FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 16 de novembro de 2010

HOMENAGEM PÓSTUMA A NENÊ DE VILA MATILDE


Imagem: grupoaguda.blogspot.com
 Uma das figuras mais importantes do samba paulistano, Alberto Alves daSilva, conhecido como 'Seu Nenê', faleceu no dia 4 de outubro de 2010, aos 89 anos.

O fundador e presidente de honra de umas das escolas de samba mais tradicionais e renomadas de São Paulo, Nenê de Vila Matilde, é reconhecido por ter contribuido no construção desenvolvimento e na promoção da cultura popular brasileira.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde foi fundado em 1949 por um grupo de sambistas que se reuniam para tocar no Largo do Peixe, no bairro da Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo. Desde então,'Seu Nenê' comandou a comunidade da Vila Matilde por 47 anos. Em razão de problemas de saúde teve que repassar o comando da entidade para seu filho, Alberto Alves da Silva Filho, em 1996. Mesmo assim, ele não deixou de desfilar nos anos seguintes.

Para celebrar a Semana da Consciência Negra e, ao mesmo tempo, resgatar a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), realiza uma homenagem póstuma ao protagonista do processo de desenvolvimento do Samba e do Carnaval Paulistano e também referência da cultura afro-paulistana, 'Seu Nenê'. A celebração acontecerá no dia 17 de Novembro, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, centro da capital. O evento será aberto com uma Cerimônia de apresentação, na qual se pronunciarão o filho do Seu Nenê e atual Presidente da Escola de samba, Alberto Alves da Silva Filho (Bentinho), autoridades da comunidade do samba, da CâmaraMunicipal e a Coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia. Estará presente também a ala das Baianas da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde que entregarão ao filho do Seu Nenê, Bentinho, uma Placa de Homenagem. A Nenê de Vila Matilde é tradição quando o assunto é samba. A história do carnaval paulista e a de Seu Nenê se encontram e se confundem ao mesmo tempo. O resultado desse entrelaçar de acontecimentos e vivências foi a parceria que culminou numa trajetória de vida carnavalesca de enaltecimento do carnaval de rua, para se recordar e orgulhar, preservando a participação da comunidade da Vila Matilde no cotidiano e no espírito da escola.

Fonte: Giuliano Giovanetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.