FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de junho de 2009

HiSA apresenta novos ingredientes para o combate ao diabetes e benefícios à saúde cardiovascular

Extratos da natureza utilizados na formulação de alimentos saudáveis serão debatidos por especialistas internacionais e nacionais em São Paulo

A obesidade e o diabetes estão entre as doenças que mais crescem no mundo e são responsáveis por mais da metade das complicações cardiovasculares. Por esse motivo, especialistas brasileiros e internacionais se reunirão, durante a primeira edição do Health Ingredients South América (HiSA), para discutir sobre novos ingredientes alimentícios que auxiliam no tratamento destas doenças. Organizado pela UBM Brazil, o Summit acontece durante os dias 15 e 16 de junho, no Novotel Center Norte, em São Paulo.

Atualmente, existem 150 milhões de diabéticos no mundo. Destes, apenas 10% sofrem do tipo 1 da doença (insulinodependentes). Os outros 90% lutam para controlar o fenômeno da resistência à insulina (produção de insulina com falta de ação desse hormônio - DM2) sem precisar tomar insulina injetável. A OMS estima que este número dobre até 2025.

Para auxiliar no combate a essas doenças, a Labonathus amplia as opções de ingredientes funcionais para o setor de alimentos e lança, durante a HiSA, a floridizina, substância extraída da maçã, que inibe o transporte da glicose. Para falar mais do assunto, a empresa traz ao Brasil o chileno David Carré, da Diana Naturals que ministrará a palestra “Polifenol de maçã”, abordando questões práticas sobre o impacto positivo que a maçã traz para a saúde.

Inovador no campo da saúde cardiovascular, o uso do extrato de Fucus vesiculosus na prevenção na aterosclerose será tema de outra palestra do chileno David Carré promovida pela Labonathus. O extrato aumenta os níveis de vitamina C e consequentemente eleva a resistência ao aparecimento de placas ateromatosas (placas endurecidas que impedem o fluxo sanguíneo adequado).

A bióloga, Lucia Helena Guerra Arantes, da empresa Flor do Hibiscus falará sobre a importância do Hibiscus sabdariffa na prevenção de doenças cardiovasculares. Encontrado em chás, geléias, chutneys, molhos de pimentas e temperos, este vegetal 100% orgânico é rico em nutrientes nobres como aminoácidos essenciais, antioxidantes, enzimas digestivas, cálcio, ferro e magnésio.

Com o tema “Ácidos graxos, ômega-3 e TCM em saúde humana: novas aplicações”, o farmacêutico Henry Okigami, da Mastersense, abordará os benefícios dos ácidos graxos na prevenção de doenças até as variadas possibilidades de utilização. Atualmente, os ômegas-3 EPA e DHA estão disponíveis apenas em cápsulas o que restringem as opções de consumo. Os ácidos graxos, segundo Okigami, são benéficos em várias patologias, estendendo seu efeito a doenças cardiovasculares, neurológicas, psiquiátricas, osteoarticulares e dermatológicas. “Estudos mostram que algumas deficiências estão relacionadas ao conteúdo significativamente menor de DHA (ácido docosahexanóico) no cérebro, sobretudo se esta substância não fez parte da dieta materna durante a gravidez. Outros aspectos do neurodesenvolvimento infantil, incluindo a aprendizagem, também podem ser prejudicados ou subdesenvolvidos quando a concentração de DHA é insuficiente”, declara.

Durante a palestra, o farmacêutico irá falar ainda da parceria entre a MasterSense e a holandesa Kievit, que trazem para o mercado brasileiro o EPA e DHA encapsulados em pó que poderão ser utilizados pela indústria alimentícia em formulações de shakes, panificados, suplementos e alimentos infantis, proporcionando assim ao consumidor formas saborosas e inovadoras de ingestão desses ácidos graxos.

Tendência mundial para o mercado de bebidas e lácteos, as superfrutas e as suas funcionalidades serão tema da palestra promovida pela Dölher América Latina. Ministrada pela gerente de marketing da empresa, Jane Vieira, a palestra apresentará ao mercado de alimentos um ingrediente 100% natural e funcional: os antioxidantes provenientes destas chamadas superfrutas.

Serviço:
HiSA - Health Ingredients South America Summit 2009
Dias: 15 e 16 de junho de 2009
Local: Novotel Center Norte
Endereço: Av. Zaki Narchi, 500 - Vila Guilherme - São Paulo
Organização: UBM Brazil
Site: http://www.hi-events.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.