FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ÓLEO DE AMENDOIM AJUDA NA DIETA SAUDÁVEL‏

Incluir o óleo de amendoim na alimentação diária pode auxiliar na melhora da saúde cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico e trazer benefícios à regeneração dos tecidos

Ao contrário do que pode ser a primeira impressão, é certo afirmar que nem toda gordura faz mal. Esse ácido graxo é indispensável para que nosso corpo realize algumas funções importantes, como o transporte de nutrientes e vitaminas pelo organismo. Tal necessidade faz com que gorduras monoinsaturadas, como as presentes no óleo de amendoim, além de ômega 3 e ômega 6, sejam essenciais para uma dieta alimentar saudável.

“Devemos consumir alguns tipos de gordura, com moderação, para que nosso organismo funcione adequadamente, diz o engenheiro de alimentos da Sementes Esperança, Rafael Bedore. “A ingestão de gorduras saudáveis, como as presentes no óleo de amendoim, ricas em ácidos graxos poliinsaturados e gorduras monoinsaturadas, auxilia na melhora da circulação sanguínea e da imunidade, agindo também como um moderador de processos inflamatórios.

Segundo o engenheiro, o consumo de gorduras monoinsaturadas, como as presentes no óleo de amendoim, está relacionado à queda dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e manutenção da quantidade do colesterol bom (HDL). Esse fator atuaria na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Graças a sua concentração de ácidos graxos poliinsaturados, em especial de ômega-6, o óleo de amendoim auxilia na prevenção de doenças neurológicas e cardiovasculares, estimulando o sistema imunológico e o sistema nervoso. Uma colher de sopa de óleo de amendoim oferece 6,5g e 4,5g de ácidos graxos monoinsaturados e 3,5 de poliinsaturados, respectivamente (a título de referência, no azeite de oliva essa quantidade é de 5,6g). Na prática, isso significa que o óleo de amendoim contribui para a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) e para a manutenção da qualidade de HDL (colesterol bom), benefícios comumente associados aos óleos ricos em gorduras monoinsaturadas”, esclarece Bedore.



O PAPEL DA GORDURA NO ORGANISMO

Além de ser uma espécie de combustível celular, que nos mantém ativos para a realização de atividades diárias, a utilização de gordura pelo organismo poupa proteína para funções de síntese e reparo de tecidos do corpo. Quando há falta de gorduras saudáveis, o organismo faz uso de proteínas para produzir energia, o que resulta em perda muscular de massa magra.

Outra propriedade da gordura é sua ação isolante contra o frio. A gordura subcutânea torna as pessoas mais resistentes a baixas temperaturas, enquanto a gordura total funciona como um escudo de proteção contra traumatismos de órgãos vitais a exemplo do coração, pulmões, fígado e rins.

A utilização de gordura pelo organismo não pára por aí. Elas também estão associadas ao transporte de vitaminas A,D, E e K pelo corpo e à redução da fome, já que retardam o tempo de esvaziamento do estômago, dando a sensação de saciedade por mais tempo.

QUAL GORDURA CONSUMIR?

Para saber quais os tipos mais saudáveis de gorduras, é importante entender o que as diferenciam. De acordo com o engenheiro de alimentos da Sementes Esperança, Rafael Bedore, a gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, encontrada em carnes, de modo geral. Como não existe gordura no mundo vegetal - somente óleos - foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida, relata o especialista. “Durante a solidificação dos óleos vegetais, as moléculas de gordura passam por um rearranjo estrutural e se transformam em gorduras trans. A gordura hidrogenada deixe tudo crocante, porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma espécie de casquinha. Da mesma forma, isso acontece nos vasos sanguíneos, que ficam impedidos de dilatar.

“A ingestão dessas gorduras não traz qualquer benefício à saúde. Pelo contrário, ao ser ingerida, a gordura trans favorece o depósito de LDL (colesterol ruim) nas paredes das artérias coronárias e reduz a quantidade de uma proteína essencial à produção do bom colesterol, aumentando o risco de infartos, derrames e diabetes”, alerta Bedore. Batatas-frita industrializadas, biscoitos e algumas margarinas contêm gorduras trans.

As gorduras saturadas, por sua vez, estão presentes em produtos de origem animal, como carnes, e derivados, a exemplo do leite e dos frios. Como esses produtos são ricos em outros nutrientes, para evitar a ingestão de gorduras maléficas às artérias, o melhor é optar por carnes magras e alimentos semi-desnatados ou desnatados.

Para uma alimentação mais saudável, o ideal é consumir sementes, nozes, peixes e substituir a gordura trans e animal por gorduras vegetais, ricas em ômegas 3 e 6 e gorduras monoinsaturadas, como o óleo de amendoim. Esses alimentos, quando ingeridos moderadamente, além de reduzirem o triglicérides, o LDL e o colesterol total, preservam o colesterol bom.

Sobre a Sementes Esperança

Pioneira na fabricação de produtos à base de amendoim, a Sementes Esperança conta com três unidades (todas instaladas na cidade de Jaboticabal, a 330 km de São Paulo), e ganha cada vez mais destaque no mercado interno e externo. Sempre à frente de ações pioneiras, a empresa aposta agora na reintrodução do Óleo de Amendoim refinado no mercado brasileiro. Sucesso de vendas em exportação há sete anos, o produto começou a ser comercializado por aqui em embalagens PET de 900 ml, para o setor de varejo, e à granel, para o segmento Food Service.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.