FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

São Paulo abre a Copa do Mundo de 2014

Cartões-postais se preparam para atrair visitantes e apresentar roteiros integrados pelos principais pontos turísticos

Brasília, DF (21/10/2011) - A Fifa escolheu hoje (20), em Zurique, na Suíça, a cidade que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. Não houve surpresas: São Paulo venceu a disputa e a Arena de Itaquera, estádio em construção com capacidade para 68 mil pessoas, será o palco da primeira apresentação da Seleção Brasileira no mundial.

Turistas do mundo inteiro estarão com os olhos voltados para a cidade e suas opções turísticas. Tipicamente urbana, São Paulo tem nos eventos e negócios seu principal convite para quem desembarca por lá. São feiras, congressos e conferências que colocam a cidade no topo desse tipo de turismo no país. Neste ano, por exemplo, a ocupação de hotéis paulistanos no primeiro semestre foi de 69,3%, em média – o maior índice dos últimos seis anos.

Seja de terno e gravata ou em um estilo mais casual, este é um tipo de visitante diferenciado. Os estrangeiros que chegam ao Brasil para negócios, por exemplo, gastam, em média, US$ 119,38 por dia. Buscam no tempo livre entretenimento como museus, exposições e gastronomia.

Roteiros – O ar de metrópole inspira rapidez, correria, olho no relógio. Mas tudo isso pode ser deixado de lado para apreciar a cidade, acredite, a pé. Alguns roteiros são fáceis de serem montados e exigem apenas um toque de criatividade. Em uma hora de passeio pelas ruas de São Paulo, no Centro, o turista tem a chance de admirar e participar de algumas das mais fantásticas opções de turismo da cidade.
A Pinacoteca do Estado é o ponto de partida. Ela sempre apresenta mostras e exposições que valem o ingresso. O prédio foi reformado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e reúne importantes peças da arte brasileira. Cerca de cinco minutos são suficientes para chegar até o belo conjunto arquitetônico da Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa. Nessa região, restaurantes de culinária europeia e oriental se enfileiram para receber com muita qualidade o turista que deseja sair da gastronomia convencional.
De lá, uma caminhada de 20 minutos leva até o Teatro Municipal. Este é um dos grandes cartões-postais da cidade: aberto ao público desde 1911, ele foi idealizado nos moldes dos maiores teatros do mundo na época. Tem centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais – uma verdadeira escultura.

O Mosteiro de São Bento, com uma impressionante arquitetura típica do século 17, fica a menos de dez minutos do teatro. Por dentro, ele foi decorado por monges famosos que fizeram história na Europa. Mesmo os não religiosos se impressionarão: o mosteiro tem um belo teatro, com lojas ao redor que vendem pães, bolos, doces, tudo feito pelos monges. A receita é mantida em segredo, sempre com ingredientes especiais.
Duas ruas e alguns sinais de trânsito depois, fica o Centro Cultural Banco do Brasil. É um grande ícone da história paulistana, centro de finanças que movimentou a cidade na época áurea da cafeicultura. O turista encontra exposições, filmes e uma belíssima decoração nos cinco andares do CCBB.

Ao lado está a Praça da Sé, com a catedral de mesmo nome. Ela foi reaberta ao público em 2002. É um dos principais templos do mundo, com grande relevância para a história nacional: a manifestação pelas Diretas Já, em 1984, reuniu ali mais de 300 mil pessoas. A Praça da Sé é o chamado “marco zero” da cidade: todas as distâncias são calculadas a partir dali. Daqui a três anos, será também o marco zero do principal evento para o turismo brasileiro nas próximas décadas: A Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.