FIQUE POR DENTRO

domingo, 30 de junho de 2019

A lava jato e os intocáveis de Brian de Palma: Uma analogia

Dr. Cassio Faeddo - Advogado. Mestre em Direitos Fundamentais,
MBA em Relações Internacionais - FGV SP. 
O contexto agora é o combate a um sistema digno de um buraco negro que absorve qualquer boa intenção política

Os Intocáveis é um filme de 1987, dirigido por Brian De Palma, escrito por David Mamet a partir do livro de Oscar Fraley. O roteiro aborda a Lei Seca nos EUA de 1930 com a consequente proibição de comercialização de bebidas alcoólicas.

No filme, Eliot Ness (Kevin Costner) é um agente federal na cidade de Chicago com a missão de combater a venda ilegal de bebidas. O chefe da Máfia é o notório Al Capone (Robert De Niro). Para pegar Capone, Eliot Ness monta uma “força tarefa” composta por Jim Malone (Sean Connery), George Stone (Andy Garcia) e Oscar Wallace (Charles Martin Smith). Com esta formação passam a ser conhecidos como “Os intocáveis”. O filme demonstra de maneira clara a luta do bem contra o mal, e a imagem de heróis incorruptíveis dos agentes torna-se evidente durante o transcorrer do filme.

Porém, a postura ética de Eliot Ness não resiste à realidade do tamanho do problema que tem que enfrentar. Para combater Capone, Eliot Ness teve que necessariamente avançar o sinal. Ness empurra um homem de cima de um prédio, estoura à bala a cabeça de um homem, já morto, conseguindo confissão de um criminoso que assistia a tudo desesperado, aponta arma para um homem desarmado, dentre outras práticas. Joga com a regras do adversário, diríamos.

Façamos um corte para o Brasil da Lava Jato e para suas ações que agora sofrem desgaste após as publicações do site Intercept Br.

O contexto agora é o combate a um sistema digno de um buraco negro que absorve qualquer boa intenção política, utilizando dinheiro do bolso do próprio cidadão brasileiro para a compra de agentes políticos.

Uma mão lava a outra, o empresário beneficia-se de contratos superfaturados e o político eterniza-se no poder. Tudo prático e simples se não ocorresse a ação de agentes de investigação federal e um magistrado linha dura.

O sistema de corrupção demonstrou-se imenso, ramificado e complexo. Talvez complexo demais para os próprios integrantes da operação e a necessidade de angariarem provas robustas, mesmo que essas provas se equiparem a um singular depoimento do contador de Capone no filme.

Nas mãos do STF, um terrível dilema, comparável a antológica cena da escadaria. Inspirada no filme “O Encouraçado Potemkin”, de 1925, a cena se repete em “Os intocáveis”. Como Eliot Ness, George Stone, enfrentarão gângsteres fortemente armados, salvarão a testemunha chave (o contador), não atingindo pessoas inocentes do local, e ainda, permitindo que uma desatenta mãe suba lentamente com o carrinho de bebê pela longa escadaria da estação?

Com esta analogia, pergunta-se: Como o STF respeitará o devido processo legal sem matar todo o trabalho realizado?

A legislação brasileira ainda não contempla forças tarefas que investigam cartéis criminosos, contando com a presença de um juiz que de suporte direto na instrução e outro juiz para julgar. Talvez seja importante pensar nisso, traçando limites legais de atuação e preservando, assim, a higidez da decisão do juiz que julgará a causa.

Cabe a maioria expressiva dos juristas, população, meios de comunicação, pensarem com cautela sobre o que deverá ser decidido em breve, e o que se espera do futuro do país.

Não é mais possível, no contexto da ordem democrática, atitudes impensadas, ora jogando um país para um extremo, ora jogando o país para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.