FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Primeira casa modelo da CDHU é inaugurada em Sertãozinho

Foto: Clóvis Deangelo

Primeira casa modelo da CDHU é inaugurada em Sertãozinho pelo secretário Lair Krähenbühl As casas-modelo apresentam todos os itens do novo padrão de construção da CDHU; metade incluem o terceiro dormitório, pé-direito ampliado para 2,6 metros, piso cerâmico, azulejo na cozinha e banheiro, aquecedor solar entre outros itens.

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, inaugurou em 22/5, em Sertãozinho, a primeira casa-modelo da Companhia em um empreendimento que está sendo construído no município. O imóvel foi projetado de acordo com o novo padrão desenvolvido pela CDHU para oferecer maior conforto e melhor qualidade de vida à população.
O modelo incorpora benefícios e facilidades como o terceiro dormitório, aquecimento solar, piso cerâmico em toda a casa, azulejo na cozinha e banheiro, pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros, laje, esquadrias de alumínio, estrutura de metal no telhado em substituição à madeira, abrigo para botijão de gás e cobertura na área de serviço, muros divisórios entre os imóveis e tratamento paisagístico das ruas, calçadas e espaços livres. Os novos projetos da Companhia também atenderão os parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelece conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
Em breve, todos os canteiros de obras de empreendimentos da CDHU distribuídos pelo Estado terão uma casa-modelo previamente edificada que servirá de referência para as demais unidades em construção. "As casas-modelo são projetadas para servirem de padrão de construção para as demais unidades do conjunto. Todas precisam seguir, obrigatoriamente, as especificações contidas no modelo", diz Lair Krähenbühl. A casa inaugurada em Sertãozinho é a primeira de uma série que serão apresentadas nos próximos dias, em diversos municípios do Estado.
Segundo o diretor-técnico da CDHU, João Abukater Neto, um dos objetivos das casas-modelo é permitir que a população possa acompanhar a obra e visualizar como serão as demais unidades construídas. "A casa-modelo é uma amostra do produto final. É importante para a população saber o padrão que será adotado, até para ela fiscalizar a execução das obras", diz.
As mudanças adotadas no novo padrão de imóveis da CDHU são fruto de um extenso trabalho de pesquisa de opinião pública e aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidos pela atual gestão da Companhia. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2007 sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia apontou o terceiro dormitório como um principais itens desejados.
A inclusão de plantas com três dormitórios aumentará a área construída para até 64m² e trará uma série de benefícios para a qualidade de vida como, por exemplo, a diminuição do índice de morbidade (capacidade de produzir doenças gerada pela aglomeração de pessoas) e a redução da defasagem escolar, uma vez que as crianças terão mais espaço e conforto para estudar.
Um importante acessório que equipará todas os novos imóveis da CDHU é o aquecedor solar. Desde 2007, a Companhia incluiu o item nos projetos de moradias de interesse social com o objetivo de reduzir as despesas dos mutuários com a conta de luz, economizar energia, principalmente nos horários de pico, e contribuir com a sustentabilidade ambiental. A CDHU já concluiu a compra de 15 mil kits do equipamento, que serão instalados em todos as novas unidades. A economia gerada na conta de luz dos mutuários com o uso do aquecedor solar é estimada em 30%, valor que retorna à economia do município em forma de consumo direto de outros itens.
A construção do conjunto habitacional Sertãozinho G teve início em agosto de 2008, com prazo de término em dois anos. A CDHU está investindo R$ 32,8 milhões no projeto. Metade das casas terá três dormitórios e todas seguirão o novo padrão de construção da CDHU.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.