FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de novembro de 2010

Como planejar compras de supermercado no Final de Ano

Saiba como planejar compras de supermercado, especialmente nas festas de fim de ano

Segundo a Associação Brasileira dos Supermercado (Abras), o setor espera uma alta de 12,54% no faturamento durante o período de vendas de Natal, na comparação com o mesmo período de 2009. Isso acontece, pois, com a chegada das tradicionais festas entre família e amigos, temos também as comidas típicas da data, explica Antonio De Julio, especialista em finanças do Moneyfit. Podemos citar como exemplos de iguarias cerejas, nozes, frutas cristalizadas, o tender, sangria, entre outras. Isso sem falar no champanhe para celebrar o ano novo, um estoque maior de cervejas e refrigerantes para receber os amigos. “ O que o consumidor tem que ter em mente é que além do supermercado “tradicional” do mês, tem esses gastos extras, que podem pesar bastante e comprometer o seu orçamento”, alerta Antonio De Julio.
Portanto, o especialista pontuou algumas dicas que podem ajudar o consumidor nesse período de festas.
1) Procure planejar bem o que vai fazer antes de ir ai supermercado. Converse com a família antes, veja o que realmente precisam. Se for fazer uma confraternização, veja o que cada um pode contribuir para equilibrar as despesas, evite a “euforia” das festas na hora de encher o carrinho. Produtos natalinos como o Panetone e algumas frutas como cereja e nozes aumentam muito de preços e podem fazer um belo estrago na hora de passar pelo caixa.

2) Veja se consegue comprar produtos “a granel”, em embalagens maiores, que tem uma redução de preços. Fale com os vizinhos, amigos ou parentes. Um pouco de contato pode ajudar muito a sua festa de Natal e Ano Novo.
3) Pesquise bastante os folhetos de promoções, marque as ofertas, leve esses folhetos na hora das compras. Alguns supermercados cobrem as ofertas diretamente no caixa, sem burocracia. Só não se esqueça de ficar de olho com gastos de combustível ou taxi na hora de “caçar as pechinchas”

4) Procure ir o menos possível ao supermercado. Nessa época as ofertas de fim de ano estão em todos os lugares e o convite ao gasto é muito alto, ainda mais se o supermercado ficar dentro de um Shopping Center.

5) Procure comprar frutas da época, que tem seus preços mais em conta. Pesquise também nas feiras e sacolões para ver se encontra preços mais baixos. Vale também dar uma “visitada” aos caminhões que ficam em algumas ruas e estradas próximas as capitais. Mas lembre-se sempre dos gastos com locomoção.

6) Cuidado especial com o cartão de crédito nas festas de fim de ano. Limite alto e empolgação costumam ser uma combinação “explosiva” no orçamento, ainda mais com o mês apertado de impostos que é Janeiro vindo por ai.

7) Lembre-se que o espírito do Natal é a celebração, não a “presenteação”. Se não puder gastar, seja humilde e converse com sua família. Isso ajudará com certeza o velho slogan “muito dinheiro no bolso e saúde (financeira) pra dar e vender.


QUEM FAZ A MONEYFIT

André Massaro - É profissional da área de finanças há dezoito anos. Administrador e pós-graduado em Economia, já foi executivo financeiro de empresas e instituições financeiras e consultor especializado em finanças corporativas e desenvolvimento de negócios. Atualmente é trader independente de ações e derivativos, consultor em finanças pessoais e corporativas, educador financeiro, palestrante e autor dos livros MoneyFit (Matrix Editora) e Por Dentro da Bolsa de Valores.

Antonio De Julio - Iniciou sua atuação na área de mercado de capitais em 2004, quando se tornou trader independente de ações e derivativos.Atualmente, além de investidor profissional, é consultor especializado em finanças pessoais, palestrante e coach. Investe seu tempo nas áreas de finanças pessoais, desenvolvimento pessoal, educação e empreendedorismo. É conselheiro da Associação Comercial de São Paulo (distrital Butantã) e um dos autores do livro Por Dentro da Bolsa de Valores.

SOBRE O PROGRAMA MONEYFIT - O programa MoneyFit, método integrado de desenvolvimento pessoal e financeiro, além de ensinar cada pessoa a poupar, prepara os alunos para identificarem as grandes oportunidades de negócios ou não, como se posicionar em relação aos “altos e baixos” da vida e como gerar as boas oportunidades dentro e fora do ambiente de trabalho. O aluno após a vivência desse método aprenderá a controlar seu dinheiro, construir bons relacionamentos, a identificar pessoas, atrair e aproveitar oportunidades dentro e fora do ambiente de trabalho, ganhar ambição de forma sustentável e finalmente passar de devedor para aplicador. O site é http://www.desenvolvimentofinanceiro.com.br/


Fonte: Moneyfit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.