FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ECOPONTO: Uma das soluções para o problema do lixo na cidade

A Prefeitura de São Paulo prevê a implantação de 96 Ecopontos em toda a cidade. Conforme a meta da administração municipal, cada distrito deverá ser beneficiado com um equipamento deste tipo. O objetivo maior é eliminar de forma gradativa os inúmeros pontos viciosos de descarte de entulho. Hoje, a cidade já conta com 37 Ecopontos em pleno funcionamento.

Cerca de 51 mil m³ de entulho e objetos volumosos foram recolhidos nos Ecopontos em operação no ano passado. Somente nos dois primeiros meses deste ano as unidades já receberam mais de 12,8 mil m³ de resíduos. "Se os Ecopontos não existissem, provavelmente, todo este material poderia estar sendo jogado em via pública", alerta o subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira.

Nos Ecopontos, os munícipes dispõem, voluntária e gratuitamente, do material em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Em geral, recebem resíduos de construção e demolição, tais como entulho, cimento e azulejos; e outros volumosos, como madeira, móveis velhos e sobra de podas. Há ainda uma parte reservada aos recicláveis, como metal, papel, plástico e vidro.

O limite diário de recolhimento é de um metro cúbico por pessoa, ou seja, o equivalente a uma caixa d'água de mil litros ou a 25% de uma caçamba. A única restrição é para lixo orgânico, hospitalar, industrial, cargas com excessos de gesso, espelhos, lâmpadas, pilhas, baterias e telhas de amianto.

Trata-se de uma solução eficiente para melhorar o meio ambiente e, por conseguinte, a qualidade de vida das pessoas, acabando com o estoque de bagulhos depositados irregularmente nas ruas, praças, rios e terrenos baldios. "Todo o lixo espalhado pelos espaços públicos vai parar direto nas bocas de lobo, provocando enchentes e proliferação de animais", explica o subprefeito de Itaquera, Laert de Lima Teixeira.

Os munícipes mais conscientes e com melhor poder aquisitivo, para recolher grandes quantidades de entulho, em geral, contratam empresas especializadas em serviço de coleta, equipadas de caçambas. No entanto, é preciso certificar-se de que elas possuem cadastro no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), responsável pelo gerenciamento dos serviços de limpeza pública, como coletas domiciliar, hospitalar e coletiva, varrição de ruas e aterros sanitários. "A principal preocupação da Limpurb é com a saúde pública e a preservação do meio ambiente", explica o subprefeito Laert.

Conforme as orientações do Departamento, os munícipes devem sempre exigir uma via do Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ao contratar caçambas. A relação das empresas cadastradas está no endereço eletrônico: www.limpurb.sp.gov.br. "Todos os cidadãos devem conferir a listagem para ajudar-nos a fiscalizar a prestação de serviço irregular na cidade", solicita Laert. De acordo com o subprefeito, os endereços e horários de funcionamento dos Ecopontos podem ser encontrados no site da LIMPURB ou ainda pelos telefones: 3328-2819 e 3313-7154.

O Ecoponto que atende os moradores dos quatro distritos que compõem a subprefeitura de Itaquera (Cidade Líder, Itaquera, Parque do Carmo e José Bonifácio) está situado na rua Manuel Alves da Rocha, 584, no Parque Guarani.

"Sou funcionário público municipal há 18 anos. Faz seis meses que presto serviço no Ecoponto, recebendo entulhos que poderiam estar causando grandes transtornos aos moradores dos bairros", declara Agostinho Fiorine. A quantidade de entulho que o Ecoponto do Parque Guarani recebe vem aumentando semanalmente. Os materiais volumosos, como sofá e madeira, são mandados para a reciclagem. "Assim, todos saem ganhando", comemora Fiorine.

SERVIÇO
Ecoponto Itaquera
Rua Manuel Alves da Rocha, nº 584 - Parque Guarani
Fone: 2051-9548
Funcionamento
Segunda a sexta: das 8 às 17h
Sábado: das 8 às 12h

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.