FIQUE POR DENTRO

domingo, 23 de novembro de 2008

Unidade Móvel do Poupatempo na Cidade Tiradentes

Entre os dias 24 de novembro e 6 de dezembro, a unidade móvel do Poupa Tempo, estará no estacionamento do Supermercado Negreiros, na Av. Ragueb Chohfi, 7.001. Nas Unidades, estarão disponíveis serviços como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais e mais de 2 mil serviços públicos eletrônicos.
Todos os serviços prestados pelo Poupatempo Móvel – modalidade itinerante de atendimento do Poupatempo, um programa do Governo de SP vinculado à Secretaria de Gestão Pública – estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
“Há onze anos, o Programa Poupatempo é referência no atendimento ao cidadão, de maneira desburocratizada e sem privilégios – e as Unidades do Poupatempo Móvel permitem que o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Gestão Pública levem este Padrão Poupatempo aos bairros e municípios mais distantes dos Postos Fixos”, afirma Sidney Beraldo, Secretário de Estado de Gestão Pública.
Serviços
A capacidade das Unidades Móveis que percorrem a Grande São Paulo é de aproximadamente 800 atendimentos diários, organizados através da distribuição de senhas, entregues aos cidadãos mediante apresentação da documentação completa necessária ao serviço a ser executado. De acordo com a demanda, alguns serviços podem ter as senhas esgotadas antes mesmo do encerramento do expediente da Unidade.
Informações sobre os serviços prestados, seus requisitos e roteiros de todos os Postos Móveis podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita), que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas, ou através do Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível no site http://www.poupatempo.sp.gov.br/.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há onze anos presta serviços de qualidade à população.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Seminário discute a atual situação do negro no Brasil

Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Memorial da América Latina sedia o seminário "Dos 120 anos da Abolição aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Um retrato das políticas afirmativas no Estado de São Paulo", no dia 18, das 9h às 13h, no Auditório Simón Bolívar.
Autoridades, gestores públicos e palestrantes realizam esse encontro que integra o calendário oficial das comemorações do mês da Consciência Negra. O Seminário foi desenvolvido pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e pela Secretaria de Relações Institucionais.
Na ocasião, serão apresentadas as iniciativas desenvolvidas por órgãos e secretarias estaduais voltadas às necessidades da população negra. O evento conta ainda com a participação do ex-Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Dr Hélio da Silva Junior, que irá ministrar palestra sobre políticas afirmativas e direitos humanos.
O dia 20 de novembro é reconhecido com o dia mais importante do calendário afro-brasileiro. Está inserido no calendário oficial nacional, e é considerado feriado em algumas cidades. A data simboliza a inclusão do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, no rol dos heróis brasileiros, ao lado de personalidades como Tiradentes. A histórica data da morte do Zumbi dos Palmares foi eleita pela militância negra pelo significativo exemplo da luta contra a exploração escravagista e em contraposição ao superado 13 de maio.
Em São Paulo, a data é oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado e recebe atenção especial do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, vindo a somar-se a muitas ações desenvolvidas pelo Conselho ao longo do ano.
O Conselho, como um órgão articulador, propositor e executor de políticas para a população afrodescendente promove, individualmente e em parcerias com as secretarias estaduais, municípios, sociedade civil e outras organizações, ações em todo o estado para lembrar a data, além de ações permanentes em combate ao racismo.
Programação:
9h às 9h20 - Credenciamento e recepção de autoridades e convidados9h20 - Hino à Negritude9h20 às 9h30 - Abertura/Boas vindas - Profa. Elisa Lucas9h30 às 10h20 - Mesa Solene - Apresentação das Secretarias/Órgãos Estaduais10h20 às 11h40 - Palestra - "Direitos Humanos e Igualdade Racial" - Dr. Hédio da Silva Jr.11h40 - Assinatura do Protocolo de Trabalho "Programa Microbacias para Comunidades Quilombolas"12h00 - Lançamento do "Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial"12h20 - Encerramento e coquetel
Serviço
Seminário ‘Dos 120 anos da Abolição aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Um retrato das políticas afirmativas no Estado de São Paulo'Dia 18, terça-feira, das 9h às 13hMemorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar

Da Secretaria de Relações Institucionais
*
*
*
*@* Publicidade:


domingo, 16 de novembro de 2008

A Secretaria da Cultura preparou para o Mês da Consciência Negra, em novembro, extensa programação cultural na Capital e 17 municípios do Estado. Organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria, a programação inclui rituais afro-brasileiros, saraus, encontro de congadas e grupos de cultura afro, exposições, exibição de documentários e um grande show na Praça da Sé, no dia 20, com Rita Ribeiro, Jussara Silveira, Teresa Cristina, Fabiana Cozza, Banda Black Rio, Paula Lima, Seu Jorge e DJs internacionais.
No interior, as 17 cidades envolvidas nas ações do Mês da Consciência Negra da SEC são Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Francisco Morato, Hortolândia, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itu, Jaguariúna, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Caetano do Sul e Sumaré.
Para Leandro Rosa, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da SEC, a cada ano a Secretaria procura desenvolver uma campanha estadual que culmina com a programação cultural do Mês da Consciência Negra, e que também serve de pano de fundo para as discussões sobre a questão racial na cultura paulista. “Em 2007, realizamos uma homenagem a 20 personalidades negras históricas brasileiras, e em 2008, marco dos 120 anos de Abolição da Escravatura, desenvolvemos a campanha cultural Racismo: Se você não fala, quem vai falar”, afirma.
A campanha, que recebeu mais de 13 mil cartas, durante os 92 dias de realização, incentivou a população de São Paulo a manifestar-se sobre o tema Racismo: Se você não fala, quem vai falar por meio de folders-carta e pela internet. O resultado desta campanha será a publicação de um livro com os 120 melhores textos, a ser lançado no dia 26 de novembro, no Museu Afro Brasil.
“Queríamos apenas dar oportunidade a todos que quisessem falar de sua experiência, que quisessem escrever e ser lidos com atenção e respeito. Por isso, o livro apresenta 120 cartas entre as mais de 13 mil que recebemos. São cartas de pessoas que se consideram negras relatando episódios de discriminação e sofrimento, cartas racistas, cartas que acusam os negros de racistas, cartas de crianças, de adultos, de antropólogos e de líderes de diversos movimentos negros do Estado e do país”, antecipa o secretário de Cultura, João Sayad.
Programação Mês da Consciência Negra
Instituições culturais da SEC – Capital
Diversas instituições culturais da Secretaria da Cultura participam das comemorações do Dia da Consciência Negra.
No dia 15/11, serão realizados na Casa das Rosas e na Pinacoteca do Estado, respectivamente, o “Sarau Chama Poética, com a participação especial do poeta cubano Félix Contreras”, às 18h, e a abertura da exposição Voltaire Fraga: Abundante cidade – Dessemelhante Bahia. No Museu da Casa Brasileira será apresentado, no dia 20, às 20h, o documentário Sete dias em Burkina, dirigido pelos músicos e pesquisadores Carlinhos Antunes e Márcio Werneck. Após a exibição, haverá um bate-papo sobre o filme e a apresentação do Carlinhos Antunes Quinteto, que fará uma homenagem à cultura afro-americana com ritmos de influência negra do Brasil e de vários países da América Latina.

No Museu da Língua Portuguesa será realizado o Sarau Chama Poética: Cada Homem é uma Raça, no dia 22/11, às 15h, e a partir de 28/11, exposição de artes plásticas de 30 artistas de Cabo Verde, palestra de vários escritores, feira de livros editados em Cabo Verde e outras atividades.

As Oficinas Culturais do Estado Alfredo Volpi, Amácio Mazzaropi, Luiz Gonzaga, Oswald de Andrade, Juan Serrano e Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade – também terão programação especial com a exibição do documentário Dê sua idéia, debata, seguida de debate, entre os dias 25 a 27/11.
Praça da Sé

Como em 2007, o evento da Praça de Sé, é o fechamento e também o ápice de toda a discussão realizada em 2008, por meio da campanha cultural 120 Anos de Abolição – Racismo: Se você não fala, quem vai falar?
No dia 20, as festividades começam no interior da Catedral da Sé, com uma apresentação de Virgínia Rodrigues, às 10h, seguida de Missa Afro com a participação de Congadas e Moçambiques do Estado de São Paulo, às 11h. Durante todo o dia haverá intervenções literárias orquestradas por poetas do Quilombo hoje e Cadernos Negros e imagens de personalidades negras + Sky drive.
Com o fim da missa, em palco montado na Praça, os mestres de cerimônia – MC Max BO e os atores Edson Montenegro e Mafalda Pequenino – iniciam a festa chamando o show TECNOMACUMBA da cantora Rita Ribeiro, que contará com a participação das cantoras Jussara Silveira e Teresa Cristina, formando o trio “Meninas do Brasil”, para interpretar repertório de música popular brasileira.
Às 14h é a vez do rapper paulista Parteum assumir os pick-ups com os DJs ingleses POGO e Billy Biznizz, que convidam ao palco outra atração internacional, a rapper Rah Digga, dos Estados Unidos e a DJ paulista Evelyn Cristina.
Às 16h, o samba de raiz toma conta do palco com show da paulista Fabiana Cozza na Roda de Samba. Às 17h30, a Banda Black Rio homenageia os 10 anos da morte de Tim Maia. O DJ brasileiro Gran Master Ney manterá o clima animado para o show de Seu Jorge, às 20h, que traz como convidada a cantora paulista Paula Lima.
E a comemoração continua no dia 29 de novembro com o II Encontro Paulista de Hip-Hop, no Memorial da América Latina. Será um dia todo dedicado à cultura hip-hop e reafirmação do compromisso de implementar políticas públicas voltados ao segmento negro, em especial aos jovens. São articuladores da proposta o assessor especial para o hip-hop, Márcio Santos da Silva – “Tchuck” -, a curadora Ana Lúcia Silva Souza e o rapper e apresentador Rappin’ Hood.

Das 10h às 21h, serão realizadas oficinas, atividades e apresentações simultaneamente às discussões sobre o universo da cultura hip-hop: relações raciais e de gênero, violências, sobrevivências, sexualidade, mídia. O encerramento do II Encontro Paulista de Hip-Hop será às 19h com shows do DJ RM (1º lugar no DMC Brasil Championship – maior campeonato de DJ’s do mundo) e do músico, cantor e compositor Rappin’ Hood.
Dia da Consciência Negra

A data de 20 de novembro foi escolhida como o Dia da Consciência Negra por marcar a morte do maior líder da história dos negros no Brasil. Nesse dia, em 1695, Zumbi dos Palmares foi capturado por portugueses e morto após ter sido denunciado por um companheiro. Neste mesmo dia, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído.
Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Na cidade de São Paulo, a lei nº 13.707, de 7 de janeiro de 2004, instituiu o feriado na capital.


Fonte: Secretaria da Cultura

*
*
*
*@* Apoio Cultural:








Gravidez na Adolescência pode ser "hereditária"

Segundo um estudo recente realizado pela Secretaria da Saúde com 428 mães atendidas na Casa do Adolescente de Pinheiros, entre agosto de 97 e julho de 2008, foi constatado que em 69,2% as grávidas tiveram avós maternas que foram mães, também na adolescência.


"As meninas, no geral, têm informações suficientes sobre métodos contraceptivos e sabem que podem engravidar caso não se protejam. Até porque em grande parte dos casos há o histórico de gravidez precoce da própria mãe. O sentimento de insegurança em relação aos parceiros e a vulnerabilidade emocional foram os principais fatores que levaram essas adolescentes a engravidar", afirma a ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.
Mesmo assim, ano após ano, vem ocorrendo uma queda neste índice:

  • 1999 = 144.362 ocorrências no Estado de São Paulo


  • 2000= 136.042


  • 2001= 123.714


  • 2002= 116.368


  • 2003= 109.082


  • 2004=106.737


  • 2005= 104.984


As adolescentes grávidas de 2007 representaram 16,25% do total de partos. Esse índice foi de 16,6% no ano anterior, 16,9% em 2005, 17,0% em 2004, 17,5% em 2003 e 18,4% em 2002.
"A ocorrência de gravidez precoce está em pleno declínio no Estado de São Paulo, fruto de um programa que ressalta a informação sobre sexo seguro mas também lida com o comportamento juvenil, trabalhando as emoções, medos e inseguranças dos adolescentes que podem levá-los a um comportamento de risco", afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.


Fonte: Secretaria da Saúde
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Câmara Italiana discutirá a Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Comitê Jurídico da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria realizará no dia 27 de novembro, em seu auditório, o Seminário em comemoração aos sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O evento será coordenado por Ada Pellegrini Grinover, professora titular de Direito Processual Penal da Universidade de São Paulo, que fará um seminário sobre Direitos Humanos.


História


No dia 10/12/1948 a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sem um único voto contra, porém com abstenção do bloco de nações soviéticas, da África do Sul e Arábia Saudita, o documento foi elogiado como a carta Magna dos Direitos Fundamentais de milhões de homens, mulheres e crianças no mundo inteiro.

O presidente da Assembléia na época, Herbert Evatt, da Austrália qualificou a decisão como o "início de uma nova era em benefício ao progresso e da paz internacionais". A declaração inclui disposições expressas contra toda e qualquer atividade que implique ou vise a eliminação física de pessoas por qualquer motivo que seja. "As convenções internacionais", acrescentou Evatt, "protegeram os direitos básicos do homem contra a pirataria, o tráfico de escravos e a exploração de mulheres e crianças. Agora estamos protegendo o mais fundamental de todos os direitos: o direito à existência de todos os grupos humanos".Entre os países que defenderam com maior vigor a declaração dos direitos do homem destacaram-se os latino-americanos, além da Grã-Bretanha e do Canadá, cujos delegados salientaram a transcendental importância que o documento tem para a humanidade.O delegado brasileiro, Austragésilo de Athayde, proclamou ser de grande importância que os direitos humanos sejam protegidos entre todos os povos por um método de justiça e segurança internacional: "Confiamos em que o projeto de declaração será o arauto de uma nova era de liberdade e de justiça".A declaração foi considerada um dos mais importantes documentos da história da ONU, de acordo com a qual a humanidade marchará para a adoção de um estilo de governo que beneficie o ser humano".


Fonte: Jornalista Responsável Fernando Galuppo
Assessor de Imprensa Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Festa de Arromba nos 322 anos de Itaquera!

A festa do aniversário de Itaquera, foi o maior sucesso. Do dia 07/11 até 25/11, o bairro será palco de várias atividades culturais e esportivas.


Segundo a assessoria de imprensa da subprefeitura, as comemorações dos 322 anos do bairro tiveram início na última sexta-feira, 7/11, no Clube Elite Itaquerense, onde foi realizado o coquetel de abertura, com a presença do subprefeito Laert de Lima Teixeira e uma apresentação mostrando a evolução do bairro, produzida em parceria com o jornal Notícias de Itaquera.
A Coordenadora de Ação e Desenvolvimento Social, Alcione Helena Borner, coordenou a entrega de uma placa de honra aos representantes de parlamentares que atuam na região, em destaque:



Irmã Maria Thereza Lorenzzoni, do grupo Marcelinas; Padre Rosalvino da Obra Social Dom Bosco; Leandro de Itaquera, fundador da escola de samba do bairro; Flávio Gazarra, fundador do Rotary Clube de Itaquera, foi o primeiro presidente da ACM - Associação Cristã de Moços; da AIRI - Associação das Industrias da Região, sendo um dos primeiros industriais a se instalar no bairro; Dr. Francisco Nicolau do Tabelionato de Notas e Registro Civil de Itaquera; Jonas Fortes, superintendente do Shopping Metrô Itaquera; Padre José João da Paróquia São José Operário; Ronaldo Massaki Morita, tesoureiro da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, do Nikkei Clube e direitor adjunto da Associação Pró Excepcional Kodomo-No-Sono; Milton Shiguer Ikemori, um dos diretores do Sindicato Rural de São Paulo e do Nikkei Club; Marco Antonio Stanojeu Pereira, um cientista de família tradicional em Itaquera; Célia Mourão, voluntária na Casa de Cultura Raul Seixas com a prática de Tai–Chi–Chuan; Dr. Sidney D`Alberto Liberal, pela sua atuação na 104ª Subsecção Itaquera; Benedito Tadeo Firmo, atual presidente da Associação Jardim Morgante, diretor das entidades Frente Paulista e Associação Movimento Itaquera; Maria do Socorro Alves, gestora das campanhas de combate às drogas junto à sua comunidade; João Gomes da Silva Neto, diretor do Sindicato Comércio Varejista de Auto Peças do Estado de São Paulo; Claudio Domingues Leal Maia, proprietário do Colégio Augusto Maia, representado pelo professor Sidney da Silva; Evandro Reis, diretor do Elite Itaquerense; os atletas do bairro, ganhadores de medalhas em diversas modalidades: Cintia Calheiros da Rocha e Marina Lima Vieira, medalhistas de bronze no xadrez; Rafael Alves Araujo, medalhista de ouro no Futsal; Antonio Michel Silva, medalha de ouro no Futebol de Campo; e Sérgio Ricardo de Moraes, campeão paulista e mundial de Jiu-Jitsu, invicto na categoria VALE TUDO. Após a homenagem, a festa foi animada por Raí e seu teclado.

No sábado, uma grande festa foi montada na Praça Brasil - Conjunto José Bonifácio e no domingo, a inauguração das obras do Centro Profissionalizante "Dom Bosco", com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do subprefeito Laert de Lima Teixeira (foto). Mais tarde, a juventude se divertiu na Praça Brasil sob o embalo de Marcelo D2, bandas Caps Lock, Fresno e Rádio 89FM e a noite, os evangélicos da região, reuniram-se num belíssimo e representativo Culto de Ação de Graças, na Igreja Assembléia de Deus, Ministério do Belém, no Jardim Morgante.


A programação prossegue até o dia 25 de novembro:

Dia 14/11 – (sexta-feira)
Caminhada pela Paz da Obra Social Dom Bosco

A Obra Social Dom Bosco realizará mais uma caminhada pela Paz. O ponto de partida será a Praça Brasil, às 9 horas. E de lá todos comandados pelo Pe. Rosalvino seguirão para o SESC Itaquera. Anualmente, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todas as idades.

Às 14h, é a vez das mulheres protagonizarem a festa com a inauguração do Anfiteatro do CCMI - Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, sito à rua Ibiajara, nº 495, na Parada XV de Novembro.

Dia 15/11 – (sábado)
Festa de Aniversário de XV de Novembro

Dentre as comemorações, está o 82º aniversário do bairro de XV de Novembro. A festa será realizada a partir das 9h, na Praça Jauarapa, sito à rua Damásio Pinto.

À tarde, a partir das 14h30, acontece o 5º Encontro de Capoeiristas de Itaquera, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo.

Dia 16/11 – (domingo)
Missa de Ação de Graças

Neste dia, os católicos se reunirão na Igreja Nossa Senhora do Carmo para a Missa de Ação de Graças. Conforme a história do bairro, os moradores da Vila Carmosina ergueram, na década de 20, a capela em louvor à Nossa Senhora do Carmo. O primeiro vigário foi o Revmo. Pe. José Bibiano de Abreu, natural de São Paulo, que inaugurou a Matriz em 23 de dezembro de 1928.

Dia 25/11 – (terça-feira)
1º Encontro Cultural dos Idosos

Fechando a programação, em 25/11, às 14 h, acontecerá o 1º Encontro Cultural de Idosos, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo. “O público da melhor idade será contemplado por um encontro que visa a valorização das pessoas com mais de 50 anos”, esclarece o Subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira, um dos defensores das ações que estimulam a conscientização em torno do assunto, por meio da promoção de discussões, bem como o surgimento de propostas e iniciativas concretas favoráveis aos idosos.

*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Presidente Lula e Dep. Frank Aguiar visitam o 25º Salão do Automóvel

DEPUTADO FRANK AGUIAR INTEGRA COMITIVA DO PREDIDENTE LULA EM
VISITA AO 25º SALÃO DO AUTOMÓVEL

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do deputado federal FRANK AGUIAR, visitou o 25º Salão do Automóvel de São Paulo. No evento o presidente sinalizou com uma ajuda direta do governo à indústria automobilística, informando que tanto a Caixa Econômica Federal quanto o Banco do Brasil, podem socorrer empresas financeiras ligadas à montadoras, conforme o previsto na Medida Provisória que foi enviada ao Congresso Nacional. Diversas autoridades do cenário paulista e nacional prestigiaram o evento que será o maior salão de São Paulo, com 85 mil m2, 38 marcas, 170 expositores e mais de 450 veículos em exposição.
Com a expectativa de gerar R$ 125 milhões para São Paulo, o salão ganhou um slogan que mostra bem essa variado número de atrações: “carro para quem quer”. A mostra segue no Anhembi à partir das 14 horas até o dia 9.
Fonte: Jornalista Malucy Nogueira
Assessoria de Imprensa do Dep. Frank Aguiar
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Itaquera comemora 322 anos!




Este mês Itaquera comemora seus 322 anos!


O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A data de fundação do Bairro ainda é uma incógnita. A primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.
No entanto, data de 1820 a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a "Casa Pintada". Ali os viajantes paravam para descansar e reabastecer-se de provisões.
A povoação de Itaquera começa a se desenvolver mesmo a partir da inauguração da estação de trem local, no dia 6 de novembro de 1875, data escolhida pela comunidade como a do aniversário, apesar de toda a polêmica em torno da verdadeira idade.
O distrito de Itaquera localiza-se na porção oriental do Estado de São Paulo. A estrutura geológica da área é constituída de rochas muito antigas do tipo cristalino, como granitos da era arqueozóica, rochas metamórficas, gnaissicas e micaxistos micáceos.
Geologicamente a unidade estrutural é representada por um conjunto de superfícies elevadas cristalinas profundamente trabalhadas pela erosão que as reduziu a níveis entre 700 e 800 metros de altitude.
Topograficamente é uma região de morros cujas elevações mamelonares evidenciam o intenso trabalho erosivo das águas superficiais.
O principal rio que banha a área de Itaquera é o Jacu. Hidrograficamente pode-se dizer que a área é bem servida por uma densa rede de rios todos afluentes e sub-afluentes do Tietê. São rios pouco expressivos, sendo os principais eixos: Jacu, Itaquera e Aricanduva.
Em fins do século XIX, a comunidade teve um dia de festa. Chegava ao povoado o sistema de transporte desbravador dos sertões. O progresso ganhava um incentivo maior em Itaquera, quando parou no bairro a primeira "Maria-Fumaça" da antiga Estrada de Ferro do Norte. Estava começando também a era do automóvel,depois vieram o motor a diesel, a explosão, a manivela, a eletricidade , a vapor... como aquele da locomotiva que chegava pela primeira vez em Itaquera e através dos tempos passou a ser símbolo de desenvolvimento do bairro trazendo e levando pessoas através dos trilhos ferroviários que cortaram planícies e montanhas no passado, para chegar ao presente rodeados de casas, casebres, fábricas barracos e favelas.O progresso foi chegando de forma desordenada e na esteira da industrialização paulista, o povoado tranqüilo de Caaguassu se transformou na grande Itaquera de hoje.




Homenagens, música e muita fé na festa de aniversário dos 322 anos de Itaquera05/11/2008 - Itaquera
A Subprefeitura de Itaquera caprichou nos preparativos da festa do 322º aniversário de Itaquera. “Itaquera faz aniversário e quem ganha o presente é a comunidade”, comemora o Subprefeito de Itaquera.
A programação elaborada pela Supervisão de Cultura prevê uma série de atividades culturais e muita atração para os diversos públicos que moram, trabalham ou visitam a região. Entre elas, o tradicional show na Praça Brasil que, este ano, conta com a parceria da Rádio 89 FM.


Confira a programação:



Dia 7/11 (sexta-feira)
Homenagens, Coquetel e Baile
A abertura oficial será realizada, a partir das 19h, no Clube Elite Itaquerense, sito à rua Augusto Carlos Baumann, nº 588. Na ocasião, o Subprefeito e demais autoridades, homenageiam personalidades da região. Após a cerimônia, será servido um coquetel aos convidados. Os mais animados poderão esticar a noite ao som de muito forró.


Dia 8/11 – (sábado) às 10h
Parque na Praça
No sábado, as comemorações continuam na Praça Brasil, situada no coração da Cohab José Bonifácio, onde moram atualmente mais de 200 mil pessoas. Este evento será direcionado, especialmente, para o público infantil que desfrutará de muita diversão em brinquedos infláveis gratuitos.



Dia 9/11 – (domingo)
Inauguração, Show e muita Fé
O domingo de aniversário reserva muitas surpresas. Às 10h, os convidados participarão da solenidade de inauguração das obras de ampliação do novo prédio do Centro Profissionalizante da Obra Social Dom Bosco, situado na rua Álvaro de Mendonça, nº 456, em Itaquera. Serão três andares, numa área de 4.693,87 m2, na qual serão abrigados novos cursos e oportunidades.
Este ano, a Obra Social Dom Bosco atingiu mais uma marca que aponta para o sucesso do caminho escolhido rumo à profissionalização. Com 15 anos de atividade, contabiliza mais de 15 mil formandos, num total de 17 cursos oferecidos aos jovens.


E, para comemorar a data, entre os dias 9 e 11 de novembro realiza, em parceria com instituições sociais e empresas públicas e privadas, o 2° Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor, cujo tema será: Profissionalização: Política Pública e Cidadania.
A partir das 14h, a juventude da região será presenteada com o tradicional show de aniversário que, acontece na Praça Brasil, em parceria com a Rádio 89 FM.


Para animar a festa, foram convidados vários talentos, como o irreverente Marcelo D2 e as bandas Caps Lock e Fresno. Esta última, em 2007, ganhou o prêmio revelação na MTV. E, parafraseando um de seus sucessos: desligue o rádio e a TV porque no seu domingo eu vou aparecer.
Às 19h, os evangélicos da região, reunem-se na Igreja Assembléia de Deus, Ministério do Belém, sito à rua Rio Imburana, nº 314, no Jardim Morgante. Para o Culto em Ação de Graças, espera-se a presença de mais de mil fiéis.


Dia 14/11 – (sexta-feira)
Caminhada pela Paz da Obra Social Dom Bosco
A Obra Social Dom Bosco realizará mais uma caminhada pela Paz. O ponto de partida será a Praça Brasil, às 9 horas. E de lá todos comandados pelo padre Rosalvino Moran Vinãyo seguirão para o SESC Itaquera. Anualmente, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todas as idades.
Às 14h, é a vez das mulheres protagonizarem a festa com a inauguração do Anfiteatro do CCMI - Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, sito à rua Ibiajara, nº 495, na Parada XV de Novembro.



Dia 15/11 – (sábado)
Festa de Aniversário de XV de Novembro
Dentre as comemorações, está o 82º aniversário do bairro de XV de Novembro. A festa será realizada a partir das 9h, na Praça Jauarapa, sito à rua Damásio Pinto.
À tarde, a partir das 14h30, acontece o 5º Encontro de Capoeiristas de Itaquera, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo.



Dia 16/11 – (domingo)
Missa de Ação de Graças
Neste dia, os católicos se reunirão na Igreja Nossa Senhora do Carmo para a Missa de Ação de Graças. Conforme a história do bairro, os moradores da Vila Carmosina ergueram, na década de 20, a capela em louvor à Nossa Senhora do Carmo. O primeiro vigário foi o Revmo. Pe. José Bibiano de Abreu, natural de São Paulo, que inaugurou a Matriz em 23 de dezembro de 1928.


Dia 25/11 – (terça-feira)
1º Encontro Cultural dos Idosos
Fechando a programação, em 25/11, às 14 h, acontece o 1º Encontro Cultural de Idosos, no CEU Azul da Cor do Mar, sito à avenida Jacu-Pêssego, próximo à Unicastelo. “O público da melhor idade será contemplado por um encontro que visa a valorização das pessoas com mais de 50 anos”, esclarece o Subprefeito de Itaquera, um dos defensores das ações que estimulam a conscientização em torno do assunto, por meio da promoção de discussões, bem como o surgimento de propostas e iniciativas concretas favoráveis aos idosos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Subprefeitura de Itaquera

*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

VESTIBULAR PARA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROVA DE NOVEMBRO DO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Cursos gratuitos e novos cursos tecnológicos ainda são
oferecidos no processo seletivo

A Universidade Cruzeiro do Sul abre inscrições para o Vestibular 2009 de novembro. A prova está marcada para o dia 15/11. São oferecidos 48 cursos (32 bacharelados e 16 tecnológicos). Ainda existem vagas para os cursos gratuitos de Economia, Geografia, História, Música, Serviço Social e Ciências Sociais, compostos exclusivamente por bolsistas. Também foi mantido ainda o Programa de Bolsas por Mérito Acadêmico com bonificações de até 100% para todos os cursos, conforme desempenho do candidato - programa pioneiro no segmento.

Para 2009, seis novos cursos foram lançados – todos tecnológicos (com duração de quatro e seis semestres): Formação de Escritores, Negócios Imobiliários, Gestão de Segurança Privada, Manutenção Industrial, Mecatrônica Industrial e Produção Multimídia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12/11 no site http://www.cruzeirodosul.edu.br/, no qual também se encontra o manual completo do vestibular. A taxa é de R$ 80 para os cursos gratuitos e R$ 50 para os demais cursos. As inscrições também podem ser feitas nos campi Anália Franco, Liberdade, Pinheiros e São Miguel.

A prova é composta de redação e 49 questões de múltipla escolha. No dia da prova, o candidato deve apresentar comprovante de inscrição e cédula de identidade original. A Universidade Cruzeiro do Sul disponibiliza também o programa Crédito Universitário PRAVALER, em convênio com a Ideal Invest.

CALENDÁRIO

Inscrições
Via Internet (http://www.cruzeirodosul.edu.br/): até 12/11, às 12h
Taxa de inscrição: R$ 80 (cursos gratuitos) e R$ 50 (demais cursos)
Prova: 15/11, às 14h (simultaneamente nos 4 campi da universidade)

Resultados e Datas de Matrículas
15/11, às 20h – gabarito no site http://www.cruzeirodosul.edu.br/
17/11, às 14h – lista de aprovados em 1a chamada
17 a 19/11 – matrícula dos aprovados em 1a chamada
24/11 – divulgação e inscrições de vagas remanescentes

Endereços dos campi:
Campus Anália Franco – Av. Regente Feijó, 1295
Campus Liberdade – Rua Galvão Bueno, 868
Campus Pinheiros – Rua Butantã, 285 (novo)
Campus São Miguel – Av. Dr. Ussiel Cirilo, 225

Informações:
Tel: (11) 2107-5498
http://www.cruzeirodosul.edu.br/

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul

Há 35 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com 20 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores distribuídos pelos campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel e Pinheiros. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - “aprender na prática” - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, também formado pelo Centro Universitário Módulo e Centro Universitário do Distrito Federal, e que tem como objetivo formar um grupo de instituições de ensino superior reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.

Visite http://www.cruzeirodosul.edu.br/

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Restaurante Vegetariano APFEL promove caminhada noturna

Estivemos no Restaurante de Carlos Beutel para saborear uma deliciosa comida vegetariana.
Localizado no centro da cidade, na rua Dom José de Barros, 99, logo na entrada, os frequentadores são recebidos com um caminho de pétalas de rosas. O espaço reúne em sua decoração elementos artesanais e plantas.

Um buffet bem servido com saladas e patês diversos, pratos quentes e carnes de soja, garantem uma refeição saudável, onde o cliente come à vontade e ainda pode se servir de deliciosas sobremesas.
Com o objetivo de humanizar e recuperar o Centro velho, o proprietário patrocina passeios noturnos pela cidade, para mostrar aos turistas e interessados, as belezas escondidas pela correria cotidiana.
Os encontros são realizados todas as quintas-feiras em frente ao Teatro Municipal na Praça Ramos de Azevedo, com saída prevista para as 20hs e chegada às 22hs.


Informações: 3256-7909 / 9670-1556/ 8286-0796