FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PRESIDENTE DA OAB SP LAMENTA MORTE DE RUY MESQUITA


JORNALISTA RUI MESQUITA - DIRETOR DE  "O ESTADO DE SÃO PAULO" - Faleceu em 21/05/13

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, recebeu com pesar a notícia do falecimento do jornalista Ruy Mesquita, diretor de O Estado de S. Paulo, nesta terça-feira (21/05), aos 88 anos, vítima de câncer.
“Além de ser uma referência no jornalismo brasileiro, no qual introduziu inúmeras inovações, Ruy Mesquita tem o mérito de ser um dos principais defensores do Estado de Direito no país, nas últimas décadas, e uma voz que expressou de forma coerente, na editoria de Opinião de O Estado de S. Paulo, convicções éticas e compromisso intransigente com os valores republicanos”, disse Marcos da Costa.
Ruy Mesquita nasceu em 1925, era filho de Júlio de Mesquita Filho e neto de Júlio Mesquita. Graduou-se pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. E começou no jornalismo como repórter, em 1948, ocupando também os cargos de redator e editor. Assumiu a direção de O Estado de S. Paulo em 1996 e nos últimos anos se dedicou à editoria de Opinião.
Durante a ditadura militar, enfrentou a censura prévia sobre os dois veículos do grupo Estado- O Estado de São Paulo e o Jornal da Tarde, que ele fundou em 1966, e publicava poesias e receitas no lugar das matérias censuradas, para burlar a severa vigilância dos censores, que chegaram a apreender uma edição.
Assessoria de Imprensa OAB SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.