Nossos Vídeos

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Itaquera recolhe mais 30 toneladas de lixo das ruas

Os mutirões de limpeza visam combater as enchentes e os criadouros do mosquito da dengue nas comunidades carentes da região

O primeiro grande mutirão de limpeza realizado pela Subprefeitura de Itaquera aconteceu no último sábado (17/01), e resultou no recolhimento de 30 toneladas de lixo e de entulho das vielas e escadarias da comunidade Jd. Eliane, onde vivem cerca de seis mil pessoas. Todo o material coletado foi transportado, escadarias acima, por um verdadeiro exército, formado por 60 homens, que lotaram dez caminhões de objetos e móveis velhos e/ou quebrados.

No próximo sábado (24/01), será a vez da favela do Zorrilho passar pela faxina. “A retirada dos objetos, sem uso, dos pontos mais baixos das comunidades visa, em primeiro lugar, combater as enchentes; em seguida eliminar os possíveis criadouros do mosquito da dengue”, esclarece o Subprefeito Laert de Lima Teixeira.

Os moradores, no entanto, deverão colaborar depositando nas portas de suas casas, até às 9h, todos os móveis e objetos grandes que não tem mais serventia. Pode ser colchão, armário e sofá velho e/ou quebrado. Vale até pneu careca que, em geral, são encontrados boiando em córregos ou avolumando-se em terrenos baldios.

SERVIÇO:

Próxima Mutirão de Limpeza

Dia: 24/01/2009 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Favela do Zorrilho
Fonte: Assessoria de Imprensa
Subprefeitura de Itaquera

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

GM lança carro elétrico


O carro elétrico da Chevrolet começará a ser vendido nos Estados Unidos em 2010 como a grande aposta da empresa para voltar a ter lucro. Representa também uma nova era de veículos ecológicos, mais eficientes e que utilizam combustíveis alternativos.
O Volt ainda utiliza um motor a combustão, mas a propulsão é exclusivamente elétrica. Um conjunto de baterias de lítio de 16 kWh (que pesa 181 kg), a mesma tecnologia utilizada em celulares, garante autonomia de até 64 km. Mas combustível líquido pode ser usado para estender essa capacidade para cerca de 1.000 km.
Sua grande diferença em relação aos híbridos atuais é que em momento algum o motor a combustão é usado para movimentar o veículo. O propulsor alimenta um gerador para funcionar o motor elétrico cuja potência é equivalente a 150 cavalos.
Para recarregar a bateria, basta conectar o carro a uma tomada comum, de 110 V ou 220 V. Segundo a GM, o acumulador fica totalmente carregado em até oito horas, dependendo da quantidade de energia que já estava armazenada. A autonomia de 64 km não é um valor aleatório. Pesquisas da marca mostraram que a maioria de seus clientes rodam menos que isso diariamente. Portanto, este valor é suficiente para que 78% dos consumidores possam rodar todos os dias sem gastar uma gota de gasolina.




*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Operação Volta às Aulas do Ipem reprova 6,25% do material escolar

Enquanto nas papelarias filas se formam para a compra de material escolar, nessa época do ano, no Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-SP) há um movimento semelhante, discreto, mas com outro objetivo. É a Operação Volta às Aulas, realizada em seis dos oito laboratórios do Ipem (capital e interior), dia 12 de janeiro, que reprovou 6,25% de produtos escolares.

A fiscalização examinou detalhadamente 48 lotes de cadernos de brochura, corretivo em fita, cadernos de desenho, caligrafia e universitário, além de papel sulfite, papel cartolina, crepom e tintas guache, nanquim e acrílica. Também foram analisados, entre outros itens, rolos de barbante, clipes e purpurina (tipo glitter). Na capital, a maior irregularidade foi encontrada nos lotes de caderno de brochura. Dos 13 analisados, um apresentou prejuízo para o consumidor: o Datapel, da Cadergraf Convertedora de Papel Ltda., cujas amostras estavam em média 0,1 centímetro(0,70%) de largura abaixo do indicado pelo fabricante.

Em contrapartida, cadernos de desenho, caligrafia e universitário constaram da análise e foram aprovados. Já em Presidente Prudente, o laboratório verificou seis lotes de produtos, entre eles, papel para encapar caderno e corretor de texto em fita e líquido. As 14 amostras de 4 metros do corretivo em fita Ideal, da empresa ST Importações Ltda., estavam em média 30 centímetros (7,5%) menores do que o declarado na embalagem.

Na mesma cidade, técnicos constataram erro individual em outra fita corretiva – CIS, da empresa Comércio e Importação Sertic Ltda. Nesse caso, foram 40 centímetros a menos na embalagem de 5 metros. Exames realizados nos laboratórios de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto não identificaram irregularidades nos seis lotes de produtos checados.

Consumidor esperto – Vera Lúcia Gonçalves, responsável pelo Laboratório de Pré-medidos da capital, explica que a Operação Volta às Aulas é realizada duas vezes ao ano: em janeiro e em julho, sempre com o objetivo de conscientizar a população para garantir que o consumidor não seja lesado e receba a mercadoria com qualidade e quantidade corretas. Segundo ela, o consumidor brasileiro evoluiu, está bem mais esperto, não só por causa da fiscalização do Ipem, a qual, diga-se, é intensificada a cada dia, mas, principalmente, pela educação para o consumo, um dos pontos fortes do trabalho do instituto. “Nosso consumidor amadureceu, hoje é um pouco técnico e um pouco fiscal, o que, para nós, é ótimo”.

Houve decréscimo no índice de irregularidade, em relação ao ano passado, comenta Vera. A iniciativa realizada no mesmo período em 2008 apontou 23,53% de erros, quando foram examinados 34 tipos de produtos. Oito deles apresentaram problemas quantitativos. “É positivo, por um lado, mas não é o desejável”. Vera explica que as empresas autuadas serão notificadas a retirar imediatamente os produtos dos pontos-de-venda.

Para a apresentação de defesa na superintendência do Ipem, o prazo é de dez dias. Em seguida, há análise jurídico-administrativa para a aplicação de penalidade administrativa, que pode chegar ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando em caso de reincidência. Aos pais de alunos, a supervisora sugere o acesso ao site do órgão para poder fazer compra mais eficiente e consciente, além da ouvidoria. No site, há uma cartilha de pré-medidos disponível, com várias orientações. “O Ipem tem como sua principal missão a defesa do consumidor”, finaliza Vera.

Serviço

Mais informações, no site www.ipem.sp.gov.br, na ouvidoria 0800 0130522, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas e pelo e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

Maria das Graças Leocadio - Da Agência Imprensa Oficial


Mural:


Educação a Distância



São Paulo comemora aniversário com arte e cultura

No dia 24 de janeiro, a partir das 11h, será inaugurado o novo projeto museológico do Memorial da Resistência, instalado em espaço anexo à Estação Pinacoteca, no edifício ocupado entre as décadas de 40 e 80 pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, o DEOPS/SP. No mesmo dia será aberta a mostra Círculo Fechado: os Japoneses sob o Olhar Vigilante do DEOPS/SP, que dá início ao programa de exposições temporárias do Memorial.

Museu da Casa Brasileira

Entre os dias 24 e 25, o Museu da Casa Brasileira realiza visitas guiadas às obras de Oscar Niemeyer espalhadas pela capital. As visitas são gratuitas, feitas em um microônibus e os visitantes receberão uma edição do guiaRoteiros MCB/100 Obras de Arquitetura em São Paulo, de autoria de Ruth Verde Zein, que indica o local das obras.

Teatro de Dança

No Teatro de Dança, a Cia. de Dança Lu Mayumi, Wolney Macena e a Cia. Aérea de Dança, do Rio de Janeiro, ocupam o palco nos dias 24 e 25. Luciana Mayumi se entrega aos ingredientes do universo da dança a dois com uma abordagem diferente e divertida, onde os sapatos dos dançarinos definirão o bailado da noite. Wolney Macena apresenta três peças coreográficas com diferentes nuances que vão desde o tango de Astor Piazzola até as baladas das duplas de Ballroom Dance, combinando a técnica e leveza das danças de salão com o vigor da dança contemporânea. Já a Cia. Aérea de Dança apresenta a coreografia Samba-Dança Gafieira e Coisa e Tal, que mistura gafieira a um cenário místico e urbano, repleto de malandros e mulatas.

Além disso, o Teatro irá realizar workshops dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de janeiro, tanto para profissionais da dança de salão como para iniciantes, contemplando ritmos como tango, samba, maxixe entre outros.

Teatro Sérgio Cardoso

No dia 25 a peça A Reserva, no Teatro Sérgio Cardoso, comemorará o aniversário de São Paulo de um jeito bem especial: o ingresso poderá ser trocado por 2 kg de alimentos não-perecíveis, que serão doados para a Casas André Luiz e GAPA. No domingo, a peça será apresentada às 19h.

Museu da Imagem e do Som

No Museu da Imagem e do Som, o dia 25 dá inicio às exposições Repeat All e Ondas – Um Dia de Nuvens Listradas Vindas do Mar. A primeira reúne videoartistas consagrados (nacionais e internacionais) e será composta por uma seleção de documentários, vídeos de animação, videoclipes, vídeo-performances, obras de ficção e trabalhos experimentais, marcados pelo flerte com as tecnologias emergentes ou pelo diálogo com a tradição. Já a segunda é uma instalação multimídia interativa da artista carioca Kátia Maciel que proporciona ao público a oportunidade de interferir no comportamento de uma praia irreal. Esta será a primeira exibição da obra em sua versão original.

Paço das Artes

A mostra Sete Intelectuais na Floresta de Bambu, do artista chinês Yang Fudong, entra em cartaz, também no dia 25, no Paço das Artes. São cinco filmes em P&B ambientados em salas de vídeo-projeção interligadas, que dão a sensação de movimento de uma viagem marítima.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra também participa dos festejos com a mostra Arte Sacra de Anita Malfati. Composta de cerca de 20 telas pintadas com diversos materiais, a exposição trata de maneira didática, respeitando uma linha cronológica de estudos, a contribuição da pintora na arte religiosa. Das obras, destacam-se Apóstolo São Paulo, Padroeiro e Ressurreição de Lázaro.

Theatro São Pedro

Ainda no domingo, 25/1, o Theatro São Pedro recebe o grupo Trovadores Urbanos. Formado por Eduardo Santhana, Juca Novaes, Maida Novaes e Valéria Caram, o grupo fará a apresentação Serenata para São Paulo, que tem no repertório Paulo Vanzolini, Walter Franco, Eduardo Gudim, Toquinho, Guilherme Arantes, entre outros. O grupo saúda a capital com músicas inspiradas tanto na história quanto no cotidiano paulistano.

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa presenteia a cidade com atividades para crianças e adultos e entrada gratuita nos dias 24 e 25 de janeiro. O público também poderá participar de visita monitorada ao museu e conhecer de perto as dependências do prédio da Estação da Luz. As festividades começam às 11h, com a participação do escritor e educador César Obeid, que apresenta histórias com muitas rimas, ritmo, movimento.

Memorial do Imigrante

O Memorial do Imigrante recebe, a partir de 25 de janeiro, a exposição itinerante Hans Staden – Entre as Gentes Antropófagas, com 19 painéis, livros e documentos, que retratam o caminho do aventureiro alemão no século XVI.

Pinacoteca do Estado

Na Pinacoteca do Estado, o grupo Chelpa Ferro, apresenta material criado especialmente para o Projeto Octógono Arte Contemporânea. Nesta instalação, "a equipe" formada por Jorge Barrão, Luiz Zerbini e Sergio Mekler apresenta nova leitura que agrega som e música e desafia a verticalidade da arquitetura do museu. Já em Margaret Mee – 100 anos de vida e obra, cerca de 100 obras da artista inglesa, considerada uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX, contam a história de sua carreira em ricas peças desenhadas da flora brasileira. Ambas inauguram no dia 25 de janeiro.

Casa das Rosas

Finalizando a programação especial do aniversário de São Paulo, a Casa das Rosas promove, entre outras atividades, um Sarau Chama Poética especial em homenagem à capital, e o Sampoemas com lançamentos de livros e discussões e debates sobre poesia e literatura em geral.

Memorial da Resistência
Largo General Osório, 66
Tel.: (11) 3337-0185
Terça a domingo, das 10h às 17h30
R$ 4 e meia-entrada
Classificação: livre. Grátis aos sábados.
Círculo Fechado: os Japoneses sob o Olhar Vigilante do DEOPS/SP
A partir de 25/1.
Estacionamento: pago
Acessibilidade: sim

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727
www.mcb.sp.gov.br
Roteiros MCB/100 Obras de Arquitetura em São Paulo
Data: 24 e 25/1
Horário: 11h
Preço: Grátis
Observações: Classificação: livre

Teatro de Dança
Av. Ipiranga, 344 – Edifício Itália, subsolo
Tel.: (11) 2189-2558
R$ 4 e meia-entrada
www.teatrodedanca.org.br
Cia. de Dança Lu Mayumi, Wolney Macena e Cia Aérea de Dança
Espetáculos: 24 e 25 de janeiro
Workshops: 21, 22, 23, 28, 29 e 30
Horários: Espetáculos – sábado, às 20h e domingo, às 18h
Workshops 21, 22, 23 às 20h. 28, 29 e 30, às 19h
Estacionamento: R$ 15
Acessibilidade: sim
Observações: Classificação: livre para ambos

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Tel.: (11) 2117-4777
R$ 4 e meia-entrada
www.mis-sp.org.br
Repeat All e Ondas – Um Dia de Nuvens Listradas Vindas do Mar
Data: 25/1 a 29/3

Paço das Artes
Avenida da Universidade, nº 1, Cidade Universitária
Tel.: (11) 3814-4832
Grátis
www.pacodasartes.org.br
Sete Intelectuais na Floresta de Bambu
Data: 25/1 a 29/3
Horários: terça a sexta, das 11h30 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30.
Estacionamento: sim
Acessibilidade: sim
Observações: Classificação: livre

Theatro S. Pedro
Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda
Tel.: (11) 3667-0499
www.theatrosaopedro.org.br
Trovadores Urbanos
Data: 25/1
Horário: 17h
Preço: gratuito
Estacionamento: pago
Acessibilidade: sim
Observações: Classificação livre

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1316
Tel.: (11) 2692-1866
De terça a domingo, das 10h às 17h
R$ 4 e meia-entrada
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
Hans Staden – Entre as Gentes Antropófagas
Data: 25/1 a 28/2
Estacionamento: pago
Acessibilidade: sim

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2
Tel.: (11) 3324-1000
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4 e meia-entrada
www.pinacoteca.org.br
Chelpa Ferro e Margareth Mee – 100 anos de vida e obra
Data: 25/1 a 15/3
Estacionamento: pago
Acessibilidade: sim
Observações: Classificação: livre

Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 – Luz
Tel.: (11) 3326-1373
Terça a domingo e feriados, das 11h às 19h
R$ 4 e meia-entrada
Arte Sacra de Anita Malfati
Data: 25/1 a 31/5
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Gratuito

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Bela Vista
Tel.: (11) 3324-1000
www.poiesis.org.br/casadasrosas
Sarau Chama Poética e Sampoemas
Data: 25/1
Horário: 15h
Preço: grátis
Estacionamento: pago
Acessibilidade: sim

Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista
Tel.: (11) 3288 0136
www.teatrosergiocardoso.org.br/www.apaacultural.org.br
A Reserva
Até 15 de fevereiro
Bilheteria: de quarta a domingo, das 15h até 19h.
Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº
Tel.:(11) 3326-0775
Programação Especial do Aniversário de São Paulo
Dias 24 e 25/1
Preço: grátis
Estacionamento: pago
Acessibilidade: Sim
Classificação Livre

Da Secretaria da Cultura

*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

Entidades para alunos excepcionais receberão apoio financeiro da Secretaria da Educação

A Secretaria da Educação vai repassar cerca de R$ 78,5 milhões para instituições assistenciais, de todo o Estado, que educam alunos portadores de deficiência mental. O recurso é 14% superior aos R$ 67,7 milhões liberados em 2008. Cerca de 33 mil crianças e adolescentes terão sua educação garantida.

Duzentas e noventa e nove instituições paulistas serão beneficiadas. Os recursos financeiros serão liberados em três parcelas, auxiliando no pagamento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos e na manutenção estrutural das classes.

Do total de instituições beneficiadas, 261 são unidades da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Neste ano a pasta libera verba também para associações especializadas em alunos autistas, como a Sociedade Pestalozzi de São Paulo e a Associação de Amigos de Autistas (em SP e Ribeirão Preto). Todas as entidades precisam estar em dia com a documentação para receber recurso financeiro da Secretaria - o processo que determina as entidades ocorreu no fim de 2008.

Todas as 299 entidades oferecem atendimento pedagógico e educacional para alunos com deficiência motora, visual, mental ou auditiva, além de alunos com autismo. O recurso irá beneficiar 24 entidades da Grande São Paulo (incluindo a capital) e 275 no interior e litoral do Estado.

“Temos alunos portadores de necessidades especiais que estudam em escolas estaduais e alunos que estudam em entidades, de acordo com a necessidade deles. Esta verba é importante para garantir a educação dos estudantes nestas entidades”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Confira aqui a relação de instituições

Mural:

Educação a Distância



Assista o Programa Balada da Fada: Pessoas com Necessidades Especiais

Conjunto José Bonifácio ganha pista para caminhadas

Foi inaugurada uma pista para caminhadas no Conjunto José Bonifácio em Itaquera. Com 1.100m de comprimento da Praça Brasil até a estação da CPTM "José Bonifácio", os moradores do conjunto habitacional e adjacências, que já praticavam exercícios nas proximidades, agora terão um espaço seguro para entrar em forma.

O Subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira, explicou que a construção faz parte do projeto de revitalização que está acontecendo em 25 praças. Também está prevista a instalação de cestos de lixo na extensão do percurso.

Foto: Assessoria de Imprensa
Subprefeitura de Itaquera
*
*
*
Publicidade: