FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Doações de sangue caem e Hospital Santa Marcelina faz apelo à população

O Banco de Sangue do Hospital santa Marcelina, maior complexo de saúde da zona leste da capital, está atuando com dificuldade em decorrência da queda no número de doações. Com cerca de 150 doações/dia, atualmente a unidade está recebendo em torno de 60 voluntários para essa finalidade. Um dos fatores que justificam a queda são os feriados prolongados dos meses de outubro e novembro.

Nos últimos dias a situação tem estado critica e já foram suspensas cirurgias eletivas (agendadas) por falta de sangue. Há casos de pacientes com indicação clínica para transfusão que estão sendo monitorados e no aguardo de novas doações para dar continuidade aos tratamentos.

Cerca de 40% das doações do Santa Marcelina são de reposição, ou seja, composta por pessoas que receberam transfusões, as quais o hospital pede, junto às famílias, tal colaboração. Aproximadamente, 20% das doações são descartadas pela não aprovação do sangue nos testes e na recusa do doador na triagem.

Cada unidade de sangue doado, que varia entre 400 e 450ml, multiplica-se, ou seja, pode ajudar várias pessoas, pois é possível separá-lo em plasma, hemácias e plaquetas. Esses componentes podem ser destinados para corrigir deficiências de coagulação e de proteínas (plasma), anemia (hemácias), sangramentos e déficit de plaquetas.

Os doadores potencias precisam ter os seguintes pré-requisitos:ser saudável, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Antes da doação, são realizadas a aferição de pressão arterial, medida de hematócrito (checagem de anemia) e entrevista. O sangue será testado para hepatite, sífilis, AIDS, doenças de chagas, entre outras enfermidades para oferecer total segurança aos receptores. São permitidas até quatro doações ao ano para homens e três às mulheres.

Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina
Rua Harry Dannemberg, 473 – Itaquera
Horário: segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h30 / sábados das 7h30 às 12 horas
Telefones: (11) 2070-6081

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.