.Paulo de 15 de março de 2009, afirma que “não se incomodaria nem um pouco se fosse excomungada”. Pegando carona nesta frase eu também “não me incomodaria nem um pouco se fosse exonerado de uma organização que tivesse valores determinísticos e prescritivos na gestão de pessoas”.

Aliás,solicitaria demissão antes que isto viesse acontecer, mesmo com toda crise por que estamos passando.
*
*
*
*
Mural:





Adicionar imagem

REPELENTE NATURAL CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

REPELENTE NATURAL CHEGA AO BRASIL PARA PREVENIR PICADAS DO MOSQUITO DA DENGUE

Produto natural em forma de adesivo mais vendido no mundo e já registrado na Anvisa, Mosquitan não contém DEET e pode ser utilizado por gestantes e crianças menores de dois anos
Somente na Bahia, foram confirmados 15 mil novos casos de dengue até o fim de fevereiro
Repelente foi o terceiro item que mais cresceu em volume de vendas no auto-serviço em 2008, de acordo com dados da Nielsen

Durante o verão, o aumento da incidência de casos de dengue em todo País fez de 2008 um ano surpreendente para o mercado de repelentes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciava na época um recorde na produção nacional de 170,2% em relação ao mesmo mês de 2007. Este ano parece que o cenário vai se repetir, pois a cada dia sobe o número de mortes em função da dengue. Os últimos números apurados pela Nielsen confirmam o crescimento de mercado. O produto foi o terceiro item que mais cresceu em volume de vendas no auto-serviço (25,8%) em 2008, perdendo somente para antissépticos bucais (26%) e bebidas energéticas (29,8%). Contabilizando todos os pontos-de-venda apurados pela Nielsen, o mercado de repelentes cresceu 26,5% em volu me e movimentou mais de R$ 37 milhões no Brasil no período de dezembro de 2007 a novembro de 2008.

Somente na Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 21 pessoas morreram vítimas da picada no mosquito desde janeiro e foram confirmadas mais de 15 mil pessoas contaminadas até o fim de fevereiro. No Espírito Santo são mais de 10 mil novos casos. Os dados são alarmantes e a população deve ficar atenta não apenas às formas de combater os focos do mosquito, mas também atuar na prevenção de picadas, através do uso de repelentes.

Para disputar espaço com marcas já consagradas, um produto inovador chega ao País, o Mosquitan - Adesivo para Fixação CER “8” o repelente natural mais vendido no mundo. “Acreditamos no potencial do produto aqui no Brasil pela sua praticidade e eficácia comprovada, além da excelente reputação conquistada na Europa”, afirma Fábio Gonçalves, diretor da Top Consult, representante do produto no País.

O volume de vendas do Mosquitan nos mais de 20 países onde é comercializado demonstra o sucesso do produto. Somente no ano passado, foram vendidas mais de 10 milhões de unidades nos Estados Unidos, Canadá, China, Taiwan, Cingapura, Japão, França e Portugal, entre outras nações. Na Espanha, Grécia e Hong Kong, o repelente é líder de mercado.

Fabricado pela empresa italiana Larus Pharma e já registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto é 100% natural, apresentado em forma de adesivo e, o mais importante, não contém DEET (dietil-meta-toluamida), substância química presente na maioria dos demais repelentes e não recomendável para gestantes e crianças menores de dois anos.

Conforme orientação da Anvisa, os repelentes em creme ou loção que tenham em sua fórmula o DEET não devem ser aplicados em crianças abaixo de dois anos de idade, pois há registros de reações alérgicas e intoxicação após uso tópico. O órgão alerta ainda que a utilização de produtos com concentração de DEET em até 10% deve ficar restrita a apenas três aplicações diárias em crianças de 2 a 12 anos. No entanto, para garantir uma proteção eficaz contra os insetos, essa quantidade não é suficiente.

Já a citronela, princípio ativo do Mosquitan, é a essência natural mais eficiente no combate a pernilongos e mosquitos, inclusive o da dengue, e pode ser utilizada com segurança por toda a família. Composto por microcápsulas, o adesivo tem eficácia comprovada por testes laboratoriais realizados em Milão, Paris e Londres. Nos Estados Unidos, o produto foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de alimentos e medicamentos.

Fácil aplicação - Outra vantagem do Mosquitan é que sua aplicação é bastante fácil. Basta pressionar o adesivo para estourar as microcápsulas, retirar a película e colar na pele, na roupa ou em superfícies como móveis, carrinhos de bebê, berços, ambientes internos ou externos. O produto tem alcance de um metro de distância, com duração de 6 a 8 horas e protege todas as áreas do corpo, ao contrário dos repelentes tradicionais, em creme ou spray, que afastam os insetos somente das regiões da pele onde foram aplicados.

O Mosquitan é produzido pela empresa italiana Larus Pharma, especializada em desenvolver e distribuir produtos naturais na área de cuidados com a saúde. No Brasil, a responsável pela sua importação e comercialização é a Top Consult (http://www.topconsult.com.br/hp/ambiental/), consultoria especializada na área médica e odontológica.

SERVIÇO:Mosquitan
Quantidade por embalagem: 12 unidades
Duração: 6 a 8 horas
Preço sugerido: R$ 18,00
Informações para o consumidor e para revendedores: tel. (11) 5572-1992

Há 14 anos no mercado, a Top Consult é especializada em consultoria comercial e estratégica e representa e comercializa produtos importados das áreas médica (laser), odontológica (implantes e equipamentos de alta tecnologia) e ambiental (Adesivo para Fixação CER ”8” Mosquitan). Entre as marcas que tem exclusividade de venda no Brasil estão: Deka, empresa italiana de equipamentos a laser para o segmento de medicina estética, e Dyna Dental Engineering, fabricante holandesa de produtos odontológicos. Em 2009, inaugurou a linha ambiental, com o Mosquitan.

Todos os produtos comercializados pela Top Consult atendem às exigências da legislação brasileira. Os equipamentos a laser são certificados pelo Inmetro e pela União Certificadora (UCIEE) e o Mosquitan possui registro na Anvisa.

*Versátil Comunicação*
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

DICAS PARA NÃO DESISTIR DA MALHAÇÃO

Cerca de 50% das pessoas desistem da academia antes de completar três meses

De acordo com pesquisas da IHRSA, (organização que reúne academias americanas) aproximadamente 50% daqueles que se propõe a malhar todos os dias não chegam a completar nem três meses de treino.

A Contours (http://www.contours.com.br/), rede internacional de academias dedicadas exclusivamente às mulheres, dá algumas dicas sobre como não desistir da academia antes dos três primeiros meses.

A primeira dica é escolher uma atividade que agrade e reservar um horário do dia para dedicar-se a ela. De acordo com a professora e consultora de fitness, Fabianna Queiroz, o maior segredo para manter uma freqüência de exercícios é torná-los um hábito.

“Fazer exercícios físicos deve ser um hábito assim como escovar os dentes. Durante os três primeiros meses a pessoa pode se sentir obrigada a fazer uma atividade física. Depois deste período, é comum que o próprio corpo sinta falta, tornando qualquer exercício prazeroso”, explica Fabianna.

Segundo ela, traçar um plano de metas é o ideal para estimular a aluna a não desistir dos exercícios. “Aqui na Contours, assim que a aluna se matricula fazemos uma avaliação física para saber qual é o seu objetivo. Desta forma, elaboramos seu treinamento e traçamos um tempo para que ela atinja esta meta”, afirma Fabianna.

As pesquisas comprovam que todo ser humano precisa de uma quantidade mínima de energia para desempenhar as funções vitais, tais como digestão e respiração, e isso só é possível através da atividade física acompanhada de uma alimentação rica em carboidratos e fibras.

“Funciona como uma bateria de carro: quanto mais energia você provoca, mais ativa ela fica. Nosso organismo é igual. Quanto mais exercícios fazemos, mais ativo nosso metabolismo se torna”, elucida a consultora.

Com foco na excelência de atendimento, a metodologia Contours desenvolveu um sistema de controle de freqüência no qual a própria professora é quem liga para a aluna e descobre o motivo da ausência. “Esta é uma maneira de aproximarmos mais a professora da aluna. Nosso público busca na Contours um local agradável onde essa mulher esquece de todos os problemas. Por isso, dedicamos uma atenção pessoal a cada uma de nossas alunas”, diz o franqueador-master da rede, Cassiano Ximenes.

Além do controle da freqüência, a Contours também realiza um acompanhamento dos resultados que aluna obteve durante os treinos, personalizando o atendimento. “Percebemos que nossas alunas precisam notar os resultados. Além disso, queremos proporcionar um excelente serviço para elas. Por esta razão, acompanhamos cada uma de nossas alunas para sabermos exatamente o motivo do resultado obtido”, afirma Ximenes.

O atendimento que a Contours dá às suas alunas foi o que fez Márcia Fuschini Ardito gostar de academia. Depois de atingir o peso de 145 kg e passar por uma cirurgia de estômago, Márcia se viu diante da obrigação de fazer exercícios físicos para não voltar a engordar. “Depois de muito relutar, porque eu odiava qualquer tipo de exercício físico, minha filha me convenceu a conhecer a Contours, onde já estou há um ano. Além de medidas, já se foram 11 kg desde que entrei e já tenho um preparo físico muito melhor. Hoje, sou uma nova pessoa, com disposição, mais ativa, preocupada com minha saúde e aparência. O maior segredo é ter uma alimentação equilibrada e fazer academia”, declara Márcia.

Cinco dicas para não desistir da academia:

1-Escolha sempre uma atividade física que lhe agrade;

2-Determine um horário certo para ir academia, tornando a atividade física um hábito do seu dia-a-dia;

3-Trace metas para atingir seu objetivo. Se quiser perder 5kg até o Carnaval, por exemplo, determine o quanto de peso deverá perder por mês para chegar ao peso ideal;

4-Escolha um treinamento dinâmico;

5-Procure estímulos. Ter uma companhia para ir a academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física, além de tornar este tempo mais agradável.


Mais sobre a Contours:

A rede americana Contours (http://www.contoursexpress.com/), academia exclusivamente para mulheres, está presente em 27 países, como Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e África do Sul, somando mais de mil unidades em todo mundo. No Brasil, a rede possui unidades em 18 Estados brasileiros com mais de 90 franquias vendidas, sendo 59 já em operação.

A Contours oferece um método dinâmico que mescla exercícios aeróbicos com equipamentos de musculação exclusivos e concebidos especialmente para o corpo da mulher. O circuito de 30 minutos muda a cada semana e ainda incorpora acessórios diferenciados que intensificam a prática e tornam as aulas mais divertidas, tais como mini cama-elástica, saco de boxe, fit ball, caneleiras, halteres, slide, corda e rubber, entre outros itens.

*FirstCom Comunicação*

*
*
*

Mural:







Educação a Distância

POR ANO, 4 MIL MULHERES MORREM DE CÂNCER NO COLO DO ÚTERO

* Dr. Celso Luiz Borrelli

O HPV é considerado o vilão da doença, pois, quando não detectado em sua fase inicial, pode evoluir para um estado crítico e levar à morte

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que mais de 685 mil casos de HPV (Vírus do Papiloma Humano) sejam registrados a cada ano no Brasil. Dados do Instituto informam ainda que cerca de 18 mil novos casos de câncer uterino são registrados no país anualmente e que quatro mil mulheres morrem por ano em função da doença.
O HPV é um vírus que acomete principalmente nos órgãos genitais masculino e feminino e é transmitido, predominantemente, pelo contato sexual. Uma vez diagnosticado, o paciente apresentará uma das três formas de infecção do vírus: latente, em que nenhum sintoma é visível; sub-clínica, onde as lesões só podem ser percebidas por meio de exames, e clínica, estágio identificado pelo surgimento de verrugas nas genitais.

Segundo o Dr. Celso Luiz Borrelli (foto), coordenador do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital San Paolo, o vírus é identificado por números e existe mais de 100 tipos diferentes de HPV já catalogados. Contudo, quatro deles merecem atenção especial: os 6 , 11, 16 e 18.

Os tipos 6 e 11 (foto) são responsáveis, principalmente, por lesões benignas, representadas por verrugas genitais, conhecidas popularmente como “cristas de galo”. Geralmente elas podem ser tratadas por meio de cauterizações, substâncias químicas ou aparelhos que se assemelham ao bisturi elétrico, com aplicação de anestésicos locais.
* Lesões nos órgãos genitais causados por HPV

Os outros dois tipos, 16 e 18, por sua vez, são os responsáveis pelas infecções sub-clínicas e que, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para um câncer genital, especialmente o do colo do útero.

Inicialmente, o câncer de colo de útero não gera sintomas e é chamado de “in situ”. Porém, Dr. Celso Borelli enfatiza que “mesmo não apresentando nenhum sinal evidente, a paciente pode detectá-lo por meio de exames preventivos, como o de Papanicolaou e a Colposcopia”.

Diagnosticado nesta fase, a doença pode ser tratada por cirurgias conservadoras, muitas vezes realizadas com anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar. Além disso, há a preservação da fertilidade da mulher e 100% de cura.

Para o ginecologista, além dos exames preventivos, que devem ser realizados anualmente, é de extrema importância o uso de preservativos. “Pois essa é a maneira mais simples e fácil de prevenir o contágio. Ainda, é necessário que homens e mulheres fiquem atentos a qualquer alteração em sua genitália. Conhecer-se é dar valor a sua saúde e a do seu parceiro ou parceira”, finaliza.

*Image Assessoria*
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Tecidos de alta tecnologia na fabricação de Maiôs e Sungas

SPEEDO LANÇA COLEÇÃO DE SUNGAS E MAIÔS COM TECIDOS DE ALTA TECNOLOGIA E ESTILO MODERNO
A Speedo (http://www.speedo.com.br/), líder mundial em esportes aquáticos, está lançando a sua nova coleção Swim de outono-inverno. Reconhecida como uma marca que é sinônimo de natação, a Speedo está sempre mergulhada no desenvolvimento de novas tecnologias que levam seus produtos e atletas ao topo do pódio em piscinas de todo mundo. Foi assim nas Olimpíadas de Pequim, onde o traje de competição FAST SKIN LAZER RACER foi vestido por mais de 94% dos medalhistas de ouro.

Os produtos Speedo para natação têm a qualidade assegurada por conta de exaustivos testes feitos por técnicos e atletas. Nas peças que chegam nas lojas a partir de abril, a Speedo desfila tecidos de alta tecnologia e um design moderno. Para proporcionar maior conforto aos atletas, os produtos da linha Swim são confeccionados com costuras flat, que diminuem o atrito com a pele. Nas pernas também não se utiliza elástico, mas latex, o que garante a elasticidade sem apertar e sem ceder.

A nova coleção reúne tanto sungas e maiôs de Lycra® para o lazer e treinos leves, como a sunga Fit Trainer, que tem o tamanho equivalente ás medidas da cintura em centímetros para melhor caimento e conforto, e o maiô Pequim, bem leve e estampado. Para treinos mais freqüentes, a Speedo oferece sunga Record de Lycra X-traLife®, que tem maior durabilidade e resistência ao cloro das piscinas.

Outra tecnologia exclusiva da Speedo é a Endurance, utilizada na sunga Contrast que, além de baixa absorção de água, promove uma secagem ultra-rápida e tem alta resistência ao cloro, sendo ideal para treinos fortes e também para piscinas aquecidas. Já o maiô Clipback, da linha Acqua Plus, vem com fecho traseiro para facilitar na hora de vestir e é confeccionado com fios AMNI, um tecido mais leve e com toque gelado. Para as grávidas, a marca reserva ainda um maiô especial com franzido para não apertar a barriga.

Esta coleção sugere também a mochila Swim, que tem vários bolsos e divisória impermeável para roupas úmidas. Outro lançamento é a bolsa feminina Max Bag com bolsos internos e frontais. A Speedo oferece ainda diversos outros acessórios para a prática e aprimoramento da natação, como o Pullbuoy Acqua, Training FIN, palmar Power Paddles, prancha Acquajet, touca XDNon Wrinkle e óculos XD HYdrovision.

A coleção SWIM já pode ser encontrada em lojas multimarcas de todo o país ou nas lojas Speedo.

Lojas Speedo em São Paulo:
- Jardins - Rua Augusta, 2521. Telefones - (11) 3063-5211 e (11) 3063-5471
- Shopping Villa Lobos - Av. das Nações Unidas, 4.777, 3º piso. Tels. (11) 3024-3827 ou (11) 3024-3888
- Shopping Morumbi - Av. Roque Petroni Jr., 1089. Tel. (11) 5189-6662
Mais sobre a Speedo
A Speedo é uma empresa multinacional que atua em mais de 100 mercados em todo mundo e em 2008 completou 80 anos. No Brasil, a marca Speedo está comemorando 30 anos de atuação. Com sede na capital paulista, a empresa trabalha importando e comercializando os mais avançados acessórios do mundo para esportes aquáticos. Além disso, tem parcerias com empresas licenciadas para fabricação dos produtos desenvolvidos e planejados pela marca no Brasil. Durante todos estes anos, a marca Speedo vem incentivando a prática do esporte, acompanhando a educação e o desenvolvimento de atletas, técnicos, clubes, eventos esportivos e academias, contribuindo assim para a história do esporte aquático no Brasil e no Mundo.
* FirstCom Comunicação*
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Emagrecer é batata

Conheça o mais eficaz moderador natural de apetite, extraído da batata



Ação Inibidora de Pommeprote


Clinicamente comprovadas, as enzimas contidas na proteína da batata são metabolizadas pelo organismo, promovendo a sensação de saciedade e o controle da fome. Por isso, a ingestão de Pommeprote antes das refeições auxilia na redução da ingestão alimentar e redução do peso.
Estudos
Testes e estudos em humanos constatou que a ingestão de Pommeprote antes das refeições reduziu a ingestão alimentar em até 27% em pessoas não obesas, e 21% em pessoas obesas.
Outro estudo realizado durante 20 semanas (5 meses), apontou que os participantes perderam em média 2,5 Kg por semana, e significativas reduções de 6,5% de cintura e quadril em um período de 12 semanas (3 meses).
Não se tem relatos clínicos e farmacológicos de efeitos adversos associados à utilização do extrato de batata. Não há nenhuma contra-indicação.

Dosagem


De modo geral, deve-se tomar uma dosagem entre 200mg e 400mg de Pommeprote uma hora antes das refeições para obter o equivalente em proteínas com suficiente teor de enzimas inibidoras. Disponível, mediante formulação, em farmácias de manipulação de todo país. Com acompanhamento médico adequado e doses personalizadas, os fitoterápicos são importantes auxiliadores no processo de emagrecimento. O extrato de proteína de batata, o Pommeprote, tem sido a opção natural mais utilizada e adequada para enxugar os quilinhos extra (normalmente os mais difíceis de eliminar).
O Pommeprote atua no nível metabólico, diminuindo a fome de forma natural e não quimicamente como as anfetaminas. Estudos clínicos realizados comprovam os efeitos na redução de apetite e no aumento da saciedade, fatores que colaboram no controle da quantidade de alimentos ingeridos.
Pommeprote ajuda a controlar o apetite e os famosos ataques de gula que complicam qualquer dieta ou plano alimentar. De forma natural, atua no organismo enviando mensagens ao estômago e cérebro de que já comemos o suficiente - "desliga" o interruptor da fome. Administra a sensação de fome de forma natural e segura, não afeta nem compromete o sistema nervoso central.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Passeio Virtual sobre CÂNDIDO PORTINARI

Universia apresenta passeio virtual sobre obra de Candido Portinari

Portal expõe obras que revelam engajamento
e preocupação social do autor

São Paulo, 26 março de 2009 — A temática social sempre esteve presente nas obras de Candido Portinari. O pintor, que trabalhava tanto com desenhos da pintura acadêmica, quanto com traço típico da cultura cubista, deixou um importante legado a arte brasileira. O portal Universia reuniu obras de duas importantes séries do pintor, Bíblica e Retirantes, e as disponibiliza em um passeio virtual.

Na série Bíblica, a exposição virtual produzida pelo Portal traz oito obras, com forte inspiração em “Guernica”, de Pablo Picasso. Entre elas estão “O Massacre dos inocentes” (1943), “O último Baluarte – A ira das mães” (1942), “A ressurreição de Lázaro” (1944), “Eremita penitente, ou O profeta” (1943), “O sacrifício de Abrahão” (1943), “As trombetas de Jericó” (1943), “A justiça de Salomão” (1943) e “O pranto de Jerêmias” (1944). Já em Retirantes, três obras ressaltam as influências expressionistas do autor. São elas “Retirantes” (1944), “Criança Morta” (1944) e “Enterro na Rede”.

Para conferir o passeio virtual pelas obras de Portinari acesse o endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17482. Outros passeios virtuais podem ser vistos no Canal Cultura+, em www.universia.com.br/cultura+.


Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana, congregando 76% do público universitário, com 11,8 milhões de alunos e professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em sete anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.
*Assessoria de Imprensa*
*
*
*
*
Mural:

Empregos Manager Online
Adicionar imagem

VIAGEM PARA ESTADOS UNIDOS COM 25% DE DESCONTOS

CVC LANÇA MAIS UMA MEGAPROMOÇÃO, AGORA COM DESCONTO DE ATÉ 25% PARA OS ESTADOS UNIDOS
Ação promocional promete aquecer vendas para temporadas de primavera e verão americano
Depois do sucesso da promoção que concedia pacotes de viagens nacionais com desconto de 50% na parte aérea, a qual superou todas as expectativas ao atingir a marca de 91 mil pacotes vendidos em apenas quatro dias (contra a meta inicial de 45 mil), a CVC Turismo prepara mais uma megapromoção por tempo limitado, agora beneficiando viagens internacionais, exclusivamente para os Estados Unidos.

A partir deste sábado (28), e até a próxima terça-feira (31), a maior operadora de turismo da América Latina vai conceder pacotes de viagens voando TAM, para os destinos Miami, Orlando e Nova York, com desconto de até 25% na passagem aérea.

Promovida em todo o território nacional, nas mais de 300 lojas da CVC e na rede de 8 mil agentes de viagens autorizados, a iniciativa é válida para embarques e retornos programados até 25 de junho de 2009 e, no mês de agosto, para embarques e retornos entre os dias 1º e 31, em voos regulares TAM, com permanência mínima de quatro dias e máxima de 30 dias.

Esta megapromoção também traz duas novidades: o cliente que embarcar e retornar para qualquer um dos destinos da promoção, no período de abril de 2009, somará pontos no Programa Fidelidade TAM, e poderá ser ganhar, dependendo de sua categoria de milhagens, com um bilhete aéreo de ida e volta, para qualquer lugar do Brasil ou da América do Sul operado pela TAM. Já quem embarcar de maio em diante, poderá ser beneficiado com trecho-cortesia de ida ou de volta, também para qualquer lugar do Brasil ou da América Latina, conforme normas do Programa Fidelidade TAM. E comprando o pacote com aéreo e hotel com a CVC, o cliente também leva um seguro-viagem totalmente grátis.

Com esta megapromoção, uma viagem de uma semana para Orlando, com saída de qualquer região do País, por exemplo, incluindo seis noites de hospedagem em hotel confortável, passagens aéreas de ida e volta voando TAM e aluguel de carro, custa agora a partir de 1.592 reais por pessoa. Antes da promoção, sem o desconto na parte aérea, este mesmo pacote custava em torno de 2.122 reais por pessoa.

E para quem puder viajar aos Estados Unidos somente em julho, na alta temporada de férias e verão americano, a CVC também estende descontos de até 25% nos bilhetes aéreos para Miami, em pacotes que envolvem os sete voos exclusivos TAM.

O cliente encontrará, na rede CVC, preços similares para embarques independente da região de origem, desde que servidas pela TAM (voos diretos e conexões), e ainda pode parcelar o pacote em até oito vezes sem juros, com apenas R$ 1 de entrada, ou então em até nove vezes sem juros, com 20% de entrada.

Valter Patriani, presidente da operadora CVC, explica que esta novidade coincide com o momento em que os brasileiros costumam, tradicionalmente, planejar suas viagens ao exterior, dando início à alta temporada de vendas para o turismo internacional, que acontece a partir de março. “Vivenciamos uma situação de mercado em que o cliente busca razões para planejar sua viagem com antecedência. E nesse momento de reflexão, no qual o consumidor está suscetível a promoções, com certeza os 37 anos de história, credibilidade e segurança da CVC fazem diferença na decisão de compra”, explica Patriani.

“É hora de colocar a criatividade a serviço do turismo e dar incentivos e condições atrativas para a família média brasileira, que já se habituou a inserir o produto ‘viagem’, pelo menos uma vez ao ano, em seu orçamento familiar”, acrescenta.

Para viagens de abril a agosto, exceto julho, a CVC conta com uma oferta de 10 mil lugares para os destinos Miami, Orlando e Nova York. A meta da operadora é comercializar 70% deste volume até o término da promoção, no dia 31 de março.
“Com este resultado, dobraremos as vendas de pacotes para estes três destinos americanos, se comparado ao mesmo período do ano anterior”, revela Patriani.

Para divulgar mais esta novidade ao mercado, a CVC voltará a veicular entre sábado e terça-feira próximos uma campanha publicitária em rede nacional, criada pela GP7 Comunicação + Inteligência de Mercado, que explicará a ação promocional nos intervalos das principais emissoras de TV e rádio, e em jornais.

CONFIRA OUTRAS SUGESTÕES DE PACOTES COM PREÇOS ATRATIVOS*:

* valores para saídas de qualquer região do Brasil (exceto Manaus), válidos para compras até 31 de março, e embarques e retornos até 25 de junho, e de 1º a 31 de agosto. Para saídas de Manaus, os pacotes abaixo têm preços ainda mais atrativos.

Miami - 4 dias
Passagens aéreas de ida e volta TAM, três diárias de hospedagem e seguro viagem.
Antes da promoção: R$ 2.031 por pessoa.
Com a promoção: a partir de R$ 1.488 por pessoa, em até oito vezes sem juros e com R$ 1 de entrada.

Nova York – 4 dias
Passagens aéreas de ida e volta voando TAM, três diárias de hospedagem e seguro viagem.
Antes da promoção: R$ 2.599 por pessoa.
Com a promoção: a partir de R$ 2.008 por pessoa, em até oito vezes sem juros e com R$ 1 de entrada.

Flórida/Orlando – 6 dias
Passagens aéreas de ida e volta voando TAM (via Miami), seis diárias de hospedagem em Orlando, aluguel de carro e seguro viagem.
Antes da promoção: R$ 2.122 por pessoa.
Com a promoção: a partir de R$ 1.592 por pessoa, em até oito vezes sem juros e com R$ 1 de entrada.
Mais informações: http://www.cvc.com.br/
*Assessoria de Imprensa*
*
*
*
*
Mural:

CONSTRUSER - Segunda Edição

SEGUNDA EDIÇÃO DO CONSTRUSER É MARCO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Evento voltado aos trabalhadores do setor e seus familiares é um programa do SindusCon-SP, FIESP, SESI e SENAI-SP

A preocupação com a inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência será a principal novidade da programação do II ConstruSer (Encontro Estadual da Construção Civil em Família) – Construindo a Cidadania e o Ser Humano. O evento acontecerá no próximo sábado (28), das 9h às 17h, simultaneamente em CATs (Centros de Atividades) do Sesi na capital (A.E. Carvalho) e do interior, onde também estão instaladas nove regionais do SindusCon-SP: Bauru, Campinas (Santos Dumont), Presidente Prudente, Santo André, Santos, S. José do Rio Preto, S. José dos Campos, Sorocaba e Ribeirão Preto.
O evento é realizado pelo SindusCon-SP, Sesi-SP, Senai-SP e Fiesp e em parceria com o Seconci-SP. Sucesso absoluto em 2008, quando recebeu 20 mil trabalhadores da construção civil e seus familiares, o II ConstruSer pretende atrair neste ano 30 mil pessoas.
Serão desenvolvidas atividades voltadas à educação, lazer, cultura, saúde, economia doméstica e geração de renda. O encontro oferecerá ainda oportunidade de discussões sobre valores individuais, éticos, morais e sociais e divulgará os serviços prestados aos trabalhadores da construção pelas entidades ligadas ao setor.
Entre as ações voltadas à pessoa com deficiência, será divulgada uma cartilha, da Oscip Instituto Paradigma. Ela trará dicas de convivência e atividades, comandadas por ONGs do Estado de São Paulo, sobre deficiência, conceitos de inclusão e direito à participação na vida comunitária. Haverá também a distribuição de kits auto-explicativos de dispositivos redutores de vazão de água, com demonstração de técnicos do Senai-SP.

Programação do Sesi-SP

Por meio do Pentáculo do Bem Estar, os profissionais da entidade desenvolverão diversas atividades de âmbito nutricional, esportivo e de lazer para sensibilizar os participantes a adotar um estilo de vida mais saudável. Ao longo do dia serão promovidas gincanas, caminhadas, festivais esportivos e atividades em quadra, mostrando os benefícios cotidianos da adoção regular de atividades físicas. Para as crianças haverá brinquedos infláveis e jogos educativos e populares.
No Espaço Bem-Estar, os participantes poderão desfrutar de momentos de descontração em poltronas e espreguiçadeiras. O local também será equipado com som, aparelhos de tevê, DVD e uma mini-biblioteca.
Médicos e enfermeiros do Sesi-SP estarão à disposição do público para a realização de aferição da pressão arterial, exames de colesterol e glicemia, verificação do índice de massa corpórea e orientação médica, permitindo um diagnóstico da saúde do público participante. Um escovódromo, destinado a crianças de 7 a 14 anos, será montado para a realização de demonstrações e orientações sobre a correta escovação dos dentes.
Os participantes também terão à disposição a Hora do Saber, espaço com atividades de leitura, escrita e cálculos relacionados ao cotidiano da construção civil. O local atenderá até 15 participantes por vez e também oferecerá jogos e atividades interativas, como caça-palavras e cruzadas. Oficinas culinárias para incentivar o desenvolvimento de habilidades culinárias e o empreendedorismo, ministradas por nutricionistas do Sesi-SP, completam a programação da entidade.



Apoios:

O ConstruSer tem o apoio de Feticom, Sintracon-SP, Federação Solidária/CUT, ADJ, Instituto Paradigma, CBIC, Secovi-SP, Fundacentro, Sintesp e Força Sindical. Na Capital, também conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O patrocínio estadual é da Âmago Corretores Associados, Central de Seguros, Gerdau e Votorantim Cimentos.
O evento integra as ações voltadas a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de suas empresas associadas, no âmbito do programa permanente desenvolvido pelo SindusCon-SP que também inclui a Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e o PSS (Programa SindusCon-SP de Segurança do Trabalho).

*Assessoria de Imprensa do Sesi*

*
*
*
Mural:







CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS DA COLUNA VERTEBRAL

* Anuloplastia lombar percutânea
O uso das novas tecnologias de informação , assim como novos biomateriais, recursos de vídeo e eletrônica digital vêm trazendo grandes inovações em todos os campos da medicina . Na cirurgia ortopédica esse desenvolvimento tem sido muito veloz , e traz sempre um grande impulso no aparecimento de novas opções de tratamento para diversas patologias .
Com a capacidade de tratar dados estatísticos e obter informações proporcionados pela vasta aplicação da informática, as condutas e tratamentos passaram a ter bases sólidas . Isso caracteriza a Medicina Baseada em Evidências, que consegue ter mais objetividade e diminuir a interpretação pessoal na decisão das melhores indicações de terapias.
Recursos diagnósticos evoluem na mesma velocidade, trazendo melhor entendimento e reconhecimento das estruturas doentes. Isso possibilita a criação de novas técnicas cirúrgicas que abordam de forma específica os tecidos doentes.
Novos desenhos de instrumentais e implantes permitem incisões menores e ainda possibilitam a associação de recursos eletrônicos como radiofrequência em instrumentos de pequenas dimensões.
Atualmente estão disponíveis no mercado diferentes tipos de ponteiras específicas para tratamento de estruturas discais ou nervosas. Podem ser introduzidas através de agulhas ou cânulas muito finas, e podem ser feitos com anestesias mais superficiais e rápidas. Também o uso de tecnologia a Laser e Jato D'agua são novas possibilidades de tratar essas estruturas com menos agressão.
Mesmo quando é necessária a implantação de parafusos e hastes, em situações de instabilidade entre as vértebras, o que produz sobrecarga mecânica nos discos , ligamentos e articulações envolvidos no problema, existem soluções de menor agressão, usando incisões menores. O uso de estruturas móveis em lugar de hastes rígidas, que possibilitam a preservação de algum movimento nas articulações doentes, ao mesmo tempo que as livram de dor, é uma tendência moderna que vem sendo usada cada vez mais em pacientes jovens.
A escolha do melhor método de tratamento deve considerar vários fatores como a idade do paciente, seu tipo físico, atividades profissionais e físicas, perfil emocional, características da dor, estrutura acometida, entre outros. Também é relevante a acessibilidade aos equipamentos e implantes, disponibilidade de estrutura hospitalar e até mesmo a experiência do cirurgião com esses diferentes métodos.
A impressão inicial de que essas novas tecnologias aumentaram o custo do tratamento logo é modificada quando consideramos as vantagens de todo o tratamento. Com a diminuição do período de internação, das complicações, a simplificação do procedimento anestésico e o retorno precoce às atividades, a compensação é inquestionável.
Importante ainda é lembrar que essas doenças acometem pacientes adultos e idosos. Com o aumento da longevidade e consequente envelhecimento da população, tornam-se alternativa de tratamento atraente tanto para o paciente como para o sistema pagador. Esse é o panorama do que a modernidade na Medicina nos apresenta, abrindo um leque de possibilidades inovadoras para tratamento de várias doenças.

No Brasil muitos centros já usam essas alternativas de tratamento há alguns anos. A experiência acumulada e o olhar crítico que traz amadurecimento e precisão na indicação são o assunto principal a ser abordado no VI SIMINCO - Simpósio Internacional de Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna Vertebral do Hospital Abreu Sodré da AACD . Em sua VIa edição trará palestrantes brasileiros e estrangeiros com reconhecida experiência nessa área para apresentação de cirurgias ao vivo e discussões técnicas.
O Hospital Abreu Sodré atende pacientes deficientes carentes em tratamento nos centros de reabilitação da AACD. Também é um hospital aberto, em que médicos especialistas cadastrados podem trazer seus pacientes do consultório e clínica para usufruir do alto grau de especialização e segurança.
Em face de sua importância no cenário científico, o Hospital sente-se responsável em divulgar e compartilhar essas experiências e tecnologias anualmente através desse evento , organizado por seu Grupo de Estudos de Técnicas Minimamente Invasivas .
*Wilson Dratcu
Coordenador médico do Hospital Abreu Sodré, pertencente a AACD
(Associação de Assistência à Criança Deficiente)
*A4 Comunicações*
*
*
*
*

Mural:

Educação a Distância

Assista o Programa Balada da Fada:





Ministério da Saúde entrega 40 milhões de kits dentais

Equipes de Saúde Bucal e alunos de escolas com baixo IDEB, recebem escovas de dente. Falta de informação e questões econômicas impedem acesso a serviços
O Ministério da Saúde anunciou no dia 26, quinta-feira, a entrega da primeira parcela dos 40,6 milhões de kits de saúde bucal (pasta de dente e escova) que serão distribuídos para todo o Brasil durante o ano. Do total de kits, 32,4 milhões serão entregues para as Equipes de Saúde Bucal (ESB) em 4.597 municípios. O restante (8,2 milhões) será enviado para escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A primeira parcela corresponde a 17,8 milhões de escovas e pastas de dente. Em 2008, foram distribuídos 32 milhões de kits. A estratégia faz parte do Programa Brasil Sorridente que pretende mudar a realidade de parte da população brasileira que não têm acesso à escova de dente com regularidade (quatro escovas por ano).
Dados do Ministério da Saúde mostram que a incidência de cárie e de doença periodontal nos brasileiros é um problema de saúde pública e a falta de informação e a questão econômica são fatores importantes que comprometem o acesso à saúde bucal. De acordo com o coordenador Gilberto Pucca, a preocupação não é apenas com quem não têm acesso, mas, também com as pessoas que não fazem uso regular de escova e creme dental.
“Uma cárie não tratada compromete a saúde da boca e outras doenças começam a ser diagnosticadas. A prevenção de doenças bucais só é possível com uso regular e contínuo de escova e pasta de dente. Não queremos apenas criar um hábito em adultos, mas um hábito familiar. Todas as pessoas que fazem parte dessa família têm que ter acesso à saúde bucal”, afirma.
Cada Equipe de Saúde Bucal (ESB) receberá mil kits de higiene oral, sendo metade dos kits com escova dental do tipo adulto e a outra metade com escova do tipo infantil. Na seqüência, foi programado um novo ciclo de entrega para os municípios com baixo IDEB, considerando o período de três meses da vida útil de uso da escova dental e a estimativa de consumo do tubo de 90 gramas de creme dental. “Isso deixa de ser um privilégio para apenas quem tem dinheiro para comprar escova e pasta de dente e passa a ser um direito de cada cidadão”, afirma Gilberto Pucca.
Desde a sua implantação, o Programa Brasil Sorridente instalou 1.159 consultórios odontológicos completos – o que corresponde a um investimento de R$ 7,5 milhões. Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde passou a autorizar o fornecimento de consultórios odontológicos para as novas Equipes de Saúde Bucal, de qualquer porte e também estabeleceu que novas equipes podem ser credenciadas em locais onde exista apenas Agentes Comunitários de Saúde.

ESTRATÉGIA - De dezembro de 2002 até janeiro de 2009, foram implantadas 13,2 mil novas Equipes de Saúde Bucal (ESB), chegando a um total de 17.641 equipes – o que corresponde a um aumento de mais de 314%. Neste mesmo período, teve um acréscimo na cobertura populacional de mais de 59 milhões de pessoas, totalizando 85.297.940 milhões de pessoas atendidas por estas equipes.
A meta para 2010 é chegar ao total de 22.250 mil ESB em funcionamento. “Se pensarmos que, até 2003, 28 milhões de indivíduos nunca tinham ido ao dentista, é um crescimento considerável”, reforça Pucca.

COBERTURA POPULACIONAL - A Região Nordeste é a que possui a maior cobertura populacional, com 72,1% da população atendida (mais de 38 milhões de pessoas) e, também, possui a maior quantidade de Equipes de Saúde Bucal (ESB) em atuação, com um total de 8.508. A Região Centro-Oeste apresenta cobertura de 50,3% de sua população, com 1.446 equipes em atuação.
Na Região Norte, 6,8 milhões de pessoas (45,3% da população) são atendidas por mais de 1,2 mil equipes. Os estados da região Sul atendem a 42,7% da população e 2.346 equipes estão credenciadas. A menor cobertura está localizada na região Sudeste onde 27,4% da população (21,9 milhões de pessoas) tem acesso aos serviços de saúde bucal.
Os seis estados com a maior quantidade de pessoas com acesso aos serviços de saúde bucal são: Piauí (97,6%), Paraíba (95%), Rio Grande do Norte (92,3%), Tocantins (87,4%), Sergipe (80,6%) e Mato Grosso do Sul (80,2%).
Dentro da política de equidade desenvolvida pelo Ministério da Saúde, 40% das ESB (6.933) recebem 50% a mais nos incentivos financeiros de custeio. Estas equipes estão em municípios que atendem a, pelo menos, um dos seguintes critérios: IDH igual ou inferior a 0,7 e população até 50 mil habitantes na Amazônia Legal e 30 mil nas demais regiões; integraram o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - PITS; ou atendem populações remanescentes de quilombos ou residentes de assentamentos.

MAIS CONSULTÓRIOS - Também foram implantados, até o mês de janeiro, 674 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) no país e outros 210 estão em fase de implantação. Essas unidades oferecem tratamento endodôntico, atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral, periodontia e diagnóstico bucal, para detecção de câncer. No total, foram realizados mais de 17 milhões de procedimentos odontológicos nestes centros.

PRÓTESES - Preocupado com os pacientes que não tinham dentes, o programa passou a oferecer também próteses aos cidadãos. Este serviço não existia em 2003, quando foi criado o programa. Desde então foram construídos 323 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e cerca de 130 mil próteses foram produzidas.
Essas unidades recebem até R$ 16,9 mil por mês para a produção de próteses totais e parciais removíveis. “Para criar o Brasil Sorridente, realizamos um levantamento no país todo que mostrou que 75% da população chega aos 60 anos sem nenhum dente na boca e desses 36% não têm próteses. Por isso, resolvemos investir nessa área”, conta Pucca.


POLÍTICA DE PREVENÇÃO - Outra frente de atuação do Brasil Sorridente é a a adição de flúor nas águas. Entre 2005 e agosto de 2008, foram implantados, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e com as Secretarias Estaduais de Saúde, 711 novos sistemas de fluoretação, em 503 municípios de 11 estados – beneficiando 7,6 milhões de pessoas.
Quantidade de kits dentais distribuídos por estado (UF):


TOTAL

TOTAL_AC: 319.000
TOTAL_AL: 1.530.000
TOTAL_AM: 859.000
TOTAL_AP: 329.000
TOTAL_BA: 4.587.000
TOTAL_CE: 2.878.000
TOTAL_DF: 4.000
TOTAL_ES: 834.000
TOTAL_GO: 1.572.000
TOTAL_MA: 2.897.000
TOTAL_MG: 3.966.000
TOTAL_MS: 888.000
TOTAL_MT: 754.000
TOTAL_PA: 1.635.000
TOTAL_PB: 2.699.000
TOTAL_PE: 2.772.000
TOTAL_PI: 2.147.000
TOTAL_PR: 1.144.000
TOTAL_RJ: 1.742.000
TOTAL_RN: 1.979.000
TOTAL_RO: 356.000
TOTAL_RR: 136.000
TOTAL_RS: 747.000
TOTAL_SC: 861.000
TOTAL_SE: 946.000
TOTAL_SP: 1.501.000
TOTAL_TO: 584.000
TOTAL: 40.666.000
* Secretaria da Saúde*
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

O Novo Acordo Ortográfico vai “Pegar”?

Enquanto o sapato português já foi çapato, a pharmácia levou séculos para se modernizar – e perder o ph. Sòmente, sêde e tôda foram mais duradouros: resistiram heroicamente até 1971.

Nossos irmãos lusitanos agora vão ter de habituar-se a largar de mão o h de húmido (será que vão?), não poderão mais activar o alarme; tampouco cometer infracções. Pela nova ortografia, será considerado policticamente incorrecto ir de férias ao Egipto ou encarar a vida com optimismo.

Aqui do lado de baixo do Equador também teremos nossa cota (ou quota) de sacrifícios: degustaremos linguiças sem trema e nossos sequestros nunca mais serão os mesmos. Será que vamos aguentar?

Menos mal que os portugueses continuarão a escrever facto e indemnizar, tão distantes dos nossos fato e indenizar. Tudo bem que eles continuem falando fémur, pónei, pénis e ónus. O que fazer se eles gostam das vogais abertas, enquanto nós preferimos as fechadas?

O fato é que muitos não creem no acordo e o repudiam; outros veem na reforma o aumento saudável do intercâmbio entre os povos de língua portuguesa, que poderá alçar voos mais altos.

Por ora, a questão é polémica – ou polêmica. O futuro é que vai decidir quem está com a razão. E se a ideia deste acordo valeu a pena.


Mudanças no alfabeto

O alfabeto terá 26 letras. As letras k, w e y, que nunca saíram totalmente de moda, voltam agora com toda a força.
Essas letras costumam aparecer:

a) na escrita de símbolos de unidades de medida:
K, km, kg, kw

b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros
show, playboy, playground, windsurf, waffle, whisky, kung fu, yin, yang, yen, William, Kaiser, Kafka e layout

Acabou o trema!

O mundo nunca mais será o mesmo! Pingüim, freqüência e qüinqüênio são algumas das palavras queperderão o velho charme.

E as consoantes mudinhas? Foram-se embora
Desaparecem as letras C, P e M nas sequências cc, cç, ct, pç, pt,mn,bd e bt
accionista, acção, factura, excepção, baptizar, omnipresente, súbdito, subtileza

Se a consoante for pronunciada, permanece a grafia de sempre (fricção, eucalipto, bactéria).


Acentuação gráfica

As mudanças:

a) Caiu o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas

apóio
celulóide
heróico
jibóia
jóia
colméia
idéia
estréia
geléia
platéia


b) Caiu o acento no i e no u tônicos quando vierem após ditongo.
feiura, baiuca, maoismo

c) Caiu o acento das palavras terminadas em êem e ôo.
creem, leem, veem, enjoo, voo, abençoo

d) Caíram os acentos diferenciais de pára/para, pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

e) Continuam os acentos diferenciais de pôr, pôde e os acentos que diferenciam singular e plural dos verbos ter e vir (e compostos).
f) Caiu o acento do verbo arguir

arguo, arguímos, arguem

g) Verbos do tipo averiguar, desaguar, enxaguar, delinquir e afins têm dupla pronúncia: podem ou não receber acento.

averíguo/averiguo, enxáguas/enxaguas, delínquo/delinquo



HÍFEN

Tracinho ainda trapalhão?
Embora o número de regras tenha diminuído, ainda não chegamos à racionalização pretendida pelos usuários. De qualquer forma, houve avanços.

Vamos às regras?

Palavras compostas
Hífen quando o primeiro elemento é substantivo ou adjetivo, verbo, advérbio ou numeral.

Substantivo ou adjetivo: cirurgião-dentista, mesa-redonda, guarda-civil, sócio-econômico, recém-criado


Verbo: arranha-céu, porta-retrato, beija-flor, conta-gotas, guarda-chuva


Advérbio ou numeral: segunda-feira, primeiro-ministro, sempre-viva, bem-humorado, mal-estar


Compostos que designam espécies botânicas não receberão mais hífen, quando empregados em sentido figurado.
Veio falar comigo cheio de não me toques.A crise financeira parece uma verdadeira bola de neve.


“Apesar de o Acordo não mencionar expressões com valor de substantivo, do tipo deus nos acuda, bumba meu boi e tomara que caia, tais unidades fraseológicas devem ser grafadas sem hífen. Da mesma forma, serão usadas sem hífen locuções como à toa, dia a dia e ponto e vírgula”

Evanildo Bechara in “O que muda com o Novo Acordo Ortográfico”


Hífen com prefixos


Deve-se usar o hífen:

h) Quando o segundo elemento começa com h.anti-higiênico, pré-história, super-homem

i) Quando o segundo elemento começa pela mesma vogal.
anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-atacar

j) Com os prefixos ex, pós, pré, pró, sem e vice.ex-diretor, pós-graduação, pré-vestibular, pró-ativo, sem-terra, vice-presidente,

k) Quando o segundo elemento começa pela mesma consoante final do prefixo.inter-regional, hiper-requintado, super-resistente

l) Com os prefixos circum e pan, diante de palavra iniciada por m, n e vogal.circum-navegação, pan-americano

m) Quando o primeiro elemento termina por b ou d e o segundo elemento termina por r.ad-referendo, sub-reitor, ab-rupto (ou abrupto)


Não se deve usar o hífen

a) Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s.antirrábica, biorritmo, contrarregra, microssistema, semirreta

b) Quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento
antiaéreo,coautor, contraofensiva, extraescolar, infraestrutura,

c) Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s.autoproteção, coprodução, pseudoadvogado, semideus

José Paulo Moreira de OliveiraConsultor Sênior do Instituto MVC e
Autor dos livros:“Como Escrever Melhor” – Publifolha
“Como Escrever Textos Técnicos” - Thomson Learning do Brasil.

*Aaron Anderson *
Assessor de Comunicação

*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

quarta-feira, 25 de março de 2009

LINGERIE INVERNAL


Não é só no verão que a lingerie deve ser bonita e pode estar à mostra. Com a chegada da estação mais fria do ano as mulheres também podem e devem ousar.
Hoje, cada vez mais, a lingerie é essencial na vida das mulheres que buscam conforto e funcionalidade, mas com muito charme e feminilidade. A Renner, sempre em sintonia com as últimas tendências da moda, traz a coleção outono-inverno de lingeries para agradar todas as mulheres, desde as básicas até as mais ousadas, das filhas às mães, das esportistas às executivas, das românticas às descoladas.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

CARRARO lança Coleção 2009


* Cozinha Modern Line
* Foto: Metries

Design moderno e com linhas retas. Esta é a proposta apresentada pela Coleção 2009 da Carraro, que está sendo lançada neste mês de março no Brasil.
A empresa investiu em pesquisas de mercado e utilizou a expertise adquirida em quase 50 anos de existência para desenvolver os projetos concebidos pelo seu setor de engenharia, pelo setor de desenvolvimento de produtos e em parceria com consultorias em design.
A Coleção 2009 da Carraro é composta por sete modelos de cadeiras, quatro mesas, quatro banquetas, quatro home theaters, uma estante, um aparador e dois novos modelos de cozinhas.
Para as copas e salas de jantar buscou-se a harmonia entre o antigo e o moderno, com cadeiras que lembram estilo colonial, porém com linhas renovadas.
As cozinhas foram atualizadas e ganharam um novo padrão de cor, módulos com suporte para microondas, mesa com rodízios, uma adega versátil e dois modelos de portas para armários. A Line é laqueada e tem detalhes em baixo relevo, enfatizando a horizontalidade das composições, e a Sbiancatto é branca e possui texturas com os veios da madeira num tom marrom claro.
Já a linha de home theaters foi ampliada com mais quatro versões. Uma das novidades é a presença da cor preta em diversos produtos.
A direção da Carraro estima que os lançamentos possam ser conferidos pelos consumidores a partir de abril, nos mais de seis mil pontos de vendas distribuídos no país. “Nosso objetivo é oferecer soluções variadas para os ambientes da casa, mas com excelência e padrão de qualidade”, informou o diretor comercial, Rogério Francio.

Mais informações:

Fundada em maio de 1961, a Carraro Móveis tem uma trajetória composta por muito trabalho, comprometimento e sucesso. Localizada em um dos maiores pólos moveleiros do país, a cidade de Bento Gonçalves, está instalada em uma área de 131 mil metros quadrados.
Mensalmente, fabrica 160 mil unidades de produtos – o que a caracteriza como uma das maiores em seu segmento. Sua carteira de clientes possui mais de 4 mil registros, distribuídos em, aproximadamente, 10 mil pontos de venda em todo o Brasil.
Especializada em desenvolver soluções para toda a casa, a Carraro atende o mercado nacional e exporta para mais 30 países do mundo. Saiba mais sobre a Carraro, acesse o site: http://www.carraro.com.br/
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt