FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Zika vírus para a Escola é o novo curso livre da Univesp TV para a web

Em cinco partes, as aulas são direcionadas aos professores e estão disponíveis no canal YouTube

São Paulo, 3 de fevereiro de 2016 – A Univesp TV lança o curso livre Zika Vírus para a Escola, direcionado aos professores, mas que também ajuda a esclarecer o público em geral sobre o mosquito Aedes aegypti.

São cinco aulas com informações sobre o vírus, os mosquitos transmissores, a febre do Zika e as consequências da doença. Há também uma aula sobre como tratar os boatos em sala de aula e outra que explica como se dá o combate ao mosquito Aedes aegypti com indivíduos geneticamente modificados.

A primeira aula trata do Vírus Zika. O biólogo Atila lamarino fala sobre o conhecimento que já temos sobre o vírus, sua transmissão e dispersão pelo planeta, os sintomas da infecção e as complicações para o organismo humano.

Na segunda – Mosquitos Aedes – o biólogo aborda os mosquitos transmissores do vírus Zika, do vírus da dengue e da febre Chikungunya, que são das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Boatos sobre o Zika é a terceira aula, voltada para orientar os professores quanto às formas de tratar os boatos que surgem em torno do vírus Zika, da transmissão, causas e consequências da doença.
A professora Margareth Capurro, da USP (Universidade de são Paulo), dá a quarta aula: Mosquito Transgênico. Ela explica o que é e o que se espera da técnica. Criada na Inglaterra, torna o mosquito infértil, reduzindo as populações do aedes.

Na quinta e última aula – Zika no Brasil – o infectologista Saulo Duarte Passos dá um panorama dos casos de Zika no mundo e no Brasil. Ele explica a relação do Zika com a microcefalia e com a síndrome de Guillain Barré. Os sintomas, grupos de risco, prevenção e de que maneira médicos e autoridades de saúde estão se preparando para combater os efeitos do vírus na pessoa infectada. Ele alerta que por se tratar de uma doença nova no Brasil, o diagnóstico ainda não está fechado e as relações entre o vírus e os casos de microcefalia não estão estabelecidas.

As aulas estão disponíveis em: YouTube: 



Univesp TV

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista. A sintonia é através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 6.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.

Os cursos também estão disponíveis em: http://univesptv.cmais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.