FIQUE POR DENTRO

sábado, 2 de novembro de 2019

ENEM 2019: 7 dicas para se destacar na hora da redação



Além da dissertação, 1° dia de exame, que acontece neste domingo (3) contemplará conhecimentos de Língua Portuguesa e Inglês

Milhões de estudantes se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 3/11. Francislaine Maciel, gerente de Produtos Pedagógicos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), destaca 7 dicas essenciais para uma redação nota mil. O conteúdo faz parte do e-book especial, repleto de orientações para quem pretende se sair bem nas provas. Para acessar o material completo, entre no site www.cebrac.com.br/enem2019.

Estude o formato da redação: A redação cobrada no ENEM utiliza o formato dissertativo-argumentativo e deve ser dividida em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para se dar bem, é preciso expor argumentos sobre o tema e desenvolver uma conclusão que solucione o problema apresentado.

Aprenda a ler gráficos e tabelas: Os textos de apoio para a redação podem possuir gráficos e/ou tabelas. É importante saber fazer a leitura deles para extrair o máximo de informações possíveis.
Conte as linhas: Para se manter na quantidade de linhas exigida na redação, é preciso estar atento ao desenvolvimento do seu texto.Conforme for escrevendo, vá acompanhando a quantidade de linhas já utilizadas. Lembre-se de que é preciso conter, no mínimo, 3 parágrafos para que seja cumprida as etapas do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Tenha cuidado com o tamanho da LETRA: A redação deve ser escrita em, no máximo, 30 linhas, portanto cuide para que a letra não fique muito grande, assim, todas as ideias caberão dentro do limite de linhas. Letras muito pequenas também não são indicadas. É imprescindível que a letra fique legível para os avaliadores.

Está com dúvida de como a palavra se escreve? Então, troque a palavra por um sinônimo! Evitar os erros na redação é muito importante, pois erros são passíveis a anulação do texto. Certifique-se de escolher palavras que conheça e de saber como escrevê-las.

Não fuja do tema: Fugir do tema na redação do ENEM configura um dos motivos de anulação da prova. Portanto, o indicado é ler os textos de apoio para poder analisar as ideias a serem trabalhadas, antes mesmo de iniciá-la. O ideal é você criar um esboço para ter uma visão do que vai tratar, quais ideias vai defender e como isso vai ser distribuído nas três partes exigidas pelo tipo textual em vigor.
Pratique a redação! Leia muito sobre os temas que estão em alta. Escreva redações de diversos temas para que possa desenvolver suas habilidades de escrita e conteúdos. Leia a mesma redação diversas vezes e vá corrigindo os erros encontrados.


Sobre o Cebrac

O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) nasceu em 1995, com a vocação de educar e qualificar pessoas por meio de seus diversos cursos profissionalizantes. Tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Com uma metodologia inovadora, os cursos desenvolvem e aprimoram a postura profissional e empreendedora dos seus alunos. A instituição é pioneira na utilização de realidade virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o Cebrac é a rede de ensino mais premiada do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.