FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Concerto gratuito homenageia Gustav Mahler na Sala São Paulo

Apresentação no dia 14 vai reunir 120 integrantes da Orquestra Jovem de Guarulhos e da Orquestra Sinfônica de Santos

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (Grande São Paulo) e a Orquestra Sinfônica de Santos realizam no próximo domingo (14), às 11h, um concerto especial para marcar os 150 anos de nascimento do compositor Gustav Mahler (1860-1911). A apresentação faz parte da série Concertos Matinais. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria da Sala São Paulo, a partir da segunda-feira (8).
O repertório inclui a Sinfonia nº 1 em ré maior, Titã, que foi escrita entre 1884 e 1888, e teve sua estreia em novembro de 1889, em Budapeste (Hungria), sob a regência do próprio Mahler. A composição foi criada para ser interpretada por cerca de 100 músicos, sendo quatro flautas (dois piccolos), quatro oboés (um corne inglês), quatro clarinetes, três fagotes (um contrafagote), sete trompas, quatro trompetes, três trombones, quatro tímpanos, tuba, pratos, triângulo, tam-tam, bombo, harpa, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.
Neste ano, músicos do mundo inteiro estão homenageando Gustav Mahler, um dos maiores compositores da música clássica. Ele ficou famoso por sua habilidade na elaboração de estruturas musicais e também por utilizar uma quantidade muito grande de instrumentistas em suas obras.

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
Criada em 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos conta com 75 músicos bolsistas, que recebem auxílio financeiro mensal da Prefeitura.. A faixa etária para admissão é de 14 a 25 anos.
Nos últimos anos o grupo tem se apresentado com grandes solistas convidados e também com conjuntos de música instrumental e vocal, como o Núcleo Hespéride - Música das Américas, o grupo Mawaca, o Collegium Musicum de São Paulo e o Coral do Estado de São Paulo, entre outros.

Orquestra Sinfônica Municipal de Santos
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos foi criada em 1994, a partir de um projeto elaborado pelo Maestro Luís Gustavo Petri, com objetivo de divulgar a música de concerto, incluindo em seu repertório o que há de melhor na produção brasileira e mundial.
Na trajetória da orquestra constam a estreia mundial da ópera Café de H-J Koelreuter, sobre texto de Mário de Andrade; as montagens de Le Nozze di Figaro, de Mozart, do balé Baile na Roça, La Traviata, em concerto; além do Prelúdio à Tarde de um Fauno, de Claude Debussy, e El Amor Brujo, de Manuel de Falla, dentro da Série Danças, e a Sinfonia nº 9, de Beethoven.

Serviço:
Concertos Matinais
(Orquestra Jovem de Guarulhos e Sinfônica de Santos)
Quando: domingo, 14, 11h.
Onde: Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 16, Bairro da Luz, São Paulo.
Quanto: entrada gratuita (ingressos podem ser retirados a parir da próxima segunda-feira, 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.