FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dieta da Copa

Alimentação correta é a melhor forma de prevenir complicações com o coração durante as fortes emoções de um jogo

A emoção durante um jogo do Brasil na Copa do Mundo pode elevar o batimento cardíaco de qualquer ser humano, sendo que para os portadores de doenças, como hipertensão arterial e doença coronária, uma simples jogada pode trazer graves consequências. Para evitar o risco de ter que acompanhar as partidas em uma cama de hospital, é preciso ir além do uso habitual de medicamentos prescritos por médicos. É necessário observar os cuidados com a alimentação. É o que explica Sandra Maria Alessandri Ribeiro, cardiologista e professora do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.
De acordo com a especialista, os cardiopatas devem evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e principalmente o excesso de sal. Para eles, a cervejinha aliada ao amendoim ou à pipoca salgada devem ser eliminadas do cardápio. “O álcool ingerido reduz os efeitos dos medicamentos em uso contribuindo para aumentar o risco de complicações, especialmente quando acompanhado de alimentos muito salgados”, ressalta.
O risco de um cardiopata apresentar problemas cardiovasculares durante um jogo ainda será maior se for associado ao aumento do consumo de cigarros. “Sem dúvida, a atitude mais inteligente é a de reduzir o fumo, ou, melhor ainda, não fumar”, diz a cardiologista.
Sandra Maria Alessandri Ribeiro também esclarece que é preciso ficar atento aos primeiros sinais de alerta do corpo que indicam sérias alterações: “Sintomas como dor de cabeça intensa, dor no peito, falta de ar, palpitações, sudorese fria, adormecimento ou alterações de força nos braços ou pernas, em conjunto ou isolados, são sinais preocupantes, especialmente quando aparecem na vigência de uma forte emoção. No caso de apresentar algum desses sintomas é recomendado procurar imediatamente um serviço de saúde para atendimento médico de urgência”.
Portanto, para o torcedor que tem problemas cardíacos e fica uma pilha de nervos durante jogos de futebol, especialmente durante os da Copa do Mundo, a sugestão é: alimente-se adequadamente, reduza o consumo de cigarros e não descuide dos medicamentos em uso.

Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212 - http://www.unicid.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.