FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reciclagem de óleo de cozinha é destaque em projeto no interior paulista

Dar um destino ecologicamente correto para o óleo de cozinha usado. Esse é o objetivo do Projeto Reviva o Óleo, uma iniciativa da Brejeiro, empresa brasileira que atua nos mercados de soja e arroz. A ação promove o reaproveitamento do óleo para a produção de combustível renovável, o Biodisel, além de possibilitar a redução dos impactos no meio ambiente, estimular a não-geração de resíduos e promover a reciclagem de garrafas pet, evitando assim, a geração de passivos ambientais.
De acordo com Michelle Miele, gerente do projeto, a Brejeiro visa manter a produção de óleos vegetais, mas com o diferencial de oferecer a seus clientes a conscientização da importância do descarte adequado depois de utilizado.
O Projeto atende prefeituras, escolas, empresas da Alta Mogiana (região nordeste do estado de São Paulo). O lançamento ocorreu em 2008 na cidade de Orlândia, onde se localiza a matriz da Brejeiro. Atualmente atinge ainda Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Ituverava, Aramina, Guairá, Pontal, Cristais Paulista, Itirapuã, Buritizal, Nuporanga. Até o final do ano, Franca, Batatais, Igarapava, Miguelopolis , Pedregulho e Guará também vão aderir ao projeto.
A estimativa para 2010 é atingir todos os 29 municípios da Alta Mogiana. A empresa pretende a longo prazo expandir o projeto para todo o estado de São Paulo e para a região de Anápolis, em Goiás, onde a Brejeiro tem uma unidade fabril.
Para participar, as prefeituras devem assinar um convênio e, as empresas, um contrato de participação. Nas escolas é implantado um programa chamado Atitude Solidária. Os alunos são orientados a armazenar o óleo usado em garrafas pet de dois litros e são agendados dias de coleta. Todo óleo arrecadado nas escolas é convertido em créditos de produtos Brejeiro para entregar ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social dos municípios.
Pelo projeto a Brejeiro vai receber o Prêmio Responsabilidade Ambiental 2009 do município de São Joaquim da Barra em nome de todas as cidades da Alta Mogiana. “Para a empresa, essa homenagem demonstra a responsabilidade, consciência, comprometimento e compromisso ambiental da Brejeiro para com a sociedade, comprovando engajamento nas Leis Sociais e Ambientais estabelecidas no país”, afirma Michelle.


Sobre a BrejeiroA Brejeiro opera em todo o Brasil por meio dez unidades, sendo três no estado de São Paulo, duas em Minas Gerais, duas no Rio Grande do Sul e três em Goiás. A Brejeiro foi a primeira empresa brasileira a empacotar o arroz e colocar o produto “com marca” em supermercados e mercearias. Atualmente, além do tradicional arroz Brejeiro, a empresa oferece também óleo refinado de soja, gordura vegetal hidrogenada “low-trans”, farelo de soja, lecitina, tocoferol, sementes de soja, farinha de soja e proteína de soja. São 65 anos de sucesso no mercado.


*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.