Nossos Vídeos

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Férias: tempo para construir histórias



* Aline Tayná



As férias estão aí! Para as crianças é um tempo muito importante, para descansar e, principalmente, para brincar. É época de aproveitar os pais, avós, irmãos, amigos e primos; para passear, assistir filmes, comer coisas diferentes, enfim, brincar e se divertir sem ter hora para começar ou terminar. Já que, no dia a dia, nem sempre é possível aproveitar esses momentos, devido à rotina de trabalho dos pais e da escola.

No entanto, é também um período de muitas turbulências já que elas vêm cheias de expectativas e planos para as férias. Por isso, manter a ordem e preencher o tempo delas é bem exaustivo. Agradar a todas as crianças, fazer com que entrem em acordo sobre as brincadeiras, estimulá-las a respeitar a opinião de outras, são realidades típicas do período de férias.

E se entre irmãos já é difícil controlar as brigas, imagina acrescentar os primos, que com toda certeza são ainda mais diferentes do que os irmãos. Por isso, é importante que sejam acompanhados durante esse tempo. Porém, não se esqueça que são crianças e logo se entenderão, até a próxima briga. Deixar que se entendam é essencial para que aprendam a lidar com situações diversas. Porém, é legal mostrar que, mesmo diante das diferenças e dos desacordos, ter alguém para brincar e aproveitar o tempo de férias é bem mais divertido.

É essencial deixar as crianças livres para criarem suas brincadeiras, proporcionar-lhes passeios, mesmo que em um parque próximo, para que consigam sentir que realmente é um tempo especial, onde o ponteiro do relógio trabalha diferente de quando elas têm que ir para a escola, onde há um tempo definido para tudo.

Para as férias se fazem muitos planos, mas, em alguns momentos, pode ser que as crianças fiquem ociosas e queiram se prender a celulares, tablets e computadores, por isso, é importante incentivá-las a usar a imaginação. Criar brincadeiras dinâmicas e jogos divertidos, sempre são boas opções!

Aproveitar o tempo de férias entre irmãos e primos é essencial para estreitar os laços de amizade, manter-se próximos. Viver bem esse tempo é comer a comida da vovó e poder construir algo mais importante do que um carrinho ou um prédio de legos; é construir histórias, lembranças que levarão para sempre.

Durante este período de brincadeiras intensas há um enorme amadurecimento emocional, cognitivo e social. As crianças retornam para o próximo período escolar bem mais dispostas a aprenderem coisas novas, já que vêm cheias de vivências e histórias para contar.




* Aline Tayná de Carvalho Barbosa Rodrigues é Licenciada e Graduada em Psicologia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Atua como Psicóloga Escolar no Instituto Canção Nova, com crianças do Ensino Fundamental I.



Kit Festa dos Dinossauros - Acesse a Loja

Bancadas do PT recorrem à PGR contra a extinção do Ministério do Trabalho



Por: Assessoria de Imprensa do Senador Paulo Rocha


As Bancadas do PT no Senado e na Câmara recorreram à Procuradoria-Geral da República para que suste a extinção do Ministério do Trabalho, medida arbitrada por Bolsonaro em seu primeiro dia de mandato, com a edição da MP 870.

O senador Paulo Rocha (PT-PA), no exercício da Liderança na Casa, e o Líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, alertam que a extinção do ministério “contraria o interesse público e trará graves prejuízos a direitos sociais e coletivos”.

“A extinção do Ministério é um erro histórico que compromete princípios fundamentais da República e do regime democrático, pois fragiliza o sistema constitucional de proteção aos direitos sociais”, afirmam os parlamentares. “O que está em jogo com essa extinção é a capacidade do País de proteger o valor social do trabalho e a dignidade da pessoa humana”.

Representação à PGR

Paulo Rocha e Paulo Pimenta são os signatários, em nome das bancadas, de uma representação com pedido de providências endereçada à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e à procuradora Elizeta Maria de Paiva Ramos, coordenadora da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão da PGR, responsável por fiscalizar atos administrativos e direitos sociais e fiscalização de atos administrativos.

As bancadas petistas citam o papel civilizatório essencial cumprido pelo Ministério do Trabalho em seus 88 anos de existência.


Ministério cidadão 

O órgão foi criado nos primeiros dias do governo provisório liderado por Getúlio Vargas e resistiu a todos os governos, mesmo às ditaduras, cumprindo a função de organizar as relações entre capital e trabalho, fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista e conduzir as políticas públicas de atendimento a trabalhadores nas situações de maior vulnerabilidade — desemprego acidente e doença, por exemplo.

Cabe ainda ao Ministério do Trabalho promover políticas de qualificação profissional, coibir condições iníquas — o trabalho análogo à escravidão e o trabalho infantil, por exemplo — e resgatar cidadãos submetidos a essa realidade.

Também é o MT que acompanha o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o pagamento das contribuições sociais, faz a mediação de conflitos e administra bancos dados indispensáveis para a orientação da ação estatal de combate ao desemprego.


Garantia para exportações

“O ministério é o órgão que garante o cumprimento, por parte do Brasil, dos compromissos internacionais de proteção ao trabalho — o País é signatário de diversos acordos nesse sentido”, lembram os parlamentares.

“Isso assegura não só o respeito da comunidade internacional, mas também nossos interesses econômicos, já que a maioria dos países desenvolvidos exigem o cumprimento dessas regras — medidas para enfrentamento a trabalho escravo e infantil, para segurança no ambiente laboral, por exemplo— como condição para importar produtos”.


Compromissos do PT


Os parlamentares petistas refirmam, ainda o compromisso das bancadas petistas e do PT como um todo com a resistência contra o empobrecimento da classe trabalhadora, seja em idade ativa de trabalho ou na condição de aposentados e pensionistas.

“Essa será a grande luta assumida pela Bancada do PT, que sempre adotou a postura contra as reformas propostas (trabalhista e na Previdência) que tripudiam com direitos e com o futuro do país”.


Atividades nos Parques em Janeiro 2019


Parques Municipais programam atividades para todas as idades em janeiro
Teatro de fantoches, trilhas e caminhada são algumas das atrações durante o mês de férias

Os parques municipais oferecem programação especial durante todo o mês de janeiro. Piqueniques e exercícios físicos são alguns bons exemplos das opções disponíveis não só para as brincadeiras infantis, mas também atividades ao ar livre para todas as idades.

Nesta sexta (10), às 10h, a qualidade da água do Córrego Judas será analisada no Parque Severo Gomes e, às 11h, quem gosta de jardinagem pode participar da oficina de plantio em garrafa PET. Pela conscientização contra a febre amarela, o parque oferece um Teatro de Fantoches sobre o assunto no dia 20 de janeiro (domingo).

As atividades para quem gosta de plantas acontecem no dia 17 de janeiro (quinta), com a Oficina de Sementeira no Parque do Cordeiro, das 10h às 11h. Os frequentadores do parque podem participar da análise da água do Córrego Alcatrazes no dia 19 (sábado), às 11h.

Trilhas

Dentro das trilhas monitoradas, o Parque dos Eucaliptos oferece a Trilha Ecológica Pica-Pau do Campo. O caminho dura aproximadamente 60 minutos e o agendamento pode ser realizado sob demanda no período de férias: podem participar crianças a partir de 3 anos e é necessário que haja pelo menos cinco pessoas inscritas, sempre no período da manhã. Já no Parque Linear Castelo, as trilhas acontecem às terças e quintas, às 14h, e, ao final do trajeto, é possível participar do plantio na horta comunitária.

No Parque Shangrilá, a trilha é realizada de segunda a sexta, das 13h às 17h, e é seguida pelo plantio de mudas que podem ser levadas para casa – basta agendar por telefone ou pessoalmente, na administração do parque. A Trilha da Palmeirinha cruza o Parque Santo Dias e valoriza a redescoberta da espécie considerada extinta. A Trilha do Mirante rodeia o Parque Prainha, e não precisa de monitoramento. Ao final do percurso de 800m, está a belíssima vista para a Represa Billings, para a Balsa da Ilha do Bororé e do Rodoanel Mario Covas.

Outros parques oferecem a atividade, que deve ser agendada previamente junto às administrações: a Trilha da Figueira pode ser feita no Parque do Carmo, enquanto os Parques Guarapiranga e M’Boi Mirim oferecem, respectivamente, a Trilha da Lagoa Vermelha e Trilha Ecológica.



Confira a programação completa:



PARQUE SEVERO GOMES

Análise da qualidade da água do Córrego Judas
Data: 10 de janeiro (quinta)
Horário: às 10h


Oficina de plantio em garrafa PET
Data: 10 de janeiro (quinta)
Horário: às 11h


Teatro de Fantoches sobre Febre Amarela
Data: 20 de janeiro (domingo)
Horário: às 10h

Local: Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta


PARQUE DO CORDEIRO – MARTIN LUTHER KING

Oficina de Sementeira
Data: 17 de janeiro (quinta)
Horário: às 11h


Como está a Água do Córrego Alcatrazes?
Data: 19 de janeiro (sábado)
Horário: às 11h


Local: Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre


TRILHAS


Trilha Ecológica Pica-Pau do Campo no Parque dos Eucaliptos

Horário: sempre pela manhã (sob agendamento prévio)

Local: Rua Ministro Guimarães, 280 – Morumbi
Telefone: (11) 3742-6363
E-mail: parqueeucaliptos@prefeitura.sp.gov.br / roseneidemiranda@prefeitura.sp.gov.br



Trilha monitorada e plantio na horta comunitária no Parque Linear Castelo

Data: às terças e quintas
Horário: às 14h
Local: Rua Zeferino Borges Barreto, 260 – Chácara Meyer
Telefone: (11) 5666-1680
E-mail: lbcosta@prefeitura.sp.gov.br


Parque Shangrilá

Horário: das 13h às 17h (sob agendamento prévio)
Local: Rua Irmã Maria Lourença, 250 – Grajaú
Telefone: (11) 5933-3015
E-mail: audreicosta@prefeitura.sp.gov.br


Trilha da Palmeirinha no Parque Santo Dias
Local: Rua Jasmin da Beirada, 71 / Rua Arroio das Caneleiras, s/n – Capão Redondo
Telefone: (11) 5511-9356
E-mail: ccajado@prefeitura.sp.gov.br


Trilha do Mirante no Parque Prainha
Local: Estrada Ligação – Grajaú
Telefone: (11) 9 5345-7622
E-mail: asduarte@prefeitura.sp.gov.br


Trilha da Figueira no Parque do Carmo

Local: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Telefone: (11) 2746-0100 / 2748-0010
E-mail: parquecarmo@gmail.com / ecarramillo@prefeitura.sp.gov.br


Trilha da Lagoa Vermelha no Parque Guarapiranga
Local: Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima
Telefone: (11) 5514-6332
E-mail: patrickoliveira@prefeitura.sp.gov.br


Trilha Ecológica no Parque M’Boi Mirim
Data: de segunda a sexta
Horário: das 14h às 17h30 (sob agendamento prévio)
Local: Estrada do M’Boi Mirim, 7100 – Jardim Ângela
Telefone: (11) 5832-6951
E-mail: paulianafranca@prefeitura.sp.gov.br

www.minhasinscricoes.com.br


Sacolas Personalizadas para Lembrança de Casamento