FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 2 de junho de 2009

ANTONIO, JOÃO e PEDRO: exemplos de santidade

*Diácono Nelsinho Corrêa

O mês de junho é um daqueles em que a devoção católica aos santos se torna mais evidente. Temporada de Festas Juninas, neste mês grandes exemplos de santidade são comemorados: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

A diversidade de brincadeiras e comidas típicas dessas festas “caipiras” completa um cenário que quase sempre nos remete à infância – quando a ingenuidade e as tradições interioranas ainda tinham algum espaço, mesmo nas cidades grandes.

A fogueira é outro ponto alto das atrações. Reza a tradição que ela tem origem na história bíblica do nascimento de São João Batista. Sua mãe, Isabel, teria feito uma fogueira para avisar Maria, Mãe de Jesus, que havia dado à luz. Nesse sentido, as fogueiras se constituem numa espécie de louvor ao santo conhecido por profetizar a vinda do Salvador e por ser exemplo de retidão de caráter, humildade e ética.

Com tantas e importantes qualidades, muitos confundiam João Batista com o próprio Messias, ao que ele respondia: “Eu não sou o Cristo” (Jo 3, 28) e “não sou digno de desatar a correia de sua sandália” (Jo 1,27).

Antônio foi outro ser que se destacou pela humildade, entre outras virtudes. Nascido em uma família de fidalgos, resolveu, assim como São Francisco, levar uma vida de doação e de pregações. Antes de ser conhecido pelo dom da oratória e pela inteligência privilegiada, não se negava a realizar as tarefas domésticas com grande empenho no convento onde viveu, próximo à cidade de Bolonha. Sua simplicidade e humildade eram tão genuínas que os demais frades jamais suspeitaram dos seus profundos conhecimentos teológicos.

Quanto às qualidades de São Pedro, basta dizer que foi o escolhido por Cristo para ser a pedra que edificaria a sua Igreja. O Evangelho de São Mateus (16,15-23) diz que Jesus teria perguntado aos seus discípulos: “E vós, quem pensais que sou eu?” – ao que Pedro respondeu: “És o Cristo, Filho de Deus vivo”. E, então, disse Jesus: “Simão, filho de Jonas, és um homem abençoado! Pois isso não te foi revelado por nenhum homem, mas pelo meu Pai, que está no céu. Por isso, te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o poder da morte não poderá mais vencê-la. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado no céu”.

Neste mês de junho, devemos todos nos lembrar desses exemplos de fé, determinação, humildade e coragem. Vamos nos divertir nas Festas Juninas ao lado de quem amamos, resgatando nossa infância, e permitindo que ela permaneça conosco por mais tempo. Que nesse período ainda possamos refletir sobre a vida de Antônio, João e Pedro. Homens divinizados justamente porque fizeram de suas vidas um caminho no qual predominaram a verdade e a fé.
* Diácono Nelsinho Corrêa é missionário da Comunidade Canção Nova (http://www.cancaonova.com/).
*
*
*
Para conhecer um pouco mais sobre a Festa Junina, reveja o Programa Balada da Fada /2008:
Se não estiver visualizando o player, clique aqui


Festa junina, balões e Biomas - Programa Balada da Fada 10

Mural:


Classificados Gratis (brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.