FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 19 de março de 2013

Instituto Ecofuturo inicia distribuição nacional da publicação “Eu Quero Minha Biblioteca”



Ação objetiva disponibilizar informações sobre como acessar recursos federais destinados à educação que viabilizam a criação e manutenção de bibliotecas

Em março o Instituto Ecofuturo dá início a uma nova ação nacional para contribuir com a efetividade da Lei 12.244/10, que determina que todas as instituições de ensino do País, públicas e privadas, tenham biblioteca até 2020: a partir da próxima semana os prefeitos de todos os 5.500 municípios começam a receber a publicação “Eu Quero Minha Biblioteca”, que informa quais são e como acessar políticas públicas federais destinadas à educação que podem ser contribuir com a criação e manutenção de bibliotecas, como PAR, PNBE e FUNDEB.

Essa iniciativa integra a campanha “Eu Quero Minha Biblioteca”, capitaneada desde setembro de 2012 pelo Instituto em parceria com a Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Grupo Marista de Solidariedade, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto pela Corresponsabilidade na Educação (ICE), Movimento por um Brasil Literário e Todos pela Educação.

“Os gestores públicos têm papel fundamental na efetividade de políticas públicas, como é o caso da criação e manutenção de bibliotecas em escolas. Há importantes referências mostrando que o hábito da leitura depende, certamente, de uma diversidade de fatores, sendo um deles a disponibilidade física de livros para consumo, ou seja, bibliotecas. Pesquisa do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico) de 2003 revela que o aumento da proficiência em leitura está diretamente proporcional ao aumento do uso da biblioteca (de 25% para 75% dos alunos). E o que gera maior aumento nesta média é disponibilidade de profissional fixo na biblioteca e atividades dirigidas realizadas por professores neste espaço”, reforça Christine Castilho Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo.

Você também pode integrar esta rede nacional pela efetividade deste direito! Para aderir à Campanha e acessar gratuitamente a versão virtual da publicação acesse o site http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/mobilize_se



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.