FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NASCE O PRIMEIRO FILHO DE NEYMAR JR

Neymar Jr ao centro com seu primeiro filho - 24/08/11 - Foto: Divulgação

Neymar Jr e seu primeiro filho - 24/08/11 - Foto: Divulgação
"É com muita felicidade que venho anunciar o nascimento do meu filho, Davi Lucca, na manhã desta quarta-Feira, 24 de agosto, no Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. São 2,810 kg de pura “ousadia e alegria” !


Agradecemos muito a Deus por esta benção que é o Davi Lucca na nossa vida.


#FelicidadeExalando
Neymar Jr.

Pode ser fibromialgia


Sintomas semelhantes aos de outras doenças podem dificultar o diagnóstico desta
enfermidade

Se há fibromialgia, há dor. Porém, a recíproca nem sempre é verdadeira, já que a fibromialgia apresenta diversos outros sintomas, inclusive alguns muito semelhantes aos de outras doenças, como problemas de sono e fadiga.. Por isso, seu diagnóstico não é tarefa simples. “É importante ressaltar ainda que a fibromialgia pode coexistir com outras doenças”, explica Milton Helfenstein Jr., Assistente Doutor da Disciplina de Reumatologia da UNIFESP.
Uma pesquisa encomendada pela Pfizer (Fibromialgia: Além da Dor), aponta esta dificuldade de diagnóstico: a maioria dos médicos concorda que os sintomas da fibromialgia podem ser difíceis de distinguir de os de outras doenças (68% dos especialistas e 66% dos clínicos gerais brasileiros)1. Sem contar no desconhecimento de 70% dos pacientes brasileiros, que nunca tinham ouvido falar da fibromialgia até receberem o diagnóstico – sendo que 98% deles concordam que se trata de uma enfermidade que não se conhece bem1.
Como a fibromialgia está associada a uma média de oito a 12 sintomas diferentes, o diagnóstico deve ser bastante criterioso e atentar-se aos principais sinais da doença.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA

  • Dores generalizadas e difusas pelo corpo
  • Aumento da sensibilidade à dor (um estímulo geralmente não doloroso pode doer)
  • Fadiga
  • Sono não reparador (mesmo após dormir uma noite inteira, o paciente acorda cansado)
  • Transtornos do humor (ansiedade e depressão)
A fibromialgia pode ainda apresentar sintomas parecidos aos de outras enfermidades. Por isso, o reumatologista Milton Helfenstein Jr. aponta algumas dessas semelhanças – e também as diferenças – que podem ajudar o médico a definir o diagnóstico.
DOENÇA
SEMELHANÇAS
DIFERENÇAS
Hipotireoidismo:distúrbio da glândula tireoide que diminui ou impede a produção de hormônios, inclusive os que estimulam o metabolismo
Causa, entre outros sintomas, fadiga e dor muscular
Um exame de sangue revela baixos níveis de hormônios – como T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) – e podem ajudar no diagnóstico do hipotireoidismo
Artrite reumatoide (AR):doença inflamatória crônica, causada por disfunção no sistema imunológico do indivíduo
A doença causa bastante dor. Em fase inicial, quando outros sintomas ainda não se manifestaram, pode ser confundida com a fibromialgia
Além da dor, a AR pode causar inchaço nas articulações e deformidades ósseas, constatadas por exame de Raio-X. Quando bastante avançada, as deformações são percebidas a olho nu
Lúpus:doença autoimune que causa manchas na pele, febre, lesões avermelhadas no nariz e face, entre outros sintomas
A dor, um dos sintomas do lúpus, pode se refletir em diferentes partes do corpo de forma itinerante. A doença pode ainda causar fadiga
Progressivamente, as manchas na pele, entre outros sintomas, começam a aparecer e facilitam a distinção entre lúpus e fibromialgia
Síndrome de Sjögren:doença autoimune que diminui a produção de saliva e lágrimas, podendo ainda afetar órgãos como rins, pâncreas, pulmões, entre outros
Inicialmente, dores difusas e nas articulações, além de fadiga, estão entre as manifestações da doença
Exames de sangue, além de testes específicos para mensurar a produção de saliva e lágrimas, podem ajudar a diferenciar a doença da fibromialgia

Mais sobre fibromialgia
Apesar de ainda não conhecer a exata causa da doença, sabe-se que o aumento nos impulsos dolorosos transmitidos pelo sistema nervoso central tem um papel importante na fibromialgia. Não existem exames laboratoriais ou de imagem que comprovem a existência desta enfermidade. “Às vezes esses exames nos ajudam a descartar a possibilidade da fibromialgia, identificando outras doenças, como o hipotireoidismo”, explica Helfenstein.
Assim, o caminho para o diagnóstico correto da fibromialgia passa pelo exame clínico, que avalia principalmente os locais de dor do paciente. Como referência, os médicos utilizam os 18 pontos de dor estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia na década de 1990. Essa definição contribuiu para uma padronização no diagnóstico, que costuma ser bastante demorado: no Brasil, os pacientes levam em média 4,7 anos para serem diagnosticados, passando por uma média de 7,2 médicos1.
Depois do diagnóstico, é preciso levar o tratamento a sério. Ao contrário do que muitos pacientes pensam inicialmente, a atividade física deve fazer parte do programa terapêutico – manter-se ativo ajuda no controle da dor e exercícios como caminhada, hidroginástica, natação e alongamentos leves podem melhorar bastante a qualidade de vida do paciente com fibromialgia.
Como ainda não existe cura para a doença, alguns medicamentos ajudam no controle dos sintomas, como analgésicos e relaxantes musculares. Utilizam-se ainda antidepressivos e neuromoduladores – nesta classe, a Pfizer desenvolveu Lyrica (pregabalina), que atua diminuindo o excesso de mensagens de dor transmitidas dos nervos doentes para o cérebro e, além de amenizar a dor, melhora a qualidade do sono do paciente. Vale lembrar que o paciente deve sempre consultar um médico – profissional capacitado para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Referência:
1. PesquisaFibromialgia: Além da Dor, encomendada pela Pfizer e realizada pelo Instituto Harris Interactive no Brasil, México e Venezuela, com 904 participantes: 604 clínicos gerais e especialistas (reumatologistas, neurologistas, psiquiatras, especialistas em dor) e 300 pacientes.


Pfizer
Fundada em 1849, a Pfizer é uma das mais completas e diversificadas companhias do setor farmacêutico. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952. Melhorar a saúde e proporcionar bem-estar fazem parte da missão da Pfizer ao descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar medicamentos de prescrição, genéricos e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Lípitor, Enbrel, Viagra, Sutent, Lyrica, Rapamune, Champix, Eranz, Centrum, Pristiq, Zyvox, Advil e a vacina Prevenar. A Pfizer também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no país.

TEMPLO. BAR DE FÉ, NA MOOCA, DÁ A LARGADA PARA O CARNAVAL

O Templo, bar que tem na música brasileira de qualidade um de seus diferenciais, dá início a um projeto quinzenal com o melhor do samba-enredo – sempre às quintas-feiras. Com carnavalescos da Mangueira, X-9 e Império da Casa Verde, o projeto recebe sempre convidados. Leandro Lehart é atração confirmada para o dia 22 de Setembro.

Leandro Lehart, convidado especial do projeto Samba de Todos os Templos na quinta-feira 22 de Setembro

Aberto em junho deste ano, o Templo. Bar de Fé é um dos poucos endereços em São Paulo que promovem um carnaval fora de época, com sambistas de primeiríssima linha – um selecionado de bambas do Rio de Janeiro e de São Paulo – com direito a mulatas e até malandro-passista.
Quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, o Templo abre as portas para o projeto ‘Sambas-Enredo de Todos os Templos’ reunindo grandes nomes do Carnaval. São atrações permanentes do projeto Ailton Nunes (mestre de bateria da Mangueira), Vitor Paulo (diretor de bateria da Mangueira), Mestre Zoinho (mestre de bateria da Império da Casa Verde), Daniel da Grande Rio (diretor da Grande Rio), Zé Paulo Sierra (primeiro puxador de samba da Mangueira) e Luiz Lira (cantor, integrante do Berço do Samba de São Mateus) e Alemão de Cavaco (compositor, cavaquinhista, autor dos sambas-enredo 2011 da Mangueira e da X-9). “Em nenhum outro bar de São Paulo reúnem-se carnavalescos desta categoria”, afirma Murilo Oliveira, um dos sócios do bar.

Turistas estrangeiros – O projeto ‘Sambas-Enredo de Todos os Templos’, que começou logo após a abertura do bar, estava previsto para acontecer apenas uma vez por mês. Porém, rapidamente ganhou popularidade entre os fãs do gênero, e acabou ampliando sua presença na programação do Templo. De maneira espontânea, a atração começou a despertar também a atenção de turistas estrangeiros, que não precisam mais viajar ao Rio de Janeiro para sentir o clima da avenida.
“O bacana é que além da música, que os deixa fascinados, os estrangeiros têm ainda a chance de experimentar um pouco da cozinha brasileira de boteco. Porções de mini-acarajés, porpetinhas de carne de sol e espetinhos de camarão são presenças certas nas mesas”, diz Oliveira.
Além das atrações permanentes, o projeto ‘Sambas-Enredo de Todos os Templos’ recebe sempre convidados especiais. Por vezes eles chegam de surpresa. Mas para o próximo dia 22 de Setembro já está confirmada a presença no Templo de um convidado de peso: Leandro Lehart.
Cantor e compositor, Leandro Lehart é um dos maiores ativistas do samba da atualidade. Ex-Art Popular, Lehart foi indicado duas vezes ao Grammy e venceu o prêmio TIM como produtor do disco "Jamelão 80 Anos". Presença marcante na cena musical brasileira nos últimos 20 anos, Lehart tem mais de 400 músicas gravadas por nomes como Alcione, Seu Jorge, Jorge Aragão, Jair Rodrigues, Leci Brandão, Jorge Benjor, MV Bill, Exalta Samba, Fernanda Abreu e até nomes internacionais como Take Six e Billy Paul, que usam sua música como base para batidas eletrônicas. Por vários anos foi o compositor mais executado do Brasil, segundo o Ecad.
No templo, além de confraternizar com os bambas do projeto ‘Sambas-Enredo de Todos os Templos’, Leandro lehart vai apresentar seu mais novo CD, "Ensaio de Escola de Samba".

Serviço – O Templo. Bar de Fé fica na Rua Guaimbé 322, Mooca, tel. 2601-1441.
O couvert artístico para os shows do projeto ‘Sambas-Enredo de Todos os Templos’ é de R$ 25,00.
O bar abre às 19 horas (e vai até 2h); o show tem início àS 22 horas.
Aceita os cartões de crédito Visa, Mastercard e Amex.
Manobristas à porta (R$ 15,00).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOVO TRATAMENTO DETECTA O GRAU DE MAU HÁLITO E ELIMINA OS DIVERSOS NÍVEIS DA DOENÇA

Segundo a Associação Brasileira de Halitose o mau hálito é um problema presente em 70% da população, e suas consequências vão muito além do hálito desagradável, que pode provocar baixa estima, dificuldade e medo no relacionamento. A boca é uma porta de entrada para todo tipo de infecções. A doença gengival (periodontite) que provoca halitose, pode causar gastrites, úlceras gástricas, e refluxo pela presença do microorganismo helicobacter pylori, que infecta o revestimento mucoso do estômago e está presente na placa dental (tártaro). Além desses problemas as bactérias da boca podem causar inúmeras doenças como miocardites, doenças do fígado, doenças renais, e problemas oculares.

Até pouco tempo atrás era difícil diferenciar a halitose habitual, aquela que o indivíduo apresenta ao acordar e que passa após escovar seus dentes, da doença halitose."- explica Dr. José Augusto Negrão, odontologista pela USP e especialista na área. Recentemente as pesquisas sobre como identificar e tratar o problema tem sido aprofundadas no Centro de Excelência no Tratamento da Halitose, e um novo tratamento foi elaborado no Brasil através do desenvolvimento de um aparelho, o Oralchroma, capaz de detectar separadamente os gases que causam o mau hálito (único no mercado com esta capacidade), determinando o índice de halitose e as prováveis causas e locais que necessitam de tratamento para a eliminação do problema.

O aparelho cria parâmetros que classificam o índice de Halitose em 7 níveis, e determina o quanto o problema é grave e as premissas necessárias para a realização do tratamento. "A novidade é que a partir do laudo do Oralchroma e de um questionário auxiliar de diagnóstico, conseguimos determinar o grau de halitose, e as questões do organismo que podem interferir no tratamento. Para cada índice de halitose foi criado um tipo de tratamento especifico, que atuará de maneira eficaz na eliminação ou controle da doença." - completa Dr. Negrão.

Um fator importante na elaboração destes novos protocolos de tratamento da halitose, foi a introdução de um produto especifico para eliminar as bactérias que causam o mau hálito, com grande vantagem sobre produtos que já existiam, porque ele não possui contra indicação, preserva a flora bucal positiva da boca e tem um efeito imediato dando conforto ao paciente. Existem vários trabalhos científicos comprovando a eficácia do produto no tratamento da halitose.

A halitose costuma aparecer em pessoas com problemas dentais, má higiene oral e com problemas relacionados a alimentação. Além disso, é importante salientar que pacientes diabéticos, que tomam medicamentos para pressão, colesterol, depressão, reposição hormonal, ou ainda pacientes estressados, ansiosos, em regime alimentar, fumantes e pessoas que bebem frequentemente, tem maiores chances de ter halitose.


PERFIL DR. JOSÉ AUGUSTO DE SOUZA NEGRÃO (CIRURGIÃO-DENTISTA)

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP)-FOB Bauru (1977);
Especialista Buco-Maxilo-Facial pelo CFO e CROSP;
Especialista em Anatomia da Cabeça e Pescoço pela USP;
Especialista em Saúde Pública pela USP Ribeirão Preto;
Especialista em Administração Hospitalar pela FGV SP;
Mestre em laser pelo IPEN - USP;
Credenciado em Implante e Prótese pelo Branemark Osseointegration Center;
Cursos Internacionais New York University College of Dentistry (New York) e Geneve Smile Center (Suíça) - Excellence in Cosmetic Dentistry;
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Estética;
Curso de Excelência em Resinas Compostas pelo Fahl - Arte e Ciência em Odontologia Estética - Curitiba;
Sócio-diretor da Clínica Odontológica Smile Again em São Paulo.

SERVIÇO

Clínica Smile Again
Av. Lavandisca, 741 - conj. 24 - Moema.
Tel.: 11 5052-5040/ 11 5052-2525
Site: www.smileagain.com.br

domingo, 21 de agosto de 2011

Alckmin anuncia 142 novos Centros de Estudos de Línguas

Governador Geraldo Alckmin visita Centro de Estudos de Línguas (CELs) e anuncia a criação de mais 142 unidades no Estado
foto: Cris Castello Branco
Serão investidos R$ 13 milhões na expansão das unidades, contemplando também municípios com população inferior a 50 mil habitantes

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 19, o investimento de R$ 13 milhões para a expansão dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual de ensino. A medida possibilitará a criação de mais 142 unidades, ampliando o número de centros dos atuais 106 para 248 em todo o Estado, contemplando também cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Dessa forma, o programa aumentará de 60 mil para 100 mil o total de alunos beneficiados, que terão a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma.

"São estudos de línguas em seis possibilidades: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês. E estamos estudando a possibilidade do mandarim, porque a língua chinesa será cada vez mais importante. A criança e o adolescente aprendem com muito mais facilidade uma segunda língua. Eles vão ter muito mais facilidade no vestibular e na hora de conseguir um emprego", afirmou o governador.

O início das aulas nos novos CELs deve ocorrer ao longo deste semestre. A partir da próxima segunda-feira, 22, os estudantes interessados podem se inscrever nos centros mais próximos de suas casas. A lista das novas unidades do programa consta no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira e a relação de todos os centros pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Podem se cadastrar estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio. Para matricular-se, o interessado deve procurar uma escola que mantenha um CEL, munido de atestado de matrícula, e optar pelo idioma que deseja cursar.

"É importante que os alunos da rede estadual tenham uma perspectiva do mundo e do conhecimento que extrapole não somente o âmbito de sua comunidade, mas também de seu próprio País. Essa abertura de horizontes é um dos principais fatores para a valorização de nossos jovens no mundo da cultura e do trabalho", disse o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, que também participou do evento.

O anúncio da expansão do programa foi feito na Escola Estadual Alexandre de Gusmão, no bairro do Ipiranga, onde se encontra um dos 20 CELs em atividade na capital. Atualmente, a rede também dispõe de outros 18 nos demais municípios da Região Metropolitana e 68 no interior, todos em cidades com população superior a 50 mil habitantes. Para manutenção dessas unidades, o Governo do Estado investe R$ 19,5 milhões, uma média de R$ 327 por aluno. Somando os novos centros, serão 28 unidades na capital, 33 na Região Metropolitana e 187 no interior e litoral, que totalizarão um investimento de R$ 33 milhões no programa.

Bons Resultados

As taxas de desempenho dos estudantes nos cursos são consideradas muito positivas pelos especialistas. No ano passado, o índice de aprovação foi de 81,6%. André do Vale Oliveira, 18 anos, por exemplo, se formou nos cursos de espanhol e alemão no CEL da Escola Estadual Estevam Ferri, em São José dos Campos. No fim do curso de alemão, o estudante se classificou no exame de proficiência internacional, denominado FIT, promovido pelo Instituto Goethe, em São Paulo, no final de 2010, e ganhou uma bolsa de estudos na Alemanha.

O aluno acaba de voltar do País, onde fez um curso intensivo do idioma, além de passeios e viagens durante um período de 20 dias. André considera um importante diferencial falar os dois idiomas, principalmente alemão, e acredita que os cursos abriram e abrirão muitas portas.

"O CEL é um projeto excelente, que me ajudou bastante. Estudei duas línguas e ter conhecimento de uma delas me levou à Alemanha. Nos cursos pude aprender e na viagem aperfeiçoei a fala, tanto que consigo conversar com um nativo", afirma entusiasmado o estudante que, inclusive, diz ter praticado também o espanhol em sua estada na Alemanha.

André reitera que não teria recursos para estudar as línguas se tivesse que pagar pelos cursos. "Fico satisfeito com essa ampliação dos CELs, pois muitos alunos como eu terão oportunidade de aprender outros idiomas", conclui o aluno, que pretende continuar os estudos.

O programa

O Centro de Estudos de Línguas foi criado originalmente em agosto de 1987, em princípio para oferecer curso gratuito de espanhol aos alunos da rede estadual no contraturno das aulas regulares. Posteriormente, passou por nova regulação, que ampliou a oferta de idiomas. Hoje, os centros também ministram cursos de inglês, italiano, francês, alemão e japonês.

Para isso, a Secretaria conta com a parceria de instituições acadêmicas e culturais, nacionais e estrangeiras, além de representações diplomáticas, como o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), a Embaixada da Espanha, o Colégio Miguel de Cervantes, o Consulado Geral da França, o Consulado Geral da Itália, o Instituto Goethe, o Consulado Geral do Japão e a Associação Cultura Inglesa, entre outras.

Os CELs estão instalados em escolas da rede, em todo o Estado, situadas em locais de fácil acesso, com espaço físico adequado aos cursos e com horário de funcionamento que assegure o atendimento ao aluno que trabalha. Eles têm funcionamento próprio, independente da escola que os acolhem, e recebem apoio técnico-pedagógico de um conselho coordenador constituído por diretores das escolas atendidas pela unidade, por professores de línguas estrangeiras e por representantes de alunos.

O programa tem por objetivo propiciar a estudantes oportunidades extras de desenvolvimento de expressão em língua estrangeira, com enriquecimento curricular e acesso a outras culturas, além de oferecer a eles habilidades para inserção no mercado de trabalho e ferramentas que os auxiliarão por toda a vida.

O idioma espanhol é o mais procurado pelos estudantes, contando em 2011 com 42.662 alunos; por ordem de preferência, vem em seguida o inglês, com 8.137 alunos, o francês, com 4.358 alunos, o italiano, com 2.162 alunos, o alemão, com 1.578 alunos, e o japonês, com 835.

Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 120 horas de aula cada um, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com duração total de 480 horas. São ministradas quatro aulas semanais de 50 minutos de duração, em diferentes horários para facilitar o comparecimento dos alunos que trabalham.

Encontrado helicóptero na Bacia de Campos

A Petrobras lamenta informar que localizou, hoje à tarde, três corpos, ainda não identificados, e a aeronave desaparecidos desde ontem (19/08). Eles foram localizados no fundo do mar, a 99 metros de profundidade e a 100 km da costa. Já foi iniciado o procedimento para resgate dos corpos. Prosseguem as buscas para a localização da quarta pessoa desaparecida com a mesma quantidade de embarcações e aeronaves mobilizadas até o momento.

Todo o trabalho de busca está sendo coordenado pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha do Brasil. As empresas Senior Táxi Aéreo, Engevix e Brasitest estão prestando toda a assistência às famílias, com suporte da Petrobras.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vendas de micro e pequenas para o governo crescem 44,5%

Balanço aponta que, de janeiro a junho de 2011, as micro e pequenas empresas venderam mais de R$ 5,2 bilhões em bens e serviços para a União

Brasília - No primeiro semestre de 2011, os micro e pequenos negócios venderam mais de R$ 5,2 bilhões em bens e serviços para o governo federal, superando em R$ 1,6 bilhão os R$ 3,6 bilhões comprados no mesmo período em 2010, um aumento de 44,5%. Levantamento do governo, feito de janeiro a junho de 2011, abrange as compras da administração direta, autarquias e fundações. Ele também mostra aumento da participação deste setor nas compras por meio da modalidade de pregão eletrônico. Em 2005, foram comprados do segmento R$ 25,7 milhões. Em 2011, já são R$ 3,6 bilhões.

“Foi o melhor primeiro semestre para as micro e pequenas empresas desde quando iniciamos as estatísticas, em 2002”, afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza. Conforme o balanço do governo, em 2002 a participação dos pequenos negócios nas compras federais foi de pouco mais de R$ 658,1 milhões. Delfino não tem dúvidas de que os resultados atuais resultam especialmente da aplicação dos benefícios garantidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), em vigor desde dezembro de 2006.

“Já são mais de 3,2 mil municípios no Brasil que têm a lei regulamentada, o que representa grandes oportunidades de negócios para o segmento das micro e pequenas empresas e também para os empreendedores individuais”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O capítulo V da lei cria mecanismos que possibilitam uma maior participação dos micro e pequenos negócios nas compras governamentais. Entre eles, exclusividade nas compras de até R$ 80 mil. No primeiro semestre de 2011, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 60% das compras até esse valor, o que equivale a mais de R$ 1 bilhão. Em 2006, foram R$ 515,7 milhões, conforme levantamento do governo.

A lei também estabelece preferência em caso de empate com outra de maior porte – nesse caso, quando o valor da menor é até 5% acima do da maior, é chamado de empate ficto e a pequena tem direito a dar novo lance. O balanço relativo ao primeiro semestre do período de 2008 a 2011 mostra que, quando usufruíram do empate ficto, os pequenos negócios foram responsáveis por 99% das compras relativas a esse mecanismo em 2008, por 98% em 2009, por 99,6% em 2010, e, em 2011, chegou a 99%.

A expectativa do secretário Delfino é de que os resultados do primeiro semestre de 2011 sejam semelhantes no segundo semestre do ano. “Normalmente esse período é mais intenso na aplicação do orçamento”, explicou o secretário. Ele exemplifica a importância do aumento da participação das micro e pequenas empresas nas compras do governo com balanço do pregão eletrônico. No primeiro semestre de 201, essa modalidade gerou uma economia para os cofres públicos de R$ 2,1 bilhões. Destes, R$ 1,1 bilhão deve-se à contribuição dos micro e pequenos negócios.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243.7852 / 2107.9110 / 9977.9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

SAUDE SUPLEMENTAR

CFM, Cade, SDE e ANS buscam normalizar relação médico-planos de saúde


O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, participou nesta quinta-feira (18) de reunião com representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Secretaria de Direito Econômico (SDE) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) para tratar sobre a relação entre médicos e as operadoras de planos de saúde.


No encontro, realizado, em Brasília, foi aberto o processo de negociação para que a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) possa vir a ser usada como referência técnica em discussões sobre remuneração.


Outro ponto discutido durante a reunião foi a busca de entendimento entre o CADE/SDE e as entidades representativas dos médicos no que diz respeito à possibilidade de negociação coletiva por parte dos médicos, respeitados os parâmetros determinados pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC). Este instrumento tem o objetivo de incentivar a concorrência no setor, preservar a qualidade dos serviços e os direitos dos beneficiários de plano de saúde.


“Estamos felizes de participar deste processo de construção. Como lideranças de nossos respectivos setores, devemos buscar o consenso e evitar disputas nas esferas judiciais e administrativas. Acreditamos que os médicos chamaram a atenção de forma ética para o desequilíbrio na relação com os planos de saúde e poderão colaborar para trazer a normalidade à área”, pontuou d’Avila. Uma nova rodada de discussões já tem data. Os representantes dessas entidades devem se reunir novamente, em Brasília, na primeira semana de setembro.

Monange Dream Fashion Tour chega a São Paulo‏

O Monange Dream Fashion Tour, maior evento de beleza, moda e música do País chega ai seu último destino: a capital da moda São Paulo. Após ter percorrido 35 mil quilômetros, reunido cerca de 70 mil pessoas em 11 capitais brasileiras, o evento acontecerá no dia 03 de setembro, na Via Funchal.

A banda Capital Inicial, que esteve em 8 das 11 etapas do evento, já tem presença confirmada e tocará os seus principais hits além de versões especiais de algumas das canções de seu último CD “Das Kapital”. O sucesso do evento, que já é reverenciado por todo o País, deve-se a um time de beldades representado nesta edição pelas tops internacionais Isabeli Fontana, Renata Kuerten, Izabel Goulart e Ana Beatriz Barros.

Além disso, o espetáculo conta com uma novidade: um concurso cultural que levará duas pessoas por etapa para o Monange Dream Day. Para concorrer, é necessário acessar o site oficial do evento (www.monangedreamfashiontour.com.br). As internautas da etapa de São Paulo terão do dia 22 a 26 de agosto para participarem do concurso. O resultado será publicado no site em 29 de agosto.

Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e ficamos à disposição para entrevistas com os executivos das empresas envolvidas (Monange, Mega Model Brasil e Rede Globo), as tops internacionais e a banda Capital Inicial. Também temos várias opções de fotos para encaminhar.

DORES NAS COSTAS AUMENTAM COM O RETORNO REPENTINO DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Quando o inverno começa a acabar muitas pessoas procuram as academias para retomar as atividades para trabalhar o corpo, pensando no verão que esta por chegar. Com essa volta repentina, após alguns meses sem se exercitar, devem aparecer algumas dores nas costas, principalmente se os exercícios estiverem sendo realizados de maneira inadequada e sem o devido acompanhamento de um profissional capacitado.

Um dos sintomas que devem aparecer durante o período inicial das atividades são as dores nas costas, principalmente nas pessoas sedentárias (mesmo que por alguns meses), devido à flacidez na musculatura abdominal e para-vertebral (músculo das cotas). “Para que o incômodo nas costas seja minimizado é importante fortalecer o músculo abdominal e para-vertebral, que dará sustentação às costas nos momentos de esforço”, comentou Dr. Juliano Coelho, médico ortopedista, membro do grupo Medicina da Coluna.

Antes de iniciar as atividades é importante realizar uma bateria de exames para descobrir possíveis deformidades, para que assim o treinamento possa ser pensado de acordo com as necessidades e limitações de cada um. Após os exames serem devidamente analisados e com a pessoa apta para iniciar os treinamentos, é muito importante alongar e aquecer o corpo antes da malhação para diminuir os riscos de lesões e dores.

domingo, 14 de agosto de 2011

RIBAS MARTINS LANÇA VIDEOCLIPE COM MÚSICA INÉDITA

Ribas Martins - Foto: Divulgação
O músico e jornalista RIBAS MARTINS lançou na semana passada um videoclipe caseiro de sua música inédita "A GENTE SE AMA NO SOM". A canção romântica faz parte de seu Cd com 17 músicas de variados estilos com ritmos de rock, forró e samba.

Neste novo Cd, as letras e músicas são de sua autoria, com exceção da música "HÁ COUSA COMO VER UM PAIAIÁ", de Gregório de Matos. Temas como SUSTENTABILIDADE e PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE também estão presentes no Cd.

O videoclipe foi produzido por Claudia Souza, jornalista da Revista Músico! Que participa do clipe cantando um trecho da música. No trabalho, foi usada somente uma câmera digital com iluminação ambiente. "Quisemos fazer uma brincadeira o mais natural possível, sem máscaras e maiores produções, mostrando a nossa realidade... como somos de verdade". Confessou.

Vários outros clipes serão produzidos e disponibilizados na internet e quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do artista, pode acessar o seu blogue pessoal no www.ribasmartins.blogspot.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MAIORIA DE PACIENTES COM LINFOMA DESCONHECEM A DOENÇA ANTES DO DIAGNÓSTICO

Pesquisa com pacientes de linfoma aponta que 86% desconheciam a doença antes do diagnóstico

Estudo mostrou também que o linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer da presidente do Brasil, Dilma Roussef, e do ator Reynaldo Gianecchini , tem maior incidência: cerca de 62%

A partir de uma pesquisa realizada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em 2010, com 1.455 portadores de linfoma, foi constatado que cerca de 70% destes pacientes demoraram mais de três meses para iniciar o tratamento.

O estudo aponta também falta de informação sobre a doença. Dos entrevistados, 86% nunca tinham ouvido falar do linfoma antes do diagnóstico.

Dividido em dois subtipos, linfoma de Hodgkin (maior incidência em adultos jovens de 25 a 30 anos) e linfoma não-Hodgkin (mais comum em crianças), seu principal sintoma é o inchaço indolor dos linfonodos (conhecido popularmente como íngua) no pescoço, nas axilas ou na virilha. Outros sinais também comuns ao linfoma são febre, suor (geralmente à noite), cansaço, dor abdominal, perda de peso, pele áspera e coceira.

O tratamento de ambos é baseado em quimioterapia, radioterapia e medicamentos chamados de anti-corpos monoclonais.. O transplante de medula óssea só é indicado quando o paciente não responde bem ao tratamento ou se já tem um doador compatível.

Com o objetivo de alertar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce, sintomas e tratamento, a ABRALE, em parceria com a IK Ideas, realiza pelo segundo ano consecutivo a campanha “Movimento contra o linfoma. Se toca. Quanto antes você descobrir, melhor”.

A importância do autoexame, por meio do toque, continua sendo o centro da campanha, já que os nódulos podem ser sentidos com as mãos e, dependendo do estádio da doença, serem vistos a olho nu.

Para obter mais informações sobre o linfo, acesse www.abrale.org.br ou ligue para 0800 773 9973.