FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Bancadas do PT recorrem à PGR contra a extinção do Ministério do Trabalho



Por: Assessoria de Imprensa do Senador Paulo Rocha


As Bancadas do PT no Senado e na Câmara recorreram à Procuradoria-Geral da República para que suste a extinção do Ministério do Trabalho, medida arbitrada por Bolsonaro em seu primeiro dia de mandato, com a edição da MP 870.

O senador Paulo Rocha (PT-PA), no exercício da Liderança na Casa, e o Líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, alertam que a extinção do ministério “contraria o interesse público e trará graves prejuízos a direitos sociais e coletivos”.

“A extinção do Ministério é um erro histórico que compromete princípios fundamentais da República e do regime democrático, pois fragiliza o sistema constitucional de proteção aos direitos sociais”, afirmam os parlamentares. “O que está em jogo com essa extinção é a capacidade do País de proteger o valor social do trabalho e a dignidade da pessoa humana”.

Representação à PGR

Paulo Rocha e Paulo Pimenta são os signatários, em nome das bancadas, de uma representação com pedido de providências endereçada à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e à procuradora Elizeta Maria de Paiva Ramos, coordenadora da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão da PGR, responsável por fiscalizar atos administrativos e direitos sociais e fiscalização de atos administrativos.

As bancadas petistas citam o papel civilizatório essencial cumprido pelo Ministério do Trabalho em seus 88 anos de existência.


Ministério cidadão 

O órgão foi criado nos primeiros dias do governo provisório liderado por Getúlio Vargas e resistiu a todos os governos, mesmo às ditaduras, cumprindo a função de organizar as relações entre capital e trabalho, fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista e conduzir as políticas públicas de atendimento a trabalhadores nas situações de maior vulnerabilidade — desemprego acidente e doença, por exemplo.

Cabe ainda ao Ministério do Trabalho promover políticas de qualificação profissional, coibir condições iníquas — o trabalho análogo à escravidão e o trabalho infantil, por exemplo — e resgatar cidadãos submetidos a essa realidade.

Também é o MT que acompanha o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o pagamento das contribuições sociais, faz a mediação de conflitos e administra bancos dados indispensáveis para a orientação da ação estatal de combate ao desemprego.


Garantia para exportações

“O ministério é o órgão que garante o cumprimento, por parte do Brasil, dos compromissos internacionais de proteção ao trabalho — o País é signatário de diversos acordos nesse sentido”, lembram os parlamentares.

“Isso assegura não só o respeito da comunidade internacional, mas também nossos interesses econômicos, já que a maioria dos países desenvolvidos exigem o cumprimento dessas regras — medidas para enfrentamento a trabalho escravo e infantil, para segurança no ambiente laboral, por exemplo— como condição para importar produtos”.


Compromissos do PT


Os parlamentares petistas refirmam, ainda o compromisso das bancadas petistas e do PT como um todo com a resistência contra o empobrecimento da classe trabalhadora, seja em idade ativa de trabalho ou na condição de aposentados e pensionistas.

“Essa será a grande luta assumida pela Bancada do PT, que sempre adotou a postura contra as reformas propostas (trabalhista e na Previdência) que tripudiam com direitos e com o futuro do país”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.