FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Arquitetura Inclusiva X Mercado da Construção

A Arquitetura Inclusiva é uma realidade internacional que começa a conquistar espaços importantes no Brasil. Trata-se de considerar uma maior diversidade de usuários nos projetos de produtos e ambientes.

Diante das regras globais de sustentabilidade impostas ao mercado da construção, os princípios da Arquitetura Inclusiva garantem redução de custos e de resíduos provenientes de processos de adaptação dos espaços. No mercado competitivo, a Inclusão é um diferencial da Arquitetura que beneficia não somente os usuários, mas toda a cadeia de produção envolvida.

Mas como mensurar o valor de projetos inclusivos, encontrar produtos alinhados com essa proposta, capacitar profissionais, sensibilizar os consumidores do custo-benefício e posicionar a Arquitetura Inclusiva no concorrido mercado imobiliário? O Instituto Brasil Acessível - IBA e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura - IBDA idealizaram a 1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva buscando responder a essas e outras questões.

O evento será realizado em São Paulo e contará com uma Mostra de Produtos Inclusivos. Especialistas, construtoras renomadas (Tecnisa, J.Bianchi, Marcondes Perito), órgãos públicos (COHAB e CDHU) e universidades (UFSC, UFMG) participarão da sequência de palestras e debates, mostrando ao público presente que, além de sua importância social, a Arquitetura Inclusiva expande as oportunidades profissionais e de mercado.

A arquiteta Dra. Sandra Perito, presidente do IBA, explica que o momento econômico atual exige, de profissionais e empresas, visão empreendedora e qualidade de produtos e serviços. “Cada vez mais a Arquitetura Inclusiva se torna imprescindível para atender a heterogeneidade e a demanda dos consumidores. As reduções cognitivas e de habilidades, resultantes do envelhecimento da população, são realidades que comprovam isso”.

Profissionais, estudantes, empresas e interessados poderão se inscrever.

1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva
Dias: 16 e 17 de junho
Local: Millenium Centro de Convenções, Edifício Sede SECOVI, São Paulo/SP.
Informações: www.arquiteturainclusiva.com.br

Sobre o Instituto Brasil Acessível

O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a inclusão social por meio do ambiente construído, com atuação direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania. Sandra Perito é presidente do Instituto Brasil Acessível, arquiteta, Doutora pela Universidade de São Paulo na aplicação de arquitetura inclusiva.
*
*
*
*
*
Mural:

REPELETRON
Este é o Repelente não tóxico, que afasta eletronicamente baratas, morcegos, pernilongos, ratos, carrapatos e muito mais!
Visite o site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.