FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Doença de Gaucher -

Secretaria de Saúde promete, mas processo para aquisição do remédio não avança

Após realizar protesto na sexta-feira, 17/12, em frente à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e obter a promessa do órgão de que a medicação Imiglucerase seria fornecida pela secretaria com apresentação das receitas médicas, os pacientes de Gaucher sofreram mais um revés na luta para conseguir o remédio. A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo não aceitou as receitas encaminhadas pelo presidente da Associação Paulista dos Portadores da Doença de Gaucher, conforme foi solicitado pela secretaria. “Fizemos exatamente o que nos foi pedido: encaminhar as receitas à Procuradoria para que a compra do medicamento pudesse ser autorizada, mas eles não nos receberam nem deram justificativas”, afirma Pedro Stelian, presidente da associação.
Há mais de dois meses sem o medicamento Imiglucerase, os 172 pacientes do Estado já deveriam ter seu problema resolvido. Eles obtiveram um mandado de segurança que obriga a Secretaria da Saúde a comprar e distribuir o remédio que mantém a doença controlada. Mas, embora o prazo do cumprimento do mandado, determinado pelo juiz da 11ª Vara da Fazenda Pública, Dr. Domingos de Siqueira Franscino, tenha se encerrado no dia 26 de novembro, a Secretaria não fez a aquisição do remédio e ainda não começou a pagar a multa de R$ 1 mil para cada dia de atraso..
Antes da promessa da Secretaria ser anunciada, a Associação dos Portadores já havia entrado com uma ação na Corregedoria da Justiça, pedindo que o mandado de segurança seja executado. Caso a promessa da Secretaria não seja de fato cumprida, os pacientes prometem fazer nova manifestação na próxima quarta-feira, dia 22/12.

Sobre Gaucher

A Doença de Gaucher é uma enfermidade genética. Seus portadores não têm um tipo de enzima, a glicocerebrosidase, responsável pela absorção de um substrato lipídico (tipo de gordura) pelas células. Isso faz com que essa gordura seja depositada, principalmente, nos tecidos do fígado, do baço, do pulmão e da medula óssea. Ela provoca aumento do fígado e baço causando desconforto abdominal, anemia, sangramentos, cirrose, fibrose, varizes de esôfago, dores nos ossos e fraturas espontâneas. Nesse pe ríodo sem receber a medicação, vários pacientes já apresentaram vários desses sintomas. Numa modalidade mais grave também ataca o sistema neurológico e pode levar à morte.

Fonte:
Associação Paulista de Portadores de Doença de Gaucher
Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266-6088
Fernanda Mira fernanda@libris.com.br ramal 234 / (11) 8229-2660

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.