FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Futebol de robô da FEI estreia em competição mundial, na Áustria

Mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo, a RoboCup 2009 será realizada de 29 de junho a 5 de julho, em Graz, com a participação de mais de 400 equipes de 40 países


O time de futebol de robôs do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai à Áustria para encarar o primeiro desafio internacional: a RoboCup 2009 , que acontecerá de 29 de junho a 5 de julho, na cidade de Graz. Maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo, a competição reunirá mais de 400 equipes de 40 países, como Japão, Estados Unidos, Tailândia, México e Turquia. “Vamos mostrar que o Brasil está se inserindo neste mundo de inovação tecnológica que é a robótica móvel inteligente, e que conseguimos produzir tecnologia nesta área”, destaca o professor Flavio Tonidandel, coordenador do Projeto Futebol de Robôs da FEI. Somente são qualificadas para o mundial as equipes que apresentam um nível mínimo de desenvolvimento de robôs, capazes de jogar uma boa partida de futebol. A equipe RoboFEI viaja dia 27 e leva seis robôs na categoria Small Size (time completo e um reserva), que têm 15 cm de altura. Para garantir a vaga, a equipe desenvolveu dispositivos para dribles e chutes e acoplou sistema holonômico, que permite o ‘jogador’ andar em todas as direções sem precisar virar. Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além quatro baterias, de 7,4 volts. O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 m², onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de três a quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofreqüência. Na FEI, participam do projeto 10 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Além da FEI, o Brasil será representado por equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo por equipes norte-americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades. Realizada na Graz University of Technology, a RoboCup busca fomentar e promover a educação, desenvolvimento e a pesquisa em robótica e inteligência artificial. Além da Small Size, a competição reunirá robôs em mais quatro categorias: Simulation, Middle Size, Standard Plattaform e Humanoid.
Assista um vídeo com as imagens do RoboFEI:
*

http://www.youtube.com/watch?v=k7p1qfi8JpI
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.